• Nenhum resultado encontrado

Financiamento do Déficit Atuarial com alíquotas fixas (TABELA PRICE)

Em virtude do déficit atuarial acentuado do RPPS, faz-se necessário um plano de financiamento deste mesmo déficit num prazo não superior a 35 (trinta e cinco) anos. Um Déficit Atuarial dessa magnitude deixaria o município inviável economicamente, em virtude de outros compromissos como Educação, Saúde e Infraestrutura.

Assim, Equacionamos o Déficit Atuarial de R$ (25.568.665,34) com alíquotas crescentes da seguinte forma.

0 25.568.665,34

www.atuarialconsultoria.com.br 7.11. Plano de Custeio

As premissas e pré-requisitos para a elegibilidade de requerimento dos benefícios previdenciários estabelece o prazo para capitalização dos recursos para concessão dos referidos benefícios;

Como já fora citado anteriormente nesta Reavaliação, foi considerada também a hipótese de crescimento salarial de 1% ao ano até a idade de aposentadoria estimada do servidor, o que também implica em um aumento das contribuições e, por consequência, aumento do passivo atuarial.

É viável a constituição do Plano de Benefícios com as a alíquotas atuarias de 22,80% de Custo Normal e 5,95% de Custo Especial (Suplementar), descrita no “PLANO DE CUSTEIO” desta Reavaliação, considerando a Compensação Previdenciária, nos termos da art. 40, caput da Constituição Federal, com redação dada pela EC nº. 41/2003;

De acordo com o Art. 2º da Lei 9.717/98 e do Art. 4º da Lei 10.887/2004, as alíquotas Atuariais obtidas neste estudo, contidas nos PLANO DE CUSTEIO, foram alteradas e chamadas de “Alíquotas de Plano de Custeio” para se enquadrarem a legislação vigente descritas logo abaixo.

Art. 2º A Contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores, não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

Art. 4o A contribuição social do servidor público ativo de qualquer dos Poderes da União, incluídas suas autarquias e fundações, para a manutenção do respectivo regime próprio de previdência social, será de 11% (onze por cento), incidente sobre a totalidade da base de contribuição.

A diferença negativa entre as RECEITAS e as DEPESAS, que gera o Déficit Atuarial, será amortizada por uma alíquota de Custo Especial (Suplementar), definida em lei como

“compromisso especial”. A lei refere-se ao Custo Normal como sendo a alíquota de contribuição e o Custo Especial (Suplementar) como uma alíquota meramente para reajuste do equilíbrio financeiro e atuarial do plano de benefícios, conforme a portaria 403/08, no seu anexo I das normas gerais de Atuária, inciso X.

X. No cálculo das reservas serão separadas,se necessário, as parcelas correspondentes a compromissos especiais com gerações de participantes, existentes na data de início do regime próprio de previdência social, sem que tenha havido a arrecadação correspondente de contribuições. Neste caso, poderá ser estabelecida uma separação entre o compromisso normal e esse compromisso especial e previsto um prazo, não superior a trinta e cinco anos, para a integralização das reservas correspondentes.

Já o Art. 17, §8º da Portaria 403/2008, o plano de custeio deverá custear as Despesas Administrativas do Regime Próprio de ALTA FLORESTA - MT.

Art. 17, §8º - O plano de custeio contemplará o valor necessário para a cobertura da taxa de administração definida para o RPPS.

Sendo assim, definimos que á alíquota que se refere às contribuições (Custo Normal) dos servidores ativos será de 11,00% e a alíquota de contribuição (Custo Normal) do ente seja de 11,00%, podendo variar até o limite de 22,00%.

Sendo assim, acrescentamos mais 2,00% referente á Taxa de Administração, alterando o Custo Normal de 22,80% para 24,80% . O Custo Suplementar de 5,95%, foi equacionado em alíquotas crescentes, para 0,80%, ficando um Custo Mensal de 25,60%, contidas no PLANO DE CUSTEIO.

www.atuarialconsultoria.com.br Esse percentual apurado no “Plano de Custeio” implica sobre a folha salarial do município, daqueles que são elegíveis ao plano em 25,60% de Custo Mensal, sendo rateado entre segurados e ente público.

Então, a viabilidade de manutenção do plano será uma alíquota de Custo Mensal de 25,60%, equivalente a 24,80% de Custo Normal, já incluída a taxa de administração e 0,80% de Custo Suplementar Equacionado sobre á folha Salarial dos Servidores Ativos conforme descrito no Plano de Custeio e no Financiamento do Déficit Atuarial (Tabela Price), desta Reavaliação Atuarial e conforme Art. 2º da Lei 9.717/98 e o Art. 4º da Lei 10.887/04. Esse percentual deverá incidir inclusive sobre o 13º salário, ou Abono Anual, considerando a compensação financeira prevista na Lei n° 9.796/99, sendo que o custo suplementar será alterado, se necessário, nos demais exercícios de acordo com planejamento exposto neste relatório, fato em que ocorrerá o equilíbrio financeiro e atuarial do mesmo modo.

Este relatório está de acordo com as exigências a serem feitas pela SPS - Secretaria de Previdência Social, conforme Portaria MPAS 7.796 de 28/08/2000 e a Portaria MPS 403/2008. A metodologia de cálculo para os custos estão descritos em Nota Técnica Atuarial, bem como o preenchimento do DRAA, que será efetuado via website.

É o parecer.

___________________________________

Igor França Garcia

Atuário - MIBA/RJ 1.659

(065) 3621-8267 / (065) 9242-8876

MARÇO de 2014

www.atuarialconsultoria.com.br

8 – PROJEÇÃO ATUARIAL

8.1. Projeção Atuarial sem reposição da massa

Tendo como objetivo um estudo estatístico e atuarial do Sistema Previdenciário Próprio do município de ALTA FLORESTA - MT viemos complementar a Reavaliação Atuarial deste mesmo plano com a Projeção Atuarial, de acordo com o anexo I, item XII, nº. 1, letra g da Portaria 7796 de 28/08/2000.

Esta projeção consiste em um fluxo de receitas e despesas ao longo do tempo, aqui estimado em 75 (setenta e cinco) anos, prazo este determinado também pela Portaria supracitada.

