• Nenhum resultado encontrado

O narrador conta o que ele extrai da experiência – sua própria ou aquela contada por outros. E, de volta, ele a torna experiência daqueles que ouvem a sua história.

Walter Benjamin (1994)

O convite para essa experiência de intercâmbio na Universidad Nacional de La Plata (UNLP) surgiu em um momento muito especial de minha vida, pois a minha esposa estava esperando um filho. O resultado positivo da seleção e, por conseguinte, o ganho da bolsa de estudos foi um momento revestido de alegria e dúvidas, uma vez que teríamos que tomar uma decisão muito importante.

Naquele momento vinha construindo juntamente com a minha orientadora o tema e o próprio projeto de tese. O projeto desenvolveu-se sobre o tema da Formação continuada de

professores do ensino técnico profissionalizante: a (re)construção da profissionalidade em tempos de paradigma emergente.

Com o convite aceito e as autorizações em mãos da PUCRS, CAPES e da UNLP, a viagem foi marcada para o dia 30 de agosto de 2010. Na partida um aperto no coração por deixar minha esposa ainda grávida, mas com a certeza de que seria uma experiência gratificante e enriquecedora tanto pessoal quanto profissional.

Fundada em 19 de novembro de 1882 a cidade de La Plata é fantástica, com seu charme todo especial, cativa a todos que chegam. Considerada um modelo urbano e com uma arquitetura única a cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, sendo uma das poucas cidades no mundo planejada antes mesmo de ser construída. Conforme a história, a cidade representa o pensamento imperante da época, construída de acordo com as ideias republicanas, e consagração da ciência positivista e o sonho de uma vida social mais harmônica e sustentável.

La Plata é a capital da província de Buenos Aires. Cidade universitária e rica culturalmente é conhecida pelos debates de ideias e pela livre expressão de seu povo. La Plata abriga muitos estudantes não apenas do próprio território argentino, mas também estudantes intercambistas de outros países. A cidade é conhecida por suas ruas e quadras desenhadas com perfeição, pelo seu assado na brasa, por seus bares e cafés.

La Plata é a cidade com maior quantidade de museus, locais e monumentos históricos. O museu de ciências naturais, ligado a UNLP, é um dos mais prestigiados do País, com um fantástico acervo sobre Ciências Naturais. Conta também com uma rede de 12 museus temáticos, um observatório astronômico, uma biblioteca pública e juntamente com ela uma rede de 21 bibliotecas, uma rádio, um instituto de Educação Física, além de um albergue com capacidade para abrigar cerca de 400 professores e alunos55.

A UNLP é o centro do movimento e da vida dos platenses e encontra-se presente por toda a cidade, por meio de seus institutos, hospital universitário e centros acadêmicos, os quais atendem estudantes e a comunidade em geral. O prédio central da reitoria da universidade fica localizado no centro da cidade. A universidade possui aproximadamente 141 centros de investigação e desenvolvimento onde trabalham 3.500 investigadores.

Ao longo desse período de três meses na cidade de La Plata pude conhecer um pouco da rotina da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. A faculdade possui uma vida acadêmica muito intensa; os alunos estão sempre engajados em causas políticas, sociais e culturais. Fato que me chamou a atenção foram às manifestações quase que diárias dos alunos reivindicando medidas e ações que levem a melhoria da qualidade de vida acadêmica na Universidade.

Depois de instalado, num bairro de La Plata relativamente próximo ao prédio central da universidade e da Facultad de humanidades y Ciencias de la Educación, resolvi juntamente com meus colegas intercambistas conhecer um pouco mais a cidade – lembro que nesse dia estava frio e chuvia muito. Ao caminharmos pela cidade íamos dando conta da arquitetura, das ruas, dos bairros, do trânsito e das peculiaridades e costumes dos cidadãos. Também nesse mesmo dia fomos nos apresentar à Faculdade de Educação justamente para nos inteirarmos de nossas obrigações como alunos intercambistas e para saber um pouco mais da vida da cidade e tirar algumas dúvidas.

Ao estudar na Universidad Nacional de La Plata pude ter o privilégio de conhecer e fazer contato com alguns professores e conhecer um pouco mais sobre questões referentes à formação de professores.

De modo geral, todos os seminários os quais participei foram de alto nível. Gostaria de destacar, aqui, dois seminários, em especial. Primeiro, o seminário Los diarios de clase y la

escritura académica, da professora Maria Inês Côrte Vitória (PUCRS), onde os debates ao

longo dos encontros se deram com muita qualidade. Ao longo dos cinco encontros tivemos

55 Dados adicionais retirados do site da própria Universidade Nacional de La Plata. Disponível em:

debates e reflexões de alto nível sobre temas ligados à formação do professor e a escritura acadêmica.

Outro seminário significativo para minha formação foi o ministrado pela professora María Raquel Coscarelli (UNLP), no seminário Cambio curricular y formación de

educadores, por sua postura e por seu alto grau de intelectualidade, esclarecendo todas as

questões pertinentes ao longo de seu seminário. Este seminário, em particular, chamou-me atenção, pois pude conhecer e aprender um pouco mais da real situação do ensino e das

políticas educacionais na América Latina.

Vale registrar que todos os colegas que faziam parte do seminário eram, sem exceção, professores com experiência em sala de aula, o que proporcionou debates e reflexões interessantes acerca da formação de professores.

Ao longo do período de Doutorado Sandwich as fontes e locais de desenvolvimento da pesquisa de doutorado concentraram-se na Facultad de Humanidades y Ciencias de la

Educación, mais especificamente, na Biblioteca da faculdade de educação, onde foram feitas

pesquisas bibliográficas que puderam contribuir para a construção da Tese de Doutoramento. Considero importante no desenvolvimento da pesquisa a possibilidade de trocas de experiências com os professores dos seminários e, também, com os próprios colegas, o que me possibilitou pensar outras possibilidades com relação à construção desta Tese.

Em resumo, a experiência de intercâmbio foi única, pois pude conhecer outras pessoas, outra cultura. Ter vivenciado esta oportunidade contribuiu e muito para a minha formação como pessoa.

7 A TRAJETÓRIA TEÓRICO-METODOLÓGICA