• Nenhum resultado encontrado

Experiências Curriculares

No documento PANORAMA DOS TERRITÓRIOS RONDÔNIA (páginas 61-67)

O referencial curricular de Rondônia

O governo de Rondônia desenvolveu um Referencial Curri- cular19 voltado para o ensino médio, que tem como objetivo orientar o planejamento de ensino dos professores, priorizando atividades capazes de propiciar aprendizagens significativas e, dessa forma, estabelecer estratégias para melhorar a qualidade

18 Disponível em http://www.rondonia.ro.gov.br/2016/04/110931/. Acesso em julho

de 2016.

19 O Referencial Curricular do Estado de Rondônia encontra-se disponível em fi-

do ensino e o sucesso da aprendizagem. Com base no Referen- cial, as escolas podem elaborar seus currículos adequando-os às especificidades e peculiaridades, de acordo com a etapa de ensino ofertada e/ou modalidade de ensino atendida, conside- rando também os aspectos regionais e locais.

A Orientação Metodológica para o Currículo das Escolas Esta- duais do Ensino Fundamental e Médio de Rondônia privilegia a aquisição de aprendizagens significativas e o desenvolvi- mento de competências e habilidades que devem ser instru- mentos de trabalho da escola, do professor e do aluno.

O Referencial também destaca a importância das avaliações ex- ternas, como o SAEB e o ENEM, e apresenta o SAERO (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia), modelo de avaliação desenvolvido pelo estado, conforme registrado na seção 6.1 do presente documento.

Escolas de Tempo Integral

Com as novas diretrizes para o ensino médio, o estado de Ron- dônia aderiu ao Programa de Fomento à Implementação de Es- colas em Tempo Integral, que será iniciado em março de 2017 e terá uma jornada escolar de 9h30 para mais de 6.000 estudantes do ensino médio de 10 escolas da rede estadual.

Para a implementação do Programa, a Seduc conta com a asses- soria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, que já atuou com metodologia de adoção do ensino integral em estados como São Paulo, Ceará, Piauí, Ser- gipe, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Além de estrutura física adequada para receber os alunos que terão atividades em jornada estendida, pela portaria, a carga horária curricular deverá contar tempo mínimo estabelecido para língua portuguesa e matemática, além de tempo previsto para atividades de componente curricular flexível.

O Estado de Rondônia possui perfil etário, distribuição por sexo e esperança de vida ao nascer e percentual de popu- lação vivendo em áreas urbanas e rurais próximos à média do Brasil. Em outras características socioeconômicas, foram verificadas algumas diferenças: em relação à raça/cor, mais da metade da população rondoniense é de negros (68,2%), enquanto que no Brasil esse percentual chega 53,6%; há um percentual levemente menor de pessoas vivendo em situação de pobreza no estado (14,8% em RO contra 15,2% no país) e extrema pobreza (6,4% em RO contra 6,6% no país).

Há uma porcentagem significativa de jovens que têm res- ponsabilidades que os afastam da escola ou dificultam seria- mente sua formação. Em Rondônia, 20% dos jovens já são res- ponsáveis por seus domicílios; quase 60% já trabalham; 44,9% das jovens têm filhos; e apesar da obrigatoriedade, 65,5% dos jovens estão fora da escola.

Dentro da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), que é o órgão responsável pela educação, há um total de 20 Coordenadorias Regionais de Educação.

Em relação ao desempenho estadual da educação, Rondônia oscilou seus resultados entre 2005 e 2015. No Ideb, seu de- sempenho foi semelhante ao do país e da região Norte em 2015. Já os resultados alcançados no SAEB demonstraram que, em Língua Portuguesa, o estado obteve médias superio- res em relação aos resultados nacional e regional em 2015. No SAEB Matemática, Rondônia apresentou pontuação inferior à nacional até 2013, mas em 2015 recuperou seu desempenho e ultrapassou a média do país; no comparativo com a região Norte, o estado obteve resultados superiores em todos os anos. As taxas de abandono são maiores no Estado do que no país e, no 1º ano, há menos aprovações e mais reprovações, se comparado às taxas nacionais.

As políticas educacionais desenvolvidas pelo estado de Ron- dônia revelaram diferentes Programas e Projetos (ao todo 17). Dentre eles, a maioria (09) é desenvolvida exclusivamente pela Seduc, enquanto as iniciativas desenvolvidas pelo/ou em parceria com o MEC identificadas pela pesquisa somam 03. Apenas 01 projeto é realizado em parceria com outro ór- gão governamental, e 04 iniciativas são frutos de parceria com entidades privadas. Do universo de iniciativas levanta- das, apenas 03 tratam mais especificamente de experiências curriculares. Tratam-se do Projeto Açaí, do Movimento Ron- dônia pela Educação e da Feira Rondônia Científica de Ino- vação Tecnológica (Ferocit). Não foram levantadas ações com propostas voltadas mais diretamente à gestão, e, em relação à avaliação, o Estado possui um Sistema próprio de Avaliação Externa, o SAERO, que está descrito na seção 5.1 deste do- cumento. No entanto, não foi possível acessar os resultados desta avaliação.

O Plano Estadual de Educação de Rondônia possui estrutura muito semelhante à do PNE. Em geral, ele apresenta algumas taxas inferiores àquelas definidas pelo PNE, a exemplo da Meta 14 do PEE-RO que estabelece aumento da taxa bruta de matrículas do ensino superior abaixo do indicado pelo Plano Nacional. Uma importante lacuna encontrada no PEE-RO re- fere-se à ausência de estratégias que tratem de maneira mais contundente as questões étnico-raciais e de gênero. As Metas do Plano Estadual pouco ou nada mencionam acerca destes assuntos. O tema gênero, por exemplo, não é citado em ne- nhuma parte do documento. Já em relação às avaliações ex- ternas, o Estado demonstra reconhecer papel fundamental da avaliação na “constituição de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas, destacando-se a elaboração de planejamento estratégico, a melhoria contínua da qualidade educacional, a formação continuada dos (as) profissionais da educação e o aprimoramento da gestão de- mocrática”20.

O SAERO21 deve ser encarado como uma iniciativa que está de acordo com as estratégias previstas no PEE, tendo em vista que um dos principais objetivos deste sistema de avaliação é rea- lizar o acompanhamento de todas as séries do ensino médio com a finalidade de detectar deficiências, promover orientação, planejamento e intervenção para o alcance da melhoria da qua- lidade da educação no estado de Rondônia.

21 Criado em 2012, o SAERO avalia estudantes das escolas estaduais de Rondônia

nas disciplinas de Língua Portuguesa e matemática do 2º, 5°, 6º e 9º anos do Ensi- no fundamental e do 1º, 2º e 3° anos do Ensino Médio.

No documento PANORAMA DOS TERRITÓRIOS RONDÔNIA (páginas 61-67)

Documentos relacionados