• Nenhum resultado encontrado

IED Instituto de Estudos para o Desenvolvimento

No documento Guia das ONGD - 2014 (páginas 131-135)

A ONGD

O IED – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica à investigação, formação e reflexão nos domínios político, económico, social e educativo.

Fundado em Lisboa, a 19 de Fevereiro de 1979, foi reconhecido como pessoa colectiva de utilidade pública, a 8 de Junho de 1982 e como ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento em 1985. Está registado desde Setembro de 1999 com o número 6626/99 no Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento – IPAD, actual Camões, I.P., ao abrigo da Lei 66/98 de 14 de Outubro, que aprova o Estatuto das ONGD.

A actividade do IED é apoiada pelo recurso a financiamentos de Fundações, Agências Governamentais, organismos internacionais e nacionais, sendo legítimo destacar os financiamentos oriundos da União Europeia, do Camões, I.P. e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ao longo da sua existência tem contado com a colaboração de um largo número de especialistas no desenvolvimento de projectos e de acções de formação e de cooperação, associando às actividades, sempre que oportuno, académicos, investigadores e políticos portugueses e estrangeiros.

O Instituto trabalha igualmente no domínio da cooperação, nomeadamente com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e em resultado dessa actividade estão presentemente em funcionamento, em Angola, o Centro de Formação Profissional Fadário Muteka no Huambo, o Centro de Formação Profissional do Lobito e o Centro de Formação Profissional de Luanda e na Guiné-Bissau a Escola de Artes e Ofícios do Bairro do Quelele, em Bissau.

Para além da cooperação e da formação, o IED trabalha igualmente no domínio da pesquisa, investigação técnica e da educação para o desenvolvimento, sendo a actividade de edição uma das que tornou o Instituto mais conhecido nos meios científicos e universitários tendo, até ao momento, mais de 80 títulos publicados.

A divulgação pública das actividades do IED é assegurada pela publicação de resultados, em colecções diversas – Colecções ‘Estudos para o Desenvolvimento’, Cadernos ‘IED’, Cadernos ‘Juventude’, Colecção ‘Educação’, Colecção ‘CEE/IED’ – em edições especiais em colaboração com outras entidades e, ainda, pela publicação da Revista ‘Desenvolvimento’, iniciativas que têm contribuído para o profuso acervo bibliográfico constituído pelo IED ao longo da sua história, e que o consagraram uma referência no capital literário, educativo e sócio-cultural português produzido nas últimas décadas.

Missão

O IED visa promover a melhoria das relações entre os povos, estudando e ajudando a superar todas as formas de intolerância e discriminação e colaborando na defesa dos direitos dos povos e dos indivíduos e de um ambiente equilibrado.

Metas e Objectivos

A associação foi constituída com a finalidade de fomentar o estudo e a reflexão sistemática sobre temas relacionados com o desenvolvimento económico, social e cultural do País, elaborando propostas concretas para o progresso da sociedade portuguesa numa perspectiva de socialismo democrático. Para tal, o IED promove:

• a elaboração de estudos de investigação sobre a relação entre os aspectos sócio-económicos e culturais e o comportamento político do País;

• a elaboração de estudos técnico-económicos que visem o esclarecimento de problemas concretos da conjuntura económica e política portuguesa;

• a promoção e divulgação, por qualquer forma, dos estudos realizados, bem como a Organização de apoio documental a todas as actividades da associação e a divulgação da informação sobre todos os aspectos que se incluam no âmbito das finalidades da associação;

• a formação de técnicos investigadores, recorrendo para isso, quando possível, a programas de cooperação com organismos congéneres.

• a reflexão e acção sobre o processo de integração europeia;

• o estudo e promoção de projectos do domínio da cooperação e educação para o desenvolvimento; • o apoio e intervenção no domínio da informação, formação e educação para o desenvolvimento;

• o estudo e apoio ao desenvolvimento sustentável sobretudo da informação, formação e educação ambientais.