Os administradores do Plano devem acompanhar constantemente a evolução do Regime Próprio de Previdência através da Reavaliação Atuarial e Projeção Atuarial, para que se possa manter o equilíbrio técnico do mesmo.

O relatório demonstra a evolução da massa de servidores em atividade, bem como os inativos, a partir da massa de servidores estudados na Reavaliação Atuarial.

Com base nos dados fornecidos pelo município de ALTA FLORESTA - MT, podemos, através desse relatório, demonstrar a projeção do Fundo Previdenciário ao longo do tempo.

A base de dados utilizada é a mesma utilizada para elaboração da Reavaliação atuarial.

Para tanto não foi considerado um percentual de contribuição dos inativos sobre o valor de cada benefício.

Os principais parâmetros e hipóteses, adotados para esse estudo, foram definidos na Reavaliação Atuarial do Regime Próprio e por estatísticas realizadas sobre a massa de servidores na data daquela Reavaliação.

Para definição dos custos com Auxílios e com Administração, considerou-se que o valor arrecadado será gasto com o pagamento das despesas em cada exercício, o Fluxo Financeiro reflete a entrada e saída de valores para demonstração.

A população de estudo foi definida a partir dos parâmetros iniciais, do número de aposentadorias e através de cálculos atuariais que definiram o número de falecimentos dos servidores, tanto na atividade como na fase de concessão de benefícios.

A população estudada é de 1016 Servidores Ativos, 74 Servidores Inativos e 24 Pensionistas.

Efetuados os cálculos, considerando contribuições futuras dos servidores ativos e inativos, e da parte patronal para os ativos, como receitas, despesas administrativas como despesas e, a previsão de Compensação Previdenciária como receita direta a partir de primeiro ano de existência do plano.

Pode-se verificar através dos gráficos e da Projeção Atuarial em anexo, que, somente no ano 2031, as Despesas com Benefícios e despesas administrativas devem ser maiores que as Receitas com Contribuições e rentabilidade sobre o patrimônio, com isso, as reservas matemáticas do fundo previdenciário passam a ser consumidas em função dos Benefícios futuros, exterminando totalmente as reservas matemáticas em 2044.

www.atuarialconsultoria.com.br Considerando que não utilizamos a hipótese de entrada de novos servidores no serviço público municipal, hipótese difícil de ser definida sem uma estatística local, fazendo com que a folha de pagamento dos servidores seja decrescente ao longo do tempo, diminuindo, portanto, o nível de contribuição futura.

Partindo da observação do comportamento do patrimônio, o futuro do Regime não corre risco de insolvência, pois é certo que a entrada de novos servidores é certa, pois a Prefeitura terá que manter seu quadro de servidores em número suficiente para que a prestação de serviços municipais não seja interrompida.

Ressaltamos ainda que o processo no acompanhamento de ocorrências de concessão de quaisquer benefícios, identificando o servidor com seus dados cadastrais e motivos e condições da concessão, bem como novos servidores que venham a serem efetivados no serviço público municipal.

Os resultados aqui apresentados somente se verificarão e serão válidos se efetivamente ocorrer na prática às hipóteses formuladas e se as contribuições forem realizadas conforme indicado na Reavaliação Atuarial de ALTA FLORESTA - MT de 2014.

Abaixo, inserimos gráficos da pirâmide etária do RPPS de ALTA FLORESTA - MT de 2014 á 2054. Como o estudo dessa Projeção Atuarial não leva em consideração novos entrados (novos Servidores Ativos oriundos de concurso), vemos que ocorrerá um aumento maciço do número de Inativos e Pensionistas. Chamamos á atenção também, da quantidade de Servidoras Ativas, que aposentam mais cedo do que os Servidores Ativos e possuem uma

expectativa de vida maior do que os homens.

Nota-se um desequilíbrio entre Homens e Mulheres, tendo o RPPS de ALTA FLORESTA - MT, uma grande quantidade de mulheres.

Separamos os Inativos e Pensionistas dos demais Servidores Ativos, preenchendo com as cores Azul Claro e Rosa.

100 50 0 50 100 150

18 - 25 25 - 30 30 - 35 35 - 40 40 - 45 45 - 50 50 - 55 55 - 60 60 - 65 65 - 70

< 60 60 - 75

> 75

Homens Mulheres

www.atuarialconsultoria.com.br

Massa de Servidores daqui á 10 anos.

Separamos os Inativos e Pensionistas dos demais Servidores Ativos, preenchendo com as cores Azul Claro e Rosa.

100 50 0 50 100 150

18 - 25 25 - 30 30 - 35 35 - 40 40 - 45 45 - 50 50 - 55 55 - 60 60 - 65 65 - 70

< 60 60 - 75

> 75

PIRÂMIDE ETÁRIA - 2024

Homens Mulheres

Massa de Servidores daqui á 20 anos.

Separamos os Inativos e Pensionistas dos demais Servidores Ativos, preenchendo com as cores Azul Claro e Rosa.

200 100 0 100 200 300 400

18 - 25 25 - 30 30 - 35 35 - 40 40 - 45 45 - 50 50 - 55 55 - 60 60 - 65 65 - 70

< 60 60 - 75

> 75

Homens Mulheres

www.atuarialconsultoria.com.br

Massa de Servidores daqui á 30 anos.

Separamos os Inativos e Pensionistas dos demais Servidores Ativos, preenchendo com as cores Azul Claro e Rosa.

300 200 100 0 100 200 300 400

18 - 25 25 - 30 30 - 35 35 - 40 40 - 45 45 - 50 50 - 55 55 - 60 60 - 65 65 - 70

< 60 60 - 75

> 75

PIRÂMIDE ETÁRIA - 2044

Homens Mulheres

Massa de Servidores daqui á 40 anos.

Separamos os Inativos e Pensionistas dos demais Servidores Ativos, preenchendo com as cores Azul Claro e Rosa.

