• Nenhum resultado encontrado

Inicialmente, realizou-se toda pesquisa bibliográfica (livros, artigos, dissertações e teses) e documental sobre o tema em questão. Após todo levantamento de materiais para a pesquisa, realizou-se uma triagem para realização das leituras e fichamentos.

Antes de iniciar a aplicação da pesquisa, a pesquisadora se apresentou na escola, solicitando ao diretor a autorização para aplicação do projeto de Mestrado com os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental.

2 Além dos anos finais do Ensino Fundamental, este colégio também oferece Ensino Médio regular e Ensino Médio Integrado em Informática e em formação de docentes.

Para cada momento da pesquisa foram utilizados os dias de hora-atividade coletiva dos professores de Matemática, totalizando sete semanas (definidas neste trabalho como sete momentos), nos três turnos diferentes de funcionamento da escola.

Após a autorização, o primeiro momento ocorreu com a aplicação de um questionário investigativo (Apêndice A) aos professores, com intuito de identificar como utilizam as TIC como ferramentas de auxílio no ensino da Matemática para a preparação e realização de suas aulas.

Essa aplicação foi realizada na sala dos professores e teve a duração de 50 minutos. Para a identificação nesses questionários, os professores foram orientados a colocaram as letras iniciais de seu nome, preservando assim sua identidade original.

Num segundo momento, com duração de 100 minutos no laboratório de informática. Apresentou-se aos professores o trabalho de pesquisa que seria realizado e, também, o site Tecnomatemática, evidenciando suas funcionalidades e ferramentas. Com a participação dos professores, elegeu-se um dos Softwares disponibilizados para download no site Tecnomatemática, denominado JClic, além de um conteúdo a ser trabalhado por meio dele. Neste caso, conteúdo Frações foi eleito como relevante para aprendizagem dos alunos.

Em um terceiro momento, os professores responderam a um segundo questionário (Apêndice B), onde avaliaram a estrutura física do site apresentada e se esta possuía interface agradável e fácil de usar, com esses dados pretende-se fazer possíveis melhorias no site. Este questionário foi organizado para que eles avaliassem se a tela, as imagens e as informações estavam posicionadas de forma fácil e se as informações eram relevantes.

Após a aplicação do segundo questionário, o quarto momento, com duração de 100 minutos, ocorreu em laboratório com os professores para a orientação dos procedimentos para a realização do download, da instalação e da utilização do software JClic, partindo da descrição de suas funcionalidades gerais para, depois, efetivar a criação das atividades, conforme a caracterização que está no capitulo 4 deste trabalho.

No quinto momento, com a duração de 150 minutos, os professores foram levados novamente ao Laboratório de Informática para criarem as atividades educacionais sobre o conteúdo de frações.

Os professores criaram seus roteiros (APÊNDICE E) e as informações foram alocadas no software JClic. Para facilitar o trabalho dos professores, foi disponibilizada uma galeria com vários tipos de imagens que poderiam ser utilizadas em atividades com o conteúdo de frações.

Cabe ressaltar que cada professor criou sua atividade e todas estão disponibilizadas no site Tecnomatemática para download, reunidas em um único projeto. Por isso, houve necessidade de retornarem novamente ao Laboratório de Informática, num sexto momento, com 50 minutos de duração, para acessarem o site Tecnomatemática e baixarem as atividades que os colegas criaram, a fim de testar seu funcionamento. Ao final desta etapa, os professores responderam a duas questões (Apêndice C) sobre a avaliação e a eficiência do site Tecnomatemática para auxílio no ensino da Matemática.

Após o trabalho realizado com os nove professores, iniciou-se o contato com os 24 alunos do 6º Ano, a convite de um dos professores participantes da pesquisa. Os momentos para a aplicação da pesquisa com os alunos ocorreram no decorrer de duas semanas, no segundo semestre de 2016.

O professor, propôs que fosse realizado os mesmos procedimentos com seus alunos do 6º Ano, pois ele havia ensinado o conteúdo de frações no bimestre anterior e gostaria de analisar se os alunos apresentariam melhores resultados ao introduzir as TIC em sala de aula.

A realização desta etapa não estava programada nesta pesquisa, mas como ela seria pertinente, decidiu-se aceitar o convite do professor e também aplicar com a pesquisa com sua turma.

As atividades com esses alunos foram realizadas juntamente com o professor de Matemática da turma, realizou-se a tarefa de auxiliá-lo com a questão tecnológica. Toda aplicação com os alunos foi realizada durante as aulas de Matemática, em sete momentos (semanas) apresentados a seguir:

O primeiro momento foi a aplicação de uma avaliação escrita (Apêndice D) abordando o conteúdo de frações. O professor elaborou essa avaliação diagnóstica inicial em sua hora-atividade, a partir de conteúdos que ele havia ensinado sobre frações no bimestre anterior.

No dia da aplicação da Avaliação Diagnóstica, foi utilizada uma aula de 50 minutos. Para identificação da avaliação, foi solicitado aos alunos que não colocassem seus nomes, mas sim os números de chamada.

Em um segundo momento, os alunos foram deslocados da sala de aula até a sala de reuniões da escola, onde puderam ver a apresentação do site e do software

JClic, sendo necessárias, para essa atividade, duas aulas de 50 minutos,

disponibilizadas pelo professor de Matemática.

O site Tecnomatemática foi apresentado, seguindo as mesmas informações disponibilizadas para os professores. Durante a apresentação, realizou-se o download e a instalação do programa JClic, projetada aos alunos e foi descrito todo processo para que eles entendessem como seria a criação das atividades matemáticas.

O Software JClic também foi apresentado aos alunos, conforme a caracterização que está no capitulo 4 desse trabalho, e, durante a explicação, os discentes foram questionando o programa. Neste momento, os alunos já compreenderam que eles seriam os autores das atividades, da mesma forma que os professores.

Após toda a caracterização do software e da explicação de como eles iriam criar suas atividades, construiu-se uma atividade educacional coletiva usando o conteúdo de frações, buscando apresentar algo concreto aos alunos.

Num terceiro momento, com duração de 50 minutos, os roteiros necessários para a criação das atividades foram elaborados pelos alunos seguindo a estrutura que está no Apêndice E deste trabalho.

No quarto momento, em uma aula de 50 minutos, foi realizado o download e a instalação do software JClic nos computadores da escola, assim os alunos teriam conhecimentos para realizar a utilização do software em casa.

A criação das atividades pelos alunos ocorreu no quinto momento, com duração de 150 minutos. Essas atividades foram criadas com base nos roteiros que os alunos escreveram no terceiro momento.

No mesmo dia, após a criação das atividades, no sexto momento, com duração de 50 minutos, os alunos testaram entre si as atividades criadas, apontando críticas e sugestões aos colegas.

Finalmente, no sétimo momento, ocorreu a reaplicação da avaliação diagnóstica (APÊNDICE D), realizada pelo professor da turma. Com a avaliação, solicitou-se que os alunos respondessem a uma questão de avaliação sobre o site Tecnomatemática.