• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2.1 Etapas do processo de pesquisa-ação

Embora a dissertação de pesquisa-ação não tenha forma totalmente pré-definida, considera-se existir, no mínimo, quatro grandes fases (exploratória, pesquisa aprofundada,

ação e avaliação), onde, no início da experiência, essas fases são sequenciais, mas na prática existem entre as três últimas, um tipo de vaivém, ou mesmo de simultaneidade da pesquisa e da ação (THIOLLENT, 1997). Definiram-se etapas do processo de pesquisa-ação, utilizadas para atenderem aos objetivos do estudo, conforme o Quadro 12.

Quadro 12 – Etapas do processo de pesquisa-ação

Fases da pesquisa- ação Pressupostos da pesquisa- ação (THIOLLENT, 1997) Procedimentos adotados para o estudo Mecanismos de controle e execução de atividades: Exploratória Pesquisadores e membros da organização, na situação investigada, começam a detectar os problemas, as capacidades de ação e os tipos de ação possível.

Definiu-se o problema, objetivos, atores e mecanismos de controle e execução de atividades, também se estabeleceu o empenho da EMATER/RS e das cooperativas na realização da pesquisa.

- Atores diretos: pesquisador. - Atores indiretos: equipe das cooperativas.

- Aspectos metodológicos e técnicos: análise bibliográfica, documental, reuniões, análise de conteúdo.

Pesquisa aprofundada

Fase mais longa, onde são estabelecidas ações adequadas para se direcionar esta investigação por meio de vários instrumentos de coleta de dados, que são

discutidos e

progressivamente interpretados.

Usam-se instrumentos de coleta de dados apropriados para execução da pesquisa junto à empresa.

-Pesquisa bibliográfica (Ferramentas de Gestão, Ferramentas de Qualidade Gestão Administrativa, Gestão de Cooperativas e Agricultura Familiar).

- Observação participante (necessidades de melhorar a ferramenta para adaptar a realidades da gestão cooperativas da agricultura familiar).

Ação

Busca difundir os resultados, definir objetivos alcançáveis por meio de ações concretas, e apresentar propostas que poderão ser negociadas entre as partes interessadas.

Realizar reuniões junto às partes interessadas, que se caracterizaram pelas necessidades de melhorias nas ferramentas de gestão.

- Visitas nas cooperativas para a realização do diagnóstico para as cooperativas.

Avaliação

Tem por objetivos observar e redirecionar o que realmente acontece, bem como resgatar o conhecimento produzido no decorrer do processo de pesquisa-ação.

Após reunião, análise e interpretação da proposta de dissertação que apresenta o processo proposto para as cooperativas.

- Reuniões com os associados da cooperativa.

- Relatório parcial – Teste do instrumento de diagnóstico. - Relatório final - Defesa da dissertação.

Fonte: Adaptado de Thiollent (1997).

A pesquisa-ação possui um aspecto inovador, onde possibilita um trabalho participativo e contempla ações que permitem a mudança social. Esses aspectos vão ao encontro com a proposta do presente estudo, a reflexão dos problemas enfrentados pelas

cooperativas dentro do seu contexto, apresenta a metodologia da pesquisa-ação como a mais indicada, pois aproxima a pesquisa da realidade.

3.2.2 Delineamento da pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida com base nas características das 198 cooperativas assessoradas pela EMATER/RS e após desenvolvimento da nova proposta de instrumento de diagnóstico foi aplicada em três Cooperativas da Agricultura Familiar da cidade de Santa Rosa, no estado do Rio Grande do Sul, onde foi analisado o instrumento de diagnóstico utilizado para identificar os problemas de gestão das cooperativas atendidas pelo Programa de Extensão Cooperativa.

A escolha dessas cooperativas para a realização do estudo ocorreu em função da acessibilidade das mesmas. As atividades e procedimentos executados na dissertação estão representados através do fluxograma do delineamento da pesquisa.

Ressalta-se que o delineamento da pesquisa foi dividido em seis etapas, onde foi descrito como deve proceder cada etapa e principalmente uma servindo como suporte para o desenvolvimento da próxima.

3.2.2.1 Etapa 1 – Estruturação do Problema

Nesta etapa foi estruturado o problema abordado neste trabalho de dissertação. Foram consideradas a contextualização, a identificação do problema, a estruturação da situação proposta, a definição dos objetivos da pesquisa e a estruturação das etapas da metodologia para desenvolvimento da pesquisa.

3.2.2.2 Etapa 2 – Revisão bibliográfica

A revisão bibliográfica, procurou avaliar os conceitos de cooperativismo, agricultura familiar, diagnóstico, gestão organizacional, bem como as teorias de planejamento estratégico. Nesta etapa da pesquisa, foi também revisado o conceito de diagnóstico no planejamento.

3.2.2.3 Etapa 3 – Definição da fundamentação teórica

Foi realizada uma revisão dos conceitos a serem adotados para o desenvolvimento do instrumento de diagnóstico. Outros aspectos importantes e revisados foram as teorias ligadas as ferramentas de qualidade, que foi útil para a compreensão de diversos aspectos ligados à gestão das cooperativas.

3.2.2.4 Etapa 4 – Desenvolvimento da ferramenta de diagnóstico

Nesta etapa foram realizadas as visitas nas cooperativas assessoradas pela Unidade de Cooperativismo da EMATER/RS escolhidas aleatoriamente. Para a realização do trabalho de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os associados das cooperativas com o objetivo de levantar dados característicos das cooperativas. Paralelo a este trabalho de campo foram realizadas reuniões com os técnicos da EMATER/RS utilizando-se de ferramentas de qualidade para elaboração de propostas para o desenvolvimento do instrumento de diagnóstico. Após, foi feito a compilação dos dados obtidos junto das cooperativas e da pesquisa teórica.

3.2.2.5 Etapa 5 – Aplicação do instrumento de diagnóstico desenvolvido

Nesta etapa a metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso, como forma de validar as etapas no processo de elaboração de um novo instrumento de diagnóstico para as cooperativas da agricultura familiar. O objetivo de aplicação em três cooperativas foi atingido.

3.2.2.6 Etapa 6 – Considerações e ajustes finais

Análise e avaliação do instrumento de diagnóstico desenvolvido e aplicado nas cooperativas. Nesta etapa foi analisado se o instrumento de diagnóstico para as cooperativas da agricultura familiar atendeu aos objetivos iniciais propostos por esta pesquisa.

3.2.2.7 Fluxograma da proposta da aplicação

Com base na Figura 9, apresenta-se o fluxograma do delineamento da pesquisa, onde se apresenta de forma macro todas as atividades e procedimentos executados na dissertação.

Figura 9 – Fluxograma Delineamento da Pesquisa