150 100 50 0 50 100 150 200

18 - 25 30 - 35 40 - 45 50 - 55 60 - 65

< 60

> 75

Homens Mulheres

www.atuarialconsultoria.com.br

Parâmetros e Hipóteses Utilizadas Tábuas Biométricas

Mortalidade IBGE - BRASIL

Entrada em Invalidez Álvaro Vindas Mortalidade de Inválidos IAPB-57

Patrimônio Inicial R$ 49.227.924,94 Contribuintes % de Contribuição

Patronal 13,80%

Especial ou Suplementar 5,95% Primeiro ano do Equacionamento Primeiro ano do Equacionamento Despesas Administrativas 2,00% Já incluso na parte Patronal

Servidores Ativos 11,00%

Servidores Inativos 11,00%

Massa de Servidores Folha Salarial (R$) Nº de Servidores

Salário Médio

Ativos 1.910.518,60 1016 1.880,43

Aposentados por Tempo de Contribuição

49.292,49 19 2.594,34

Aposentados por Idade 20.251,96 30 675,07

Aposentados Compulsórios 5.142,28 6 857,05

Aposentados por Invalidez 18.703,66 18 1.039,09

Pensionistas 18.217,34 24 759,06

Total 2.022.126,33 1113

Outras Hipóteses Utilizado

Taxa de Juros Atuarial 6,00%

Taxa de Inflação Não Utilizada

Crescimento Salarial Anual 1,00%

Crescimento Real de Benefício 1,00%

Rotatividade Não Utilizada

Rotatividade Não Utilizada

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

92

Ativos (R$) Patronal (R$)

Suplementar a.a.) Parcelamentos RECEITA

Pensionistas Inativos Pensionistas

Salários ADM. DESPESA

2014 1.000 2.690.825,49 3.375.762,89 1.478.582,91 3.355.730,13 1.151.035,19 12.051.936,62 98 1.232.352,16 236.825,42 - 526.118,39 1.995.295,97 59.284.565,59

2015 973 2.633.944,40 3.304.402,98 1.493.368,74 3.903.857,73 611.310,10 11.946.883,96 124 1.367.736,67 369.441,19 - 526.118,39 2.263.296,24 68.968.153,31

2016 963 2.615.933,09 3.281.806,96 1.508.302,42 4.457.891,58 611.310,10 12.475.244,15 132 1.779.215,45 381.979,10 - 526.118,39 2.687.312,94 78.756.084,52

2017 954 2.614.258,01 3.279.705,50 1.523.385,45 5.028.935,93 611.310,10 13.057.594,99 141 2.046.415,37 396.611,03 - 526.118,39 2.969.144,78 88.844.534,73

2018 942 2.603.512,89 3.266.225,26 1.538.619,30 5.612.933,64 611.310,10 13.632.601,19 152 2.377.376,96 411.812,97 - 526.118,39 3.315.308,32 99.161.827,59

2019 928 2.585.178,26 3.243.223,63 1.554.005,50 6.205.072,26 611.310,10 14.198.789,75 165 2.790.202,66 421.353,04 - 526.118,39 3.737.674,09 109.622.943,25

2020 915 2.570.550,49 3.224.872,43 1.569.545,55 6.804.450,72 564.443,08 14.733.862,28 178 3.180.258,67 438.465,73 - 526.118,39 4.144.842,79 120.211.962,74

2021 893 2.516.620,67 3.157.215,03 1.585.241,01 7.382.647,20 423.842,01 15.065.565,91 198 3.874.360,52 450.282,62 - 526.118,39 4.850.761,52 130.426.767,12

2022 868 2.455.169,27 3.080.121,45 1.601.093,42 7.939.563,81 423.842,01 15.499.789,95 223 4.664.379,97 470.431,39 - 526.118,39 5.660.929,75 140.265.627,33

2023 840 2.388.997,38 2.997.105,80 1.617.104,35 8.473.025,29 423.842,01 15.900.074,83 247 5.472.401,24 477.069,09 - 526.118,39 6.475.588,72 149.690.113,45

2024 806 2.294.491,36 2.878.543,71 1.633.275,39 8.960.898,19 423.842,01 16.191.050,67 279 6.555.033,10 490.811,25 - 526.118,39 7.571.962,74 158.309.201,37

2025 773 2.192.804,20 2.750.972,54 1.649.608,15 9.394.690,59 423.842,01 16.411.917,49 312 7.706.406,05 515.727,42 - 526.118,39 8.748.251,85 165.972.867,01

2026 742 2.104.743,39 2.640.496,25 1.666.104,23 9.782.498,93 423.842,01 16.617.684,80 341 8.697.738,28 542.547,33 - 526.118,39 9.766.403,99 172.824.147,82

2027 710 2.021.302,06 2.535.815,32 1.682.765,27 10.122.450,75 423.842,01 16.786.175,41 371 9.683.843,38 570.398,18 - 526.118,39 10.780.359,95 178.829.963,28

2028 661 1.900.542,26 2.384.316,66 1.699.592,92 10.388.171,82 423.842,01 16.796.465,68 418 10.978.259,57 597.682,11 - 526.118,39 12.102.060,07 183.524.368,90

2029 598 1.715.471,85 2.152.137,41 1.716.588,85 10.535.341,29 423.842,01 16.543.381,41 473 12.791.568,21 625.700,85 - 526.118,39 13.943.387,44 186.124.362,87

2030 538 1.534.712,81 1.925.366,98 1.733.754,74 10.562.016,61 423.842,01 16.179.693,15 530 14.526.205,01 656.105,83 - 526.118,39 15.708.429,23 186.595.626,79

2031 494 1.421.218,92 1.782.983,74 1.751.092,29 10.501.350,48 423.842,01 15.880.487,44 569 15.737.201,13 688.936,16 - 526.118,39 16.952.255,68 185.523.858,55

2032 444 1.284.848,01 1.611.900,23 1.768.603,21 10.335.647,08 423.842,01 15.424.840,54 614 17.105.961,45 720.187,47 - 526.118,39 18.352.267,31 182.596.431,78

www.atuarialconsultoria.com.br

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

93

RECEITAS PROJETADAS DESPESAS PROJETADAS

Ano

2033 388 1.120.571,72 1.405.808,16 1.786.289,24 10.038.303,00 423.842,01 14.774.814,14 665 18.746.223,43 755.551,07 - 526.118,39 20.027.892,89 177.343.353,04

2034 333 941.012,64 1.180.543,13 1.804.152,14 9.590.475,84 423.842,01 13.940.025,75 716 20.529.290,18 796.230,33 - 526.118,39 21.851.638,90 169.431.739,88

2035 289 818.833,57 1.027.263,93 1.822.193,66 9.029.567,89 423.842,01 13.121.701,07 746 21.682.700,13 822.256,31 - 526.118,39 23.031.074,83 159.522.366,11

2036 249 710.784,93 891.712,00 1.840.415,59 8.369.923,27 423.842,01 12.236.677,80 774 22.503.870,40 860.410,66 - 526.118,39 23.890.399,45 147.868.644,46

2037 214 621.984,98 780.308,43 1.858.819,75 7.609.732,30 423.842,01 11.294.687,47 796 23.303.416,96 895.192,61 - 526.118,39 24.724.727,96 134.438.603,97

2038 176 523.581,59 656.856,91 1.877.407,95 6.738.441,91 423.842,01 10.220.130,37 821 24.152.516,14 934.292,79 - 526.118,39 25.612.927,31 119.045.807,03

2039 147 436.233,67 547.274,97 1.896.182,03 5.761.912,13 423.842,01 9.065.444,81 839 24.822.408,01 968.944,42 - 526.118,39 26.317.470,82 101.793.781,02

2040 127 384.950,48 482.937,87 1.915.143,85 4.710.128,26 423.842,01 7.917.002,47 837 24.981.551,27 990.847,86 - 526.118,39 26.498.517,51 83.212.265,98

2041 105 313.616,83 393.446,56 1.934.295,29 3.565.991,78 423.842,01 6.631.192,47 840 25.284.248,27 1.033.903,71 - 526.118,39 26.844.270,37 62.999.188,08

2042 86 248.241,59 311.430,35 1.953.638,24 2.333.228,12 423.842,01 5.270.380,30 834 25.446.717,13 1.076.369,46 - 526.118,39 27.049.204,98 41.220.363,40

2043 70 204.489,41 256.541,26 1.973.174,62 1.015.209,61 423.842,01 3.873.256,91 831 25.510.542,76 1.121.589,48 - 526.118,39 27.158.250,62 17.935.369,69

2044 54 156.247,26 196.019,29 1.992.906,37 - 423.842,01 2.769.014,92 794 24.615.601,20 1.088.159,21 - 526.118,39 26.229.878,80 (5.525.494,18)

2045 44 128.262,53 160.911,18 2.012.835,43 - 423.842,01 2.725.851,15 793 24.783.031,89 1.144.782,57 - 526.118,39 26.453.932,85 (29.253.575,88)

2046 33 86.370,43 108.355,63 2.032.963,79 - 423.842,01 2.651.531,86 775 24.539.517,96 1.172.367,56 - 526.118,39 26.238.003,90 (52.840.047,92)

2047 23 64.390,22 80.780,45 2.053.293,42 - 423.842,01 2.622.306,10 754 24.050.371,53 1.200.620,46 - 526.118,39 25.777.110,38 (75.994.852,20)

2048 14 39.302,68 49.307,00 2.073.826,36 - 423.842,01 2.586.278,05 732 23.543.185,85 1.239.485,63 - 526.118,39 25.308.789,87 (98.717.364,02)

2049 8 21.284,41 26.702,26 - - - 47.986,67 706 22.697.730,34 1.278.356,85 - 526.118,39 24.502.205,58 (123.171.582,93)

2050 5 15.226,59 19.102,45 - - - 34.329,05 664 21.520.501,93 1.289.425,54 - 526.118,39 23.336.045,86 (146.473.299,75)

2051 1 2.466,15 3.093,90 - - - 5.560,06 630 20.691.025,21 1.266.811,29 - 526.118,39 22.483.954,88 (168.951.694,57)

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

94

Ativos (R$) Patronal (R$)

Suplementar a.a.) Parcelamentos RECEITA

Pensionistas Inativos Pensionistas

Salários ADM. DESPESA

2052 - - - - - - - 597 19.783.487,30 1.313.732,69 - 526.118,39 21.623.338,38 (190.575.032,95)

2053 - - - - - - - 557 18.638.849,54 1.336.497,39 - 526.118,39 20.501.465,32 (211.076.498,28)

2054 - - - - - - - 513 17.133.474,26 1.347.437,15 - 526.118,39 19.007.029,79 (230.083.528,07)

2055 - - - - - - - 480 16.071.037,42 1.398.535,85 - 526.118,39 17.995.691,66 (248.079.219,73)

2056 - - - - - - - 450 15.265.212,53 1.457.607,54 - 526.118,39 17.248.938,46 (265.328.158,19)

2057 - - - - - - - 407 13.987.489,61 1.467.306,67 - 526.118,39 15.980.914,67 (281.309.072,86)

2058 - - - - - - - 374 12.874.955,33 1.520.300,72 - 526.118,39 14.921.374,43 (296.230.447,29)

2059 - - - - - - - 342 11.792.923,46 1.578.924,42 - 526.118,39 13.897.966,27 (310.128.413,56)

2060 - - - - - - - 308 10.705.825,52 1.630.847,97 - 526.118,39 12.862.791,88 (322.991.205,44)

2061 - - - - - - - 274 9.517.333,59 1.683.562,42 - 526.118,39 11.727.014,40 (334.718.219,84)

2062 - - - - - - - 247 8.722.695,84 1.742.984,64 - 526.118,39 10.991.798,87 (345.710.018,71)

2063 - - - - - - - 212 7.465.966,05 1.788.120,93 - 526.118,39 9.780.205,37 (355.490.224,08)

2064 - - - - - - - 191 6.619.709,86 2.375.352,62 - 526.118,39 9.521.180,87 (365.011.404,94)

2065 - - - - - - - 163 5.675.622,32 2.177.089,63 - 526.118,39 8.378.830,34 (373.390.235,28)

2066 - - - - - - - 145 5.070.782,30 2.078.935,75 - 526.118,39 7.675.836,44 (381.066.071,72)

2067 - - - - - - - 120 4.204.500,43 1.883.829,24 - 526.118,39 6.614.448,06 (387.680.519,77)

2068 - - - - - - - 100 3.505.073,16 1.730.566,03 - 526.118,39 5.761.757,58 (393.442.277,35)

2069 - - - - - - - 82 2.867.344,84 1.586.187,33 - 526.118,39 4.979.650,56 (398.421.927,91)

2070 - - - - - - - 66 2.293.150,55 1.451.996,49 - 526.118,39 4.271.265,43 (402.693.193,34)

www.atuarialconsultoria.com.br

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

95

RECEITAS PROJETADAS DESPESAS PROJETADAS

Ano

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

96

Este gráfico mostra o comportamento das Contribuições e dos Benefícios separados por tipo.

