• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.3 ETAPAS DA PESQUISA

Como estratégia metodológica, optou-se por realizar o trabalho em três etapas, conforme definido por Nisbet e Watt (apud LÜDKE e ANDRÉ, 2015), sendo constituídas por: fase exploratória, fase de coleta de dados e fase de análise dos dados e elaboração do relatório. A primeira etapa foi realizada em setembro de 2016, por meio de uma visita exploratória à Semed e às escolas selecionadas, com o objetivo de identificar os principais atores que poderiam prestar depoimentos, os procedimentos logísticos e as informações e documentos a serem coletados e que estivessem relacionados com as práticas de gestão que influenciam o desempenho dos alunos. O pesquisador foi bem recebido pelos profissionais, quando se percebeu que o aspecto profissional dos entrevistados colaboraria com a pesquisa pela confluência do objetivo de busca da melhoria do desempenho dos alunos.

Com base nas informações obtidas, elaborou-se um protocolo inicial de estudo de caso, orientando a execução da segunda etapa, que teve por objetivo o planejamento da coleta das

informações e documentos e a proteção dos sujeitos humanos. Optou-se por realizar essa etapa da pesquisa com base em três fontes de evidências: documentação, registros em arquivo e entrevistas semiestruturadas, conforme Yin (2015, p. 110).

Na parte documental, foram direcionados os trabalhos na coleta dos documentos identificados que se relacionam com as práticas de gestão tanto na Semed como na escola, os quais estão a seguir relacionados:

• Dispositivos normativos municipais relacionados à educação;

• Regimentos internos de funcionamento da Semed e das escolas, bem como organogramas;

• Planos e Planejamentos elaborados pela Semed e pelas escolas;

• Relatórios e outros controles utilizados pela Semed e pelas escolas no acompanhamento do desempenho dos profissionais e dos alunos;

• Informações sobre os profissionais da educação relacionados aos setores analisados; • Informações sobre as turmas e matrícula dos alunos das escolas analisadas;

• Atas e demais registros escolares.

Na parte de registros em arquivos, foram obtidas informações oficiais sobre a educação do município na internet, principalmente no site do Inep, bem como informações gerais do município contidas no site do IBGE, com o fito de contextualizar o município no âmbito estadual e nacional e dar evidência às práticas de gestão adotadas.

Tendo por objetivo a obtenção de informações sobre a dinâmica das práticas de gestão realizadas tanto na Semed como nas escolas, e em virtude de questões de logística, optou-se por utilizar a entrevista semiestruturada como fonte de evidência dessas práticas. As entrevistas foram previamente agendadas e realizadas mediante o consentimento e assinatura dos entrevistados no “Termo de Consentimento Livre Esclarecido”, conforme o apêndice E. Os entrevistados selecionados foram os que seguem:

Quadro 2 – Relação das pessoas entrevistadas

Setor Abordado Quantitativo / Função

SEMED 1 – Ex-Secretário de Educação; 1 – Gerente Administrativo; 1 – Gerente de Ensino;

7 – Integrantes da Equipe Técnica da Semed.

ESCOLA “A” 1 – Diretor;

1 – Coordenador Pedagógico; 3 – Professores; 1 – Merendeira. ESCOLA “B” 1 – Diretor; 1 – Coordenador Pedagógico; 3 – Professores; 1 – Merendeira.

CME 1 – Presidente do Conselho.

Fonte: elaborado pelo autor.

Foram então estruturadas entrevistas, a fim de se obter informações sobre as práticas de gestão adotadas na Secretaria de Educação e nas escolas selecionadas, e sobre a participação dos diversos atores na elaboração e execução dessas práticas, conforme o contido nos apêndices A, B, C e D.

