• Nenhum resultado encontrado

6 INFLUÊNCIA DA GESTÃO MUNICIPAL NO NÍVEL DA ESCOLA

6.1 CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS

6.1.4 Planos e normativos internos das escolas

O arcabouço normativo e seu planejamento identificado nas escolas, conforme exigências oriundas da Semed, é composto basicamente pelo: Projeto Político Pedagógico – PPP, Regimento Interno, Plano de Metas, Matriz de Habilidades e Plano de Aula. No intuito de contextualizar a situação de cada documento e relacioná-los às práticas de gestão executadas

nas escolas, faz-se uma descrição de seus conteúdos, apresentando as similaridades e diferenças.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

As duas escolas analisadas são acompanhadas pela Secretaria de Educação e de certa forma são obrigadas a atender às recomendações emitidas pelo Órgão, dentre elas se destaca a elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Regimento Escolar. Esses dois documentos são essenciais, inclusive, para a regularização da escola perante o sistema de ensino municipal e, consequentemente, perante o Ministério da Educação. As duas escolas possuem os citados documentos, entretanto, estes foram elaborados em 2008. Em 2016, por recomendação da Semed, os projetos estão sendo reavaliados. O diretor da escola B participou da elaboração dos documentos, já o diretor da escola A não participou da elaboração do PPP nem do Regimento Interno à época de 2008.

Os PPP’s das escolas possuem aspectos diferentes no que se refere à forma, indicando que não foram gerados a partir de modelos uniformizados. Os projetos contêm assuntos como: diagnóstico/marco situacional; marcos conceituais; objetivos gerais e específicos; estrutura física; perfil do corpo docente; organização administrativa e pedagógica etc. Segue uma descrição dos PPP’s das escolas.

PPP da Escola A

O PPP se inicia historiando as transformações ocorridas no sistema de educação municipal a partir de 2004, relacionadas à estratégia de escolha de gestores e coordenadores pedagógicos e à autonomia administrativa, financeira e pedagógica dada às escolas. Complementa as informações abordando a forma participativa na elaboração do PPP, que iniciou em 2005 e foi reformulado em 2008. O PPP já descrevia problemas relacionados à frequência e à distorção de idade-série dos alunos, apresentando ações como o programa de alfabetização e de correção de fluxo. Já havia encontros para troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos. O acompanhamento regular pela Semed também data daquela época. No PPP é descrito ainda o acompanhamento sistematizado dos avanços do corpo discente, com diagnóstico inicial e final realizado pelo professor, bem como o acompanhamento mensal pelo coordenador pedagógico sobre o resultado das avaliações mensais feitas por meio das fichas de leitura. O texto aborda o procedimento de recuperação paralela que é realizado ao longo do ano letivo, destinado ao atendimento dos educandos com dificuldades específicas não superadas, devendo ser objeto de planejamento e acompanhamento

pela escola. O PPP traz ainda como anexos formulários de levantamento de informações, como as fichas de leitura e de acompanhamento dos alunos, sendo oriundos do programa “Gestão Nota 10” da parceria realizada com terceiros.

PPP da Escola B:

O PPP da escola B não tem o mesmo formato da escola A, porém são similares em termos de conteúdo. O ano de emissão desse documento é 2007. O PPP aborda o início de um programa em 2003 que visava “alfabetizar crianças a partir dos 6 anos, através do método da sonorização, buscando a efetivação do processo da leitura e a total qualidade educativa.” Ressalta-se que tanto o PPP como Regimento Interno tiveram a participação do mesmo diretor que ainda se encontrava no cargo quando da realização dessa pesquisa (2016). Quanto ao PPP, destacam-se os seguintes pontos:

- Quanto à Organização Administrativa:

• A Escola Municipal [B], apesar de possuir uma estrutura formal organizada, trabalha numa postura democrática e dialética; em seu regimento deixa evidentes suas diretrizes e metas, estabelecendo prioridades que devem ser consideradas por todos os segmentos da comunidade escolar, para alcançar os objetivos propostos por essa unidade. • Nesse estabelecimento de ensino, todos os problemas são tratados com

seriedade, visando a melhoria das atividades pedagógicas e administrativas.

- Quanto à Organização Pedagógica:

• O trabalho com os docentes é acompanhado diariamente pela coordenação pedagógica que, semanalmente, realiza reuniões e, bimestralmente, planeja as atividades de cada unidade, pelos segmentos do ensino fundamental; objetivando conciliar os conteúdos, os projetos, as datas comemorativas, problemas de aprendizagem, comportamento e reforço de conhecimentos. • O corpo docente desenvolve as atividades pedagógicas, através de projetos, livros didáticos e outros recursos que contribuam para a melhoria do ensino.

• A avaliação contínua tem como características os registros e a observação do trabalho do professor e a análise da aprendizagem do aluno durante todos os bimestres, visando o desempenho e envolvimento em todas as atividades realizadas em sala de aula. [grifo nosso]

- Quanto às Ações administrativas:

• Coleta dos dados estatísticos, observando o crescimento ou necessidade de melhoria de cada turma.

- Quanto às Ações Pedagógicas:

• Cumprimento do calendário escolar, com 205 dias letivos; • Observação diária do plano de aula, pela coordenação;

• Realização de reuniões quinzenais;

• Reuniões de estudo para melhoramento da prática de sala de aula, como também discussão de temas sociais, que busquem a satisfação da convivência entre educador e educando;

• Observação nos exercícios avaliativos antes de sua aplicação, percebendo sua clareza e objetivo desejado.

O PPP da escola B também possui um anexo contendo as “Competências e Habilidades Gerais por Componente Curricular”, especificamente quanto ao ensino fundamental do 1º ao 9º ano.

REGIMENTO ESCOLAR

Quanto ao regimento escolar, as duas escolas possuem documentos similares, os quais estão descritos a seguir:

Escola A:

A escola A foi criada em 1974, pertencente à rede oficial de ensino do município, mantida pela prefeitura municipal e subordinada técnica e administrativamente à Semed. O Regimento Interno foi emitido em 2008.

Escola B:

O Regimento da escola B segue o mesmo padrão da escola A. Há a informação de que a escola foi criada por lei em 1998, entretanto, uma placa de inauguração afixada na parede da própria escola data de 1975. Ambas as escolas têm mais de 40 anos de história. A manutenção e subordinação da escola B seguem igualmente como na escola A. O regimento tem ano de emissão de 2008.

Em termos gerais, os Regimentos Escolares são quase idênticos, indicando que foram elaborados a partir de um padrão, em que se destacam as seguintes definições:

Estrutura Organizacional Básica composta pelos seguintes órgãos:

Núcleo Gestor - composto por: Diretor Geral, Vice-diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário Escolar;

Serviços auxiliares – composto pela: portaria, limpeza, conservação, almoxarifado, biblioteca e merenda escolar;

Comunidade Escolar – composta pelos: docentes, discentes e técnico administrativo;

Órgãos Colegiados – constituído pelo: Conselho Escolar, Conselhos de Classe e Grêmio Estudantil;