ATC, IDA, COM. = Aposentadorias por Tempo de Contribuição, por Idade e Compulsório

R$ R$ 5.000.000 R$ 10.000.000 R$ 15.000.000 R$ 20.000.000 R$ 25.000.000 R$ 30.000.000

Contribuições Aposentadorias Pensões Auxílios e Salários

www.atuarialconsultoria.com.br

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

97

Este gráfico mostra o comportamento entre as Receitas com Contribuições e Rentabilidade do fundo contra as Despesas com Benefícios e Despesas Administrativas.

A rentabilidade aqui é de 6% a.a. sobre o patrimônio do ano anterior e as Despesas Administrativas são 2% sobre a folha de pagamentos com os Servidores Ativos e os inativos e pensionistas.

R$ R$ 5.000.000 R$ 10.000.000 R$ 15.000.000 R$ 20.000.000 R$ 25.000.000 R$ 30.000.000

Receita x Despesa

Receita Despesa

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

98

Este gráfico mostra o comportamento do Fundo Previdenciário. A partir do momento que os Benefícios são maiores que as Contribuições, o patrimônio do fundo, representado pela linha azul, passa a ser consumido. Esse patrimônio é constituído pelas receitas com Contribuições,

aportes financeiros e rentabilidades do Fundo Previdenciário.

-R$ 500.000.000 -R$ 400.000.000 -R$ 300.000.000 -R$ 200.000.000 -R$ 100.000.000 R$ R$ 100.000.000 R$ 200.000.000 R$ 300.000.000

Receita Despesa Patrimônio

www.atuarialconsultoria.com.br 8.2. Projeção Atuarial com reposição da massa

A diferença entre as duas Projeções Atuariais é que a primeira não leva em consideração, os novos entrados, ou seja, assim que o Servidor Ativo deixa de ser contribuinte para o fundo, não repomos este Servidor, desconsiderando qualquer concurso público ou outra forma de convocação de novos Servidores. Com isso, a Projeção Atuarial sem reposição da massa, fecha os atuais Servidores Ativos e supõe que não teremos mais nenhum novo servidor.

Já a Projeção Atuarial com reposição da massa, abre a hipótese de NOVOS ENTRADOS, mas não advindos de concurso público. Para cada Servidor Ativo que se aposenta, nós repomos 1 um neste estudo, recebendo a mesma remuneração. Assim, temos uma noção mais aproximada, do que poderá ocorrer futuramente com o fluxo entre Contribuições e Benefícios, já que teremos novos concursados para os próximos 5, 10, 15 e 20 anos.

Como neste caso, consideramos a hipótese de entrada de novos servidores no serviço público municipal, fazemos com que a folha de pagamento dos servidores seja crescente ao longo dos anos.

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

100

Ativos (R$) Patronal (R$)

Suplementar a.a.) Parcelamentos RECEITA

Pensionistas Inativos Pensionistas

Salários ADM. DESPESA

2014 1.000 2.690.825,49 3.375.762,89 1.478.582,91 3.355.730,13 1.151.035,19 12.051.936,62 98 1.232.352,16 236.825,42 - 526.118,39 1.995.295,97 59.284.565,59

2015 1.000 2.717.733,75 3.409.520,52 1.493.368,74 3.914.876,48 611.310,10 12.146.809,59 124 1.367.736,67 369.441,19 - 531.379,57 2.268.557,42 69.162.817,75

2016 1.000 2.744.911,09 3.443.615,73 1.508.302,42 4.486.384,15 611.310,10 12.794.523,49 132 1.779.215,45 381.979,10 - 536.693,37 2.697.887,92 79.259.453,33

2017 1.000 2.772.360,20 3.478.051,88 1.523.385,45 5.079.568,46 611.310,10 13.464.676,09 141 2.046.415,37 396.611,03 - 542.060,30 2.985.086,70 89.739.042,72

2018 1.000 2.800.083,80 3.512.832,40 1.538.619,30 5.691.913,05 611.310,10 14.154.758,66 152 2.377.376,96 411.812,97 - 547.480,90 3.336.670,84 100.557.130,54

2019 1.000 2.828.084,64 3.547.960,73 1.554.005,50 6.320.038,81 611.310,10 14.861.399,77 165 2.790.202,66 421.353,04 - 552.955,71 3.764.511,42 111.654.018,89

2020 1.000 2.856.365,48 3.583.440,33 1.569.545,55 6.963.036,22 564.443,08 15.536.830,67 178 3.180.258,67 438.465,73 - 558.485,27 4.177.209,67 123.013.639,89

2021 1.000 2.884.929,14 3.619.274,74 1.585.241,01 7.598.292,81 423.842,01 16.111.579,70 198 3.874.360,52 450.282,62 - 564.070,12 4.888.713,26 134.236.506,34

2022 1.000 2.913.778,43 3.655.467,49 1.601.093,42 8.227.569,93 423.842,01 16.821.751,27 223 4.664.379,97 470.431,39 - 569.710,82 5.704.522,18 145.353.735,43

2023 1.000 2.942.916,21 3.692.022,16 1.617.104,35 8.850.284,51 423.842,01 17.526.169,25 247 5.472.401,24 477.069,09 - 575.407,93 6.524.878,26 156.355.026,42

2024 1.000 2.972.345,38 3.728.942,38 1.633.275,39 9.449.185,51 423.842,01 18.207.590,67 279 6.555.033,10 490.811,25 - 581.162,01 7.627.006,36 166.935.610,73

