• Nenhum resultado encontrado

As etapas de realização dessa proposta de intervenção pedagógica, implementada por meio de uma sequência didática, compreenderam a aplicação de

dois questionários aos alunos concernentes à revista impressa e à revista digital e os tipos de elementos textuais encontrados nelas; exploração inicial da plataforma Joomag e explicação sobre a utilização de suas ferramentas; elaboração da revista digital pelos alunos; e apresentação da revista digital como resultado do trabalho desenvolvido. É importante ressaltar que língua francesa de aprendizagem dos alunos foi intermediadora na comunicação entre este professor/pesquisador e os alunos/sujeitos. Uma representação da sequência didática é apresentada na figura 18 e as etapas são detalhadas nos parágrafos seguintes.

Figura 18 – Estrutura da sequência didática aplicada em sala de aula

Fonte: Produzido pelo autor

Na primeira aula, foram distribuídas revistas impressas aos alunos, as quais abordam variados assuntos e público-alvo diverso com o objetivo de fazê-los conhecer aspectos relativos à revista impressa como temática, público-alvo, tipos de elementos textuais presentes e as principais partes ou seções encontradas nesse gênero (capa, editorial, sumário, publicidades, artigos etc.). Efetivada a discussão em grupos sobre essa análise, partiu-se para uma discussão com todos para socialização dos achados. Os questionários foram respondidos e devolvidos ao professor. Nessa mesma aula, o professor engajou os alunos em uma discussão sobre como seria uma revista em ambiente virtual, incitando-os a refletir sobre quais elementos (textuais, visuais e sonoros) poderiam ser encontrados em uma revista digital. Eles responderam a um novo questionário no qual fizeram hipóteses sobre tais elementos presentes na revista digital e foram incitados a pensar em uma temática para suas próprias revistas. Esse questionário também foi respondido e devolvido ao professor.

Nessa mesma aula, os alunos foram levados ao laboratório de informática para que pudessem partir para a fase exploratória da revista digital na plataforma de

publicações digitais Joomag. Esse contato com as revistas digitais serviu para que eles compreendessem o que foi discutido em sala sobre os elementos constantes em uma publicação digital. Após a análise das revistas digitais pelos alunos, passou-se a uma discussão para entender se as hipóteses levantadas sobre elas se sustentavam. Na segunda aula, partiu-se para a leitura de um texto do gênero artigo informativo. A relação entre texto e imagem no artigo era muito forte e o objetivo foi que os alunos entendessem que as linguagens se complementam e que eles pudessem fazer uso dessa relação em seus textos. Esse texto também foi objeto de análise linguística para a compreensão e realização de exercícios sobre articuladores de causa e oposição.

Na terceira aula, como forma de engajá-los e de ensiná-los a utilizar a plataforma Joomag, os alunos responderam a um quiz (plataforma Plickers11) sobre alguns botões frequentes na Internet e no smartphone. Em seguida, os alunos receberam uma ficha na qual constava botões de edição da plataforma Joomag. Para identificar seus funcionamentos, eles deviam abrir a edição de uma revista na plataforma, utilizar os botões e descrever suas funções em um post-it, conteúdo que ficou disponível para eles ao fim da atividade. Um material explicativo (em versão digital – PDF) ficou à disposição dos alunos para que aprendessem a utilizar os principais botões e ferramentas que serviam à edição na plataforma. Ainda neste encontro, os alunos formaram os grupos (de três a quatro alunos) que trabalhariam na elaboração de uma revista digital. Os grupos definiram o público-alvo e o assunto que seria abordado em suas revistas.

A elaboração da revista digital constituiu um processo de produção autoral, ou seja, a escrita de texto, a inserção de imagens e a produção de material de áudio e vídeo deviam ser de autoria dos alunos. A escrita textual passou pelos processos de planificação, de escrita, de revisão e de reescrita. Em se tratando do áudio ou do vídeo, a versão textual do que foi falado passou também por uma revisão. Essas etapas foram importantes para o processo de ensino-aprendizagem, pois sensibilizaram os alunos nos processos de elaboração de materiais sígnicos a partir

11 Plickers é uma plataforma de criação de quizes para serem utilizados em contexto de aprendizagem

baseada na leitura de código QR (esse código vem com quatro letras – A, B, C, D –, cada resposta é dada direcionando a letra para cima e mostrando para o smartphone que lê o código com a câmera). Ele funciona em conjunto, aplicativo epônimo no smartphone e computador com acesso a internet. As perguntas são projetadas para os alunos que devem direcionar seu código QR para dar a resposta.

do momento em que elas os colocaram confrontados as suas próprias produções com vistas a uma abertura crítica sobre elas.

No quarto encontro, os alunos tiveram contato com o gênero entrevista. Foram realizadas leitura e discussão, tanto do tema proposto, quanto da estrutura desse gênero, visando compreender como se organizava textualmente. Exercícios de compreensão do texto e sobre o funcionamento da língua (expressões para organizar o discurso e para expressar finalidade).

A quinta aula teve como objetivo entender um pouco mais sobre a entrevista e comparar as estruturas. As estratégias de leitura utilizadas tiveram sempre como foco identificar o gênero, analisar sua estrutura e, naquela oportunidade, compará-la com a anterior. Realizou-se a análise linguística como forma de identificar, discutir, analisar e utilizar as palavras e a pontuação que serviam para explicar em um texto. A todo momento, foi importante lembrar aos alunos que eles deviam relacionar o que estavam aprendendo com a escrita de seus textos.

