• Nenhum resultado encontrado

1 REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

6. Montagem da Revisão da Literatura: atividade que visou estruturar a literatura por temas sintetizados pelas

2.6 ESTRUTURA DO TRABALHO

Esta dissertação inicia-se com a contextualização do tópico estudado que, além de ambientar o leitor para o tema, possibilita ao mesmo estabelecer um processo sinérgico com o autor, por intermédio do conhecimento do seu cotidiano profissional e das razões que o levaram a realizar a presente pesquisa, nos moldes como foi concebida.

Seguem-se sete capítulos, ordenados na exata cadência vencida pelo autor no curso da pesquisa, sendo o primeiro destinado à revisão sistemática da literatura. Tal capítulo é aberto com Considerações Iniciais que reforçam o contexto do tópico de pesquisa, bem como da própria revisão realizada, apresentando os fundamentos que sustentaram a cadência seguida. Neste capítulo, são, também, apresentados: o título funcional adotado para a revisão em questão, bem como a pergunta de pesquisa provocadora e norteadora da mesma.

O título do capítulo seguinte demonstra a cadência de condução da revisão sistemática da literatura. Tal cadência é dividida em etapas que são escritas, uma a uma, na forma de subtítulos. São eles: Planejamento; Identificação das Palavras-Chave; Seleção das fontes de produção científica; Busca de produção intelectual acerca da ideia central; Organização da literatura; e Montagem da revisão da literatura.

O capítulo se encerra com considerações finais foi onde se confirmou o título funcional. Outro resultado relevante foi o fato do problema de pesquisa ter sido resumido a bom termo de modo a sintetizar toda a contextualização, desta feita, sustentada em robusta revisão sistemática da literatura. Embora não conste neste título, vale a pena salientar que outro resultado foi possível de ser alcançado, qual seja, a pergunta de pesquisa foi ajustada de modo a permitir sua maior consistência.

O segundo capítulo descreve a própria pesquisa, e foi revisado e refinado durante o transcorrer da execução das outras etapas vencidas. A iniciativa foi muito boa, pois permitiu ao pesquisador nortear-se e produzir cada capítulo ao final de cada etapa. Neste capítulo, estão apresentados, na forma de títulos: o Título do trabalho; a Pergunta de pesquisa; os Objetivos, Geral e Específicos; a Justificativa e relevância do trabalho; a Aderência ao Programa; e a própria Estrutura do Trabalho.

O terceiro capítulo foi construído a partir de pesquisas feitas à produção científica dos autores considerados na revisão sistemática da literatura sem limitar-se aos mesmos, bem como a dissertações e teses selecionadas pela sua similitude com os temas abordados pela pesquisa. Cuidados foram adotados no sentido de manter consistência dos autores quanto a suas escolas e, onde foi necessário o uso de fundamentos lastreados em distintas epistemologias, especialmente do conhecimento. Tomou-se a precaução de situar o leitor acerca desta mudança, sustentando-a.

Esse capítulo foi, assim, dividido: Considerações Iniciais; Empresa de Base Tecnológica; Inovação; Gestão do Conhecimento;

Organização intensiva em conhecimento; Estrutura Organizacional; e Considerações finais. A ordem foi propositalmente definida durante a elaboração dos fundamentos, segundo o grau de interdependência dos temas.

Isso significa dizer que se versou acerca de Inovação no contexto das empresas de base tecnológica. O mesmo ocorreu com a Gestão do Conhecimento que considerou os temas anteriores como ponto de referência. Da mesma forma, nos dois fundamentos seguintes, quais sejam, Organização Intensiva em Conhecimento, e Estrutura Organizacional, adotou-se por base o cenário teórico formado até o título imediatamente anterior.

O quarto capítulo descreve a metodologia utilizada para a realização da pesquisa. Inicia-se a partir da caracterização da pesquisa, seguindo-se os procedimentos metodológicos adotados. Ato contínuo, é descrito o fluxograma do trabalho, já lastreado nos títulos anteriores. O capítulo conclui-se com a descrição dos pressupostos do trabalho, que ensejam os resultados da coleta de dados secundários. Ressalta-se que os detalhes das cadências adotadas em cada etapa, são descritos nas considerações iniciais de cada capítulo.

O quinto capítulo apresenta o estudo de caso que materializa a coleta primária de dados. Seguindo a organização dos demais capítulos, ele se inicia por considerações iniciais. Seguem-se os títulos de caracterização da empresa, e de resultado das entrevistas onde se pode vislumbrar o universo pesquisado e adotado como base para a pesquisa, já consolidado e tangibilizado na forma de descrições comentadas. O capítulo encerra-se com as considerações finais que apresentam os elementos necessários ao desenvolvimento do capítulo seguinte.

O sexto capítulo, responsável por analisar e interpretar os dados, inicia-se, como não poderia deixar de ser, pelas Considerações iniciais onde se reduz a realidade vislumbrada a um sistema. O título seguinte, qual seja, Análise e interpretação dos dados, destina-se a concluir a supracitada redução da realidade e apura resultados advindos da análise e interpretação. O título das Considerações finais apresenta os resultados da coleta de dados primários que serão confrontados com os resultados da coleta de dados secundários já descrita anteriormente.

O trabalho encerra-se com o sétimo capítulo que se inicia pelo título das Conclusões onde são confrontados os resultados das coletas de dados secundários e primários. A partir deste confronto alcançam-se as conclusões que respondem à pergunta de pesquisa e solucionam o problema atacado. Também são apresentadas, nesse capítulo, Recomendações para futuros trabalhos cujos problemas de pesquisa,

fora do escopo deste trablho, foram aflorando com o passar do tempo e a execução de cada etapa e procedimento realizado. Ao final do documento, são anexados Apêndices, bem como as Referências utilizadas.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA