• Nenhum resultado encontrado

O questionário inicial aplicado aos professores teve caráter investigativo, de modo que, a partir dele, foram obtidas informações a respeito da rotina dos professores com relação ao uso das TIC no ensino de Matemática.

Essas TIC que atualmente ocupam um espaço significativo na sociedade, com o desenvolvimento de diferentes maneiras de se comunicar, informar e interagir, transpassando por ambientes cada vez mais diversificados. Muitas questões atuais envolvem o uso das tecnologias, principalmente em relação a sua utilização em ambientes educacionais (BIZELLI, 2013).

Por meio de seis questões, esta etapa auxiliou na configuração do cenário relativo aos docentes participantes da pesquisa, a partir das respostas representadas nos gráficos abaixo:

1-Em qual município atua como professor de Matemática atualmente?

9 2

Jacarezinho Santo Antonio da Platina

Gráfico 1 - Questionamento sobre as cidades em que os professores de Matemática atuam. Fonte: Autoria Própria.

No gráfico da primeira questão, verificou-se que, dos nove professores entrevistados somente dois atuam no município vizinho de Santo Antonio da Platina- PR, além de atuarem em Jacarezinho.

Essa informação foi solicitada aos professores para verificarmos posteriormente se a questão de atuar em municípios diferentes pode atrapalhar a rotina de pesquisa e utilização das TIC.

2-Qual é o nível de sua maior formação?

1

7

1 00

Graduado Especialista Mestre Doutor Pós- Doutorado

Gráfico 2 - Questionamento sobre o nível de formação dos professores de Matemática. Fonte: Autoria Própria.

Esse gráfico nos revela a seguinte realidade: um professor possui somente a graduação, sete possuem especialização, um possui mestrado e nenhum dos professores possui doutorado ou pós-doutorado.

A formação dos professores é necessária para sabermos se esta afeta ou não a utilização das TIC e, inclusive, para verificar se o professor com mais nível de formação tem mais interesse em utilizá-las em suas aulas.

3-Você possui o hábito de acessar a internet para buscar recursos auxiliares para serem utilizados em suas aulas? Em caso afirmativo, com que frequência?

0

2

5 1

1

Não Uma vez ao bimestre Uma vez ao mês Uma vez na semana Mais de uma vez na semana Gráfico 3 - Questionamento sobre o hábito na busca de recursos tecnológicos para as aulas.

Fonte: Autoria Própria.

No gráfico 3, apresenta-se a periodicidade de acesso dos professores na internet para a busca de recursos auxiliares para suas aulas. Nenhum professor marcou que não acessa a internet para a busca desses recursos; dois professores marcaram que acessam pelo menos uma vez ao bimestre; cinco marcaram que acessam pelo menos uma vez ao mês; um professor marcou que acessa pelo menos uma vez na semana e um professor marcou que acessa mais de uma vez na semana.

4-Se você acessa a internet para buscar esses recursos, qual site que você mais acessa?

0

5 4

Nunca Utiliza buscadores Acessam sites especificos

Gráfico 4 - Questionamento sobre os sites para a busca de recursos para as aulas. Fonte: Autoria Própria.

Com relação a esse questionamento, nenhum dos professores marcou nunca ter buscado recursos em sites; cinco professores marcaram que utilizam os sites de busca para procurar recursos e quatro, marcaram acessar sites específicos para a busca de recursos.

Os professores que buscam recursos em sites específicos colocaram nessa alternativa sites como o Só Matemática, Portal dia a dia educação, You Tube e Wikipédia.

O site de busca permite a localização conforme a palavra chave que o professor utiliza, podendo apresentar uma infinidade de sites sobre um determinado assunto escolhido.

O site Só Matemática apresenta informações que podem ser visualizadas por assinantes pagantes ou não, entretanto, a quantidade de informações visualizada por não pagantes é menor. No site, encontramos conteúdos relativos à Educação Infantil, chegando até o Ensino Superior em formato de jogos, desafios, apostilas, vídeo aulas, entre outros materiais educacionais para venda.

