• Nenhum resultado encontrado

- Considerar a diversidade de ângulos de visão através de uma prática interdisciplinar, propondo discussões de caso regulares.

- Fomentar a integração entre ensino e serviço, assumindo pro atividade nesta relação para que haja trocas efetivas, propondo espaços de discussão; realizar discussão de casos entre preceptores e graduandos trazendo fundamentações teóricas.

►-Buscar fundamentação teórica em conjunto

com os alunos sobre atemática, fomentar participação dos mesmos nas reuniões de equipe e atividades de educação em saúde, colocando-os a princípio como coadjuvantes e após como protagonistas

- Encorajar um posicionamento ético da equipe a

fim de resolver os possíveis problemas pessoais sem interferência negativa sobre o cuidado aos usuários.

►- Organizar a utilização de espaços comuns e

para atuação dos graduandos nos setores, enfatizando a valorização do aprendizado do graduando através da a prestação de planejamento do processo ensino-aprendizagem ;

- Organizar a previsão, com base no nº dos

graduandos que virão e provisão dos recursos materiais.

- Acompanhar a evolução dos graduandos

através de registros em diário de campo, das participações nas reuniões e discussões de caso, implementação de consultas e atividades educativas e intersetoriais.

Competências:

●3Exercício da Preceptoria como obrigação;

Aprender e ensinar a trabalhar junto e a trabalhar com equipes;

►Administrar sua própria formação e enriquecimento contínuo;

►Vivenciar e superar os conflitos éticos da profissão.

Estratégias em construção:

●3-Respeitar o trabalho dos demais preceptores e não sobrecarregá-los, mesmo que não se tenha estímulo para trabalhar com alunos; Ter postura acolhedora com os graduandos e demais entes da equipe a despeito de qualquer insatisfação profissional.

►-Estar disponível para vencer os impasses que o afasta da vontade de compartilhar conhecimentos; agir proativamente rumo ao seu aprimoramento para que sua atuação seja consonante com as expectativas de consolidação do SUS; solicitar reuniões com os gestores e academia, pode-se solicitar um apoio em moldes de capacitações; pode-se inscrever e tentar ingressar e cursos de especializações, mestrados profissionais; motivar a realização de espaços de discussão entre os diversos atores envolvidos; realizar leituras de materiais científicos afins; motivar realização de trabalhos científicos, por toda equipe, para inscrição em Congressos.

►- Desenvolver a consciência de sua profissão e

o sentimento de responsabilidade, solidariedade e justiça. Pode-se solicitar reuniões com os responsáveis a fim de melhor compreender as expectativas dos mesmos com relação ao trabalho na preceptoria e reivindicar condições adequadas para exercê-la. Apesar de muitas insatisfações que o preceptor possa ter em função do trabalho, não pode deixar resvalar na atuação da preceptoria, realizando de maneira irresponsável.

Competências:

●4 Despreparo do graduando em campo de estágio.

►Organizar e dirigir situações de aprendizagem;

- Priorizar os conteúdos a serem facilitados, elegidos de acordo com os objetivos da aprendizagem;

- Trabalhar a partir das representações dos alunos;

- Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos da aprendizagem;

- Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas;

- Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento

►Administrar a progressão das aprendizagens; - Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos; - Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos de ensino;

- Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem,

Estratégias em construção:

►- Realizar planejamento em conjunto com os diversos atores envolvidos, atentando para a administração do tempo a fim de viabilizar diversidades de atuação do graduando; - Estabelecimento de uma comunicação efetiva através de escuta qualificada para fazer um diagnóstico inicial do graduando

- Extrair lições decorrentes das falhas, em busca de aprimoramento;

- Tentar para que o planejamento seja dinâmico que compatibilize as necessidades de aprendizado do graduando e da unidade de atuação, traçando uma sequência lógica para facilitar o aprendizado;

- Salientar a fertilidade do campo de estágio para o aprendizado, propiciando participação em grupos educativos, propor protagonização de um trabalho educativo que vise à educação permanente, propor realização de trabalhos de intervenção na unidade com base na realidade observada, propor participação em trabalhos científicos em andamento.

►- Estimular a mobilização de competências através da reflexão na ação, com as devidas especificidades de cada graduando;

- Considerar a diversidade de ângulos de visão através de uma prática interdisciplinar, propondo discussões de caso regulares.

- Fomentar a integração entre ensino e serviço, assumindo pro atividade nesta relação para que haja trocas efetivas, propondo espaços de discussão; realizar discussão de casos entre preceptores e graduandos trazendo fundamentações teóricas.

Fonte: Criado pela a autora

Competências:

►Conceber e fazer evoluir os dispositivos de

diferenciação;

- Trabalhar com os diferentes níveis de aprendizagem;

-Trabalhar a heterogeneidade de forma respeitosa e espontânea;

-Fornecer apoio integrado;

- Desenvolver a cooperação entre os alunos.

►Envolver os alunos na aprendizagem, e,

portanto, na sua compreensão de mundo.

- Estimular entusiasmo ao graduando, suscitar no aluno o desejo de aprender;

- Explicitar a relação entre a aprendizagem e o saber, organizar as etapas que se busca desenvolver, convidar o aluno ao desafiante jogo da transformação e antecipar a alegria em suas conquistas;

-Oferecer estratégias diferentes, atividades opcionais.

Estratégias em construção:

►-Não tratar as diferenças com indiferença, fazer um diagnóstico da situação e dar atenção necessária para cada um de acordo com suas necessidades específicas, lançam mão algumas vezes de uma conversa mais particular com o graduando de forma que não se sinta desmotivado, nem descontextualizado.

- Conduzir toda e qualquer diferença de forma

respeitosa e espontânea sem deixar de conversar sobre as mesmas a fim de que conversas paralelas aconteçam e interfiram na condução no aprendizado.

- Considerar as necessidades do graduando como

um todo a partir de uma visão holística; Chamá- lo para uma conversa quando há alteração de conduta, tentar entender seu contexto antes de julgá-lo; Elucidar a importância de realizar advertência por má conduta mesmo quando temos como pano de fundo problemas sérios, pois temos que desde cedo estimular a responsabilidade no desenvolvimento ao trabalho com respeito à equipe e aos usuários.

-Fomentar o trabalho em equipe, através de

realização de trabalhos educativos em dupla e trio, criar grupos de estudo, demonstrando que quando se tenta ensinar percebe-se que se aprende muito mais.

►- Demonstrar, na prática a importância dos

saberes construídos, trabalhando resultados obtidos e depoimentos dos usuários;

- Organizar um conselho de alunos e fazê-los

sentirem-se agentes de um processo e não meros receptores de conteúdos e habilidades, ou seja, estimular o protagonismo dos graduandos em seu processo de aprendizado;

- Propiciar formas diferenciadas para trabalhar o

aprendizado de forma que a rotina não o desestimule. Pode-se realizar atividades lúdicas como teatro de fantoche para o trabalho de crianças, montar grupo de teatros, realizar visitas técnicas, realização de passeios com grupos de idosos, dentre outros.

O Produto: Tecnologia Educacional para a Capacitação de