• Nenhum resultado encontrado

De acordo com Sampieri, Collado e Lucio (2006), um estudo pode ser classificado em quatro tipos quanto aos seus objetivos: exploratório, correlacional, descritivo ou explicativo. Ainda conforme os autores (2006), “(...) estudos descritivos procuram especificar as propriedades, as características e os perfis importantes de pessoas, grupos, comunidades ou qualquer outro fenômeno que se submeta à análise” (p. 101). Segundo Andrade (2007), em uma pesquisa descritiva, “(...) os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o pesquisador interfira sobre eles” (p. 114). O presente estudo destina-se a investigar e descrever quais os fatores institucionais, dentre os elencados na literatura, influenciaram a adoção e a implementação de um CSC na organização pesquisada, a partir da observação e interpretação dos fatos, sem a possibilidade de intervenção sobre os mesmos, podendo ser classificado como descritivo.

Com relação à forma de abordagem do problema, uma pesquisa pode ser classificada como quantitativa ou qualitativa. De acordo com Creswell (2009), uma pesquisa qualitativa é um meio de explorar e compreender os significados atribuídos por indivíduos ou grupos a um problema humano ou social. Ainda segundo o autor, algumas características do processo de pesquisa qualitativa são: a existência de questões e procedimentos emergentes, dados tipicamente coletados no ambiente do participante da pesquisa, análise dos dados construída indutivamente a partir de temas particulares para temas gerais, interpretação do significado dos dados pelo pesquisador e, por fim, estrutura flexível do relatório final. Diferentemente dos estudos quantitativos, em termos gerais, para Sampieri et al. (2006), “os estudos qualitativos envolvem a coleta de dados utilizando técnicas que não pretendem medir nem associar as medições a números, tais como observação não estruturada, entrevistas abertas, revisão de documentos e discussão em grupo” (p. 5). Além disso, segundo Martins e Theóphilo (2007), “a avaliação qualitativa é caracterizada pela descrição, compreensão e interpretação dos fatos

e fenômenos” (p. 136). Visto que o presente estudo busca descrever, compreender e interpretar um fenômeno complexo representado pela influência dos fatores institucionais sobre a adoção e implementação de um CSC sem a utilização de ferramental estatístico, é possível classificá-lo como qualitativo.

Quanto à estratégia utilizada, o estudo de caso é o mais alinhado aos objetivos desta pesquisa, pois, de acordo com Creswell (2009), estudos de caso consistem em uma estratégia de investigação na qual o pesquisador explora com profundidade um programa, evento, atividade, processo, ou um ou mais indivíduos. Nos casos, pesquisadores coletam informações detalhadas utilizando uma variedade de procedimentos de coleta de dados ao longo de um determinado período de tempo. Na concepção de Martins e Theóphilo (2007), o estudo de caso “trata-se de uma investigação empírica que pesquisa fenômenos dentro do seu contexto real (pesquisa naturalística), em que o pesquisador não tem controle sobre eventos e variáveis, buscando criativamente descrever, compreender e interpretar a complexidade de um caso concreto” (p. 61). Ainda segundo os autores, justifica-se a utilização do estudo de caso se o fenômeno específico a ser estudado é captado somente por observação ou interação, ou ainda quando o que se quer conhecer é o funcionamento de uma estrutura social na qual a análise de seu processo torna-se necessária.

Corrêa, Diehl, Macagnan e Souza (2011) verificaram que o estudo de caso é utilizado com frequência nas pesquisas sobre o tema de Centro de Serviços Compartilhados e, de fato, o elevado número de estudos de caso está relacionado ao precoce estado da arte nesse campo do conhecimento. Essa constatação corrobora com os preceitos de Yin (2010) sobre a utilização de estudos de caso, pois, segundo o autor, essa estratégia de pesquisa é o delineamento mais adequado para a investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real, no qual os limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente delimitados.

De acordo com Cooper e Morgan (2008), o valor do estudo de caso está em seu grande potencial de desenvolver teorias, gerar novos conhecimentos e possibilitar melhorias no âmbito prático e profissional. Além disso, os estudos de caso são benéficos para a compreensão de situações de incerteza, instabilidade, singularidade e nas situações de conflitos de valor e para estudar fenômenos dinâmicos, complexos, envolvidos por muitas variáveis, inclusive não quantificáveis. Ainda conforme os autores, um bom caso estimula a reflexão e aprendizagem sobre as ações de todos os envolvidos no estudo, inclusive o pesquisador.

O presente estudo aproxima-se das concepções apresentadas por buscar o esclarecimento dos fatores institucionais aos quais a organização estudada estava exposta nos momentos de adoção e implementação de um CSC, sem interferir sobre tais fatores, apenas observando, descrevendo e interpretando os eventos e variáveis, objetivando desenvolver a teoria existente sobre CSC e incentivar a reflexão do conhecimento profissional.

Com relação à realização de um estudo de caso único, Yin (2010) apresenta algumas possíveis justificativas, dentre as quais se destacam as seguintes:

- quando o caso único representa uma situação crítica de uma teoria bem formulada. Nessa circunstância, o estudo de caso único pode ser útil para determinar se as proposições da teoria são corretas ou se algum conjunto alternativo de explanações pode ser mais relevante;

- se o caso representa uma situação extrema ou peculiar;

- quando o caso é representativo ou típico e possibilita captar as circunstâncias e as condições de uma situação diária ou de um lugar comum. Por exemplo, uma empresa de manufaturas considerada típica, em comparação a muitas outras de manufaturas da mesma indústria.

- se há a possibilidade de realizar um estudo de caso longitudinal, ou seja, o estudo de um mesmo caso único em dois ou mais pontos diferentes do tempo; a teoria de interesse provavelmente especificaria como determinadas condições mudam com o tempo.

É importante destacar que o caso retratado no presente estudo foi escolhido por conveniência, pois, para atingir os objetivos, a organização deveria ter pelo menos completado a adoção do modelo de compartilhamento de serviços.