• Nenhum resultado encontrado

ESTUDOS DOS BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO DE BROTOS GERMINADOS PARA A BAIXA E CONTROLE DE COLESTEROL

Bianca Quadrado Costa – Faculdade Senac Maringá – biancacostaq@hotmail.com Fernando Lins Montalban – Faculdade Senac Maringá – daradukem@gmail.com Gabriel Ap. Garbugio De Andrade – Faculdade Senac Maringá – gabrielgarbugio123@gmail.com Jarbas Souza Nalim Da Silva – Faculdade Senac Maringá – jarbas.nalim@me.com Omar Wardani Biff – Faculdade Senac Maringá – omarwbiff@hotmail.com Paula Fares – Faculdade Senac Maringá – sassine_paula@hotmail.com Isabella Tamine Parra Miranda (orientadora) – Faculdade Senac Maringá – isabella.miranda@pr.senac.br Comunicação Oral

RESUMO

O alimento é um fator indispensável e essencial para a manutenção e à ordem da saúde da população mundial, independente da época vivida e da cultura do indivíduo. Atualmente, vivemos numa sociedade moderna que visa, cada vez mais, a busca de alimentos saudáveis que sejam ricos em valores nutritivos aliado com a facilidade do seu preparo. Ao mesmo passo, vemos essa mesma sociedade sofrendo - através das mudanças contínuas de seus hábitos -, os malefícios de uma alimentação equivocada, prejudicando a sua saúde e adquirindo algumas doenças inclusive pelo excesso de colesterol. Pelo fato dos processos de germinação e cultivo dos brotos serem simples, econômico e que os teores nutricionais durante a germinação são maiores do que no grão objetivando uma melhora no controle dos níveis de colesterol, reunimos informações científicas que ajudem a entender melhor as propriedades dos brotos e qualificarmos a importância da sua utilização de suprir a carência de nutrientes na alimentação humana. Assim, esta pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo de brotos germinados alimentícios e sua contribuição para baixa e controle de colesterol em prol de uma alimentação saudável.

1 INTRODUÇÃO

O alimento é um fator indispensável e essencial para a manutenção e à ordem da saúde da população mundial, independente da época vivida e da cultura do indivíduo. Atualmente, vivemos numa sociedade moderna que visa, cada vez mais, a busca de alimentos saudáveis que sejam ricos em valores nutritivos aliados com a facilidade do seu preparo. Ao mesmo passo, vemos essa mesma sociedade sofrendo através das mudanças contínuas de seus hábitos, os malefícios de uma alimentação equivocada, prejudicando a sua saúde e adquirindo algumas doenças inclusive pelo excesso de colesterol.

Considerando o escopo apresentado, estudos atuais têm tido como foco a utilização de produtos com altas concentrações de nutrientes e vitaminas na alimentação diária da população, a fim de contrapor com os usos excessivos de alimentos industrializados e artificiais – com poucos nutrientes – e a redução do consumo de substâncias com fatores antinutricionais.

Salienta-se os estudos de brotos germinados na alimentação, que estão no alvo das pesquisas relacionadas à melhoria da nutrição da população. Segundo Vieira e Lopes (2001 apud NUNES 2013, p.5), os brotos são altamente nutritivos pois são produzidos de forma natural, sem utilizar adubo ou controle químico, sendo utilizados apenas as reservas armazenadas nas sementes para que estas germinem e estejam apropriadas para consumo.

Em contribuição a essa discussão, segundo dados do IBGE (2014, p.22), as doenças como as cardiovasculares, respiratórias, cânceres, diabetes e neuropsiquiátricas são causas de grande parte das mortes antes dos 70 anos de idade e perda da qualidade de vida, gerando limitações e incapacidades nas pessoas em suas atividades comuns ao dia-a-dia. Ainda segundo o IBGE (2014), cerca de 12,5% da população brasileira foi diagnosticada com colesterol alto. Em contrapartida, o controle e manutenção desse fator está diretamente relacionado com a ingestão de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas.

