• Nenhum resultado encontrado

Rosto Solidário Associação de Desenvolvimento Social e

No documento Guia das ONGD - 2014 (páginas 181-185)

Humano

A ONGD

A ONGD Rosto Solidário é um projecto idealizado e concebido a partir da Congregação Passionista de Santa Maria da Feira, em estreita colaboração com a comunidade envolvente e com as estruturas existentes no concelho. Surge após uma longa experiência de apoio às famílias locais e da experiência dos Missionários Passionistas nas missões de Angola, província do Uíge.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento social e humano das comunidades locais, especialmente em parceria com os Passionistas, e também para a sensibilização da prática de uma cidadania mais solidária.

Metas e Objectivos

• Promover o desenvolvimento comunitário em especial nos países lusófonos;

• Sensibilizar e educar para o desenvolvimento promovendo uma cidadania global e solidária; • Promover o desenvolvimento e a intervenção social local em Portugal.

Contactos

Sede: R. Mestre António Joaquim, nº8; 4520-239 Santa Maria da Feira Telefone: 256336001

E-mail: geral@rostosolidario.pt * Website: www.rostosolidario.pt Dados Institucionais

Data da criação: 19 de Setembro de 2007 Natureza Jurídica: Associação ONGD

Responsável máximo: Manuel Caridade Pires, Presidente Países de Actuação

Angola, Moçambique, Portugal. Áreas de Actuação

Acção cultural, Acção social, Apoio à Família, Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Promoção do Voluntariado Internacional.

Sectores de intervenção dos projectos e acções Cultura – Angola

Formação profissional – Angola

Reabilitação e construção de infra-estruturas – Angola Grupos-alvo dos projectos e acções Jovens; Mulheres; População do bairro.

Tipo de recursos humanos que integram os projectos Colaboradores em Portugal; Colaboradores no terreno; Estagiários; Voluntários.

Filiação em Organizações e redes • Rede Fé e Desenvolvimento

Publicações

Saúde em Português

A ONGD

Saúde em Português – Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, com sede em Coimbra. Fundada em 1993, prossegue como principais objectivos a promoção, divulgação e aplicação de cuidados de saúde, bem como a promoção da igualdade de oportunidades e da inclusão social, em Portugal e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Macau e Goa.

O espírito solidário que norteia a actuação de Saúde em Português assenta na ajuda a todos quantos necessitam, quer sejam vítimas de catástrofes, quer do subdesenvolvimento dos países onde vivem. No seu historial de 15 anos de existência, a associação conta com mais de seis dezenas de missões efectuadas, quer no seio dos membros da CPLP, quer em regiões de Portugal. Dos seus quadros de voluntários fazem parte um vasto leque de médicos e enfermeiros (preferencialmente dos Cuidados de Saúde Primários), embora conte igualmente com profissionais dos Cuidados Secundários e Terciários e outras áreas do saber, que se identificam com o lema da solidariedade e que abnegadamente têm participado nas missões desenvolvidas.

A par de projectos internacionais, quer de ajuda humanitária e de emergência, quer de apoio ao desenvolvimento, Saúde em Português tem desenvolvido projectos e acções pontuais em Portugal e, particularmente, na região Centro, norteados pela convicção da importância de acrescentar à prestação e promoção de cuidados de saúde, a igualdade de género e inclusão social.

Missão

De acordo com os estatutos: “Com vista à realização dos seus objectivos a Associação tem, entre outras, as seguintes atribuições:

• Organizar encontros, colóquios, conferências e seminários.

• Organizar grupos de trabalho para investigação, formação e análise de questões inerentes aos Cuidados de Saúde, à promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e à promoção da inclusão social.

• Editar Publicações.

• Organizar ou cooperar em acções de apoio e solidariedade entre os países de língua portuguesa. • Colaborar com os organismos oficiais nas áreas da sua competência.”

Metas e Objectivos

De acordo com os estatutos: “A Associação prosseguirá como seus objectivos:

• A promoção, divulgação e aplicação dos Cuidados de Saúde nos países de língua portuguesa; • A promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres;

• A promoção da inclusão social.” Contactos

Sede: Av. Elísio de Moura, 417, 1ºE, 3030-183 Coimbra Telefone: +351 239 702 723 * Fax: +351 239 705 186

Dados Institucionais

Data da criação: 4 de Novembro de 1993

Natureza Jurídica: Associação sem fins lucrativos Responsável máximo: Hernâni Caniço, Presidente Países de Actuação

Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Haiti, Índia, Molambique, Portugual, Tailândia, Timor-Leste e Sri Lanka.

Áreas de Actuação

Acção cultural, Ajuda de Emergência, Ajuda Humanitária, Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento, Formação e Saúde.

Sectores de intervenção dos projectos e acções Cultura – Cabo Verde, Angola

Educação formal – Guiné-Bissau

Educação não formal/alfabetização – Portugal, Guiné-Bissau Pobreza/Exclusão Social – Portugal

Promoção da Paz/Prevenção de conflitos – Portugal Questões de género – Portugal, Guiné-Bissau

Reabilitação e construção de infra-estruturas – Guiné-Bissau Refugiados – Portugal

Saneamento/água – Guiné-Bissau Saúde – Guiné-Bissau, Cabo Verde Segurança alimentar – CPLP

Grupos-alvo dos projectos e acções

Estudantes do ensino básico e secundário; Estudantes universitários; Profissionais de Saúde, Técnicos de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde; Parteiras tradicionais; Líderes comunitários; Reclusos; Jovens; Crianças e mães; Mulheres em idade fértil.

Tipo de recursos humanos que integram os projectos

Colaboradores em Portugal; Colaboradores no terreno; Cooperantes; Estagiários; Voluntários Filiação em Organizações e redes

• Membro Observador Consultivo da CPLP

• Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar • Membro Fundador do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social. Publicações

Revista ‘Ser Solidário’, com periodicidade bimestral. Tiragem de 1500 ex. e distribuição pelos associados e em eventos.

SOLSEF Sol Sem Fronteiras

No documento Guia das ONGD - 2014 (páginas 181-185)