• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO V – Prática Pedagógica em Contexto de Educação Pré-Escolar

5.2. Projeto de Investigação-Ação: A Educação Ambiental na Pré-Escolar

5.2.6. Expetativas de resultados para este projeto de investigação-ação.

Tendo em conta que este projeto de IA foi colocado em prática apenas durante dois meses, não poderei evidenciar resultados conclusivos. Todavia, com base nos registos feitos nas grelhas de avaliação, posso referir algumas melhorias observadas e as expetativas que tinha acerca do efeito deste estudo em contexto prático.

Primeiramente, considero importante salientar que notei grande entusiasmo, demonstrado pela maioria do grupo, ao desenvolver atividades subjacentes às problemáticas da poluição marinha e da separação dos resíduos sólidos. Observei que as crianças tinham curiosidade pelas temáticas enunciadas e que desconheciam o impacto da poluição no meio ambiente.

Neste sentido, considero que consegui, certamente, informá-las e sensibilizá-las para as questões ambientais, tendo sido esse um dos meus principais objetivos. Mais do que pretender que as crianças adquirissem competências ecológicas, ambicionava que as mesmas estivessem informadas, sensibilizadas e tomassem consciência das consequências que as suas ações podem ter na Natureza.

Assim sendo, e tendo em consideração a observação feita, constatei que o grupo adquiriu alguns conhecimentos acerca dos efeitos que as nossas ações provocam no meio ambiente e nos animais. Além disso, ao conhecerem os ecopontos, através da visita realizada à ETTRS do Funchal e dos jogos concretizados na escola, evidenciei que as crianças desenvolveram competências ambientais essenciais, nomeadamente, na identificação dos ecopontos, na sua correta utilização e na reutilização de materiais.

Tive, ainda, oportunidade de avaliar estas aprendizagens, após a sua abordagem e exploração, através de registos em grelhas de avaliação. Desta forma, verifiquei o que as crianças aprenderam relativamente aos nomes e às cores dos vários ecopontos; aos resíduos que devemos colocar em cada ecoponto e ao que devemos fazer com as tampas de plástico, óleos alimentares, roupas e lâmpadas usados(as).

No Gráfico 2 é possível observar os dados relativos à grelha de avaliação sobre os nomes e as cores dos ecopontos22.

Gráfico 2 – Os conhecimentos das crianças acerca da cor e das designações dadas aos

vários ecopontos.

Podemos verificar que a grande maioria das crianças conseguiu identificar corretamente a cor e a designação dada a cada um dos ecopontos existentes. Mais precisamente, 19 crianças identificaram o “embalão” como o ecoponto amarelo; 22 identificaram o

22 Consultar o Apêndice 6. 19 22 21 20 19 5 2 3 4 5 0 5 10 15 20 25 Ecoponto Amarelo "Embalão" Ecoponto Verde "Vidrão" Ecoponto Azul "Papelão" Ecoponto Vermelho "Pilhão" Ecoponto Preto "Lixo Comum ou Indiferenciado"

Qual o nome e a cor dos ecopontos?

“vidrão” como o ecoponto verde; 21 identificaram o “papelão” como o ecoponto azul; 20 identificaram o “pilhão” como o ecoponto vermelho e, por fim, 19 identificaram o “lixo comum/indiferenciado” como o ecoponto preto.

No que diz respeito aos conhecimentos acerca dos resíduos que devemos colocar em cada ecoponto23, atendendo ao Gráfico 3, é possível evidenciar que a maioria das crianças identificou corretamente o que devemos colocar nos ecopontos: “embalão” (embalagens de plástico e metal), “vidrão” (embalagens e garrafas de vidro), “papelão” (papel e cartão) e pilhão (pilhas).

Gráfico 3 – Os conhecimentos das crianças acerca do que devemos colocar em cada

ecoponto.

Em relação ao lixo comum/indiferenciado, registam-se valores menos discrepantes, visto que 13 crianças identificaram que os restos de comida se colocam nesse ecoponto, enquanto 11 não souberam identificar corretamente esse aspeto; 11 souberam identificar

23 Consultar o Apêndice 7. 17 14 19 18 19 13 11 12 4 7 10 5 6 5 11 13 12 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20

O que devemos colocar em cada ecoponto?

que as beatas dos cigarros são colocadas no lixo comum e, por fim, 12 crianças identificaram que os lenços sujos se colocam neste. É de mencionar que quatro crianças acrescentaram que no lixo comum/indiferenciado podemos colocar, também, caixas de pizza, que apesar de serem de cartão, se encontram sujas com gordura alimentar e não podem ser colocadas no “papelão”.

Relativamente aos conhecimentos das crianças acerca do que devemos fazer com as tampas de plástico24, no Gráfico 4 é possível constatar que 17 crianças responderam que as tampas devem ser levadas para a escola, visto que na mesma é feita a recolha seletiva destes resíduos.

Gráfico 4 – Os conhecimentos das crianças acerca do que devemos fazer com as tampas

de plástico.

Na questão acerca do que devemos fazer com os óleos usados25, verifica-se, com base no Gráfico 5, que 17 crianças responderam que devemos levá-los para a recolha seletiva feita pela escola. 24 Consultar o Apêndice 8. 25 Consultar o Apêndice 8. 17 7 0 5 10 15 20

Levar para a recolha feita pela Escola

O que devemos fazer com as tampas de plástico?

Gráfico 5 – Os conhecimentos das crianças acerca do que devemos fazer com os óleos

usados.

No que se refere ao conhecimento acerca do que devemos fazer com as roupas usadas26 (Gráfico 6), podemos verificar que 15 crianças responderam que devemos levá-las para a recolha seletiva da escola ou que podemos dá-las a quem mais precisa.

Gráfico 6 – Os conhecimentos das crianças acerca do que devemos fazer com as roupas

usadas.

Por fim, relativamente ao conhecimento das crianças sobre o que devemos fazer com as lâmpadas usadas/fundidas27, ao analisar o Gráfico 7 constata-se que 16 crianças responderam que se deve levá-las para a recolha feita pela escola.

26 Consultar o Apêndice 8. 27 Consultar o Apêndice 8. 17 7 0 5 10 15 20

Levar para a recolha feita pela Escola

O que devemos fazer com os óleos usados?

Identificou corretamente Não identificou corretamente

15 9 0 5 10 15 20

Levar para a recolha feita pela Escola ou dar a quem mais precisa

O que devemos fazer com as roupas usadas?

Gráfico 7 – Os conhecimentos das crianças acerca do que devemos fazer com as

lâmpadas usadas/fundidas.

Tendo em conta estes dados avaliativos, julgo que as atividades que desenvolvi contribuíram, positivamente, para a EA das crianças. Finalmente, importa acrescentar que tomei conhecimento de que algumas crianças transmitiram aos seus familiares as aprendizagens adquiridas ao longo das atividades realizadas na sala. Em conversas informais com alguns pais, percebi que em casa as crianças incentivaram os seus familiares a fazerem a separação dos resíduos e a depositarem os mesmos nos seus respetivos ecopontos. 16 8 0 5 10 15 20

Levar para a recolha feita pela Escola

O que devemos fazer com as lâmpadas usadas/fundidas?