• Nenhum resultado encontrado

9 CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIA ANTERIORES

12 PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

12.3 Núcleo Docente Estruturante

Com base nesse documento, o Núcleo Docente Estruturante é constituído pelo Coordenador do Curso, que também é seu presidente, e por, no mínimo, cinco professores pertencentes ao corpo docente do Curso.

Conforme o Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Graduação Presencial do IFTO vigente são atribuições do NDE:

I - Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;

II - Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

III - Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

IV - Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;

V - Acompanhar todo processo didático-pedagógico, analisando os resultados do processo de ensino- aprendizagem, observando o Projeto Pedagógico do Curso (PPC);

VI - Manter atualizadas as ementas, os conteúdos e as referências dos componentes curriculares, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN);

VII - Acompanhar o processo do Exame Nacional de Desempenho de Acadêmicos (ENADE) e propor ações que garantam um nível de avaliação adequado ao Ministério da Educação (MEC);

VIII - Propor aos órgãos competentes, em articulação com o Colegiado do Curso, adequações no Projeto Pedagógico do Curso, bem como alterações em seu currículo, quando for o caso;

IX - Orientar a produção de material científico ou didático para publicação;

X - Contribuir para a definição das linhas de pesquisa do curso, respeitando-se o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Os casos omissos, tais como os que tratam da competência específica de seu presidente, da regularidade dos encontros dos membros, da funcionalidade do NDE, dentre outros, estão

contemplados no Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO vigente.

O NDE deve possuir, no mínimo, 5 (cinco) docentes do curso; seus membros devem atuar em regime de tempo integral ou parcial (mínimo de 20% em tempo integral); pelo menos 60% (sessenta por cento) de seus membros devem possuir titulação stricto sensu; deve atuar, com os devidos registros, no acompanhamento, na consolidação e na atualização do PPC, realizando estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante e analisando a adequação do perfil do egresso considerando as DCNs e as novas demandas do mundo do trabalho; deve manter, se possível, parte de seus membros desde o último ato regulatório expedido.

A Tabela 9 apresenta o Perfil de formação acadêmica do docente para ministrar os componentes curriculares constantes na grade curricular do curso Licenciatura em Computação do Campus Araguatins. O perfil dos docentes apresentados na tabela a seguir atende as especificidades e demandas do curso. o docente deve possuir titulação mínima de pós- graduação (no mínimo lato sensu) e, se for o caso, revalidado para o caso de cursos no exterior. Para fins de comprovação da titulação mínima, caso o docente não tenha o seu diploma/certificado expedido, serão aceitas declarações/certidões de conclusão de curso, sem pendências ou ressalvas, acompanhadas do respectivo histórico integralizado do curso, em substituição provisória de diplomas/certificados.

Tabela 9. Perfil de formação acadêmica do docente para ministrar o componente curricular. Componente Curricular Perfil de formação acadêmica do docente para

ministrar o componente curricular

Fundamentos de lógica e algoritmos Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Introdução à computação Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Matemática Discreta Graduação em Matemática ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Arquitetura de computadores Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Programação Estruturada Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Lógica de Predicados Graduação em Matemática ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Cálculo Diferencial e Integral Graduação em Matemática ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Estrutura de dados Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Probabilidade e estatística Graduação em Matemática ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Programação Orientada à Objetos Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Programação Web Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Álgebra Vetorial Linear Graduação em Matemática ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Governança de Tecnologia da Informação

Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Redes de Computadores Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Sistemas operacionais Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Introdução a Banco de dados Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Administração de Sistemas Operacionais

Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Banco de dados Avançado Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Administração de Redes de Computadores

Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Eletiva I Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Sistemas Distribuídos Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Análise de Sistemas Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Segurança da Informação Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Inteligência Artificial Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Engenharia de Software Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Eletiva II Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Computação Gráfica Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Processamento de Imagens Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Eletiva III Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Filosofia da Educação Graduação em Filosofia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Análise e Produção textual Graduação em Letras ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Inglês Instrumental Graduação em Letras com habilitação em Língua Inglesa, ou; Graduação em Letras vernáculas com Língua Estrangeira Moderna: Inglês, ou; Graduação em Língua Estrangeira Moderna: Inglês, e possuir titulação mínima de pós- graduação (no mínimo lato-sensu).

Metodologia Científica Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Metodologia da Pesquisa Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Sociologia da Educação Graduação em Sociologia, ou Graduação em Ciências Sociais, ou Graduação em Filosofia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós- graduação (no mínimo lato-sensu).

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Informática e Sociedade Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Psicologia da educação Graduação em Psicologia, ou Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Didática Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir

titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Práticas de ensino I Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Práticas de ensino II Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Práticas de ensino III Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Tecnologia do Ensino a Distância Graduação na área de Ciência da Computação e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Educação para Diversidade Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Empreendedorismo Graduação em Administração ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Gestão Educacional Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Fundamentos de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Licenciatura em Letras/Libras ou outra Licenciatura com certificação de Proficiência no uso e no ensino de libras ou Graduação com Certificação de proficiência no uso e no ensino de libras e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Educação em Direitos Humanos Graduação em Pedagogia ou áreas afins e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso,

e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Estágio Curricular Supervisionado I Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Estágio Curricular Supervisionado II Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Estágio Curricular Supervisionado III Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).

Atividades Complementares Graduação em qualquer área de conhecimento, daquelas que constam na grade curricular do curso, e possuir titulação mínima de pós-graduação (no mínimo lato-sensu).