• Nenhum resultado encontrado

Apêndice I Descrição arquivística de fotografias digitais em Patrimônios de Maria

4.3 Bases para a construção do website Patrimõnios de Maria

4.3.2 Escolha do CMS

Um CMS “simplifica a delegação de responsabilidades pela provisão e manutenção do conteúdo do portal, possibilitando níveis diferentes de acesso a serem configurados para separar áreas do portal” (Avelino et al., 2011, p. 3) e as operações podem ser feitas através do navegador. Para este trabalho, foram considerados apenas os CMSs para a construção de websites de código livre, obrigatoriamente. Optou-se pelo uso de um CMS de código aberto pelo fato de ser gratuito, livre para alteração e fornecer uma base de usuários e suporte grandes.

A partir da classificação de Sato (2008, p. 35-36), dividem-se os critérios em Técnicos, de Popularidade e de Compatibilidade. É uma metodologia criada para esta pesquisa, uma vez que ela precisa de determinados parâmetros para existir. Foi desenvolvida a partir da revisão de literatura de inúmeros artigos científicos, dissertações, teses e consulta a fóruns especializados dos quatro CMS estudados.

103

Licença CC BY-NC-AS da Creative Commons. Disponível em <http://creativecommons.org/licenses/by-nc- sa/3.0/br/>. Acesso em: 13 maio 2011

Os critérios técnicos estão relacionados tanto ao projeto e às políticas de seus desenvolvedores, quanto ao arquivo de instalação e suas versões. Por outro lado, os critérios de popularidade versam sobre a representatividade dos softwares na Internet, através da relação dele com mídias sociais e resultados em mecanismos de buscas, além de páginas de suportes, comunidades e fóruns especializados.

Os critérios de compatibilidade, preestabelecidos a partir da revisão de literatura e dos estudos de casos demonstrados, são os seguintes: idioma português; campo de busca; impressão da fotografia e descrição arquivística em um arquivo PDF; funcionalidades da Web 2.0; back up do sistema, como garantia de continuidade das operações, sem perda do conteúdo gerado pelo website.

Dessa maneira, analisam-se os três content management system apresentados no Capítulo 2 desta pesquisa e, a partir dessa análise, escolhe-se um para a confecção do website de Patrimônios de Maria, conforme os critérios acima.

O primeiro CMS estudado é o WordPress– um sistema de gerenciamento de conteúdo na web, escrito em PHP e executado em MySQL, especialmente para a criação de blogs e websites. Sua primeira versão foi lançada em 27 de maio de 2003, e a última versão estável é o WordPress 3.3.1, de 2 de fevereiro de 2011, denominado Gershwin. A seguir, analisam-se os critérios (Quadro 10) já citados.

CRITÉRIOS TÉCNICOS

Última versão atualizada 3.3.1

Licença GNU/GPL

Sistema operacional compatível Web, independe de SO

Tamanho do arquivo (com/sem compressão) 4.251.648 bytes/ 12.759.040 bytes

Servidor Web Apache

Banco de Dados MySQL

Linguagem de programação PHP

CRITÉRIOS DE POPULARIDADE104

Número de plug-ins 18,138

Número de temas 1.468

Número de websites 70,986,953

Websites populares que utilizam a plataforma

TIME Magazine, Cnn, Ebay, Globo.com, Petrobras, Samsung, Mozilla Firefox, Flickr Número de seguidores no Twitter 217.153

Número de fãs no Facebook 358.067

Número de resultados no Google 2.020.000.000 Número de resultados no Bing 933.000.000

104

Disponível em <http://wordpress.org/extend/plugins/>, <http://wordpress.org/extend/themes> e <http://en.wordpress.com/stats/>. Acesso em: 02 fev. 2012.

Número de resultados no Yahoo 949.000.000

Suporte/Comunidade/Fórum de discussão http://wp-brasil.org/

http://br.forums.WordPress.org/ https://www.facebook.com/WordPress Website internacional http://wordpress.org/

Website nacional http://br.wordpress.org/ CRITÉRIOS DE COMPATIBILIDADE

Search (busca) Sim

Impressão Sim

Funcionalidades Web 2.0 Sim

Gravação (back up) Sim

Quadro 10 - Critérios WordPress

Fonte: O Autor, 2012

A partir disso, conclui-se que o CMS WordPress é um software com história na Internet, uma vez que já possui versões, banco de dados e servidor web compatível com diferentes Sistemas Operacionais. Nota-se, também, uma grande popularidade na Internet. Além dos websites de busca e redes sociais, o número de comunidades e a grande quandidade de tema e plug-ins, os fóruns de discussão certificam a sua popularidade. Além disso, os websites de grande conglomerados jornalísticos e multinacionais reafirmam credibilidade do software na Internet. Por fim, ele atende a todos os critérios de compatibilidade de Patrimônios de Maria.

Outro software analisado foi o Joomla!, desenvolvido a partir do CMS Mambo, em PHP, que pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL, é um projeto de código aberto (Licença GNU/GPL), lançado em 16 de setembro de 2005, e a sua última versão estável é a 1.6.4, de 1º de junho de 2011. É possível ver no Quadro 11, os critérios para análise do Joomla!.

CRITÉRIOS TÉCNICOS

Última versão atualizada 2.5.1

Licença GNU GPL v2

Sistema operacional compatível Unix, Linux, Windows

Tamanho do arquivo (com/sem compressão) 7.983.104 bytes/ 33.501.184 bytes

Servidor Web Apache

Banco de Dados MySQL

CRITÉRIOS DE POPULARIDADE105

Número de extensões 8.898

Número de temas 6.708

Número de websites que utilizam a plataforma 30.000.000

Websites populares que utilizam a plataforma Museu do Futebol, Linux, United Nations, Porsche, PPGPPC, Locaweb, Número de seguidores no Twitter 29.657

Número de fãs no Facebook 66.222

Número de resultados no Google (Joomla!) 99.000.000

Número de resultados no Bing 115.000.000

Número de resultados no Yahoo 118.000.000

Suporte/Comunidade/Fórum de discussão http://forum.joomla.org/viewforum.php ?f=23

Website internacional http://www.joomla.com.br/

Website nacional http://www.joomla.org/

CRITÉRIOS DE COMPATIBILIDADE

Search (busca) Sim

Impressão Sim

Funcionalidades “Web 2.0” Sim

Gravação (back up) Sim

Quadro 11 - Critérios do Joomla!

Fonte: O Autor, 2012

O Joomla!, por sua vez, possui boa reputação na Internet, e os parâmetros apresentados demonstram isso. Significa dizer que os critérios técnicos são compatíveis com os usuários de sistemas operacionais conhecidos. Além disso, sua popularidade, apesar dos números serem mais baixos que do WordPress, permitem dizer que o CMS possui grande visibilidade na Internet.

Por fim, o ICA-AtoM106 – International Council on Archives - Access to Memory ou

Conselho Internacional de Arquivos - Acesso a memória – é um sistema que compreende páginas HTML para um navegador web a partir de um servidor web. Os parâmetros analisados, no Quadro 12, apresentam os seguintes dados.

105 Disponível em <http://informatizado.com.br/2012/01/cms-conheca-um-infografico-e-as-maiores-diferencas-

entre-os-maiores-cms/> e <http://www.themepartner.com/blog/55/how-many-templates-for-joomla-are-there/>. Acesso em: 08. jan. 2012.

CRITÉRIOS TÉCNICOS

Última versão atualizada 1.2.0

Licença AGPL-3

Sistema operacional compatível Linux, Mac OS X e Windows Tamanho do arquivo (com/sem compressão) 1.304.960 bytes

Servidor Web107 Apache

Banco de Dados MySQL

Linguagem de programação PHP

CRITÉRIOS DE POPULARIDADE 108

Número de plug-ins, módulos e extensões Informação não encontrada

Número de temas Informação não encontrada

Número de websites que utilizam a plataforma Informação não encontrada

Sites populares que utilizam a plataforma French Archives Directorate, Library and Archives Canada, UNESCO

Número de seguidores no Twitter Não há

Número de fãs no Facebook 85

Número de resultados no Google (ica atom) 287 Número de resultados no Bing (ica atom) 368 Número de resultados no Yahoo (ica atom) 364

Suporte/Comunidade/Fórum de discussão https://groups.google.com/forum/ ?hl=en&fromgroups#!forum/ica- atom-users

Website internacional http://ica-atom.org/

Website nacional http://www.ica-

atom.org/demo/?sf_culture=pt CRITÉRIOS DE COMPATIBILIDADE

Search (busca) Sim

Impressão Sim

Funcionalidades “Web 2.0” Sim

Gravação (back up) Sim

Quadro 12 - Critérios do ICA-AtoM

Fonte: O Autor, 2012

Nota-se que o WordPress e o Joomla! são CMS muito populares na rede e possuem características técnicas e de compatibilidade muito parecidas. O ICA-AtoM, por sua vez, demonstra ser muito técnico e não tão popular como os demais CMS estudados. Entretanto, justamente por ser técnico e voltado para arquivistas, a sua qualidade superior.

A partir dessas análises, optou-se pelo WordPress, por ser uma ferramenta adequada e amigável, contendo recursos necessários e de fácil administração e implementação. a

107

Disponível em <http://ica-atom.org/doc/User_manual/pt>. Acesso em: 05 set. 2011.

navegabilidade para o público-padrão e a interface dele, se comparado com o Joomla! e outros CMSs, são mais fáceis.

A escolha do WordPress baseou-se na premissa de continuidade, por ser um trabalho colaborativo, tornando-se uma obra aberta com conteúdo inicial consistente e com a característica principal de recepção por meio de postagem (post) de colaboradores. Mesmo assim, possibilita o envio de comentários ao administrador através de e-mail, para correções de equívocos que possam ocorrer.

Além disso, o CMS contém uma vasta comunidade de desenvolvedores, com fóruns de discussão, o que é significante para o aprimoramento e a continuidade do website. Desse modo, após a escolha do CMS WordPress , inicia-se a confecção do website Patrimônios de Maria, no subcapítulo que segue.