• Nenhum resultado encontrado

3 SISTEMÁTICA METODOLÓGICA

3.3 ESTUDO, ASPECTOS DE ANÁLISES E PLANEJAMENTOS

A pesquisa foi estruturada mediante visitas a EMEF e a ECF, nos planejamentos e nos encontros em sala de aula com os alunos, e por meio das observações realizadas. Foram realizadas a priori no primeiro semestre de 2016, 2 (duas) visitas pedagógicas a ECF, objetivando aprofundar o conhecimento sobre o acervo e obter algumas informações do espaço, 3 (três) visitas à EMEF-JAM a fim de, junto com o professor regente e a diretora, delinear os planejamentos e participação nas aulas de Ciências. Posteriormente, a partir do mês de agosto do segundo semestre de 2016, foram realizadas a cada 15 dias 2 (duas) observações (duas horas-aula), e 1 (um)

planejamento com o docente, até o mês de novembro, totalizando 11 observações (22 horas), incluindo a visita pedagógica à ECF, e mais 4 (quatro) horas de planejamento com o docente.

Em termos de sistematização das atividades da proposta, foram traçados os caminhos apresentados no Quadro 5.

Quadro 5 - Objetivos, procedimentos e instrumentos

Objetivos Procedimentos

Metodológicos Instrumentos

- Trabalhar com os alunos as questões referentes à História da Eletricidade incluindo planejamentos sobre a visita pedagógica à Escola de Ciência-Física;

- Analisar dados obtidos e trabalhados com o

desenvolvimento das

atividades com os alunos em sala de aula e na visita educativa à ECF.

- Aplicação de questionários; - Realização de atividades escritas; - Atividade prática com roteiro na ECF; - Realização de Procedimentos experimentais demonstrativos. - Questionários;

- Atividades escritas (textos e questões);

- Roteiro de equipamentos de Eletricidade da ECF;

- Procedimentos experimentais demonstrativos: Construção de capacitor, pilha de limão, lâmpada mágica, circuito elétrico, globo de plasma, eletroímã, bússola, eletrização por atrito.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Os dados para esta pesquisa foram obtidos nas observações e registros no Diário de Bordo durante as atividades realizadas na ECF e na EMEF-JAM, na análise de PCN’s, em livros didáticos e paradidáticos, no conteúdo do Projeto Político Pedagógico da escola, no material da Internet sobre os Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória, particularmente da ECF27, e material de divulgação dos espaços.

O levantamento de opiniões dos sujeitos envolvidos sobre a ECF, sobre a temática da pesquisa e possibilidades pedagógicas, aconteceu por meio de aplicação de 1 (um) questionário para os profissionais da EMEF-JAM (pedagogas e docentes), e um para os alunos, que forneceram dados essenciais para a elaboração das atividades

27 Em especial os documentos oficiais do site “Fiscaliza Vitória” do portal da PMV. Disponível em:

(Apêndices F e G). O objetivo de aplicar um questionário aos educadores da EMEF- JAM foi o de analisar o olhar sobre a instituição (ECF), por meio de quem nela atua. Enquanto que para os alunos averiguar os conhecimentos prévios sobre a ECF e sobre a História da Eletricidade.

Antes da aula/visita na ECF, foram aplicados aos alunos outro questionário (Apêndice J) a fim de averiguar o conhecimento sobre o espaço e de seu acervo, adquiridos ao longo das atividades aplicadas, e um questionários após a visita (Apêndice L), a fim de averiguar a importância creditada ao espaço pelo aluno e o conhecimento que se apropriou durante a visita pedagógica e a mediação. Os dois questionários aplicados ainda tiveram a característica de buscar informações relativas às expectativas e conhecimentos sobre Eletricidade e Eletromagnetismo, em conjunto com a História da Ciência em momentos inseridos na Prática Social Inicial e na Prática Social Final.

As observações ocorreram em todas as etapas da pesquisa em que o pesquisador e sujeitos estavam presentes, como, por exemplo, nas aulas planejadas e previamente marcadas, bem como durante os procedimentos experimentais, conforme orienta Demo (2008). Uma vez que, para ele a estruturação da pesquisa participante, não dispensa os fundamentos da investigação teórica, metodológica, empírica e prática.

