• Nenhum resultado encontrado

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DE TRANSPARÊNCIA

No documento ' ' / / / / / / / / / '/ / s, 4J? J ?° 4° (páginas 171-176)

PARTIDÁRIOS NA INTERNET

7 DIGITAL PARTIES NA AM ÉRICA LATINA?

7.1 EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DE TRANSPARÊNCIA

O capítulo anterior nos demonstrou que quando tratamos do assunto transparência entre os sistemas partidários latino-americanos, consequentemente temos o Chile como exemplo de práticas positivas. Este cenário é produto de alguns fatores que conduzem a ação partidária neste sentido.

O primeiro destes fatores é a legislação que baliza a ação dos partidos políticos no Chile. A Ley n° 18603175, que já tratava de mecanismos de prestação das contas partidárias, recebe uma série de modificações por meio da Ley n° 20915, no sentido da modernização e fortalecimento do caráter público e democrático dos partidos.

Com a nova redação, as instituições ficam obrigadas a disponibilizar e manter atualizados uma série de dados, conforme demonstra o fragmento da lei relatado abaixo.

" T Í T U L O V I

D e l A c c e s o a In f o r m a c ió n y T r a n s p a r ê n c ia

A r tíc u lo 3 6 b is .- L o s p a r tid o s p o lític o s d e b e r á n m a n t e n e r a d is p o s ic ió n p e r m a n e n t e d e l p ú b lic o , a t r a v é s d e s u s s itio s e le c t r ó n ic o s , e n f o r m a c o m p le t a , a c t u a liz a d a y d e un m o d o q u e p e r m it a s u fá c il id e n tific a c ió n y un a c c e s o e x p e d ito , lo s s ig u ie n t e s a n t e c e d e n t e s a c t u a liz a d o s , a l m e n o s , t r im e s t r a lm e n t e : ( L E Y N ° 2 0 . 9 1 5 ) 176.

Aliada a obrigação legal, o Portal da Transparência de Chile contém páginas específicas para cada partido, de maneira que é oportunizado às instituições um instrumento para publicização dos dados para além de suas páginas oficiais. Por ser um instrumento criado exatamente para esse fim, o portal tem uma estrutura bastante eficiente para a consulta dos dados, organizados em campos para os diferentes dados disponibilizados.

IMAGEM 3 - PÁGINA DO UDI NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DE CHILE

175

L e y O r g a n ic a C o n s t itu c io n a l d e L o s P a r tid o s P o litic o s d e 1 9 8 7 . D is p o n ív e l e m : h t t p s : // w w w .l e y c h i le . c l/N a v e g a r ? i d N o r m a = 2 9 9 9 4 ( A c e s s o e m 0 8 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

176 L e y n ° 2 0 . 9 1 5 - F o r t a le c e o c a r á c t e r p ú b lic o y d e m o c r á t ic o d e lo s p a r tid o s p o lític o s y f a c ilita s u m o d e r n iz a c ió n . D is p o n ív e l e m : h t t p s : / /w w w . le y c h il e . c l/N a v e g a r ? id N o r m a = 1 0 8 9 1 6 4 ( A c e s s o e m 0 9 / 0 7 / 2 0 1 9 ) - Ín t e g r a d o A r tig o 3 6 d a r e f e r id a le i e s t á e s tá e x p o s t a n o A n e x o .

F o n te : h t t p s : // w w w . p o r t a lt r a n s p a r e n c i a .c l/ P o r t a l P d T / p d t t a ? c o d O r g a n is m o = P P 0 2 6 ( A c e s s o e m 0 9 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

A concentração das páginas que efetivam os recursos de transparência do conjunto dos partidos em um mesmo local, somadas a padronização da divulgação de tais recursos, simplificam o cumprimento dos pressupostos legais de transparência aos partidos, além de facilitarem o acesso aos dados por parte da população. Esta relação é ampliada pelo bom layout e navegabilidade do portal, como visto na imagem acima. A medida em que o contato com a divulgação das atividades partidárias torna-se uma atividade mais recorrente entre a população, o fomento a práticas de transparência aumenta de maneira consequente.

Ressalta-se também a medição e veiculação anual, do Índice de Transparência en Partidos Políticos (ITPP). O trabalho é realizado pelo Chile Transparente, braço da Transparência Internacional no país, em parceria com o instituto Konrad Adenauer. O índice mensura o nível de transparência ativa dos partidos analisando 34 itens, 21 dos quais contidos na Lei n° 20915, por meio da análise de conteúdo dos websites oficiais partidários.

O índice permite conferir o grau de transparência desenvolvido pelas instituições, bem como o cumprimento dos requisitos legais pelos mesmos. Além disso, são realizadas diversas correlações e exposições gráficas, relacionando os índices obtidos com características diversas das instituições. O instrumento permite ao cidadão analisar o padrão de ação partidária no sentido da realização do accountabillity, da mesma forma que agrega capital político à medida em que os índices atingem bons patamares, ocorrendo o oposto quando os índices

permanecem baixos. Tais fatores, indubitavelmente, tornam o índice, e por consequência a instituição que a desenvolve, fatores de pressão para o emprego de recursos de transparência pelas instituições partidárias.

