• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – OS CASOS ESTUDADOS

4.2. Análise de Práticas e Modelos na Construção Civil

4.2.3. Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da Produção Enxuta

De acordo com as respostas obtidas com base nos 49 questionários que foram respondidos pelos entrevistados até 3/12/2015, foram analisadas as seguintes percepções. Sobre a posição na empresa, aproximadamente metade são gestores (proprietários e gerentes) e a outra metade são técnicos como engenheiros, arquitetos e outras categorias. Aproximadamente 90% possuem nível superior ou pós-graduação/mestrado/doutorado, portanto, são capazes de analisar a adoção das práticas lean pelas empresas. Mais de 40% dos respondentes afirmaram o conhecimento de suas empresas acerca da construção enxuta, porém, apenas 30% a utilizam. Aplicando a segunda parte do questionário, a prática considerada mais importante para a adoção da filosofia de gestão enxuta nas empresas de construção civil foi a de entender a exigência do cliente, portanto, o mercado e a prática considerada menos importante foi a de que perdas a curto prazo afetam a tomada de decisão, mas são menos importantes do que perseguir objetivos de longo prazo.

De acordo com as respostas obtidas com base nos outros 21 respondentes, que afirmaram que suas empresas conhecem a construção enxuta, foram analisadas as seguintes percepções. Aproximadamente 60% são gestores (proprietários e gerentes), quase 85% possuem nível superior ou pós-graduação/mestrado/doutorado, mais de 60% das empresas operam há mais de 10 anos no mercado e mais de 60% utilizam a construção enxuta.

Analisando a segunda parte do questionário, a prática considerada mais importante foi a de analisar e entender completamente o problema, antes de tomar decisões. A prática considerada menos importante foi a de que perdas a curto prazo afetam a tomada de decisão, mas são menos importantes do que perseguir objetivos de longo prazo. Há uma tendência da indústria da construção civil do estado do Rio de Janeiro por foco no curto prazo.

Comparando o ranking das práticas nas análises dos 49 e dos 21 respondentes, os fatores críticos de sucesso para que a filosofia de gestão enxuta possa ser adotada pelas empresas do setor da indústria de construção civil do estado do Rio de Janeiro, num horizonte de 10 anos, podem ser compilados no Quadro 4, apresentado a seguir.

Práticas consideradas fatores críticos de sucesso para adoção da filosofia de Gestão Enxuta pela indústria da construção civil do estado do Rio de

Janeiro

Sustentar um propósito constante (visão, missão e valores da empresa) Entender a exigência do cliente é trabalho prioritário

Layout da obra é organizado para melhorar o fluxo de materiais e movimentação de empregados para minimizar desperdícios devido ao movimento, deslocamento e viagens

Atividades diárias de trabalho são planejadas para equilibrar a disponibilidade de material, mão de obra, disponibilidade de máquinas e carga

Prevenir para que atribuições com defeito ou "sem inspeção" não entrem no próximo processo

Ajudas visuais são adotadas para fazer com que desperdícios, problemas e condições anormais fiquem rapidamente aparentes para funcionários Sinalizações apropriadas são usadas para identificar layouts, trânsito, preocupações de segurança, etc

Nova tecnologia deve apoiar os valores da empresa

Nova tecnologia deve demonstrar seu potencial para melhorar processos Os líderes são motivados a inspirar as pessoas para alcançar objetivos

Os líderes vão separar tempo para compreender os problemas e causas raiz antes de agir

Os líderes devem compreender a política e procedimentos da empresa, e comunicar estas aos membros da sua equipe

Selecionar a melhor pessoa para um determinado trabalho

Treinamento é fornecido para equipar os empregados com as habilidades necessárias antes de serem atribuídos ao trabalho

Resolver o problema, indo para os lugares (por exemplo, o local da construção), onde os problemas são descobertos

Analisar e compreender completamente a situação antes de tomar decisões Usar metodologias apropriadas de solução de problemas (por exemplo, 5 porquês Whys) para determinar a causa raiz do problema

Reflexão sobre erros (por exemplo, defeitos, retrabalho, questões de segurança etc) em uma base regular

Quadro 4. Práticas a serem priorizadas como fatores críticos de sucesso. Fonte - Freitag, 2015.

