• Nenhum resultado encontrado

Etapas do Prêmio

No documento Intercom Projeto Geral (páginas 54-57)

Mesa II Estudos de comunicação em tempos de guerra: a cobertura cabo-verdiana em contextos de conflitos

Mesa 2 – Comunicação e convergências em redes de afetos e emoções Mediador: Cicília Peruzzo (Metodista)

3. Etapas do Prêmio

O Prêmio Expocom ocorre nas seguintes etapas: Etapa local; Etapa regional e Etapa nacional. A etapa local ocorre no âmbito das IES a que se vinculam os cursos e/ou habilitações. Nessa etapa, as IES indicam previamente à Intercom a lista de trabalhos e respectivos autores para posterior inscrição no Prêmio. Na etapa local, cada IES indica um único trabalho credenciado a se inscrever em cada modalidade do Prêmio Expocom.

O aluno líder poderá ser indicado somente uma única vez pela IES, não sendo permitida a inscrição de mais de um trabalho por candidato, independente da modalidade. A indicação dos Trabalhos pela IES será feita por meio de suporte informático da Intercom. Na indicação de cada trabalho, a IES deverá informar os dados do aluno líder do grupo (nome completo e CPF) que o produziu, bem como do orientador.

A etapa regional realiza-se no âmbito do Congresso Regional de Ciências da Comunicação da Intercom, com a inscrição do candidato indicado pela IES e posteriormente com a submissão do trabalho. Em cada Congresso Regional será classificado, se houver, apenas o melhor trabalho de cada modalidade e dessa forma o ganhador tem direito a concorrer ao Prêmio Expocom na etapa nacional, no âmbito do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Dela participam os vencedores da etapa regional, devidamente inscritos, em cada categoria. 4. A inscrição

A inscrição de trabalhos indicados pela IES acontece na etapa regional, sendo realizada seguindo três passos: a) candidato faz inscrição no Congresso Regional; b) em seguida paga a taxa de inscrição; c) depois de ter confirmado o pagamento da inscrição, submete o paper e a (s) peça (s) do trabalho por meio de suporte informático da Intercom.

O aluno líder de cada trabalho indicado pela IES será o responsável pela inscrição e submissão de paper e peças. É expressamente vedada a inscrição e submissão de trabalhos por outro aluno que não aquele informado pela IES como líder de seu respectivo trabalho. O aluno líder é responsável pelo preenchimento de todos os dados solicitados no sistema informático, quando da submissão do paper e das peças, incluindo os nomes dos eventuais coautores do trabalho.

55 No ato da inscrição, o candidato apresenta um paper e a(s) peça (s) correspondente (s) ao seu trabalho, o qual deve estar enquadrado em uma das modalidades previstas.

Além de estar de acordo com os formatos multimídia, a(s) peça(as) ou produtos devem seguir especificações inerentes a sua respectiva modalidade.

Dentre os trabalhos inscritos e submetidos na Etapa Regional, serão eliminados do Prêmio Expocom aqueles que: Não tenham sido produzidos no ano anterior da realização da exposição; Não sejam aqueles indicados pelas suas respectivas IES; Não sejam produzidos no âmbito do curso e/ou habilitação análogos à categoria em que estejam inscritos; Em sendo uma peça avulsa/ individual, seja inscrita como peça periódica/ seriada/ regular/ portfólio – conjunto; Não tiverem o aluno líder inscrito no Congresso; Não postarem a peça e/ou o paper conforme regras previstas ; Não respeitarem a formatação digital dos trabalhos. O vencedor em cada modalidade da fase regional (aluno líder) terá que efetuar sua inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação conforme calendário estabelecido na chamada de trabalho para que possa participar da Etapa Nacional do Prêmio Expocom. A título de premiação, o vencedor classificado em cada modalidade (aluno líder) na etapa regional estará isento de pagamento de taxa de inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O vencedor classificado na Etapa Regional não precisa submeter novamente seu trabalho para participar da Etapa Nacional.

5. Julgamento

Na fase Regional, a avaliação é realizada somente por um júri virtual, composto por avaliadores de região distinta a do trabalho avaliado. Na fase Nacional, por dois júris: um virtual e outro presencial.

O júri virtual é composto de docentes e/ou profissionais de IES de todo o país, de associados da Intercom e de profissionais indicados pelas instituições parceiras na realização dos Congressos Regionais e/ou Nacional. O júri presencial é composto por docentes e/ou profissionais especialmente convidados pela Coordenação Nacional do Prêmio Expocom, com nomes divulgados previamente, podendo contar com membros que fizeram parte da fase virtual.

