• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – REVISÃO DA LITERATURA

2.10. Fluxo Contínuo

O fluxo contínuo de uma linha de produção se caracteriza quando as operações anteriores param quando uma das operações para de trabalhar. Segundo Marodin e Saurin (2013 apud Figueiredo 2015), a produção e o transporte em lotes menores, que utilizam e objetivam o fluxo unitário, otimizam e facilitam as conexões de tempo. Com isso, reduzem os estoques e liberam área do layout para o processo produtivo.

2.11. Trabalho Padronizado

A divisão do trabalho no sistema de produção enxuta visa à adequação dos elementos de trabalho ao tempo de produção de cada item da demanda. As atividades são alocadas da melhor forma entre os funcionários para reduzir a movimentação e a espera desnecessárias entre os processos (Marodin e Saurin, 2013 apud Figueiredo 2015).

Marchwinski e Shook (2007) dividem os movimentos dos funcionários nos processos produtivos em: ações que criam valor, necessários para a fabricação do produto; trabalho incidental, que são os movimentos feitos na fabricação do produto, mas que não agregam valor sob o ponto de vista do cliente; e desperdício, que não criam valor e que podem ser eliminados. O trabalho padronizado pode variar de acordo com os processos, contudo devem ser mantidos os níveis de qualidade, produtividade, segurança e ergonomia. Além disso, é a base para a melhoria contínua, em que pode ser analisado o processo como um todo e identificar oportunidades de otimização.

2.12. Sistema Puxado

O sistema de produção puxada conduz o processo produtivo para que cada atividade utilize os recursos e componentes da atividade anterior apenas no instante e nas quantidades necessárias para o uso imediato. Dessa forma, evita o estoque em excesso e controla a demanda da produção (Alvarez et al, 2001).

O processo é gerenciado pelo Kanban, que são sinais claros e visíveis que emitem a ordem de produção e auxiliam os funcionários na linha de produção. O Kanban pode ser uma

luz, um espaço vazio, um carrinho, cartões, entre outros. Independente da maneira que é apresentado, o Kanban tem como objetivo eliminar os estoques intermediários, reduzindo os custos e aumentando a produtividade na produção em massa (Riezebos, 2013).

O Kanban atua nas funções de planejamento e controle da produção, com atividades de programação, acompanhamento e controle da produção. Com isso, é possível acelerar os lead times da produção. A produção e movimentação de itens são administradas pelos próprios operadores, proporcionando um controle em nível de chão de fábrica.

A logística possui o objetivo de colocar os recursos certos no local certo, na hora certa para obter sucesso na produção, através da administração, gerenciamento, planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadoria e informações.

Desperdícios como movimentação, espera, transporte e estoque são influenciados pelo sistema logístico e, com isso, a logística Lean é uma ferramenta essencial para eliminá-los ou reduzi-los. Para o processe logístico ser reestruturado e implantado na empresa, o mercado deve ser levado em consideração na análise estratégica (Alves; Santos, 2013).

Como resultado, tem-se o aumento das atividades e ações que agregam valor ao cliente. Além disso, ocorre a redução dos custos diretos da logística de abastecimento, custo das paradas de produção e estoques. O sistema de logística interna enxuta influencia de maneira positiva os indicadores de desempenho do sistema produtivo como a flexibilidade, a qualidade ou tempo de entrega (Marodin; Eckert; Saurin, 2012 apud Figueiredo 2015).

CAPÍTULO 3 – METODOLOGIA

3.1. Método de Pesquisa

O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa do referencial teórico para a delimitação do tema abordado, através de artigos nos periódicos da CAPES e em sites de busca. O período de busca foi entre abril e julho de 2016. Após a leitura e análise do material pesquisado, foram selecionados os artigos, livros e dissertações de acordo com a estrutura do

trabalho feito. O material pode ser estratificado por tipo de acordo com o Gráfico 1 e, em sequência, o Gráfico 2 apresenta a divisão de acordo com a data de publicação.

Gráfico 1. Material Bibliográfico por tipo Fonte - Elaborado pela autora (2016)

Como pode ser observado, a maior parte do material selecionado e utilizado são teses, dissertações e monografias nacionais, disponibilizados em diversos periódicos e anais de congressos.

Fonte - Elaborado pela autora (2016)

Na análise do Gráfico 2, é possível observar que 40% dos documentos do referencial bibliográfico foram publicados entre 2001 e 2016. Após essa análise, foi possível selecionar quais materiais e pesquisas seriam melhor utilizados na revisão bibliográfica.

A partir do material utilizado na revisão da literatura, foi feita a análise das práticas e modelos da Produção Enxuta em dois cenários: no setor da construção civil e em uma indústria automotiva.

Os estudos foram realizados a partir das informações encontradas com a utilização do questionário e seus resultados aplicados a empresas da construção civil do Rio de Janeiro e a partir dos resultados identificados no estudo de caso de uma empresa da cadeia produtiva da indústria automotiva

Os dados utilizados do setor da construção civil foram retirados da tese de Pós- doutorado “Fatores Críticos de Sucesso para Adoção da Gestão “Enxuta” pela Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro” de Alberto Eduardo Besser Freitag (2015) e os dados acerca da implantação da Produção Enxuta na indústria automotiva foram retirados da dissertação de Mestrado “Análise de Métodos e Práticas Lean Manufacturing em uma Linha de Montagem de uma Empresa do Ramo de Autopeças” de Oydil Cesar de Figueiredo (2015).

3.2. Fases do Projeto

O estudo pode ser dividido em três etapas para sua estrutura. A primeira etapa é a Pesquisa Exploratória; a segunda etapa é a Formulação e Aplicação dos Instrumentos de Pesquisa e, em seguida, a Análise dos Resultados.

A Pesquisa Exploratória foi feita para levantamento de dados e informações acerca do tema abordado, de acordo com a situação problema estudada. A pesquisa foi feita através de um levantamento bibliográfico de informações relacionados com a Produção Enxuta, para formular a estrutura do trabalho, a análise do problema e a melhor maneira de implementação do assunto.

Em seguida, na Formulação e Aplicação dos Instrumentos de Pesquisa, foi selecionada a melhor maneira de implantação do tema, através da identificação e descrição das práticas adotadas em estudos de caso na indústria da construção civil e na cadeia produtiva da indústria

automotiva. Com isso, foram definidos os tópicos a serem abordados e os métodos a serem analisados.

Por fim, a Análise dos Resultados tem início com a análise dos modelos e das práticas utilizadas tanto no setor da construção civil, quanto na indústria automotiva. A partir dos dados apresentados, o processo de implantação em cada indústria é identificado, levando em consideração os conceitos estudados. A partir desta análise, foi possível identificar as melhorias nos processos de cada indústria e a eficiência de cada método e aplicação.

Documentos relacionados