• Nenhum resultado encontrado

Na análise dos dados produzidos por este instrumento, é preciso que se leve em conta que as informações da Parte I são adequadas para se obter uma visão ampla da variação de ideias exibidas por todo o grupo. Já os constructos semânticos encontrados nos “grupos” da Parte II e nos “rankings” da Parte III fornecem uma versão mais pessoal e exclusiva dos significados-chave inerentes ao campo semântico de uma representação social. As Partes II e III, assim, oferecem as informações mais condensadas e mais sistematizadas (TSOUKALAS, 2006).

Diante disso, o próprio Tsoukalas (2006) indica que os resultados da pesquisa podem ser analisados de várias maneiras. Ele sugere como possibilidade estudar os índices de incidência produzidos na Parte I comparados com a classificação das palavras da Parte III, a fim de verificar se existe alguma correlação sistemática entre elas e se essa correlação é significativa. Diante do enorme número de dados e do pouco tempo de pesquisa para um mestrado, decidi por esta forma de análise e por excluir desta dissertação os resultados oriundos da Parte II uma vez que os objetivos de pesquisa podem ser satisfeitos sem esses dados, os quais poderão integrar um artigo no futuro.

Enfatizo que o objetivo desta pesquisa é perceber como gênero perpassa os signos representacionais observados nos dados e como se dá esse processo. Logo, não somente o que se repete e tem alto grau de significação é importante. Assim, no grande universo de evocações fiz leituras sucessivas e atentas com duas finalidades: homogeneizar algumas palavras de forma a não alterar os sentidos das evocações2 e identificar categorias que emergiam dos dados com o olhar de gênero. Ao alimentar uma planilha do Excel, encontrei regularidades e padrões presentes nos dados e escrevi palavras ou frases que representavam esses tópicos, compreendidas como categorias de codificação (BOGDAN; BIKLEN, 2013).

Emergiram dos dados, assim, cinco categorias: Natureza da Profissão; Condições Pessoais para o Exercício da Profissão; Cuidado/afetividade; Desvalorização e Enfrentamento; e Marcas Explícitas de Gênero.

2 Apesar de ser esta uma tarefa que acaba retirando de algumas representações certas

A primeira categoria representa o conjunto de evocações próprias do universo profissional da Pedagogia. A segunda se relaciona a representações sociais que têm caráter geral e se aplicam a toda e qualquer profissão como comprometimento e responsabilidade, as mais evocadas nesta categoria. A terceira emerge em consonância com a teoria que realça como explicação para a feminização do magistério a sua forte associação ao cuidado e à afetividade. A quarta é um grupo de representações sociais que reforçam noções de categoria profissional marcadas pela desvalorização e pelo chamamento ao enfrentamento a esta condição. A última categoria obteve poucas evocações, mas que demonstram associações explícitas a noções de gênero.

Para o tratamento dos dados produzidos, fiz uso de recursos do computador, pois a “maior parte dos programas de processamento de texto têm opções de procura de palavras ou capacidades de indexação que permitem ao investigador localizar palavras ou códigos-chave em ficheiros de texto” (BOGDAN; BIKLEN, 2013, p. 239). Assim sendo, desenvolvi o tratamento dos dados da Parte I de forma distinta da Parte III, demandando o uso de duas ferramentas computacionais de análise distintas.

Na primeira usei os recursos do Excel3 para contar a frequência das evocações da Parte I. Separei os resultados, primeiro, em um grupo geral com todas as evocações geradas no total, depois por turmas, depois por cada etapa da Parte I. A análise da Parte I se baseia na classificação da incidência de cada evocação, para assim, ao perceber indícios, fazer análises qualitativas mais contextualizadas dos dados produzidos em cada instrumento respondido. O objetivo foi perceber por meio dos dados gerais de incidência como essas representações são relacionadas na árvore representacional. Quanto à árvore representacional tentei percebê-la em suas três etapas: 1. Seleção dos três constructos inicial; 2. Relação destes com “profissional da Pedagogia” fazendo surgir mais nove palavras; 3. Produção de 27 outras relacionadas às produzidas anteriormente.

Depois das divisões dos resultados, dentro de cada etapa também os separei por identidade de gênero, para permitir comparações entre estas divisões e pelas categorias.

3 O Excel é um aplicativo que permite a criação e o gerenciamento de planilhas

eletrônicas. Ele facilita o cálculo de números e gera gráficos com base nos dados lá inseridos e identifica padrões e tendências facilmente com barras de dados, codificação por cores e ícones (MICROSOFT, 2020, s/p).

Na Parte III do questionário foi utilizado o software openEvoc, criado por Hugo Sant’anna (2012), um programa baseado na abordagem estrutural das RS. Trata-se de um programa que tentou simplificar o Evoc, outro software de análise das representações sociais, e foi desenvolvido em português. Faço uso especificamente do seu recurso de análise e visualização de dados a partir de funções básicas da estatística descritiva (SANT’ANNA, 2012). Na primeira etapa, como a construção das evocações é feita pelos sujeitos sem noções hierárquicas, julguei que era mais importante perceber como ocorriam os significados e relações entre as representações e fazer análises de base quanti-qualitativas. Contudo, na segunda etapa, preocupei-me em fazer uma análise das representações sociais, não só quanto à frequência, mas também quanto à ordem de evocação (o grau de importância em que ela aparece no instrumento), percebendo sua organização, para comparar o resultado com as análises da primeira etapa.

Assim, inseri os dados das quatro últimas palavras evocadas no ranking da Parte III por cada um dos/as participantes no software e ele processou e construiu o quadro de frequências e da ordem de evocação. Limitei-me às quatro últimas palavras por ser nelas possível visualizar qual é a mais importante para o sujeito, assim como a segunda. As duas palavras/frases curtas restantes utilizei na ordem de aparição.

Uma vez produzido o quadro, as análises compararam o grau de incidência das evocações e das categorias na primeira etapa com os resultados da segunda etapa, demonstrando os produtos e os processos das representações sociais e suas relações com gênero.

3 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A: ANÁLISE DE RESULTADOS

Antes de dar início à apresentação dos dados produzidos, anuncio que as análises que se seguem fazem uso da categoria analítica de gênero ao olhar as evidências da interação das RS com as relações sociais firmadas nas diferenças entre os sexos, demonstrando, sistematicamente, como os símbolos, conceitos, normas e identificações profissionais aparecem (SCOTT, 1995).

Uma vez que o objetivo do Levantamento Representacional é a produção de uma cadeia de significados associados, capazes de capturar o conteúdo semântico, a organização e o núcleo central das RS, estruturo assim minhas análises de resultados.

Dito isto, a primeira seção consiste no mapeamento dos conteúdos semânticos das RS associados à proliferação de significados, tendo em conta seus processos de ancoragem e objetificação. Já na segunda, ao fazer uso da abordagem estrutural das RS, organizo as análises com o auxílio do openEvoc para indicar a relação do núcleo central com os elementos periféricos que constituem a representação da identidade profissional dos/as participantes. Assim, mostro os signos representacionais que emergem do campo e seu processo de organização com o uso analítico do conceito de gênero.

3.1 Elicitações livres e a árvore representacional: como gênero atravessa