• Nenhum resultado encontrado

FCL Fundação Cidade de Lisboa

No documento Guia das ONGD - 2014 (páginas 107-110)

A ONGD

A Fundação Cidade Lisboa é uma Instituição de Direito Privado, constituída por Escritura Pública em 10 de Janeiro de 1989 e reconhecida por Portaria publicada no Diário da República, II Série, nº 92, de 20/04/89;

É uma Instituição de Utilidade Pública, por Declaração publicada no Diário da República, II Série, nº 166, de 21/07/89;

As suas actividades foram reconhecidas de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura, estando, assim, ao abrigo da Lei do Mecenato;

É uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, reconhecida como tal pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua;

Está acreditada como entidade formadora pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social;

Está representada no Conselho de Administração e de Patronos da Fundação Arpad Szénes-Vieira da Silva e é membro fundador da Fundação Portugal - África;

É membro do Centro Português de Fundações, do European Foundation Centre e da Plataforma das ONGDs Portuguesas;

Tem como seu Presidente Honorário, S. Exa. o Presidente da República.

A Fundação Cidade de Lisboa surgiu da iniciativa do Engº Nuno Krus Abecasis e do empenhamento cidadão de vinte e três personalidades, que aceitaram o encargo de construir, valorizar e divulgar a Cidade, as suas ligações com Portugal e com outras cidades do mundo, tornando-a, cada dia mais, um grande e aberto centro de convívio e de realização pessoal, aproximando todos os falantes da língua de Camões, não só pela expressão, mas também pelos profundos sentimentos humanitários partilhados e que em todos se manifestam.

Missão

Tem como objecto a promoção e defesa dos valores culturais, artísticos, monumentais, turísticos, etnográficos, educativos e sociais da Cidade de Lisboa, bem como o estímulo ao estudo da realidade urbana em geral e o desenvolvimento de relações e intercâmbio entre Lisboa e outras cidades, a nível nacional e internacional, nomeadamente com as de língua oficial portuguesa ou em que vivam significativas comunidades portuguesas.

Metas e Objectivos

Desde a sua criação, em 1989, que a Fundação Cidade de Lisboa assumiu como valores orientadores da sua actuação a promoção da língua e da cultura portuguesa, a valorização da diversidade cultural lusófona, o reforço da coesão social e a formação e qualificação das pessoas.

Dando cumprimento a esses objectivos, desenvolve, desde 1990, o projecto “Colégio Universitário da Cooperação - Nuno Krus Abecasis” que concede bolsas de estudo a estudantes oriundos dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa, alojando-os em residência própria, preparando-os academica e culturalmente para regressarem aos seus paises de origem e aí exercerem a sua actividade profissional, desempenhando uma verdadeira e eficaz acção motora no sentido de dinamizar a sociedade e de contribuir, tanto quanto possível, para o desenvolvimento auto-sustentado dos seus países.

obrigatória de um programa cultural organizado pela F.C.L., e, ainda, a componente profissional, através da realização de estágios de trabalho junto de empresas e instituições ligadas ao projecto. Destina-se a jovens a frequentar cursos superiores em universidades sediadas na área metropolitana de Lisboa.

Em 2010, deu início ao projecto “Formar no Feminino”, na Ilha de Santo Antão, direccionado para as mulheres mais desfavorecidas e desempregadas, visando a formação/capacitação nas seguintes áreas: monitoras de apoio à primeira infância, promotoras de saúde sexual e reprodutiva e em empreendedorismo. As três formações incluem uma componente de sensibilização em saúde materno-infantil. Espera-se, com estas acções, reduzir a pobreza, aumentando a capacidade de empregabilidade feminina.

Em 2012, deu continuidade ao projecto “Formar no Feminino” com mais três acções de formação/ capacitação a mulheres desempregadas e em situação de vulnerabilidade, nas áreas de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, em técnicas de elaboraçãode projectos e em associativismo.

No âmbito da divulgação e do ensino da língua e da cultura portuguesa, realiza em Goa, nas cidades de Panjim e Margão, desde há 16 anos consecutivos, cursos de português, língua e cultura e, a partir de 2010, estende estes cursos às cidades de Calangute e Mapussá e a partir de 2013 também na cidade de Vasco da Gama.

No campo editorial, a Fundação Cidade Lisboa entende, desde o seu início, ser sua missão revelar, através da publicação de livros, as razões profundas do modo dos portugueses estarem no Mundo e de terem sido capazes de criar, através dos séculos, formas de convívio com outros povos. Nesse sentido, têm sido dadas à estampa várias obras de reconhecido valor.

Para além dos projectos próprios, a Fundação Cidade de Lisboa tem apoiado inúmeros projectos de carácter sócio-cultural realizados tanto em Portugal como nos PALOP e em Goa sempre que os mesmos se revelarem importantes no desenvolvimento e na ajuda das populações carenciadas, tendo sempre em conta os seus fins estatutários.

Contactos

Sede: Campo Grande, 380 - 1700-097 Lisboa Telefone: 21 756 82 41 * Fax: 21 756 82 48

E-mail: fcl@fundacaocidadedelisboa.pt * Website: www.fundacaocidadedelisboa.pt Dados Institucionais

Data da criação: Janeiro de 1989

Natureza Jurídica: Instituição de Direito Privado

Responsável máximo: Álvaro Pinto Correia, Presidente do Conselho de Administração A FCL é também:

Fundação.

Países de Actuação

Cabo Verde, Índia – Goa e Portugal. Áreas de Actuação

Cooperação para o Desenvolvimento.

Sectores de intervenção dos projectos e acções Cultura

Educação formal/Educação não formal/Alfabetização, Pobreza/Exclusão Social

Questões de género

projectos e acções

Colégio Universitário da Cooperação - Nuno Krus Abecasis Portugal

Grupos Alvo: Estudantes universitários oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa Objectivos: Formar quadros superiores africanos que regressem aos seus países de origem e aí darem o seu contributo ao desenvolvimento

Formar no Feminino

Cabo Verde - Ilha de Santo Antão

Grupo alvo : mulheres desempregadas e em situação de vulnerabilidade

Objectivos: Capacitar mulheres desempregadas em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios (no sentido de uma Maior pró-actividade e sensibilização para as implicações dos investimentos); de técnicas de elaboraçãode projectos (de carácter social, cultural e de negócios); e ainda na vertente de associativismo (questões formais e técnicas)

Cursos de Português - Língua e Cultura Goa -Índia

Grupos alvo: todos quantos pretendam aprender a língua e a cultura portuguesa

Objectivos: Divulgar a língua e a cultura portuguesas e estabelecer ligações de amizade entre Portugal e a Índia

Tipo de recursos humanos que integram os projectos Colaboradores em Portugal (7), Estagiária (1).

1 Professor deslocado 10 meses/ano em Goa Filiação em Organizações e redes • Centro Português de Fundações

No documento Guia das ONGD - 2014 (páginas 107-110)