• Nenhum resultado encontrado

4.2.1 I Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”

O I Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar” foi realizado no período de 06 a 10 de dezembro de 2006 na Associação do Banestado, na cidade de Matinhos, no Estado do Paraná, sob a coordenação dos professores Dr. Valdo José Cavallet, Me. Emerson Joucoski e Herrmann Vinicius de Oliveira Muller, da Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral (UFPR) e do Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE), Marcus Vinícius Lobo. Professores e pesquisadores de vários estados se reuniram para discutir tendências do ensino do Xadrez Escolar no século XXI. Com uma programação distribuída em cinco dias, participaram do evento diversos palestrantes das regiões sul e sudoeste do Brasil, que fizeram diversas trocas de experiências com professores e técnicos participantes do evento. Juntamente com o Simpósio, foi realizada a I Copa UFPR Litoral de Xadrez.

Figura 17: Cartaz do I Simpósio

Fonte: CBXE

4.2.2 II Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”

O II Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”, com o tema “Uma Abordagem Alternativa para Gestão e Avaliação Escolar”, foi realizado no período de 26 a 29 de julho de 2007 em Paranaguá, no Estado do Paraná. O evento teve como objetivo promover debates sobre os conceitos do Xadrez Escolar, por meio de palestras, oficinas e cursos, para que os professores e comunidades em geral pudessem desenvolver atividades no âmbito escolar. O evento contou com mais de 1.200 participantes, além da presença da WGM cubana Vivian Ramon.

O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE), em parceria com a Federação Paranaense de Xadrez Escolar, Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral, Instituto Superior do Litoral do Paraná, Prefeitura Municipal de Paranaguá, FUMTUR, Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá e D´VICZ Marketing Esportivo, Paraná Esportes. Juntamente com o Simpósio foi realizado o I Festival Brasileiro de Jogos

Pedagógicos que compreende a Copa D´Vicz de Xadrez Escolar (Ensino Infantil, Fundamental e Médio) e o Circuito ChessLobo de Xadrez Rápido (Absoluto e Feminino).

Figura 18: Cartaz do II Simpósio

Fonte: CBXE

4.2.3 1º Simpósio de Jogos da Mente

O 1º Simpósio de Jogos da Mente, realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2008, foi equivalente ao III Simpósio do Xadrez como Inclusão Escolar. Além disso, houve também o 1º Festival de Jogos Pedagógicos (Xadrez, Dama, Gamão, Go), que foi realizado em 13 de abril de 2008, tendo como principal objetivo oferecer aos professores capacitação nas atividades motivadoras advindas da prática lúdica, com estruturas física e didático-pedagógicas. Ambos os eventos foram realizados no SESC Maringá, no Estado do Paraná. Tendo como público-alvo professores da rede pública de ensino do estado, do município, outros profissionais da educação e de áreas afins, acadêmicos e egressos dos cursos de matemática, educação física e pedagogia, e comunidade em geral, foram oferecidos cursos de Xadrez Básico, de arbitragem, de Dama, de Gamão e de GO. O evento contou com a presença do Mestre Fide (MF) Adriano Caldeira, e o lançamento do seu livro “Para Ensinar e Aprender Xadrez na Escola” e foi promovido pela Federação Paranaense de Xadrez

Escolar, UFPR, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professor (CINFOP) e a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE).

Figura 19: Cartaz do 1º Simpósio de Jogos da Mente

Fonte: CBXE

4.2.4 IV Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”

O IV Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”, realizado entre os dias 11 e 15 de novembro de 2016, teve como objetivo o estímulo à prática do jogo de xadrez entre crianças e adolescentes, intensificando a sociabilidade entre os participantes do evento, além de incentivar o turismo esportivo e cultural em Matinhos, PR. Também teve o papel de apontar os campeões do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez das categorias sub-10, 12, 14, 16, 18 e 20 anos, absoluto e feminino da CBXE do ano. O evento ocorreu na UFPR - Campus Litoral, foi promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) e pela própria UFPR Campus Litoral, com organização da Federação Paranaense de Xadrez Escolar (FPXE) e apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos. Também contou com a apresentação do Projeto Grandes Lances da Educação.

