• Nenhum resultado encontrado

COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

7.5 Estágio Curricular Supervisionado

De acordo com o Parecer CNE/CES nº 15/2005, o Estágio Curricular Supervisionado corresponde a um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional. O Estágio Curricular Supervisionado tem o objetivo de consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das demais atividades formativas, de caráter teórico ou prático.

O Estágio Curricular Supervisionado deste curso de Licenciatura em Computação será obrigatório e regido pelo Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO vigente, suas alterações e em acordo com o conjunto de leis que constituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores em cursos de licenciatura.

O Estágio Curricular Supervisionado tem por objetivo consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das demais atividades formativas, de caráter teórico ou prático, e permitir o contato do formando com situações, contextos e organizações próprios da atuação profissional.

O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso, e deverá ser realizado a partir do 5º período do curso. Tem suas atividades supervisionadas pelo Professor Supervisor de Estágio do curso de Licenciatura em Computação, orientadas pelo Professor Orientador e supervisionadas por um professor na Unidade Concedente, conforme regulamenta a Organização Didático-pedagógica dos cursos de graduação presenciais vigente do IFTO.

O Estágio Curricular Supervisionado será realizado através da inserção dos estudantes do curso de Licenciatura em Computação nas instituições conveniadas de educação básica da rede pública e/ou privada de ensino, espaço privilegiado da práxis docente, promovendo a preparação e o desenvolvimento dos mesmos para funções de magistério na educação básica em suas diversas etapas. Isso permitirá ao estudante a vivência da realidade escolar, a participação em conselhos de classe/reuniões de professores, a relação com a rede de escolas da Educação Básica, práticas inovadoras para a gestão da relação entre esta Instituição e a rede de escolas da Educação Básica, a articulação entre o currículo do curso e aspectos práticos, a participação do licenciando em atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação realizadas pelos docente; as situações vivenciadas pelos licenciandos e a criação e divulgação de produtos que articulam e sistematizam a relação teoria e prática com atividades comprovadamente exitosas ou inovadoras.

O Estágio Curricular Supervisionado totalizará 400 (quatrocentas) horas, divididas em três etapas, compreendidas da seguinte maneira:

7.5.1 Estágio Curricular Supervisionado I

 Carga horária Total: 140 (cento e quarenta) horas;  Atividades de observação: 40 (quarenta) horas;  Atividades de regência: 60 (sessenta) horas;

 Planejamento/desenvolvimento do relatório: 40 (quarenta) horas;  Pré-requisito: Didática e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem

O estudante estagiário desenvolverá suas atividades nas séries do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades de observação deverão envolver a percepção dos fenômenos observados tanto em sala, quanto na escola campo de estágio de modo geral.

Serão desenvolvidas ações docentes na escola campo de estágio, cujo trabalho deverá envolver os estudantes num processo ativo de inclusão digital e social. Este processo poderá se dar através da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e/ou do ensino direto de Computação e/ou Informática. Em qualquer um dos casos deverá se utilizar as Tecnologias da Informação e da Comunicação como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.

Para desenvolver as atividades de regência, o estudante deverá desenvolver/planejar seu plano de ensino e planos de aulas em conformidade com o plano de ensino do professor regente da escola campo onde será desenvolvido as atividades de regência.

O licenciando deverá ao final do estágio, entregar um relatório da descrição das atividades desenvolvidas, (contendo, fundamentação sobre as questões problematizadas)

durante esse percurso. O relatório de estágio será parte integrante da sua pasta de estágio que será arquivada na secretaria do IFTO – Campus Araguatins.

7.5.2 Estágio Curricular Supervisionado II

 Carga horária Total: 140 (cento e quarenta) horas.  Atividades de observação: 40 (quarenta) horas;  Atividades de regência: 60 (sessenta) horas;

 Planejamento/desenvolvimento do relatório: 40 (quarenta) horas;  Pré-requisito: Estágio Curricular Supervisionado I.

Nesta etapa, o estudante estagiário desenvolverá suas atividades em instituições conveniadas de educação básica da rede pública e/ou privada de ensino, nos níveis de Ensino Médio, podendo ser inclusive na educação profissional técnica de nível médio.

Neste estágio, deverão ser seguidas as mesmas características e subsídios dos estágios anteriores, sendo que a sua aplicação deverá se dar no Ensino Médio, podendo ser inclusive na educação profissional técnica de nível médio, de maneira integrada às áreas afins da computação e/ou informática. Além dos elementos descritos, a experiência reflexiva acumulada nas outras etapas, deverá ser reforçada quanto aos aspectos motivacionais. Os aspectos técnicos deverão ter maior profundidade.

7.5.3 Estágio Curricular Supervisionado III

Carga horária Total: 120 (cento e vinte) horas. Atividades de observação: 40 (quarenta) horas; Atividades de regência: 40 (quarenta) horas;

Planejamento/desenvolvimento do relatório: 40 (quarenta) horas; Pré-requisito: Estágio Curricular Supervisionado II.

Assim como nos outros estágios, serão desenvolvidas ações de observação e de docência. O campo desta etapa serão escolas que atuam com a Modalidades de Ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, e/ou Educação Escolar Quilombola.

O trabalho dos estudantes estagiários deverá envolver os estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem com o uso das ferramentas computacionais.

Sendo assim, o Estágio Curricular Supervisionado demonstra-se como de grande importância para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o estudante pode colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido ao longo da graduação, aprendendo

a resolver problemas e compreendendo a importância do educador na formação pessoal e profissional dos seus estudantes.

Será aprovado no Estágio Curricular Supervisionado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 6,0 pontos. Para aprovação no estágio, o estudante deverá realizar 100% da carga horária prevista no PPC. O Estágio Curricular Supervisionado deverá obedecer o disposto no Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO.