• Nenhum resultado encontrado

4 CARACTERIZAÇÃO DAS INCUBADORAS SELECIONADAS E ANÁLISE DE

4.4 Euro Service Center – Geilenkirchen/Alemanha

O Euro Service Center (ESC) foi criado em 1993, situado em Geilenkirchen, localizada no distrito de Heinsberg, na Alemanha, cidade com 28 mil habitantes, situada perto da fronteira com a Holanda, a 20 km da cidade de Aachen. Esta é uma região rica em incubadoras, possui em torno de 14 instituições de fomento ao empreendedorismo e inovação.

Com relação ao vínculo entre o ESC e a Universidade Técnica de Aachen, este já existiu, porém, com o passar dos anos acabou se perdendo. Nas palavras dos entrevistados em regiões maiores esse vínculo se torna consolidado. Para incubadoras localizadas no interior que é o caso do ESC, com o passar do tempo acabou se perdendo. Atualmente um aluno da Universidade presta apoio para a incubadora, mas não existe exatamente uma vinculo entre a incubadora e a Universidade.

Figura 12: Localização do ESC na cidade de Geilenkirchen – Alemanha.

Fonte: Google maps (2016).

O ESC fica localizado a 37,6 km de distância da Universidade Técnica de Aachen. Os entrevistados no ESC foram o prefeito da cidade Sr. Georg Schmitz que apoia e acompanha a incubadora e também a consultora do desenvolvimento econômico da cidade e responsável direta da incubadora, Sr.ª Susanne Köppl.

No ESC não existe equipe formada, a gestão atualmente é feita pela Sr.ª Susanne Köppl. Ela desempenha a função de auxiliar as incubadas, resolvendo possíveis problemas com os projetos das mesmas, ou ainda, caso estas necessitem de auxílio para algum tipo de serviço terceirizado, a Srª Susanne é quem intermédia à negociação.

Para as empresas incubadas pelo ESC são disponibilizadas salas nas quais empreendedores podem tentar tornar suas ideias em negócios concretos.

Os entrevistados relataram que existem muitos casos de sucesso de empresas incubadas pelo ESC, e isso reflete diretamente na economia da cidade como também na geração de novos empregos. Sentem-se satisfeitos de fazer parte de um projeto que contribui com a comunidade. Números específicos não foram relatados.

Conforme relato dos entrevistados, o objetivo da incubadora é despertar o interesse dos jovens em se tornar empreendedores dando ênfase para a inovação, gerando ideias e negócios que desenvolvam a região.

A Sr.ª Susanne Köppl relatou ainda que as áreas de maior concentração dos novos negócios incubados são no segmento de prestação de serviços. Isso por que mesmo o ESC se localizando em uma cidade menor e um pouco distante dos grandes centros, viabiliza os empreendimentos, sem exigir que os empreendedores tenham que investir em grandes estruturas ou tecnologias.

Os entrevistados relataram ainda que até 1993, existiu uma organização que regulamentava as incubadoras e fez com que o setor apresentasse crescimento considerável. Mas esta realidade não chegou até o interior, o que acabou refletindo no desenvolvimento do ESC. Após 1993 a organização que regulamentava foi extinta. Assim, as incubadoras ficaram com maior liberdade para desempenhar seu papel por conta própria.

Os métodos de trabalho utilizados pelo ESC assemelham-se em parte com os observados e conhecidos no Brasil. Algumas ações desenvolvidas são similares. A incubadora além de fornecer o espaço a um custo simbólico desempenha as demais funções a seguir:

 Ajuda na procura de instalações adequadas e espaço de produção para o negócio;  Aconselhamento em relação aos financiamentos;

 Intermediação de contatos entre as empresas e as autoridades, câmaras e demais instituições governamentais;

Serviço de correio in-house;

 Secretaria central para auxilio as empresas incubadas;  Aluguel de sala de conferência e hall de exposição;  Auxilio na organização das conferências;

 Serviço de impressão e fax;

 Oferecimento de dicas de organização de empresas, ferramentas para auxiliar o empreendedor a administrar seu negócio;

Além desses benefícios a incubadora ainda desenvolve diversas feiras para que as empresas possam sanar suas dúvidas, além de poderem contar com uma empresa terceirizada de consultoria que os auxilia. Em alguns casos a incubadora busca resolver diretamente os impasses. Caso não seja possível, faz a intermediação do contato entre as empresas e as terceirizadas para resolver o problema.

Uma dessas feiras estava acontecendo no dia da entrevista e foi possível visitá-la e entender um pouco mais sobre essa ação. A feira era direcionada para os alunos do ensino médio para que esses já pudessem ir se familiarizando com as profissões e com os empresários da cidade. Havia estandes de várias empresas e também Universidades e os alunos tinham a oportunidade de conhecer essas instituições e sanar dúvidas. Essa e outras ações são desenvolvidas pela incubadora em parceria com a prefeitura e demais empresas apoiadoras.

Figura 13: Feira direcionada aos alunos.

Fonte: A autora (2016).

Na visão dos entrevistados, os momentos mais marcantes para o ESC, acontecem quando: uma empresa se consolida e consegue andar por conta própria, conseguindo expandir e desenvolver ainda mais sua comunidade e região, favorecendo na geração de novos empregos.

Os recursos financeiros para os novos negócios incubados geralmente são públicos. Para isso essas empresas participam de editais. Quando essas novas empresas necessitam de maior investimento existem outras formas de captação de recursos. Tem-se a opção de contatar empresas privadas interessadas em investir e ainda opções de financiamentos em bancos.

A prioridade do ESC para novos empreendimentos direciona-se para pessoas jovens com boas ideias de negócios. Desta forma esses são os principais clientes da incubadora. Os principais clientes são captados através de divulgação pelo site e também através das feiras promovidas na cidade.

Uma particularidade do ESC é o fato de que o período pelo qual as empresas incubadas geralmente permanecem no espaço físico oferecido é de cinco anos. Depois de findado esse tempo o ideal é que as mesmas encontrem um local próprio para se estabelecer e fortalecer seus negócios.

Pensando ainda no fortalecimento dessas empresas, o ESC compreende e valoriza o fato de que, se existir a necessidade e o espaço disponível, essas empresas incubadas possam continuar estabelecidas no prédio do ESC mesmo depois de findado o período de cinco anos, se este for um requisito para garantir a continuidade do negócio.

Os entrevistados relataram ainda que em meio às incertezas de um novo negócio nem sempre os jovens, alunos ou não, e mesmo a comunidade em geral, está muito disposta a empreender. Então se sentem satisfeitos em poder contar hoje com essas 12 empresas que estão incubadas.

Normalmente esses novos negócios após o período de incubação continuam situados na região.