4.2.4. Propostas de Etapas para Implantação da Produção Enxuta na Construção Civil

A partir do estudo, elaborou-se abaixo uma sugestão de etapas para implantação da Produção Enxuta em uma empresa de construção civil.

4.2.4.1. Comprometimento da Alta Administração

• Garantir o comprometimento da alta administração na empresa.

• Responder um questionário sobre a Produção Enxuta pelo corpo gestor das diversas áreas da organização.

• Com base no questionário, elaborar um diagnóstico da empresa, por meio de conversas de alinhamento com os gestores entrevistados.

• A partir do diagnóstico, começar a transformação com um projeto piloto para superar o ceticismo prevalente entre chefias, de modo que os gerentes e trabalhadores da linha de frente percebam a necessidade de mudanças e a efetividade da Produção Enxuta. • Estabelecer um planejamento de curto, médio e longo prazo, com as práticas, técnicas

e ferramentas adequadas para cada fase.

• Garantir o alinhamento estratégico, escolhendo uma operação de fluxo contínuo e de grande importância para a empresa (ex.: maior gerador de receita).

• Separar recursos financeiros e escolher fornecedores de comprovada qualidade para apoiar a implantação do projeto piloto.

• Definir gestor responsável pelo projeto, a fim de garantir que seja atingido o prazo e resultados esperados com o projeto piloto, utilizando indicadores financeiros e não financeiros.

4.2.4.3. Princípios, Práticas e Ferramentas (curto prazo)

Just-in-time, Ferramenta de visualização, Mapeamento do fluxo de valor, 5S, Abordagem puxada, Kanban, Kaizen.

4.2.4.4. Cinco S (5S)

• Iniciar com a documentação de processo da operação e campanha 5S, porque esta envolve a necessidade de padronização e gestão visual, princípios chave da filosofia da Produção Enxuta.

• Após observação da operação, realizar workshops com os funcionários da linha de frente para discutir resultados, explicar os conceitos básicos de 5S e os sete tipos de desperdícios.

4.2.4.5. Kanban

• Manter o material perto das estações de trabalho, gerando um inventário (descrição do produto, quantidade existente e o local onde se encontra) para cada uma e desenvolvendo Kanban, um sistema de agendamento usado em operações para alcançar o Just-In-Time.

4.2.4.6. Trabalho Padronizado

• Para cada tarefa, estabelecer um procedimento de trabalho padrão, fornecendo instruções passo a passo para garantir que os trabalhadores sigam as melhores práticas.

• Qualquer desvio do padrão significa uma situação anormal, geralmente causada por problemas. O papel do gestor é reconhecer o desvio, descobrir as causas raízes, certificar-se de que foram corrigidos rapidamente e restabelecer o trabalho padronizado.

4.2.4.7. Mapeamento do Fluxo de Valor

• Desenhar o mapa do fluxo de valor no estado atual.

• Depois do 5S, aproveitar os bons resultados para desenhar o mapa do estado futuro. • Reunir a equipe semanalmente para desenvolver planos de Kaizen (melhoria),

coordenar treinamentos e avaliar os progressos realizados, durante o projeto piloto. • Durante o projeto, utilizar ferramentas de simulação para orientar o processo de

implantação da Produção Enxuta, antes de experimentar a mudança real.

• Utilizar trabalhadores que estiverem sobrando no mapa do fluxo de valor em outras áreas da organização.

• Utilizar o mapa do estado futuro como um guia para otimizar o processo de produção e reduzir o tempo takt.

4.2.4.8. Princípios, Práticas e Ferramentas (médio e longo prazo)

• Reuniões diárias da equipe, Análise de valor, Gestão da qualidade total, Manutenção preventiva total, Seis Sigma.

4.2.4.9. Comunicação

• Ao longo de todo o ciclo de vida do projeto piloto, comunicar a evolução e resultados do projeto de forma adequada, a fim de despertar o interesse dos colaboradores de outras áreas e manter motivado o time de implantação do projeto piloto.

4.2.4.10. Treinamento

• Num primeiro momento, prover treinamento sobre a filosofia da Produção Enxuta, seus princípios, práticas e ferramentas, para a alta administração, gestor e equipe de implantação do projeto piloto.

• Num segundo momento, treinar os gestores e trabalhadores da linha de frente das outras áreas da empresa.

Documentos relacionados