• Nenhum resultado encontrado

1. A GESTÃO DO DESEMPENHO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE

1.4 Caracterização das escolas investigadas

1.4.3 Escola E.F.M Lívia Maurício

A escola E.F.M. Lívia Maurício apresenta um bom desempenho no SPAECE de 2011 e está situada na zona rural da cidade de Tabuleiro do Norte/CE, a 211 km

22 Articula as disciplinas do 1º ano EM, focalizando o desenvolvimento de habilidades de leitura e

de Fortaleza. É a única escola de ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) daquela comunidade.

Tabuleiro é uma cidade pequena, de 13 mil habitantes. Os professores são da região e muitos estudaram na escola em que lecionam. Cerca de 295 estudantes (SIGE, 2012) são filhos de pequenos agricultores e das famílias que vivem nos assentamentos de reforma agrária da vizinhança.

A equipe gestora da escola é pequena, sendo formada pelo diretor, por um coordenador escolar e uma secretária escolar. A experiência do coordenador faz com que seja reconhecido como uma liderança, que compartilha a gestão com o diretor. De acordo com a equipe gestora, esse fato não tem atrapalhado a gestão, pelo contrário, tem revelado um clima de maior responsabilização, participação e publicidade dos atos. Em visitas à escola, observamos que o zelo da gestão pelos resultados tem criado um clima favorável ao desenvolvimento das pessoas, dado o grau de autonomia que os gestores dão aos professores e alunos, em paralelo aos desafios e às metas propostas23.

O diretor é mestrando do Programa Nacional de Formação de Professores de Matemática da CAPES (Coordenação de Pessoal de Nível Superior). Licenciado em Ciências, com habilitação em Física e Matemática, é especialista em Ensino de Matemática e em Gestão e Avaliação da Educação Pública, essa última pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). É professor da rede estadual de ensino desde 2000. Em 2009, assumiu a direção da escola E.F.M. Lívia Maurício, através de um processo seletivo de provas, títulos e eleição pela comunidade escolar. O gestor escolar também cursou todo o ensino fundamental nessa mesma escola. É relevante destacar, ainda, que esse tem uma jornada de 60 horas semanais, dois como diretor escolar e um terceiro turno como professor de outra escola da rede estadual de ensino24.

A E.F.M. Lívia Maurício funciona em dois turnos, manhã e tarde. O diretor está sempre presente na escola, mas divide a liderança da gestão escolar com um coordenador pedagógico.

23

Dados colhidos pela observação participante do pesquisador que supervisiona a gestão escolar sistematicamente.

Essa escola foi incluída na pesquisa “Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil”25 –, desenvolvida, em 2008 e 2009, pela Secretaria de Ensino

Básico (SEB) do Ministério da Educação e pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep-MEC, em parceria com as secretarias estaduais de educação dos estados do Acre, do Ceará, de São Paulo e do Paraná, e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) –, dada sua performance nas avaliações externas através do impacto do efeito escola na aprendizagem de seus alunos. O critério de escolha dessa escola considerou o elevado efeito escola e o elevado IDEB que apresentou. É o que ratifica Neubauer (2009):

[...] o objetivo era selecionar escolas com maior impacto no aprendizado dos alunos (o chamado “efeito escola”). Foram utilizadas as características socioeconômicas dos alunos, em função das quais foi calculado, para cada escola, o Ideb “previsto”. Com base na diferença entre os dois Idebs – o real e o previsto –, foi determinado o “efeito escola”, a partir do qual as escolas de cada estado foram dispostas em ordem decrescente, sendo escolhidas para a pesquisa as que apresentavam elevado “efeito escola” e elevado Ideb (NEUBAUER, 2009, p. 17).

As práticas de êxito se desenvolveram em cada uma das escolas com intensidades distintas. A pesquisa apontou, entre as práticas mais impactantes no sucesso dos alunos da Escola E.F.M. Lívia Maurício, o clima harmonioso, já que a escola é um lugar agradável para ensinar e para aprender, e o fato dos “docentes das escolas apresentarem um elevado senso de responsabilidade profissional, caracterizado por bom domínio teórico e metodológico” (NEUBAUER, 2009, p. 19).

Os resultados revelam um bom desempenho dos alunos da escola E.F.M. Lívia Maurício, em uma combinação da proficiência obtida nas avaliações externas com os dados de seu fluxo escolar. Em tese, seus professores têm desenvolvido processos pedagógicos que resultam em aprendizagem. Esse fato nos leva a inferir que há um bom domínio teórico, relacionado à competência do professor, assim como há uma boa metodologia que se reporta ao seu desempenho.

Outra revelação positiva da descrição de práticas recorrentes que estão associadas ao sucesso da escola E.F.M. Lívia Maurício, apresentada pela pesquisa

25

Pesquisa cujo objetivo era identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 35 unidades escolares de ensino médio, localizadas nos estados do Acre, do Ceará, do Paraná e de São Paulo, notadamente relacionados às práticas mais associadas ao sucesso escolar dos alunos (BRASIL, 2010).

Melhores Práticas em Escolas do Ensino Médio (INEP/MEC, 2010), é o clima harmonioso da escola, criando um ambiente propício à aprendizagem:

7 - Clima harmonioso: a escola como um lugar agradável para ensinar e aprender

Todos os entrevistados falam com entusiasmo do clima da escola (as palavras respeito, confiança e companheirismo são constantes para descrevê-lo) e fazem questão de enfatizar que gostam muito de trabalhar ali. A satisfação da equipe pode ser sentida na frase dos professores: “O clima é bom demais, é show! Geralmente, quando trabalha, você estressa no trabalho e relaxa em casa; aqui é ao contrário! Pensa numa turma boa, é só vir aqui” ou “é muito bom dar aula nessa escola”. Os alunos partilham da mesma opinião: “É muito bom. Eu já tive problemas em casa e, ao vir para cá, esqueci. A escola e os alunos daqui nos ajudam a esquecer dos problemas”; “quando passa o final de semana, eu fico muito animada para vir à escola; eu gosto de estar na escola, venho de manhã e à tarde” (INEP, 2010, p. 56).

Entretanto, o indicador de satisfação dos professores dessa escola, aferido pelo Avalia Educacional, foi de 4,6. Esse valor corresponde à 130º posição no conjunto de 146 escolas pesquisadas, de mesmo perfil. Esse indicador é relativamente contraditório à pesquisa das “Melhores Práticas”, que identificou o entusiasmo e o clima harmonioso como propícios para ensinar e aprender, apesar de o Avalia Educacional tê-la situado entre as escolas de menor nível de satisfação.

Passemos a conhecer as médias de proficiência de cada uma das escolas pesquisadas, considerando que os fatores externos – em especial, as condições socioeconômicas e culturais – são bastante semelhantes, conforme a avaliação institucional do Avalia Educacional, no ano de 2011.