A observação nesse contexto, para Ludke e Andre (1986), é importante, pois o contato entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa permite uma melhor captação da perspectiva dos sujeitos. Nesta investigação o observador atua como participante, deixando claro os objetivos da pesquisa e de sua função para os sujeitos, contribuindo com o docente na aplicação das atividades pedagógicas propostas.

Gil (2010) ajuda a complementar essa ideia quando afirma que este processo contribui para a obtenção de dados, pois esses são percebidos diretamente pelo pesquisador, sem, necessariamente, haver mediação de outras pessoas. Evidente que a observação pode sofrer variações dependendo dos objetivos da pesquisa e das atividades aplicadas. Sendo assim, na busca de atingir os objetivos propostos da pesquisa, os critérios utilizados para definição da proposta pedagógica e das

categorias de análise tiveram como base o referencial teórico de Saviani (1995), por meio da análise de Gasparin (2012) e de aspectos pedagógicos da Educação Científica, que engloba conceitos de CTSA e da AC, confrontados com as orientações curriculares do ensino de Ciências e do acervo da ECF.

A articulação da proposta de Gasparin (2012) com a proposta curricular e os conteúdos específicos abordados durante os procedimentos escolares passou pela reflexão relacionada à PHC. É pertinente ressaltar que essa pedagogia valoriza os conteúdos escolares (produção histórico-social), porém, propõe uma integração entre conteúdo e realidade concreta, entendendo que o papel primordial da escola, é o de difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais.

Foi por essa razão que se inseriu um conteúdo que deveria fazer parte do currículo de Ciências do 9º Ano – a História da Ciência em uma proposta conduzida por meio do método dialético, que busca a historicidade e contradições dos fenômenos e das descobertas científicas relativas à Eletricidade.

Nos PCN’s, esses conteúdos e objetivos, relativos à temática da pesquisa, são: Quadro 6 - Conteúdos programáticos (PCN’s).

Conteúdos (PCN’s) Objetivos

Eletricidade

1. Cargas Elétricas; 2. Eletrização;

3. Condutores e Isolantes.

Descargas elétricas (Geração de Energia)

4. Corrente Elétrica (pilhas e baterias); Eletromagnetismo

5. Magnetismo (imã); 6. Eletromagnetismo; 7. Eletroímãs;

8. Bússolas.

- Conhecer e avaliar criticamente as diversas formas de produção de energia elétrica e de seu consumo;

- Conhecer a existência de diversos fenômenos elétricos e magnéticos e sua relação;

- Investigar as diferentes formas de eletrização dos corpos;

- Verificar que a resistência de um condutor depende do material de que é feito;

- Analisar as diferentes aplicações do eletromagnetismo.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Os mesmos conteúdos foram desenvolvidos em sala de aula acrescentando os conteúdos e objetivos no contexto do estudo da Eletricidade e Eletromagnetismo com

base nesta proposta pedagógica, a partir dos planejamentos com o docente, para o 9º ano que são:

Quadro 7 - Conteúdos propostos na pesquisa-História da Eletricidade. Conteúdos (proposta pedagógica)

A evolução histórica da eletricidade

Objetivos Gerais

Descobrindo a Eletricidade e o Magnetismo

1. O âmbar (Antiguidade – Grécia)

2. A bússola-magnetismo (China e Europa)

Séculos XIII e XVI (Porta, Gilbert e Norman)

Tempos Modernos e

Contemporâneos: do século XVI ao século XIX

3. A Primeira Máquina Eletrostática (Guerick)

4. As duas espécies de Eletricidade (Du Fay)

5. A Eletricidade Atmosférica (Franklin) 6. A bateria (Galvani e Volta)

7. A Lâmpada Elétrica (Edison)

8.O casamento da Eletricidade com o Magnetismo: o Eletromagnetismo

(Oersted, Faraday)

- Adquirir conhecimentos sobre a História da Eletricidade, História da Ciência. - Interessar-se pelas ideias científicas e pela Ciência como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca.