IMAGEM 4 - EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE TRANSPARÊNCIA COM BASE NA LEY N° 20.915, ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2018177

7 6

IC MA5 DRP PI PR1 CCS PH PAIS TODOS UDI RN PODER EVOPOL PRO PDC PC PP PEV RN PPD PS PRVS

F o n te : F I G U E R O A ; T A B IL O , 2 0 1 8 , p. 2 3 .

Interessante notarmos a evolução apresentada pelos partidos chilenos quanto ao cumprimento dos requisitos legais de transparência, entre os anos de 2016 e 2018 (FIGUEROA; TABILO, 2018, p. 22). Desse modo, os indicadores que obtivemos quanto a transparência nos websites do partidos chilenos, acompanham a tendência registrada pelo ITPP.

Para além da experiência chilena, que vem se mostrando exitosa no quesito transparência, existem outros exemplos que também podem ser relatados neste

a ~ 7Q 1 ~7Q l QH

capítulo. Em alguns países, tais como M éxico1'0, Colôm bia1' 9 e Honduras100, da mesma forma existem legislações específicas que abrangem os partidos políticos.

No caso do México e de Honduras, existem também plataformas comuns para disponibilizar as informações partidárias. Contudo, a efetividade da disponibilização

177 A b a r r a c o m t o m m a is c la ro r e p r e s e n t a o a n o d e 2 0 1 6 , e e m s e q u e n c ia a s m a is e s c u r a s o s a n o s s u b s e q u e n t e s .

170 L e y F e d e r a l d e T r a n s p a r e n c ia y A c c e s o a la In f o r m a c ió n P ú b lic a d e 2 0 1 6 . D is p o n ív e l e m h t t p s : //w w w .g o b .m x / in d e s o l/ d o c u m e n t o s /le y - f e d e r a l- d e - t r a n s p a r e n c ia - y - a c c e s o - a - l a - in f o r m a c io n - p u b lic a - m a r c o - n o r m a t iv o ( A c e s s o e m 0 9 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

179 L e y 1 7 1 2 / 2 0 1 4 . D is p o n ív e l e m h t t p : / /s u in .g o v . c o /v i e w D o c u m e n t .a s p ? r u t a = L e y e s / 1 6 8 7 0 9 1 ( A c e s s o e m 0 9 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

100 L e y d e T r a n s p a r e n c ia y A c c e s o a la In f o r m a c ió n P u b lic a . D is p o n ív e l e m : h t t p s : // o b s e r v a t o r io p la n if ic a c io n .c e p a l.o r g /e s /m a r c o s - r e g u la t o r io s /le y - d e - t r a n s p a r e n c ia - y - a c c e s o - la - in f o r m a c io n - p u b lic a - d e - h o n d u r a s - d e c r e t o - 1 7 0 ( A c e s s o e m 1 0 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

de tais dados é bastante inferior em relação ao caso chileno, como fica explícito na comparação dos índices de transparência obtidos pelas instituições desses sistemas partidários. Ressaltamos, no entanto, boas práticas presentes no sistema partidário digital hondurenho, tais como a disponibilização do quadro funcional e remuneração, e relatório de atividades de participação cidadã.

IMAGEM 5: PLATAFORMA NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA DO MEXICO -PÁGINA DO MORENA

F o n te : h tt p s : //c o n s u lt a p u b lic a m x .in a i.o r g .m x /v u t - w e b /f a c e s /v ie w /c o n s u lt a P u b lic a .x h t m l# in ic io ( A c e s s o e m 1 1 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

Podemos ainda citar algumas experiência individuais de exercício da transparência em outros sistemas partidários. Como experiências individuais nos remetemos a espaços de divulgação de informações em websites partidários, onde não fica explícita legislação específica ou plataforma comum para tanto.

No frágil sistema partidário digital argentino, a UCR disponibiliza um portal específico de transparência junto ao seu website. No portal em referência, é possível ter contato com um conjunto significativo e detalhado de informações.

Contrasta, ao menos nessa dimensão, com a precariedade existente de forma predominante entre as ferramentas digitais dos partidos argentinos.

IMAGEM 6 - PORTAL DA TRANSPARÊNCIA NO WEBSITE DO PARTIDO ARGENTINO UCR

Conocé cómo funciona nuestra organización

F o n te : h t t p : //w w w .u c r .o r g .a r /t r a n s p a r e n c ia ( A c e s s o e m 1 1 / 0 7 / 2 0 1 9 ) .

No documento ' ' / / / / / / / / / '/ / s, 4J? J ?° 4° (páginas 171-176)