Figura 20: Cartaz do IV Simpósio

Fonte: CBXE

4.2.5 V Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”

O V Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”, ocorreu entre os dias 31/01/2017 e 04/02/2017. Trazendo como objetivo analisar quais são as contribuições do Jogo de Xadrez, como mediador na construção do pensamento lógico, nas tomadas de decisão em situações problemas e no ensino-aprendizagem da matemática. Vai de encontro ao tema “A matemática está em tudo” da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017. Foram realizadas atividades tais como: cursos, capacitação de professores, formação de instrutores e monitores, oficinas de xadrez e matemáticas, colóquios e exibição de vídeos e filmes, uma simultânea de xadrez com o GM Fernando Cubas e palestras, sendo uma delas “O Jogo Pedagógico na Educação Matemática” sendo ministrada pela Profa. Dra. Celia Grando, Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) na época da realização do evento. Também ocorreu a Copa Brasil de Xadrez Educacional - Etapa Caiobá, da qual participaram estudantes de escolas e universidades e comunidade em geral, nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 anos. A realização foi pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE), em parceria com a UFPR e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Figura 21: Cartaz do V Simpósio

Fonte: CBXE

4.2.6 I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez

O I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, ocorreu como parte do Festival de Xadrez Sesc Caiobá, que foi organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR). Segundo o site do evento, o I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez teve por objetivos:

Conhecer e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação no uso de xadrez como instrumento educacional, pedagógico ou terapêutico;

Valorizar os esforços e fomentar iniciativas de todos os envolvidos com pesquisas em xadrez;

Estimular a troca de experiências entre pesquisadores de xadrez no Brasil; Ser um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas

propostas de pesquisa, extensão e inovação com o uso do xadrez;

Palestraram no evento nomes reconhecidos no cenário internacional como, por exemplo, o Prof. Uvencio Blanco Hernández, membro de várias comissões da FIDE, e a WGM Claudia Noemí Amura, da Universidad de La Punta (San Luis, Argentina), a primeira Grande Mestre feminina ibero-americana, bem como figuras conhecidas nacionalmente como o Prof. Dr. Wilson da Silva, organizador do livro “Xadrez e Educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico”, o Prof. Me. Léo Pasqualini de Andrade, que utiliza o xadrez como

instrumento de estimulação cognitiva e foi o idealizador do curta-metragem “Uma Aventura no Reino do Xadrez”, e também o professor Marcos Renato Cezar, que é coordenador do Programa Jogos de Tabuleiro, antigo Xadrez: Movimento Educativo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Figura 22: Cartaz do I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez

Fonte: IFPR

4.2.7 I Seminário de Xadrez Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

O I Seminário de Xadrez Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro de 2011 no Parque Anhembi, na cidade de São Paulo. O Seminário reuniu especialistas da área para discutir aspectos lúdicos, pedagógicos e científicos do enxadrismo e contou com a participação especial de um dos maiores nomes do xadrez de todos os tempos, o ex-campeão mundial GM Garry Kasparov. Além dele, estiveram presentes no evento os GMs brasileiros Giovani Vescovi e o Jaime Sunyê Neto e MI Jefferson Pelikian, o evento também teve a participação do Prof. Dr. Antônio Villar Marques de Sá, que é uma das maiores autoridades brasileiras sobre o ensino do xadrez e do Dr. Ítalo Venturelli, médico neurologista e neurocirurgião, com conhecimento nas áreas de psicanálise e psicologia aplicada à educação que estuda os efeitos do xadrez no cérebro humano.

No decorrer do Seminário, houve palestras sobre os benefícios do ensino de xadrez para a formação intelectual e neurológica da criança, a evolução da prática nas escolas brasileiras e as experiências internacionais do enxadrismo, com foco na visão da FIDE. O evento foi organizado pelo Setor - Xadrez Movimento Educativo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, cujo o responsável na época era o prof. Egnon Viana. No evento também estiveram presentes Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo na época e o Secretário de Educação da época Alexandre Alves Schneider.

4.2.8 I Seminário de Propostas Didáticas para Ensinar Xadrez na Escola

O I Seminário de Propostas Didáticas para Ensinar Xadrez na Escola ocorreu no dia 30 de outubro de 2019 no CEU Formosa na cidade de São Paulo. O Seminário teve como público-alvo professores da rede pública, coordenadores pedagógicos, diretores e outros profissionais do ensino da rede, sendo oferecidas um total de 180 vagas e tendo carga horária de 8 horas presenciais. Ele foi promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Itaquera que é vinculada à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). As vagas foram oferecidas com prioridade para os professores que desenvolviam projetos de xadrez nas unidades escolares ou que já haviam realizado os cursos de xadrez oferecidos anteriormente pela DRE. O evento teve como regentes Marcos Renato Cezar, Diego Marques Mesquita, Waldomiro Dias Machado Junior, Fernando Barboza, Rubens Roberto Rigonati, Evandro Fantoni Rodrigues Alves, Marcos Evangelista de Medeiros, Marcia de Lima Bispo, Geraldo Majela da Silva, Ari Comparini Moretti, Erika Xavier Maia, André Gonçalves Ramos e Edson Rufino Gonçalves.

Documentos relacionados