• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS METODOLÓIGICAS

No documento ' ' / / / / / / / / / '/ / s, 4J? J ?° 4° (páginas 99-107)

2 PARTIDOS POLÍTICOS E SISTEMAS PARTIDÁRIOS NA AMÉRICA LATINA

4.1 OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS METODOLÓIGICAS

O objetivo de nossa pesquisa consiste em explicitar o atual quadro da ação política digital nos partidos políticos latino-americanos, observando a existência de um sistema partidário digital entre os sistemas partidários da América Latina. Nesse sentido, pretendemos também observar o nível de emprego dos recursos digitais nos websites, bem como o grau de atenção recebido e engajamento promovido nas redes sociais, tendo o sistema partidário espanhol, referência no uso das tecnologias digitais, como parâmetro para comparação e identificação do estágio das estratégias de ação digital na região.

Teremos ainda como objetivo, observar a eventual correspondência entre elementos concernentes às condições contextuais - níveis de confiança partidária, de institucionalização dos sistemas partidários, e de inclusão digital - e elementos concernentes às condições estruturais - tamanho, idade, ideologia e capilaridade - e os indicadores de uso das ferramentas digitais dos partidos políticos latino- americanos (WELP; MARZUCKA, 2016). Poderemos, com isso, compreender quais destes fatores influem no uso da internet pelas instituições partidárias, de modo a testarmos algumas das principais hipóteses presentes na literatura concernente ao tema discutidas no primeiro capítulo deste trabalho.

As análises irão se realizar tendo por base a construção de indicadores de uso das ferramentas digitais. Tais indicadores serão extraídos a partir da análise de conteúdo dos websites e da obtenção de métricas referentes à adesão e ao engajamento nas principais redes sociais dos partidos componentes dos sistemas partidários estudados.

No que diz respeito aos websites, aplicaremos uma metodologia desenvolvida com base na proposta de Gibson e Ward (2000), a qual foi ao longo

(2008), Cristina Silva (2012, 2013), Yannina Welp e Alexandra Marzuca (2016)111.

Desse modo, observamos a consolidação da metodologia em evidência, a qual já empregamos em trabalhos anteriores112, bem como na dissertação de mestrado do autor acerca da ação digital no sistema partidário brasileiro113, tendo, portanto, participado do processo de desenvolvimento da metodologia.

Os pressupostos metodológicos em referência consistem na elaboração de índices de uso dos websites, a partir de uma análise de conteúdo. Com efeito, serão extraídos quatro índices de uso que compõem as dimensões de ação digital, e que por meio de uma média irão compor um índice geral de uso denominado Índice de Website Partidário (IWP). Os quatro índices a serem extraídos serão difusão da informação, transparência, mobilização, interação, os quais estão descritos no quadro abaixo. ao aspecto monológico das mídias tradicionais, ou seja, reprodução de informações produzidas pelas direções e repassadas aos cidadãos, ou dados de dirigentes. Exemplo: documentos partidários, notícias, biografias.

Divulgação de informações que promovam o accountabilitty: posicionamento sobre assuntos específicos; dados relativos a movimentação financeira da instituição, por exemplo, gastos e receitas; dados estruturais, por exemplo, número de filiados

Espaços para angariar recursos financeiros e pessoais, recrutando militantes e sim patizantes, formulando ações dirigidas, fomentando a atuação junto a demais entidades, como

promover o debate.

Fonte: Gibson & Ward (2000) - adaptado.

A composição dos índices ocorre a partir da análise de conteúdo dos websites, verificando a existência ou não de determinada função/ferramenta, e se tal função/ferramenta apresenta uma informação completa ou incompleta (CARLOMAGNO; ROCHA, 2016). Chamamos de unidades de análise114 cada uma 2.0, os websites guardam fundamental importância sobretudo quando tratamos de instituições. Nossa discussão com a literatura demonstrou que as maiores referências da área têm os websites ainda como objeto de suas pesquisas para diversas realidades. Não existindo estudos nessa direção que abarquem a realidade latino-americana, buscamos suprir esta lacuna com a presente pesquisa. É

114

114 A m aior parte das unidades provém de uma série de trabalhos realizados nas últimas duas décadas, que lançaram mão desta metodologia de análise de conteúdo de websites, com pesquisas pautadas no uso da web pelos partidos em diversas realidades (DORNELLES, 2005; VACCARI, 2008; BECHER; BRAGA, 2013; ROCHA, 2014; GIBSON, 2015). A constante adição e modificação de tais unidades, provém das corriqueiras alterações ocorridas nas ferramentas digitais com o passar do tempo.

115 A descrição das unidades de análise componentes das dimensões de uso, e a form a de mensuração de cada uma delas, encontra-se nos quadros 7 a 12 do apêndice.

na internet, ou seja, se há fomento ao uso das potencialidades deste meio.

Acreditamos também que os websites ainda possuem grande relevância no cenário atual especialmente para as instituições, posto que, primeiramente, é por intermédio desta ferramenta que torna-se possível armazenar e disseminar informações institucionais mais completas, como os diversos documento partidários, por exemplo. É também por meio dos websites que se torna possível produzir canais de transparência realmente efetivos, algo que não seria muito funcional nas redes. Por fim, neste cenário de múltiplas ferramentas digitais, os websites tornam- se centros de distribuição para as diversas mídias oferecidas pelas instituições.

Ainda no tocante aos websites partidários, procuraremos mensurar a existência de novas formas de participação política digital junto aos partidos, ou campanhas colaborativas, designadas como citizen-initiated (GIBSON, 2015) ou party-related political engagement (VACCARI; VALERIANI, 2016). Como já mencionado anteriormente, este tipo de ação digital se refere a uma possível tendência por parte dos partidos em oferecer mecanismos para que seus simpatizantes e não simpatizantes criem materiais, opinem e promovam de forma colaborativa a mobilização em torno das instituições por meio de pautas específicas, o que significaria adequar-se a tendência emergente de atuação política mais autônoma por parte dos cidadãos.

A existência de uma plataforma que promova esse tipo de ação pode, inclusive, indicar a existência de experiências próximas ao modelo digital parties (GERBAUDO, 2018). Neste sentido, apresentaremos algumas boas práticas identificadas nos websites partidários. Estas práticas, irão pontuar a existência de aspectos pertinentes às novas tendências enunciadas pelos autores, tendo em vista que a replicação exata desses modelos não foi constatada em análises prévias para o caso da América Latina.

No que se refere às redes sociais iremos construir dois indicadores com base na coleta de métricas disponibilizadas por tais redes. O primeiro deles, denominado Nível de Atenção nas Redes (NAR), irá mensurar o grau de atenção recebido pelos partidos políticos entre as páginas oficiais nas principais redes sociais. Este grau de atenção é mensurado por intermédio da quantificação do número de

latino-americanos, o NAR será normalizado pelo número de habitantes de cada país. Dado que estamos trabalhando com partidos nacionais com representação parlamentar, o índice será construído a partir do número total de engajamentos nas online entre partidos portugueses e brasileiros (BRAGA; ROCHA; CARLOMAGNO, 2017).

Para a construção do indicador, foram consideradas as quatro redes sociais de maior relevância no cenário continental: Facebook, rede mais popular no mundo e na região; Twitter, rede com popularidade alta e com protagonismo no uso político do microblogging117; Youtube, tradicional rede de compartilhamento de vídeos, muito popular e altamente importante tendo em vista o tipo de mídia que a caracteriza118; Instagram, rede emergente que ganha popularidade pelas formas de compartilhamento de imagens e vídeos. Os dados do We Are Social119, na imagem abaixo, ilustram a importância destas redes e justificam suas escolhas.

IMAGEM 2 - NÚMEROS GLOBAIS DOS USUÁRIOS DAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS SOCIAIS PARA O ANO DE 2017 - EM MILHÕES

116

116 Curtidas nas páginas do Facebook; seguidores nos perfis do Twitter; inscrito nas páginas do Youtube; seguidores nos perfis do Instagram.

117 Camilo Aggio (2014), apesar de colocar o Facebook e o Twitter como as principais redes nas estratégias online dos partidos durante as campanhas, ressalta a im portância particular do microblogging ao campo político. A ferramenta se destaca por debates de teor político, com comentários proferidos por parlamentares, líderes partidários, jornalistas e outras personalidades, tornando a rede alvo principal das pesquisas desenvolvidas na área (AGGIO, 2014, p. 17-18).

Fonte: https://wearesocial.com/special-reports/digital-in-2017-global-overview - adaptado (Acesso em 01/08/2018).120

Isto posto, o NAR será obtido a partir da soma das métricas de atenção das redes sociais em referência:

NAR = f (curtidas no Facebook; seguidores no Twitter; inscritos no Youtube;

seguidores no Instagram)

O outro indicador irá mensurar em específico o grau de engajamento promovido pelos partidos junto aos cidadãos por intermédio do Facebook. Nesse contexto, compreendemos engajamento como formas de interação por meio dos recursos existentes na rede, que permitem demonstrar concordância ou não, reproduzir conteúdos e efetivar formas de contato com os partidos.