O Portal dia a dia educação pertence à Secretaria de Educação do Estado do Paraná e, para os conteúdos de Matemática, podem-se encontrar neste site recursos didáticos em forma de jogos, vídeos, animações, simuladores, entre outros.

No You Tube existe uma grande variedade de vídeos, com diversos assuntos diferentes para a disciplina de Matemática. Vários professores possuem canais com vídeo-aulas, que abordam conteúdos referentes à Educação Básica e aos demais níveis, como o Ensino Superior.

O site Wikipédia também possui grande quantidade de conteúdos de todos os tipos, já que oferece um sistema de busca amplo e o professor pode digitar ali o conteúdo que quer localizar. Contudo, não é indicado para pesquisas por ser um site superficial.

5-Você já buscou por recursos tecnológicos que poderiam ser utilizados na disciplina de Matemática?

7 2

Sim Não

Gráfico 5 - Questionamento sobre a busca de recursos especificamente para a disciplina de Matemática.

Fonte: Autoria Própria.

Essa questão foi realizada, pois, na busca pelas escolas que participariam do projeto, foi observado que muitos professores, além de trabalharem a disciplina de Matemática, lecionavam, simultaneamente, as disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e, ainda, Física e Química no Ensino Médio. Sendo nosso foco somente as informações sobre a disciplina de Matemática.

Nesta questão, sete professores buscam recursos tecnológicos para serem usados na disciplina de Matemática e somente dois não os buscam.

Com o resultado desta pergunta, observamos que o interesse e a aceitação em participar da pesquisa está relacionado ao atrativo de buscar conteúdos tecnológicos para suas aulas.

Conforme afirma Belloni (2005) o professor é o principal agente no processo de “modernização” da escola, é o mediador entre a informação recebida da através de TIC e o conhecimento. Nessa perspectiva, tornou-se necessário compreender o processo de inserção das TIC na escola, com participação ativa dos professores.

6-Se você já procurou por recursos tecnológicos ou possui a intenção de buscá-los, que tipo de informações um site deveria possuir para ser ideal na utilização e compreensão desses recursos. Pode marcar mais de uma opção:

Devido às variadas possibilidades de resposta a esta questão, os resultados foram organizados no Quadro 1 abaixo.

Opção marcada pelo Professor Quantidade de marcações Download de atividades gratuitas para serem utilizadas nas aulas 8

Notícias sobre as TIC 6

Cursos que tratam de TIC 6

Informações sobre programas e aplicativos para serem usados no

ensino da Matemática 5

Todas essas informações 4

Contato do desenvolvedor em caso de dúvidas ou problemas 3

Imagens de atividades sendo realizadas pelos alunos 2

Agenda com eventos relacionados a área de Matemática e TIC 2 Quadro 1 - Tipo de Informação

Fonte: Autoria Própria.

A resposta que aparece com maior frequência é a Download de atividades gratuitas para serem utilizadas nas aulas. Isso mostra que os professores têm interesse em utilizar atividades prontas em sala de aula gratuitamente.

As respostas Notícias sobre as TIC e Cursos que tratam de TIC também aparecem com grande frequência, mostrando também a importância dada pelos professores a formações que envolvam os assuntos de TIC e leitura de notícias que trazem as TIC como foco principal.

A terceira alternativa mais marcada pelos professores corresponde a informações sobre programas e aplicativos para serem usados no ensino da Matemática. Sem essas informações, fica difícil o docente buscar por esses aplicativos sozinho e sem nenhuma referência, pois precisará saber utilizar essas ferramentas e verificar se elas são confiáveis.

O contato com o desenvolvedor também foi uma alternativa que os professores marcaram, pois é necessário esse contato com o desenvolvedor do site caso aconteça algo imprevisto, apresente alguma sugestão, critica ou dúvida.