2025 1.000 3.002.068,83 3.766.231,81 1.649.608,15 10.018.095,27 423.842,01 18.859.846,06 312 7.706.406,05 515.727,42 - 586.973,63 8.809.107,10 176.986.349,69

2026 1.000 3.032.089,52 3.803.894,12 1.666.104,23 10.564.749,04 423.842,01 19.490.678,92 341 8.697.738,28 542.547,33 - 592.843,37 9.833.128,97 186.643.899,63

2027 1.000 3.062.410,41 3.841.933,06 1.682.765,27 11.088.110,22 423.842,01 20.099.060,98 371 9.683.843,38 570.398,18 - 598.771,80 10.853.013,36 195.889.947,25

2028 1.000 3.093.034,52 3.880.352,40 1.699.592,92 11.568.364,07 423.842,01 20.665.185,92 418 10.978.259,57 597.682,11 - 604.759,52 12.180.701,20 204.374.431,98

2029 1.000 3.123.964,86 3.919.155,92 1.716.588,85 11.971.794,45 423.842,01 21.155.346,09 473 12.791.568,21 625.700,85 - 610.807,11 14.028.076,17 211.501.701,90

2030 1.000 3.155.204,51 3.958.347,48 1.733.754,74 12.298.417,48 423.842,01 21.569.566,22 530 14.526.205,01 656.105,83 - 616.915,19 15.799.226,02 217.272.042,09

2031 1.000 3.186.756,56 3.997.930,95 1.751.092,29 12.574.946,54 423.842,01 21.934.568,35 569 15.737.201,13 688.936,16 - 623.084,34 17.049.221,63 222.157.388,81

2032 1.000 3.218.624,12 4.037.910,26 1.768.603,21 12.789.054,26 423.842,01 22.238.033,87 614 17.105.961,45 720.187,47 - 629.315,18 18.455.464,10 225.939.958,58

www.atuarialconsultoria.com.br

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

101

RECEITAS PROJETADAS DESPESAS PROJETADAS

Ano

2033 1.000 3.250.810,36 4.078.289,37 1.786.289,24 12.920.508,40 423.842,01 22.459.739,39 665 18.746.223,43 755.551,07 - 635.608,33 20.137.382,83 228.262.315,13

2034 1.000 3.283.318,47 4.119.072,26 1.804.152,14 12.955.512,90 423.842,01 22.585.897,78 716 20.529.290,18 796.230,33 - 641.964,42 21.967.484,93 228.880.727,97

2035 1.000 3.316.151,65 4.160.262,98 1.822.193,66 12.926.990,27 423.842,01 22.649.440,57 746 21.682.700,13 822.256,31 - 648.384,06 23.153.340,51 228.376.828,03

2036 1.000 3.349.313,17 4.201.865,61 1.840.415,59 12.850.386,93 423.842,01 22.665.823,31 774 22.503.870,40 860.410,66 - 654.867,90 24.019.148,97 227.023.502,38

2037 1.000 3.382.806,30 4.243.884,27 1.858.819,75 12.724.369,71 423.842,01 22.633.722,04 796 23.303.416,96 895.192,61 - 661.416,58 24.860.026,15 224.797.198,27

2038 1.000 3.416.634,36 4.286.323,11 1.877.407,95 12.542.793,96 423.842,01 22.547.001,39 821 24.152.516,14 934.292,79 - 668.030,75 25.754.839,67 221.589.359,99

2039 1.000 3.450.800,71 4.329.186,34 1.896.182,03 12.313.398,46 423.842,01 22.413.409,54 839 24.822.408,01 968.944,42 - 674.711,05 26.466.063,48 217.536.706,05

2040 1.000 3.485.308,71 4.372.478,21 1.915.143,85 12.064.777,29 423.842,01 22.261.550,07 837 24.981.551,27 990.847,86 - 681.458,16 26.653.857,29 213.144.398,83

2041 1.000 3.520.161,80 4.416.202,99 1.934.295,29 11.785.948,57 423.842,01 22.080.450,66 840 25.284.248,27 1.033.903,71 - 688.272,75 27.006.424,72 208.218.424,76

2042 1.000 3.555.363,42 4.460.365,02 1.953.638,24 11.483.603,48 423.842,01 21.876.812,17 834 25.446.717,13 1.076.369,46 - 695.155,47 27.218.242,07 202.876.994,86

2043 1.000 3.590.917,05 4.504.968,67 1.973.174,62 11.162.139,48 423.842,01 21.655.041,83 831 25.510.542,76 1.121.589,48 - 702.107,03 27.334.239,26 197.197.797,43

2044 1.000 3.626.826,22 4.550.018,35 1.992.906,37 10.882.710,11 423.842,01 21.476.303,07 794 24.615.601,20 1.088.159,21 - 709.128,10 26.412.888,51 192.261.211,99

2045 1.000 3.663.094,49 4.595.518,54 2.012.835,43 10.578.748,12 423.842,01 21.274.038,58 793 24.783.031,89 1.144.782,57 - 716.219,38 26.644.033,84 186.891.216,73

2046 1.000 3.699.725,43 4.641.473,72 2.032.963,79 10.275.237,28 423.842,01 21.073.242,22 775 24.539.517,96 1.172.367,56 - 723.381,57 26.435.267,08 181.529.191,87

2047 1.000 3.736.722,69 4.687.888,46 2.053.293,42 9.986.959,86 423.842,01 20.888.706,44 754 24.050.371,53 1.200.620,46 - 730.615,39 25.981.607,38 176.436.290,94

2048 1.000 3.774.089,91 4.734.767,34 2.073.826,36 9.715.333,41 423.842,01 20.721.859,04 732 23.543.185,85 1.239.485,63 - 737.921,54 25.520.593,03 171.637.556,94

2049 1.000 3.811.830,81 4.782.115,02 - 9.330.606,89 - 17.924.552,72 706 22.697.730,34 1.278.356,85 - 745.300,76 24.721.387,95 164.840.721,71

2050 1.000 3.849.949,12 4.829.936,17 - 8.909.324,89 - 17.589.210,18 762 22.752.854,09 1.526.250,96 - 752.753,77 25.031.858,82 157.398.073,07