Portanto, pelo fato dos processos de germinação e cultivo dos brotos serem simples, econômico e que os teores nutricionais durante a germinação serem maiores do que no grão objetivando uma melhora no controle dos níveis de colesterol, reúne-se neste trabalho, através de pesquisa bibliográfica e experimental,

informações científicas que auxiliem nas descoberta de brotos germinados alimentícios e sua contribuição para baixa e controle de colesterol em prol de uma alimentação saudável.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

São denominados brotos, todas as sementes germinadas de vegetais e legumes em um período avançado de germinação, extremamente ricos em vitaminas e nutrientes, que iniciaram a sua fase de transformação para gerar uma nova planta, segundo Vieira e Lopes (2001). Logo, brotos germinados comestíveis, são advindos de sementes de plantas comestíveis nas quais não foram utilizados nenhum produto para impedir a sua germinação ou impedir a proliferação de fungos, quer dizer, sem ter tido contado com agrotóxicos. Os autores abordam ainda que o broto é um alimento rico em proteína, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Conta com vários fatores nutritivos como fibras, baixa quantidade de gorduras e poucas calorias, se tornando um alimento saudável e benéfico para o coração, no controle do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico.

Brotos de Alfafa

A alfafa (Medicago sativa L.) é uma planta forrageira perene, originária do sudoeste da Ásia, de onde se difundiu para Europa e para as Américas. O interesse pelo cultivo da alfafa está relacionado, principalmente, à sua qualidade nutritiva excepcional. Com alta palatabilidade – que é a propriedade de ser saboroso, fazem com que os animais aumentem seu consumo e, consequentemente, a produção de carne ou de leite. Em razão dessas características, a alfafa pode fazer parte da composição alimentar na ração de coelhos, de aves, de ruminantes, de eqüinos e de muares. Também é utilizada na alimentação humana, na forma de bife, de brotos, de maionese e de salsicha, e na indústria de cosméticos, especialmente na fabricação de xampu (NUERNBERG, 1986).

Portanto, o broto de alfafa devido a ser rico em proteínas, vitaminas e sais minerais é excelente para o consumo entre crianças e adolescentes que muitas vezes não gostam de alimentos verdes e crus. O alto valor nutritivo e pouca caloria

são importantes para o controle de peso, ótimos reguladores intestinais devido a suas fibras, além do alto teor de vitaminas diversas e ser um alimento livre de colesterol, essa combinação pode causar uma melhora na qualidade de vida do consumidor e assim, o consumo de alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos se torna um hábito fácil de ser adquirido.

Brotos de Beterraba

Os brotos de beterraba são antioxidantes naturais que evitam o envelhecimento que protegem os tecidos cardiovasculares e são benéficos para a composição do sangue e colesterol. Seus minerais são convertidos em óxido nítrico no nosso corpo e isso alivia tensões das artérias e veias.

Este broto é considerado um alimento leve e energético pois é rico em carboidratos simples e de rápida absorção no nosso organismo. O ácido fólico é também um importante composto que é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imune, cardiovascular e nervoso, tal composto é perdido por altas temperaturas, dessa forma recomenda-se o seu consumo cru. Rico em fibras este broto é um importante alimento na prevenção do colesterol maléfico e no bom funcionamento do intestino humano (TUGAS.ES, 2019).

Brotos de Girassol

O broto de girassol começou a ser consumido por um grupo de pessoas, principalmente vegetarianos. O alimento é normalmente utilizado na produção de saladas e sucos. Suas sementes costumam crescer entre 10 a 15 dias e os brotos são retirados da terra na hora do consumo. Tal alimento é muito saudável e com muita vitalidade (MERCALI, 2011).

A planta contém antioxidantes, ou seja, combate ao câncer e o envelhecimento precoce. Possui cumarinas, substância com efeito antifúngico. Seu baixo teor de lipídios e carboidratos são ótimos controladores de colesterol. Possui flavonoides, outra substância antioxidante capaz de combater radicais livres causadores de câncer (MERCALI, 2011).

3 VALOR NUTRICIONAL E USOS DOS BROTOS GERMINADOS NO CONTROLE

Documentos relacionados