• Nenhum resultado encontrado

Estudo de Mercado – Tipo e Metodologia de Investigação

CAPÍTULO II – ESTUDO EXPERIMENTAL – MATERIAIS E MÉTODOS

2.17. Estudo de Mercado – Tipo e Metodologia de Investigação

As técnicas de investigação utilizadas foram a entrevista direta e a indireta, observação direta/visita e questionários pessoais efetuados via telefónica com perguntas abertas e fechadas.

47 Os instrumentos de observação – entrevistas e inquéritos, foram testados de forma a detetar erros e imprecisões. Esses testes não se encontram disponíveis em anexo por não apresentarem diferenças significativas.

As entrevistas e as visitas inicialmente previstas tiveram como principal propósito extrair o máximo de informação pertinente, refletindo a vivência e a perceção dos interlocutores acerca da temática abordada (Alcino, 2006). Teve por base a determinação da regularidade de consumo, num dos principais pontos de venda de produtos regionais na cidade de Lisboa – El Corte Inglês.

2.17.1. Recolha de Dados

Na análise estatística foi efetuado a priori uma análise de conteúdo à informação obtida através de dados verbais para obtenção de informação, aplicada posteriormente nos questionários realizados.

2.17.1.1. Entrevista

Inicialmente foi estabelecido o contacto com o departamento comercial da secção gourmet da superfície comercial El Corte Inglês, onde foi indicada a Sr.ª Kátia Duarte.

Após vários meses de espera, derivado à falta de tempo do entrevistado – Sr. José Silva, Responsável do Club Del Gourmet da mesma superfície, a entrevista formal principal passou de direta a indireta. O questionário constituido por perguntas abertas, foi enviado e recebido por via eletrónica.

A formulação da entrevista baseou-se num guião de entrevista na forma de texto. À mesma foi efetuada um pré-teste a dois familiares para, eventualmente, ajustar o guião. A entrevista contém 13 questões relacionadas com os produtos regionais (Anexo 12 – Imag. 12.1. e 12.2.). Numa primeira fase as perguntas começam por se dirigir aos produtos regionais no geral – quais os produtos líderes de mercado e porquê, problemáticas encontradas. Depois o formulário afunila para os licores regionais – quantidades disponíveis e vendidas, níveis de frequência em vendas, problemáticas inerentes aos licores regionais, fatores determinantes e motivacionais relacionados com a compra, fatores de interesse e de qualidade procuradas pelo consumidor e avaliação de aceitação. A penúltima questão está relacionada com o critério de seleção de produtos para venda no espaço El Corte Inglês. Por fim, a última questão é de carácter individual e procura saber a opinião do entrevistado a cerca da pergunda de partida: “Será que é exequível uma nova gama de licores biológicos dentro da oferta e da procura existente?”

48

2.17.1.2. Visita ao El Corte Inglês

No dia 24 de Agosto de 2012, pelas 11 horas, realizou-se a visita ao El Corte Inglês, com o intuito de conhecer melhor a oferta, a procura aos locais de venda de licores, e que terminou às 12 horas e 30 minutos.

A visita foi conduzida pela Sr.ª Kátia Duarte, colaboradora do departamento comercial, que conduziu a autora do estudo à loja gourmet. Uma das vendedoras disponiblizou-se a mostrar os licores existentes na loja, onde referiu os que mais se vendiam, principais diferenças entre eles e perguntas mais frequentes dos clientes.

Posteriormente a visita passou para o supermercado, onde foi possível realizar uma outra entrevista, desta vez diretamente com o Sr. Pedro Fonseca, Adjunto de Supermercado. Como não existia acordo prévio, a mesma não possuia um guia estruturado. A informação recolhida foi aplicada nas perguntas abertas do questionário, descritas no próximo subtítulo que melhor as enquadra.

2.17.1.3. Estudo de Mercado – Questionários

Este estudo pretende verificar a viabilidade do projeto através da recolha de dados numa amostra representativa da população do concelho de Gavião, por meio de questionários de administração indireta, ou seja, preenchidos pelo inquiridor (Quivy e Campenhoudt, 2008).

O modelo conceptual foi testado por intermédio de um pré-teste, semelhante ao questionário aplicado apresentado no Anexo 14, Imag. 14.1. e 14.2., realizado a 5 pessoas conhecidas. Este pré- teste serviu para contabilizar o tempo médio de preenchimento, a percetibilidade, a clareza e evitar o enviesamento das questões. No decorrer do pré-teste foi encontrado um erro relacionado com a passagem de umas questões para as outras, o qual foi corrigido antes de se iniciar a recolha efetiva dos dados.

O questionário foi estruturado com base na informação retirada das entrevistas, e depois aplicado a uma amostra de conveniência, a 386 habitantes de Gavião.

O mesmo decorreu durante o mês de Outubro e Novembro de 2012, efetuado em diferentes horas do dia, maioritariamente à noite devido à disponibilidade de tempo, assegurado pela autora do estudo.

O conjunto de 16 questões procurou obter respostas relativamente ao comportamento do consumidor (hábitos de consumo, preferências e experiências). São também exploradas as intenções em voltar a consumir, atitudes e preocupações no ato de compra, grau de satisfação e conhecimento no que concerne aos licores. As questões estão interrelacionadas com as variáveis – idade, sexo e nível de escolariedade (primeiras três perguntas).

49 Derivado ao tipo de estudo recorreu-se a questões de carácter geral (licores regionais) e específico (licores BIOs). O questionário é constituído por perguntas de filtro que remetem aos licores, perguntas fechadas e algumas perguntas abertas pela variação significativa da idade, gosto e preferência.

2.17.1.3.1. Amostra

A amostra foi calculada considerando uma prevalência de 50%, num nível de confiança de 95%. A população residente do conselho de Gavião é de 4 132, sendo 47,22% homens e 52,78% mulheres (Censos, 2011). A dimensão da amostra resultou em 385 unidades e foi calculada a partir da seguinte fórmula:

= Prevalência esperada α = Nível de confiança

= Nível de precisão

Inicialmente os inquiridos foram selecionados através de lista telefónica, numa escolha efetuada no método aleatório do Microsoft Office Excel, eliminando aqueles que estavam ausentes ou que se recusassem ao preenchimento no momento do questionário.

50