A ausência de um lugar adequado para as entrevistas, bem como a indisponibilidade dos entrevistados, dificultou um pouco o trabalho, entretanto, todas as reuniões foram realizadas num clima emocional, propício para que as informações pudessem ser expostas pelas pessoas. Antes de cada entrevista, foi apresentado o objetivo do trabalho e explicado que a mesma seria gravada para posterior registro e que o entrevistado era livre para falar e que poderia interromper a entrevista ou não responder a qualquer pergunta. Foi também garantida a omissão a qualquer referência que pudesse identificar os entrevistados. Após a assinatura do Termo de Consentimento, dava-se o início da entrevista. Em média, as entrevistas duraram cerca de 50 minutos. O roteiro de entrevistas serviu de base para os relatos, pois, em sua maioria, as informações vinculavam-se a contextos que eram descritos pelos entrevistados, viabilizando, no diálogo entre o pesquisador e o entrevistado, o aparecimento de outros questionamentos relacionados às práticas de gestão. Das entrevistas, posteriormente, foram transcritas apenas as

partes relacionadas às práticas de gestão, objetivando uma otimização do tempo do pesquisador, tendo em vista o grande volume de horas de gravação.

Todos os documentos, registros, fotos e gravações colhidos em campo compuseram um banco de dados em meio eletrônico que serviu de evidência para as conclusões contidas neste trabalho, conforme Yin (2015).

Na execução do trabalho de pesquisa, foram realizadas as seguintes visitas ao Município Alfa, sempre condicionadas à disponibilidade dos entrevistados:

Quadro 3 – Cronograma de visitas ao Município Alfa

DATA LOCAL ASSUNTO

19/05/2016 SEMED Visita inicial à Semed, a fim de se obter permissão de acesso às pessoas, instalações e documentos, bem como obter informações sobre a logística de acesso às escolas.

15/09/2016 SEMED Reunião com a Gerente Administrativa e de Ensino, buscando informações sobre o funcionamento da Semed. 19/09/2016

ESCOLA A Reunião com o diretor escolar e equipe pedagógica, buscando informações sobre o funcionamento da escola. 20/09/2016

21/09/2016

ESCOLA B Reunião com o diretor escolar e equipe pedagógica, buscando informações sobre o funcionamento da escola. 22/09/2016

26/09/2016 ESCOLA A Realização de entrevistas exploratórias com uma professora.

27/09/2016 ESCOLA A Realização de entrevistas exploratórias com dois professores e outro profissional da educação.

28/09/2016 ESCOLA B Realização de entrevistas exploratórias com dois professores e outro profissional da educação. 29/09/2016 ESCOLA B Realização de entrevistas exploratórias com o diretor e um professor. 15/02/2017 SEMED Reunião com as Gerentes Administrativa e de Ensino da Semed, coletando documentos e mais informação sobre o funcionamento das práticas. 30/03/2017 SEMED Realização de entrevista semiestruturada com dois técnicos da Semed. 31/03/2017 SEMED Realização de entrevista semiestruturada com a Gerente Administrativa e com dois técnicos da Semed.

03/04/2017 SEMED Realização de entrevista semiestruturada com a Gerente de Ensino da Semed.

03/04/2017 ESCOLA B Realização de entrevista semiestruturada com o diretor, o coordenador pedagógico e dois professores. 04/04/2017 SEMED Realização de entrevista semiestruturada com dois técnicos da Semed.

Quadro 3 – Cronograma de visitas ao Município Alfa.

DATA LOCAL ASSUNTO

04/04/2017 ESCOLA A Realização de entrevista semiestruturada com o diretor e o coordenador pedagógico. 05/04/2017 ESCOLA B Reunião com a equipe de direção para coletar documentos e informações. 06/04/2017 ESCOLA A Realização de entrevista semiestruturada com um professor.

10/05/2017 CME Realização de entrevista semiestruturada com a Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME).

22/05/2017 MACEIÓ Realização de entrevista com o Secretário de Educação ao tempo de implantação das práticas de gestão no Município Alfa.

Fonte: elaborado pelo autor

Todas as entrevistas e reuniões exploratórias e as entrevistas semiestruturadas foram gravadas, totalizando mais de 45 horas de gravação, todas consentidas pelos entrevistados. Entretanto, para a utilização como base de evidência, somente as entrevistas estruturadas foram usadas e totalizaram mais de 14 horas de gravação.