• Nenhum resultado encontrado

Conforme o art. 67 do Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos cursos de graduação presenciais do IFTO, o ingresso nos cursos de graduação somente é concedido a quem já tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente a este nível de ensino, mediante processo seletivo público: vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Transferência, Portador de Diploma, Complementação de Estudos, de acordo com as normas estabelecidas em edital próprio do Campus Araguatins, como também estabelece o art. 44, inciso II, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).

As normas complementares, os critérios de seleção, programas, documentação, número de vagas por turno, número de turmas, datas e prazos, locais, taxas e demais diretrizes relativos ao Processo Seletivo serão estabelecidos em Edital Público.

Como forma de garantir a democratização do acesso ao ensino superior é que IFTO –

Campus Araguatins disponibiliza mais de uma forma de ingresso ao Curso Superior de

Licenciatura em Computação e cada forma com suas devidas especificidades. Que dar-se-á por meio de:

Vestibular – o processo ocorrerá anualmente, sendo válido apenas para o período letivo a que se destina. Nesse, destinar-se-ão 20 (vinte) vagas ao curso a cada ano, o que representa 50% do total de vagas. Seu objetivo será a verificação da aptidão intelectual dos candidatos, abrangendo conhecimentos comuns ao ensino médio. Os estudantes serão convocados através de edital e os exames realizados no âmbito do IFTO – Campus Araguatins. A destinação das vagas será a classificação feita pela ordem decrescente dos resultados obtidos, excluídos os candidatos que não obtiverem os níveis mínimos estabelecidos no referido edital;

Enem/SISU – utilização das médias do Enem nos processos seletivos. Aproveitando assim o gerenciamento feito pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesse, destinar-se-ão 20 (vinte) vagas ao curso a cada ano, o que representa 50% das vagas. Vale ressaltar que será atendido às políticas afirmativas, onde o IFTO – Campus Araguatins disponibilizará vagas para seleção de estudantes pelo Enem/SISU, conforme distribuição que será disponibilizada anualmente;

Processo Seletivo Simplificado – trata da transferência de estudantes da própria e de outras Instituições de Ensino Superior que poderá ocorrer por quatro formas de acesso, que deverão ser necessariamente apreciadas pelo Colegiado dos Cursos Superiores, bem como pela

Página 25 de 155

coordenação do curso pretendido. A transferência de estudante para curso de graduação do IFTO (transferência interna e transferência externa), a admissão de portador de título e o reingresso de estudantes são modalidades de ingresso admitidas no IFTO, condicionado à existência de vagas e lançamento de Edital Público de Preenchimento de Vagas Ociosas, conforme disposto no calendário escolar/acadêmico, são elas:

Transferência Interna – também chamada de Mudança de Curso, é a passagem do estudante de um curso de graduação ofertado em campus do IFTO para outro curso de graduação, podendo ser inclusive de outro campus do IFTO. Para essa modalidade irão concorrer, estudantes do IFTO que estejam regularmente matriculados, ou que não tenham perdido o vínculo com a instituição de origem. A concessão da mudança de curso implicará o cumprimento por parte do estudante das adaptações curriculares necessárias. O tempo de integralização do curso iniciará a ser computado a partir do momento de efetivação da transferência. Não será permitida a participação em Edital de Transferência Interna ao estudante regular que tenha ingressado em curso de graduação por meio de Edital de Seleção de Portador de Título e Transferência Externa.

Transferência Externa – é a passagem do estudante de um curso de graduação ofertado em outro estabelecimento de ensino para um curso de graduação ofertado por um campus do IFTO. Poderão adentrar por essa forma de ingresso, estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, que estejam regularmente matriculados ou que não tenham perdido o vínculo com a instituição de origem. O tempo de integralização do curso iniciará a ser computado a partir do momento de efetivação da transferência. A aceitação de transferência de estudantes oriundos de estabelecimentos estrangeiros, inclusive aqueles amparados por tratados internacionais, dependerá do cumprimento, por parte do interessado, de todos os requisitos legais vigentes.

Portador de título – a admissão de Portadores de Título poderá ser concedida a graduados em cursos de nível superior preferencialmente de eixo tecnológico afim ou correlato ou curso de mesmo eixo tecnológico ou área de conhecimento afim ou correlato, condicionada à existência de vagas.

Reingresso – é facultado a estudantes de cursos de graduação do IFTO que se enquadrem nas seguintes situações:

I – estejam com status evadido, para o mesmo curso; ou II – estejam com status desligado, para o mesmo curso.

Página 26 de 155

Figura 2. Requisitos de acesso ao curso.

O IFTO permitirá ainda, a título de Complementação de Estudos, atendendo ao disposto no art. 50 da Lei 9.394/96, Parecer CNE/CES 101/2007, e suas alterações, matrícula em disciplina (s) para: Estudante Especial e Enriquecimento Curricular, condicionado à disponibilidade de vagas. Considera-se candidato à estudante especial o interessado externo ao IFTO, que tenha concluído o ensino médio (ou equivalente). O estudante especial não terá vínculo com o curso de graduação, será vinculado exclusivamente à (s) disciplina (s) que tenha se inscrito.

Por outro lado, considera-se candidato ao enriquecimento curricular, o estudante do

campus do IFTO que tenha concluído o ensino médio (ou equivalente), sem exigência de

vínculo com curso de graduação. É vinculado exclusivamente a uma ou mais disciplinas e não a um determinado curso.

Página 27 de 155