• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO MÓVEL weCope

3.1. Pressupostos concetuais da aplicação

3.3.2. Arquitetura e interface móvel

3.3.2.4. Ferramentas de Chill Out

Este módulo oferece ao utilizador várias ferramentas para facilitar o relaxamento, possibilitando o acesso a arquivos multimédia (Figura 19). Esta ferramenta incorpora esses recursos, a fim de proporcionar um ambiente calmo incluindo meditação guiada e áudios de relaxamento (Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson, Treino Autogénico de Schultz, Imagery).

146 3.4. Testes de usabilidade à versão beta e feedback dos utilizadores

Após a versão beta ter sido desenvolvida pela equipa e, de acordo com os contributos recolhidos previamente dos futuros utilizadores, foram realizados testes de usabilidade para obter o feedback sobre a ferramenta tecnológica desenvolvida, de acordo com o paradigma anteriormente abordado (User Participatory Design).

A autogestão da doença é um processo fundamental para as pessoas com problemas de saúde mental, permitindo-lhes assumir o controlo sobre as suas vidas, ao mesmo tempo que promove uma colaboração mais genuína com profissionais no seu processo de recuperação.

Para validar a proposta, realizou-se uma avaliação para obter o feedback das partes interessadas, envolvendo profissionais de reabilitação e pessoas com diagnóstico de perturbação psicótica. A primeira avaliação foi realizada com seis profissionais e seis utentes que se voluntariaram para usar as interfaces e avaliá-las. Solicitou-se a cada um dos participantes que utilizasse todos os módulos e que preenchesse os campos dando exemplos e que fosse comentando em voz alta as suas dificuldades (processo Thinking

Aloud descrito no Capítulo I).

Para além da avaliação da utilidade dos diferentes módulos, os participantes foram questionados quanto a outros parâmetros: envolvimento e usabilidade, funcionalidade, estética, informação e qualidade global subjetiva. Os resultados (Gráfico 2), quer dos profissionais quer dos utentes, valorizaram a importância e utilidade das funcionalidades implementadas e mostraram satisfação geral com as características gráficas das

interfaces. No entanto, os utilizadores sentiram ser necessário uma personalização extra

da interface, tais como temas e cores da aplicação. Em relação à utilidade dos módulos, os utentes referiram que a maioria dos módulos era muito importante ou essencial (Gráfico 3).

147 Gráfico 2. Importância dada aos módulos pelos utentes

Gráfico 3. Importância dada aos módulos pelos profissionais de saúde

0 0 0 0 0 0 0 0 50 50 50 33,3 50 50 50 66,6

Diário Objetivos Resolução de Problemas Chill Out Tools

Sem importância Pouco Importante Muito importante Essencial

0 0 0 0 0 0 0 0 100 66,6 66,6 50 0 33,3 33,3 50

Diário Objetivos Resolução de problemas Chill Out Tools

148 3.5. Versão 1.0

Após termos recolhido o feedback relativamente ao protótipo desenvolvido, a equipa de investigação realizou as alterações necessárias. Uma das principais mudanças teve que ver com a reformulação e adequação de layout da aplicação – cores, ícones, etc. Foram também tidas em consideração alterações à estrutura e a alguns nomes dos módulos para outros mais simples, mediante sugestões dos participantes. Foi ainda necessário alterar o nome da aplicação de iCOPE para weCope na medida em que o primeiro nome foi, entretanto, registado como designação de uma outra tecnologia.

Apresentam-se seguidamente os printscreens referentes aos vários módulos da aplicação móvel weCope na sua versão 1.0, a qual apresenta quatro módulos similares aos apresentados na versão beta mas com maior grau de sofisticação: diário, relaxamento, resolução de problemas e delineação de objetivos, os quais, como já referido, sofreram pequenas alterações no nome.

154 3.5.1. Diário

O módulo de diário permite ao utilizador a monitorização dos seus sintomas. Sempre que o utilizador acede a esta função, pode optar por escrever uma nova entrada ou então consultar as entradas escritas previamente. Ao selecionar a opção de criar uma nova entrada, o utilizador deverá dar um título à mesma, de forma a facilitar a sua consulta posteriormente. De seguida, deverá descrever o sintoma, em que situação ocorreu, como se sentiu, o que se encontrava a fazer, a influência que a voz tinha sobre si e o que fez para lidar com a situação, como demonstram as seguintes imagens. Após a descrição do que é pedido, o utilizador poderá rever todas as suas respostas e registá-las de forma a consultar sempre que necessitar. Caso o utilizador selecione a opção de consultar as entradas já realizadas, surgir-lhe-á uma listagem com os títulos de cada entrada, bastando selecionar o pretendido para rever as suas respostas.

3.5.2. Relaxamento

O módulo de relaxamento visa reduzir os níveis de stress e ansiedade e permite ao utilizador explorar vários áudios de diferentes tipos de relaxamento padronizados, como por exemplo Shultz, tendo apenas de redigir na barra de procura aquele que pretende. Após a escolha do tipo de relaxamento, apresenta ainda a opção de escolher voz masculina ou feminina conforme a que o utilizador considere mais eficaz para si.

3.5.3. Resolver

O módulo de resolução de problemas visa identificar e modificar as estratégias mal adaptativas para desenvolver alternativas mais úteis, permitindo ao utilizador identificar possíveis problemas e soluções adequadas para os mesmos. Desta forma, ao selecionar este módulo poderá também optar por escrever uma nova entrada ou consultar as entradas escritas previamente. Caso o utilizador selecione a opção de escrever uma nova entrada, terá de lhe dar um título adequado ao seu problema, para que seja mais fácil de consultar posteriormente. De seguida, deverá identificar o problema e descrevê-lo, apresentando ainda duas possíveis soluções para o resolver e selecionando a sua preferida. Após a seleção da melhor solução para o seu problema, o utilizador tem a oportunidade de rever todas as suas respostas, mencionar se executou a solução pretendida ou não e guardar a entrada para que possa consultar posteriormente caso necessite. Caso o

155

utilizador selecione a opção de consultar as entradas já realizadas, surgir-lhe-á uma listagem com os títulos de cada entrada, bastando selecionar o pretendido para rever as suas respostas.

3.5.4. Objetivos

Por fim, o módulo de delineação de objetivos permite ao utilizador identificar objetivos futuros, assim como permite delinear como o vai alcançar. Ao selecionar esta função o utilizador deverá intitular o seu objetivo. Posteriormente deverá descrever o objetivo, a frequência com que vai trabalhar para o alcançar e quem possivelmente o poderá ajudar a atingi-lo. De seguida, o utilizador deverá guardar o objetivo redigido para posterior consulta. À medida que o utilizador alcança os seus objetivos, estes ficam marcados como concluídos e a data de conclusão fica assinalada.