- Refletir sobre os avanços tecnológicos e consequências da utilização dos princípios científicos.

- Analisar os progressos científicos e o conforto da vida moderna.

- Analisar os pontos negativos desses avanços técnicos (meio ambiente, saúde, etc)

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

A partir do referencial teórico e das noções de Ciências na AC (seção 2.3) relacionou- se os seguintes fatores comuns entre o movimento CTSA e da AC com a PHC, adequados para a elaboração e análise dos materiais da pesquisa (questionários, textos, relatórios, experimentos):

 Os temas abordados são de relevância social com destaque na formação para a cidadania e compreensão dos processos sociais em seu contexto sociocultural;

 Atitude científica de dúvida e descoberta e entendimento de que a Ciência é construída interagindo com a realidade em seu contexto histórica;

 Entendimento sobre como ocorre a produção do conhecimento científico e de que esse possui múltiplas conexões com a tecnologia e a sociedade;

 Entendimento que o conhecimento científico é uma produção humana e possui características ético-morais.

 Desenvolver uma postura crítica diante dos efeitos dos avanços técnico- científicos, desafiando a posição de neutralidade do saber científico, bem como avaliando seus impactos socioambientais.

Em síntese, os critérios para as análises foram elaborados a partir dos 5 (cinco) momentos pedagógicos de Saviani (1995), os conteúdos oficiais e os incluídos nesta proposta e as concepções estruturantes da AC (Eixos e Indicadores) na perspectiva do movimento CTSA.

Sobre os Eixos Estruturantes e Indicadores da AC, explicados na seção 2.4, se refere aos pontos em que se considerou comuns com a Pedagogia Histórico-Crítica, e que, por isso, se fixam entre a Prática Social Inicial e Final.

A organização sistemática dos dados e a codificação de seus resultados foi estabelecida a partir de duas metodologias, explicadas na seção 3.5 (Delineamentos Metodológicos de Análise), a fim de elaborar 2 (dois) quadros analíticos, em que se destaca a composição, categorização e a ordenação dos dados obtidos. No primeiro quadro os dados baseados nas categorias e subcategorias construídas ao longo da investigação, e no segundo, com base nos Eixos e Indicadores da AC para os materiais pedagógicos elaborados para a pesquisa.

Fundamentados em Gasparin (2012), Gasparin e Petenucci (2008) e Santos e Mortimer (2002), elaborou-se 5 categorias de análise contendo os pontos comuns

entre a PHC dos pressupostos da CTSA e da AC, como apresentado no Quadro 8, para obtenção dados da pesquisa.

Quadro 8 - Categorias Analíticas.

PHC Categorias CTSA/AC

Prática Social Inicial Nível de Desenvolvimento Atual

Prática Social Inicial Tema de relevância social introduzido a partir dos conteúdos escolares com base nos Eixos Estruturantes da AC Problematização Nível de Desenvolvimento Imediato Formação crítico-social e científica Problematização do tema a partir de suas relações com os conceitos científicos, produção tecnológica e aspectos sociais Instrumentalização Nível de Desenvolvimento Imediato Estratégias Metodológicas

Estudo do tema a partir dos conteúdos científicos e suas relações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas. Catarse Nível de Desenvolvimento Imediato Análise do processo ensino-aprendizagem Analise da ocorrência de reelaboração dos conceitos e necessidades de novos conceitos objetivando a prática social

Prática Social Final Novo Nível de Desenvolvimento

Prática Social Final Retomada das dimensões conceituais e suas relações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Na seção 4 (Resultados), realizou-se uma pré-análise dos dados obtidos de acordo com a metodologia adotada para cada quadro analítico. E na seção 4.3 (Resultados Finais), elaborou-se uma análise em conjunto com os quadros e seguiu-se uma discussão dos resultados gerais da pesquisa.

A análise implementada é de natureza qualitativa e resultou das respostas dos alunos às questões propostas nas atividades, bem como suas falas registradas no Diário de Bordo durante a execução dessas atividades. O método elaborado buscou dar sentido e sustentação científica as ideias defendidas na pesquisa realizada.

Documentos relacionados