Contactos

Sede: Avenida Engenheiro Arantes e Oliveira, nº 5, 3º B. 1900 - 221 Lisboa Telefone: 21 847 38 65 * Fax: 21 847 38 66

E-mail: geral@ied-pt.org * Website: www.ied-pt.org Dados Institucionais

Data da criação: 19 de Fevereiro de 1979

Natureza Jurídica: Pessoa colectiva de utilidade pública

Responsável máximo: Francisco José Tavares Gordo, Presidente da Comissão Directiva Países de Actuação

Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe,. Áreas de Actuação

Acção social, Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento, Educação e Formação.

Sectores de intervenção dos projectos e acções Desenvolvimento Rural/Agricultura – São Tomé e Príncipe

Educação formal – São Tomé e Príncipe Formação profissional – Portugal Questões de género – Portugal Xenofobia – Portugal

Projectos e acções

Em Angola, nos Centros reabilitados, o IED realizou projectos de formação profissional e promoção de micro-empresas para soldados desmobilizados, com o apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e concluiu projectos de qualificação de formadores e de formação profissional para o auto- emprego no Huambo, no Lobito e em Luanda, e ainda, um projecto de reabilitação comunitária de uma comunidade piscatória em Benguela.

Na Guiné-Bissau, o IED desenvolveu projectos de formação profissional sob a forma de “Escola de Artes e Ofícios”. No Paraguai concluiu um projecto de “Apoio à Modernização Institucional do Paraguai”. Na esfera nacional, muitos projectos têm sido realizados em colaboração com outras instituições e financiados por entidades governamentais, principalmente nas áreas das relações externas, da indústria e energia e da educação, tais como:

• Colóquio “As diásporas indianas contemporâneas originárias do espaço lusófono e das suas fronteiras”;

• Estudos “Género e Comportamento Eleitoral - o eleitorado português e a actividade política das mulheres”;

• Estudos “Populações no Concelho da Amadora”, “Estudo de Avaliação da Cooperação com Cabo Verde no Domínio do Ensino Superior”;

• Estudos “Caracterização da Comunidade Minoritária do Concelho de Vila Franca de Xira”; • Estudos “Cidadania, Autoridade e Investigação – análise de práticas de democracia em sede escolar”; • Estudos “Qualidade e Transparência – Análise dos Processos e Resultados de Garantia da Qualidade”; • Projecto “Debate e Informação sobre o Futuro da Europa” e o “Estudo de Actualização da Avaliação Intercalar da Intervenção Estrutural de Iniciativa Comunitária Equal”.

Actualmente, o IED desenvolve acções de Formação na Região do Alentejo. Trata-se de dois Cursos de Educação e Formação de Adultos (CEFA) – Agente em Geriatria e Assistente Familiar e de Apoio e à Comunidade a decorrerem em Évora, Estremoz, Beja e Sines. Estas acções são co-financiadas pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português, no âmbito do POPH/QREN (Programa Operacional do Potencial Humano/ Quadro de Referência Estratégico Nacional).

No decorrer deste ano o IED promoveu também, no âmbito do POPH/QREN, acções de formação integrada em Igualdade de Género - “Inovar nas Associações CPLP”, Tipologia 9.7.4 – Apoio a Projectos de Formação para públicos estratégicos. Estas acções destinaram-se a dirigentes e activistas de Associações CPLP com sede em Portugal.

Grupos-alvo dos projectos e acções

Comunidade Educativa alargada, Dirigentes e activistas de Associações ligadas à CPLP, Dirigentes e activistas de Associações defensores dos direitos das minorias/ apoio à não discriminação.

Tipo de recursos humanos que integram os projectos Colaboradores em Portugal, Colaboradores no terreno, Estagiários.

Filiação em Organizações e redes • ICE – Instituto das Comunidades Educativas • SOLIDAR

Publicações Revistas:

Desenvolvimento - bianual (já não é editada) - 1000 exemplares Colecção:

CEE/IED - sem periodicidade fixa (já não é editada) - 1000 exemplares Educação - bianual (já não é editada) - 1000 exemplares

Cadernos:

IED - sem periodicidade fixa (já não é editada) - 1000 exemplares Juventude - sem periodicidade fixa (já não é editada) - 1000 exemplares Relatórios:

Objectivos de Desenvolvimento do Milénio - anual - 300 exemplares World Economic and Social Survey - anual - 300 exemplares

No documento Guia das ONGD - 2014 (páginas 131-135)