2051 1.000 3.888.448,61 4.878.235,53 - 8.502.567,69 - 17.269.251,83 754 22.058.761,87 1.636.252,47 - 760.281,30 24.455.295,65 150.212.029,25

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

102

Ativos (R$) Patronal (R$)

Suplementar a.a.) Parcelamentos RECEITA

Pensionistas Inativos Pensionistas

Salários ADM. DESPESA

2052 1.000 3.927.333,10 4.927.017,89 - 8.102.404,89 - 16.956.755,88 729 21.562.702,75 1.695.711,80 - 767.884,12 24.026.298,66 143.142.486,47

2053 1.000 3.966.606,43 4.976.288,06 - 7.733.486,68 - 16.676.381,17 698 20.685.264,91 1.733.108,42 - 775.562,96 23.193.936,29 136.624.931,36

2054 1.000 4.006.272,49 5.026.050,94 - 7.416.230,09 - 16.448.553,53 665 19.510.851,22 1.759.250,12 - 783.318,59 22.053.419,93 131.020.064,96

2055 1.000 4.046.335,22 5.076.311,45 - 7.120.225,85 - 16.242.872,52 645 18.861.240,09 1.819.888,90 - 791.151,77 21.472.280,76 125.790.656,73

2056 1.000 4.086.798,57 5.127.074,57 - 6.831.835,33 - 16.045.708,46 628 18.445.471,20 1.896.073,27 - 799.063,29 21.140.607,76 120.695.757,43

2057 1.000 4.127.666,55 5.178.345,31 - 6.564.916,56 - 15.870.928,43 605 17.861.850,13 1.917.589,28 - 807.053,92 20.586.493,34 115.980.192,52

2058 1.000 4.168.943,22 5.230.128,77 - 6.302.044,36 - 15.701.116,35 596 17.539.335,29 1.990.732,11 - 815.124,46 20.345.191,86 111.336.117,00

2059 1.000 4.210.632,65 5.282.430,06 - 6.041.075,15 - 15.534.137,86 589 17.265.324,71 2.055.993,51 - 823.275,71 20.144.593,92 106.725.660,94

2060 1.000 4.252.738,98 5.335.254,36 - 5.765.977,68 - 15.353.971,01 587 17.260.858,62 2.121.659,22 - 831.508,46 20.214.026,30 101.865.605,65

2061 1.000 4.295.266,37 5.388.606,90 - 5.477.197,55 - 15.161.070,82 586 17.223.739,64 2.199.289,84 - 839.823,55 20.262.853,03 96.763.823,44

2062 1.000 4.338.219,03 5.442.492,97 - 5.159.420,85 - 14.940.132,86 588 17.420.434,12 2.285.531,97 - 848.221,78 20.554.187,87 91.149.768,43

2063 1.000 4.381.601,22 5.496.917,90 - 4.839.795,30 - 14.718.314,42 583 17.149.809,43 2.358.519,11 - 856.704,00 20.365.032,54 85.503.050,30

2064 1.000 4.425.417,24 5.551.887,08 - 4.442.644,77 - 14.419.949,08 609 17.597.969,43 2.973.034,73 - 865.271,04 21.436.275,20 78.486.724,18

2065 1.000 4.469.671,41 5.607.405,95 - 3.985.193,81 - 14.062.271,16 636 18.467.190,53 2.802.790,48 - 873.923,75 22.143.904,76 70.405.090,59

2066 1.000 4.514.368,12 5.663.480,01 - 3.442.094,81 - 13.619.942,94 675 19.596.987,31 2.735.041,58 - 882.662,99 23.214.691,88 60.810.341,65

2067 1.000 4.559.511,80 5.720.114,81 - 2.861.040,70 - 13.140.667,31 689 19.941.701,56 2.572.765,40 - 891.489,62 23.405.956,58 50.545.052,38

2068 1.000 4.605.106,92 5.777.315,96 - 2.217.916,96 - 12.600.339,83 714 20.611.034,61 2.450.753,50 - 900.404,52 23.962.192,63 39.183.199,59

2069 1.000 4.651.157,99 5.835.089,11 - 1.488.283,89 - 11.974.530,99 747 21.613.568,27 2.341.738,40 - 909.408,56 24.864.715,23 26.293.015,35

2070 1.000 4.697.669,57 5.893.440,01 - 653.697,28 - 11.244.806,86 782 22.822.440,73 2.248.226,83 - 918.502,65 25.989.170,21 11.548.652,00

www.atuarialconsultoria.com.br

Igor França Garcia | Atuário MIBA/RJ 1.659 | Certificação Profissional ANBIMA CPA – 20

103

RECEITAS PROJETADAS DESPESAS PROJETADAS

Ano

www.atuarialconsultoria.com.br

9 – ALM – Asset Liability Management

A busca de títulos de renda fixa com adequada relação retorno-risco, com vencimentos que coincidam com os pagamentos futuros dos benefícios, representa um dos grandes desafios da gestão da carteira de investimentos.

A tarefa mais árdua para um administrador de um Plano de Benefício Definido (BD), que é o caso dos RPPS é a gestão de seus ativos. Sabemos bem que retornos abaixo do esperado, no longo prazo, irão significar aumento de contribuição da parte patronal, já que o beneficio está previamente definido.

Para atender a essas necessidades consultores, atuários e profissionais de investimentos desenvolveram uma série de estudos, que culminou no modelo hoje denominado por muitos de "Asset Liability Management" (ALM).

O tema tem ganhado notoriedade no Brasil e tememos haver alguma confusão sobre o assunto. Um estudo de ALM mal entendido pelo Gestor do fundo pode ser mais danoso do que a ausência de estudos.

O modelo de ALM busca um casamento entre os ativos e os passivos futuros. O casamento de fluxos de caixa futuro, no intuito de obter investimentos que acompanhem o fluxo projetado para o passivo. Para tanto, os atuários projetam as contribuições e os pagamentos de benefícios esperados para os próximos anos. Como essa tarefa não é simples, o aconselhável é que NÃO SE ASSUMA UM CRESCIMENTO POPULACIONAL, onde não consideramos a entrada de novos servidores, conforme explicitado na introdução deste estudo.

está explicitado no quadro abaixo:

FLUXO DE CAIXA DA PROJEÇÃO ATUARIAL

ANO SITUAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA SITUAÇÃO DO PATRIMÔNIO

2014 10.056.640,65 59.284.565,59

www.atuarialconsultoria.com.br

Podemos observar que, com o passar do tempo a “sobra” de caixa tende a diminuir, principalmente devido o “fechamento da população”. Obviamente, os Servidores que se encontram contribuindo hoje, no futuro passarão a receber seu benefício, invertendo o fluxo de caixa do fundo previdenciário.

