• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV: Metodologia

5. Ferramentas adotadas para a notação dos gestos

Como já descrito acima, transcrevemos primeiramente as falas utilizando o software EXMARaLDA, pois ele já está adaptado para o sistema de transcrição de fala GAT 2 e oferece a geração de output dentro desse padrão. Entretanto, esse software não está preparado para a anotação de gesto no padrão LASG, além de não oferecer um suporte estável para execução de vídeos. Dessa forma, como sugerido pelo sistema LASG, usamos o software ELAN para a marcação da unidade gestual e suas fases, bem como a descrição do núcleo do gesto. Acrescentamos também o uso de planilhas de Excel para a marcação das fases da unidade

48 Materiais do tipo realia são objetos reais do dia -a-dia trazidos pelo professor para a sala de aula com o intuito de torna r ma is memorável pa ra os a lunos o a prendizado de um novo vocabulário. (© The British Council. Disponível em: https://www.teachingenglish.org.uk/article/realia. Acesso em: 03/10/2019)

gestual em relação à fala, de maneira que pudéssemos gerar um output mais adequado ao nosso tipo de análise, como mostraremos mais a adiante.

Uma vez que o EXMARaLDA permite a exportação do arquivo de transcrição para o formato ELAN, a transferência das transcrições para esse software foi relativamente fácil e poucos ajustes foram necessários. Assim, para cada trilha de participante já criada no EXMARaLDA, foi criada uma outra trilha no ELAN para a anotação dos gestos. Como o ELAN permite que se associe diferentes trilhas aos mesmos participantes, cada participante passou a ter uma trilha de fala e uma trilha de gesto, como mostra a figura 25. Como sugerido pelo sistema LASG, o processo de anotação de gestos e fala em trilhas separadas possibilita (a) a determinação precisa do início e final de cada unidade gestual, (b) a marcação das fases gestuais em relação à fala e (c) a descrição detalhada da execução do núcleo do gesto. Assim, o output final mostra ao leitor de forma clara a relação entre fases gestuais e outros e lementos interacionais da fala, como acento focal, pausas etc. Além disso, o suporte de vídeo oferecido pelo ELAN permite a execução do vídeo sem som, bem como a execução do vídeo em câmera lenta, recursos técnicos indispensáveis para uma marcação precisa da unidade gestual e sua segmentação nas diferentes fases.

Após a anotação dos gestos no ELAN, as sequências da transcrição49 em que ocorre o gesto a ser analisado foram salvas em formato de arquivo de texto simples (.txt) e esses arquivos foram transferidos para planilhas de Excel. Esse formato de planilha possibilitou não apenas a organização das transcrições de acordo com o prefixo verbal, como também permitiu uma marcação das fases dos gestos de forma a garantir um output final compatível ao padrão GAT 2, pois o Excel permite a edição do texto de forma relativamente fácil.

49 O ELAN, a ssim como o EXMARaLDA, permite que se gere um output a penas de um trecho selecionado da tra nscrição. Isso facilita a organização das a nálises, pois gera mos outputs a penas dos trechos que temos interesse em a nalisar.

Figura 25 - tela do software ELAN que mostra a anotação de gestos associada à fala.

Portanto, ao importar o arquivo de texto dentro do Excel, gerou -se uma planilha com duas colunas, uma que contém a descrição da trilha (falante e gesto do falante) e outra com o conteúdo da trilha (transcrição da fala e anotação do gesto e suas fases). As linhas correspondem às unidades entonacionais e gestuais já demarcadas anteriormente no ELAN. O resultado é uma transcrição tabelada cuja cada unidade entonacional que contém um ge sto é seguida por uma linha com as fases do gesto e, em seguida, por uma linha com a descrição detalhada do núcleo do gesto. O uso de planilhas no Excel também possibilitou que a marcação das fases seja feita de forma gráfica na unidade entonacional, ou seja, nós sincronizamos visualmente cada fase gestual na linha abaixo com os segmentos de fala na linha acima utilizando a barra transversal ( | ) e destacando o núcleo do gesto em negrito. O resultado é uma visualização clara da interação gesto-fala, como vemos abaixo na Figura 26. Além disso, substituímos a descrição da trilha na primeira coluna, pela numeração das unidades entonacionais feitas pelo output padrão GAT 2 (feito no EXMARaLDA), uma vez que isso facilita a leitura conjunta das duas transcrições.

Um sistema de nomeação dos arquivos, planilhas e trechos de transcrição também foi adotado para organizar todos os outputs. Quatro grandes arquivos de Excel foram gerados para cada prefixo verbal e cada arquivo foi organizado em planilhas nomeadas de acordo com o verbo analisado. Em cada planilha contém todos os trechos coletados no corpus relativos ao verbo selecionado para essa pesquisa e esses trechos foram nomeados de acordo com o padrão do corpus NUCOI para nomeação de arquivos de transcrição, como mostram a tabela 06 e a

figura 27. O título do arquivo de transcrição também será usado durante todo capítulo de análise para identificar os trechos analisados.

Assim, durante o capítulo de análise, combinaremos as transcrições de fala no padrão GAT 2, obtidas via software EXMARaLDA, como as transcrições de gesto -fala no padrão LASG, obtidas por meio dos softwares ELAN e Excel. O primeiro tipo de transcrição permite que o leitor tenha uma ideia do contexto mais amplo em que os gestos foram produzidos. Já a transcrição gesto-fala fornece uma visão mais focada no gesto em seu contexto imediato de produção, acompanhado de imagens que ilustram as fases gestuais.

Figura 26 - exemplo de output de transcrição com anotação de gesto.

Tabela 06 – Sistema de organização dos trechos de transcrição

Sistema de nomeação Critério Exemplo

Arquivo Excel Prefixo analisado prefixo über.xlsx

Planilha Verbo analisado überholen

Título da transcrição Padrão NUCOI: ano, local, nome da gravação, seguidos do tempo (minutos e segundos – 00:00) em que o trecho ocorre naquele arquivo de vídeo (cada aula contém três arquivos de vídeo)

2018BHAula01-parte03 ((25:16-30:06))