Estão expressamente impedidos de participar de qualquer um dos júris em uma dada modalidade os docentes de IES que nela tenham trabalhos inscritos. A avaliação do júri virtual será feita online, por meio de sistema informático, considerando, em suas análises, tanto as peças quanto os respectivos papers. A avaliação do júri presencial será feita mediante preenchimento de formulários considerando em sua análise a apresentação de trabalhos indicados.

São os seguintes os critérios de avaliação dos trabalhos: a. O experimentalismo.

b. A qualidade.

c. A relevância social/cultural.

d. A consistência teórica do paper e a sua coerência com a respectiva peça. e. A observância dos princípios éticos.

56 Na Fase Regional, o júri virtual indicará os cinco melhores trabalhos (se houver) em sua modalidade.

Para efeito de disseminação científica dos trabalhos e confirmação da condição de finalistas, os cinco melhores trabalhos indicados pelo júri virtual em cada modalidade devem, obrigatoriamente, ser apresentados, em sessão científica específica organizada dentro do Congresso Regional, com a presença de um coordenador em cada sessão.

O trabalho deve ser apresentado por somente um aluno. O apresentador pode ser o aluno líder ou qualquer um dos coautores do trabalho, desde que inscrito regularmente no Congresso Regional. É vedada a apresentação ou coapresentação do trabalho pelo professor-orientador, representante da IES ou por qualquer outra pessoa que não o(s) aluno(s). Os trabalhos que não forem apresentados nos termos deste artigo serão desclassificados do Prêmio Expocom.

Será vencedor na etapa regional o trabalho que obtiver a maior nota emitida pelo júri virtual em cada modalidade. Somente haverá um vencedor por modalidade. Os vencedores serão anunciados em sessão de premiação durante o respectivo Congresso Regional. Os vencedores na etapa regional estão classificados para a etapa nacional.

Como dos Congressos Regionais, na etapa nacional, os trabalhos vencedores em cada região e em cada modalidade devem, obrigatoriamente, serem apresentados em sessão científica específica de acordo com o Programa do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O trabalho deve ser apresentado por somente um aluno. O apresentador pode ser o aluno líder ou qualquer um dos coautores do trabalho, desde que inscrito regularmente no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. É vedada a apresentação ou coapresentação do trabalho pelo professor-orientador, representante da IES ou por qualquer outra pessoa que não o(s) aluno(s).

Na etapa nacional, os trabalhos serão julgados por um júri virtual e outro presencial. Será vencedor em cada modalidade na etapa nacional o trabalho que obtiver a maior média, calculada a partir das notas atribuídas pelos júris virtual e presencial.

6. A premiação

A premiação é simbólica por natureza, beneficiando os autores pela qualificação do respectivo Curriculum Vitae, o que pode repercutir em oportunidades ocupacionais disponíveis no mercado de trabalho, mas também agregando valor às instituições que associam suas imagens ao bom desempenho de seus alunos, professores e, em suma, seus projetos. O prêmio, tanto da etapa regional quanto na nacional, se materializa por meio de certificado, atestando o bom desempenho do autor, e, eventualmente, por meio de medalhas ou troféus. Os trabalhos inscritos e aceitos, tanto nos Congressos Regionais, quanto no Congresso Nacional, poderão ser publicados nos Anais dos respectivos eventos. 7. Modelo do paper: Expocom Nacional.

Os trabalhos inscritos devem apresentar um paper com fundamentados e justificados, de acordo com o modelo disponibilizado no portal e que transcrevemos abaixo alem da produto ou peça de comunicação:

57 Título: em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques;

Autoria: inserir o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal), Professor/Orientador e Instituição de Ensino Superior; Resumo: inserir o resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave: mínimo de 3 e o máximo de 5 palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

Corpo do trabalho: inserir o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. Informar (VIEIRA, 2005, p.79). Os papers poderão incluir mínimos de 05 e máximos de 10 páginas e 2000 Kbytes. Tabelas e ilustrações devem vir no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho. Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG. Inserir as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos.

Estrutura do corpo do trabalho: 1. Introdução; 2. Objetivo; 3. Justificativa; 4. Métodos e técnicas utilizados; 5. Descrição do produto ou processo; 6. Considerações Referências bibliográficas; 6. Referências

No documento Intercom Projeto Geral (páginas 54-57)

Documentos relacionados