No intuito de elevar a segurança dos investimentos do RPPS de ALTA FLORESTA - MT, conforme exige a Resolução CMN 3.922/2010, levaremos em consideração, algumas probabilidades de risco para os próximos 35 anos como:

Atrasos de repasses mensais do Ente Público;

Não cumprimento da Meta Atuarial todos os anos; e

Desconsideramos a existência da compensação previdenciária.

Utilizar a Projeção Atuarial pura para a elaboração de um estudo de ALM eleva o risco de erro na estimativa da data de fluxo de caixa negativo, devido a Projeção Atuarial levar em consideração que o Ente Público irá honrar com seus compromissos mensais ao longo dos 75 anos em estudo. A probabilidade do “Ente Público” deixar de cumprir com sua obrigação, de fazer o repasse mensal dos recursos financeiros de contribuição ao RPPS em algum momento, deve ser levada em consideração. Assim, elaboramos um estudo das Despesas de ALM mais conservador.

Como o Ente Público possui histórico de atrasos ou do não cumprimento desse repasse ( Hoje parcelado e restando R$ 1.265.409,64 para o saldo da dívida) definimos para o RPPS de ALTA FLORESTA - MT, a probabilidade do Ente Público deixar de cumprir com suas obrigações perante o RPPS, em pelo menos “2 meses” ao longo dos próximos 35 anos.

ano pelo RPPS, seja de 5% a.a., não cumprindo a Meta Atuarial estabelecida para esse Cálculo Atuarial de uma taxa real de juros de 6%. a.a..

Também não é levado em consideração, os valores de compensação previdenciária á receber pelo RPPS de ALTA FLORESTA - MT.

Assim, apresentamos uma Projeção das Despesas para esse RPPS, para auxiliar na elaboração de um Estudo de ALM – “Asset Liability Management”, buscando a elaboração eficiente de sua carteira de investimento ao longo dos anos e o seu fluxo de pagamento de Benefícios.

COMPORTAMENTO DO PASSIVO PARA ESTUDO DE ALM

O “Comportamento do passivo” mostra a RECEITA PROVÁVEL e a RECEITA DE RISCO que o RPPS obterá nos próximos anos, levando em consideração as hipóteses de risco mencionadas acima. Caso o Ente Público honre com seus compromissos e o RPPS cumpra a Meta Atuarial, a receita que o RPPS obterá é o que chamamos nesse estudo de RECEITA DE RISCO.

Risco, porque estamos levando em consideração que teremos o repasse dos recursos financeiros tidos como certo pelo Ente Público todos os meses e porque estamos considerando que em todos os anos, o RPPS estará cumprindo a Meta Atuarial.

www.atuarialconsultoria.com.br

No Gráfico abaixo, apresentamos essa RECEITA DE RISCO sendo o somatório das colunas azuis com as colunas amarelas.

Caso as hipóteses mencionadas se confirmem, teremos uma receita menor do que as previstas pela Projeção Atuarial, apresentadas como RECEITA PROVÁVEL (com o risco do não repasse e de não cumprir a Meta Atuarial) sendo somente as colunas azuis.

O “Comportamento do passivo”, levando em consideração as hipóteses de risco, demonstra que nos próximos 35 anos, o RPPS terá insolvência financeira (PATRIMÔNIO NEGATIVO) no ano de 2.040. Já o fluxo financeiro entre RECEITAS e DESPESAS nos próximos 35 anos, terá um fluxo negativo no ano de 2.029.

R$ R$ 2.000.000 R$ 4.000.000 R$ 6.000.000 R$ 8.000.000 R$ 10.000.000 R$ 12.000.000 R$ 14.000.000 R$ 16.000.000 R$ 18.000.000

ALM - Asset Liability Management

Risco de falta de repasse em alguns meses Receita Provável Receita de risco

ALM – Asset Liability Management

ANO SITUAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA SITUAÇÃO DO PATRIMÔNIO

2014 8.328.486,29 57.556.411,23

www.atuarialconsultoria.com.br

A Análise entre Receitas e Despesas foi feita somente até o ano da ultima contribuição dos Servidores Ativos, considerando que essa Projeção Atuarial não considera a entrada de novos Servidores Ativos, portanto a entrada de Contribuições é temporária em 35 anos.

R$ R$ 5.000.000 R$ 10.000.000 R$ 15.000.000 R$ 20.000.000 R$ 25.000.000 R$ 30.000.000

ALM - Asset Liability Management

Fluxo de Caixa

Receita conforme ALMl Despesa do RPPS

Levando em consideração a entrada de Contribuições e a saída de Benefícios, apresentamos a necessidade do fluxo de caixa do Instituto previdenciário nos próximos 35 anos.

-R$ 25.000.000 -R$ 20.000.000 -R$ 15.000.000 -R$ 10.000.000 -R$ 5.000.000 R$ R$ 5.000.000 R$ 10.000.000

ALM - Asset Liability Management

Instante em que o RPPS passará a consumir os recursos poupados

O RPPS começa consumir o que

poupou

www.atuarialconsultoria.com.br

As probabilidades de riscos indicam que a partir do ano de 2.029 as receitas com Contribuições serão inferiores as Despesas com Benefícios, o que irá fazer com que os Beneficiários passem a consumir as reservas capitalizadas do fundo previdenciário (Lembrando que esse cenário apresentando não leva em consideração a entrada de

As probabilidades de riscos indicam que a partir do ano de 2.029 as receitas com Contribuições serão inferiores as Despesas com Benefícios, o que irá fazer com que os Beneficiários passem a consumir as reservas capitalizadas do fundo previdenciário (Lembrando que esse cenário apresentando não leva em consideração a entrada de