Na sexta aula, os alunos foram expostos ao gênero artigo de opinião, visando compreender sua estrutura e discutir o tema proposto. Até então os alunos estavam analisando textos impressos. O novo texto encontrava-se publicado na plataforma Joomag. Uma particularidade identificada foi o tamanho do texto na revista digital, o que ditou as regras para a escrita de seus textos e influenciou na produção dos alunos. Nesse artigo, estudou-se o uso de expressões de consequência como conteúdo de língua.

No sétimo encontro, os alunos deviam passar pelos processos de planificação e escrita do texto. Neste momento, foi necessário que os alunos já tivessem ido a campo e colhido as informações e que tivessem registrado em imagens o que seria inserido na revista digital.

A revisão e a reescrita dos textos foram efetuadas na quinta aula. Tendo, enfim, uma versão final de seu texto, os alunos os inseriram na sua revista digital. Foi necessário informar que cada aluno usaria uma dupla página de sua revista para inserir os elementos textuais, sonoros e visuais.

Na sexta aula, os alunos deviam proceder ao registro em áudio ou em vídeo do material que seria posto na revista digital, considerando que seus textos já tinham sido revisados anteriormente pelo professor.

A sétima aula consistiu em um momento de ajustes finais da revista digital. As questões de design da revista digital não foram consideradas neste trabalho, visto que

a plataforma oferecia modelos de revista que foram usados pelos alunos e, portanto, só foi necessário incluir os textos, as imagens, os áudios e os vídeos, realizando as modificações.

Para concluir, a oitava aula foi o momento de realizar uma apresentação oral de cada grupo sobre sua revista digital. Os alunos deviam falar um pouco sobre a experiência de produção, sobre as dificuldades encontradas, sobre o trabalho realizado em grupo, sobre o que aprenderam, tanto em termos de língua, como também, em termos de uso das ferramentas tecnológicas. Após a conclusão da tarefa, passou-se ao processo de avaliação que é detalhado nas páginas seguintes.

Avaliar um processo consiste sempre em desafio para o profissional da educação, visto que se trata de uma tarefa que envolve engajamento, colaboração, criatividade, práticas de compreensão e expressão na língua alvo, processos de planejamento do texto, escrita, revisão e reescrita entre outras. Pensando nisso, foram elaboradas uma tabela para avaliar a realização da atividade de forma geral, por meio de conceitos, duas tabelas para avaliar os aspectos linguísticos na escrita e na oralidade, por meio de pontuação de zero a dez. As figuras 19, 20 e 21 apresentam pontos chaves na avaliação da aprendizagem de escrita (uso de articuladores lógicos); na avaliação da aprendizagem de oralidade (uso de articuladores, fluência, criatividade, pronúncia entre outros); e na realização da revista digital. Tendo o aluno atendido positivamente as seis exigências apresentadas no quadro por conceito, teria conceito avaliado em “ótimo” (conceito máximo); 5, “muito bom”; 4, “bom”; 3 ou 2, “regular”; e 1, “ruim”.

Figura 19 – Avaliação da produção escrita Respect de la consgine 0 0,5

Articuler son discours 0 0,5 1 1,5 2 2.5 Exprimer la cause 0 0,5 1 1,5

Exprimer la conséquence 0 0,5 1 1,5 Exprimer le but 0 0,5 1 1,5 Exprimer l’opposition 0 0,5 1 1,5 Grammaire et vocabulaire 0 0,5 1

Figura 20 – Avaliação da produção oral Respect de la consgine 0 0,5

Articuler son discours 0 0,5 1 1,5 2 2.5

Lexique 0 0,5 1 1,5

Créativité 0 0,5 1

Prononciation 0 0,5 1 1,5 2

Aisance et fluidité 0 0,5 1 1,5 Grammaire et vocabulaire 0 0,5 1

Fonte: Produzido pelo autor

Figura 21 – Avaliação do processo de realização da revista digital

Atendimento às regras para realização da atividade

Realização do planejamento do texto (esqueleto do texto)

Realização da primeira escrita do texto (primeira versão)

Realização e participação no processo de revisão da primeira versão

do texto (revisão da primeira versão)

Realização da reescrita do texto (versão final)

Realização de produção audiovisual

CONCEITO  Ótimo  muito bom  Bom  regular  ruim Fonte: Produzido pelo autor

Com base no viés educacional, pretendeu-se, ao final dessa proposta de intervenção pedagógica, ter elaborado uma revista digital juntamente com os alunos, a qual serviria como instrumento de análise para a escrita da dissertação. Almejou-se também realizar uma proposta pedagógica de sucesso que desse margem a cada vez mais se trabalhar com a convergência de mídias no contexto escolar de forma geral e assim desenvolver o ensino-aprendizagem das produções oral e escrita.

Com base no viés do profissional de educação, visou-se engajar outros professores a enveredar por atitudes e intervenções realmente relevantes e significativas junto aos alunos, não os subestimando com relação à realização de atividades com o auxílio das tecnologias de informação e comunicação, mas incentivando-os a fazer uso dos artefatos tecnológicos que estão disponíveis.

Os tópicos seguintes tecem algumas considerações sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua francesa com uso das TIC para produzir gêneros orais e escritos em convergência de mídias. Explica-se como se deu essa intervenção

desde a sensibilização para produção da revista digital, passando pela análise das produções textuais, até a análise da revista digital.