O Nível de Engajamento no Facebook (NEF), portanto, será composto pela soma das métricas que demonstram o grau de interação nas postagens dos partidos em período de tempo determinado (MIOLA et al, 2018). Tais métricas se configuram pelas funções curtidas, comentários, compartilhamentos e reações, que os

120 A imagem demonstra as redes escolhidas estando entre as mais populares do planeta, ao retirarmos as chinesas QQ, W echat e Qzone, o Tumblr, não popular na região, e o WhatsApp, que apesar da grande difusão e importância que adquiriu, inclusive ao meio político, possui características próprias não abordadas no presente estudo.

ações se referem ao período específico de três anos, entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, sendo extraídas por meio do software Netvizz. Temos, com isso, a seguinte configuração do indicador:

NEF = f (n° curtidas; compartilhamentos; comentários; reações de postagens entre 01/01/2015 e 31/12/2018)

A fim de superar uma vez mais as disparidades populacionais, procederemos a normalização de forma similar a empregada para o NAR, ou seja, apresentaremos o indicador em relação a população de cada país. Com efeito, os indicadores de atenção recebida nas redes e de engajamento promovido no Facebook, estarão compondo a descrição das estratégias de ação digital dos partidos latino- americanos, sendo possível compreender as disparidades regionais, e seu estágio em relação a atenção e engajamento observados entre os partidos espanhóis.

No que tange ao teste dos efeitos das condições contextuais e estruturais dos sistemas partidários no uso da web pelos partidos, o IWP, o NAR e o NEF irão se configurar como as variáveis dependentes da pesquisa. As variáveis independentes serão justamente as condições contextuais e estruturais dos sistemas partidários.

Assim, a partir do diálogo com a literatura sobre ação partidária digital, elencamos um conjunto de variáveis dependentes, as quais estão descritas na tabela a seguir:

QUADRO 4 - RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS DEPENDENTES, SUAS DESCRIÇÕES

Posicionamento dos sistemas partidários, WELP; MARZUCA, 2016;

segundo o nível de institucionalização do MAINWARING, 2018 sistem a121121

TAMANHO

Número de deputados na legislatura vigente no parlamento federal 123- partidos com menos de 2% de representação serão considerados pequenos, entre 2% e 6%, médios, e aqueles

Posicionamento no espectro político - esquerda, VACCARI, 2010;

centro e direita - tendo em vista RODRIGUES;

autodenominação ou classificação da literatura MADARIAGA, 2014 especifica.125

Grau de difusão/presença dos partidos ao longo BRAGA; ROCHA;

dos territórios nacionais. Mensurado a partir do CARLOMAGNO, 2015, número de prefeituras pertencentes às 2017

instituições no ano de 2018.

Fonte: Elaboração própria.

A comprovação da influência de tais variáveis independentes na ação digital dos partidos da região ocorrerá por intermédio de dois testes estatísticos. Para os testes referentes as variáveis dos sistemas partidários, serão realizados testes de correlação de Pearson. Poderemos compreender a existência de significância, bem

122 Cf. p. 242.

123Em caso de sistema bicameral, a mensuraçao sera efetuada junto a camara baixa.

124 Dados obtidos por meio de consulta aos websites oficiais dos parlamentos nacionais.

125 A questão da definição da ideologia partidária é um elemento de difícil mensuração, fato que se acentua quando efetuamos estudos comparados que levam em conta uma diversidade de contextos.

Rodrigo Mayer (2017), define de forma clara essa questão no que tange a América Latina:

Metodologicamente, a operacionalização da ideologia consiste em um grande desafio ao pesquisador, este pode recorrer a uma ampla gama de ferramentas para buscar com preender as

referentes aos partidos políticos, serão realizados testes de regressão linear simples. Será possível verificar a significância da correlação, e em caso afirmativo o quanto as variáveis independentes referentes as características partidárias, explicam os indicadores de uso destas instituições.

Ressaltamos, por fim, que esta metodologia vem sendo testada e aprimorada a partir de alguns trabalhos centrados tanto na realidade nacional (ROCHA, 2014;

BRAGA; ROCHA; CARLOMAGNO, 2015), como também em perspectiva comparada (BRAGA; ROCHA; CARLOMAGNO, 2017; BRAGA; ROCHA; VIEIRA, 2017).

No documento ' ' / / / / / / / / / '/ / s, 4J? J ?° 4° (páginas 99-107)