• Nenhum resultado encontrado

As ONGs que não recebem nenhum tipo de recursos estatais são:

Associação Marcenaria Vida Nova

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, (são encaminhados para outras ONGs internacionais), e doações de pessoas jurídicas e físicas.

Segundo o entrevistado o que mantém realmente o funcionamento da ONG são os recursos das ONGs francesas.

O diretor dessa ONG é francês, acreditamos que isso facilita os contatos para adquirir financiamento.

Educandário Allan Kardec

A forma de captar recurso dessa Organização é somente através de doações de pessoas jurídicas.

Missão Atalaia de Jesus

Esta ONG capta recursos via telemarketing, campanhas e doações de pessoas jurídicas, e distribuem para duas ONGs, uma é Associação Social Evangélica Sarah Kalley, e a outra é Casa de Apoio ao Portador de Câncer da Paraíba.

Associação Paraibana de Assistência Social

As formas de captar recursos dessa Organização são: doações de pessoas jurídicas e físicas e cobrança de mensalidades (valor simbólico) paga quem pode.

Associação Beneficente São José

Esta ONG é praticamente mantida pela igreja católica e pela auto-escola rainha da paz, e outras doações de pessoas jurídicas.

Associação Atlética do Banco do Brasil

Formas de financiamento: venda de produtos e mensalidade paga pelos associados.

Associação Deus Conosco

As formas de captar recursos dessa Organização são: doações de pessoas físicas e jurídicas e contribuição dos alunos que podem pagar.

Centro Social Padre Dehon

Esta organização é totalmente mantida pela igreja católica.

Associação Comunitária Bom Jesus

Esta ONG é mantida pela igreja católica e com doações de pessoas físicas.

Em relação as ONGs que recebem recursos estatais e de outras fontes, há duas categorias, as que os recursos estatais são fundamentais para o funcionamento das mesmas. E a que os recursos estatais captados são insignificantes, ou seja, ajudam muito pouco.

As ONGs em que os recursos estatais são insignificantes:

Associação Cristã Educacional Beneficente da Paraíba (ACEPEP)

Esta ONG é mantida pela Primeira Igreja Batista, mas recebe doações do Sebrae, às vezes capta recursos do Estado via projetos sociais, mas segundo a entrevistada os recursos vindo do Estado são insignificantes. Realmente, o que mantém a organização são as doações dos membros da igreja batista.

Associação Papa João XXIII do Brasil (APG XXIII)

Segundo a entrevistada maior parte dos recursos que matem a instituição são enviados da Itália (ONG e Igreja), os recursos governamentais não são representativos, muito pouco.

Clube do Menor Trabalhador

Suas formas de captação de recursos são: projetos sociais (destinados ao governo local e federal), parcerias, doações de pessoas jurídicas e físicas.

Atualmente é a União Brasileira de Educadores Católicos que destina a maior parte dos recursos captados pela instituição. Os recursos oriundos dos governos local e Federal são insignificantes.

Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC)

Suas formas de captação de recursos são: projetos sociais (destinados ao governo local, federal e ONGs nacionais e internacionais), campanhas, parcerias, vendas de produto, doações de pessoas jurídicas e físicas.

Segundo a entrevistada, o que realmente mantém a organização são as doações das pessoas jurídicas e físicas e a igreja católica, os recursos governamentais são poucos, quase nada.

Núcleo de Apoio a Criança com Câncer da Paraíba (NACC)

As formas de captar recursos dessa Organização são: convênios, vendas de produtos, ONGs internacionais, parcerias e doações de pessoas jurídicas e físicas. A maior parte dos recursos que mantém essa ONG, não se oriunda do Estado, segundo a entrevistada, a Casa da Criança tem um convênio com o mistério da saúde, mas os recursos não são significativos tendo por base as necessidades dos portadores de câncer e o atendimento que a instituição tem ofertado para seus usuários. A entrevistada afirma que os principais financiadores dessa ONG são: algumas ONGs internacionais e as empresas de João Pessoa, como a Gráfica JB e ainda as vendas de produtos.

Associação Social Evangélica Sarah Kalley (ASESK)

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, recursos governamentais via projetos sociais, doações de pessoas físicas, campanhas, doação da Missão Atalaia (ONG local) e Apadrinhamento (uma pessoa fica responsável, por uma criança ou mais e os mantém financeiramente).

A maior parte dos recursos que mantém essa ONG, oriunda-se de doações da Missão Atalaia que capta recursos através de telemarketing e distribui para a ASESK e outra ONG que atua junto aos idosos. Segundo a entrevistada, os recursos governamentais são muito pouco, contribui de forma insignificante para o desenvolvimento das crianças atendidas pela ONG.

Associação Santo Dias

Suas formas de captação de recursos são: projetos sociais (destinados ao governo local e federal), campanhas, parcerias, vendas de produto, doações de pessoas jurídicas e físicas.

Segundo a entrevistada, o que realmente mantém a organização são as doações das pessoas jurídicas e físicas e as campanhas, embora a ONG tenha uma pequena parceria com o governo municipal. A entrevistada relata que os recursos oriundos dessa parceria são irrisórios para o funcionamento do projeto, embora seu público seja aluno de escolas públicas.

Centro Cultural Bájo Ayo

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais (encaminhados para ONGs Nacional e Governo Municipal). A maior parte dos recursos que mantém a mesma são de outras ONGs Brasileiras, como a de Malungos do Ilê (Maceió) e doações da igreja católica da Comunidade São Pedro.

Missão Restauração

As formas de captação de recurso são através de projetos sociais (geralmente encaminhados para prefeitura), doações de empresas e pessoas físicas.

De acordo com a entrevistada, o que realmente mantém a organização são as doações feitas pelas pessoas físicas e jurídicas.

Aldeia Infantil SOS de João Pessoa - PB

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, (são encaminhados para o Estado, iniciativa privada e ONGs internacionais) , campanhas, parcerias e doações de pessoas jurídicas.

Segundo a entrevistada a fonte de financiamento que realmente mantém a ONG são recursos internacionais procuram ter algum relacionamento com o governo brasileiro no sentido de financiamento, mas não querem ser dependente literalmente dos recursos governamentais, porque acredita que uma ONG dependente do Estado, não tem autonomia para cobrar do mesmo a efetivação dos direitos da sociedade civil.

Centro de Atividade em Arte, Cultura e Ofício (CAACO)

A maior parte dos recursos que mantém esta organização provém de doações de pessoas físicas, os recursos governamentais são insignificantes.

Associação Seguidores de Jesus (creche seguidores de Jesus)

O que matem a organização são as doações de pessoas jurídicas, e recursos do município de forma marginal.

As ONGs em que os recursos estatais são importante para realização de suas atividades:

Associação Irmãs de Padre Mazza

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, (são encaminhados para outras ONGs internacionais e Governos: federal e municipal), e doações de pessoas jurídicas e físicas.

Segundo a entrevistada os recursos financeiros oriundo do Governo são muito importantes para o funcionamento da ONG.

Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza (Projeto Beira da Linha)

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, (são encaminhados para o Estado, iniciativa privada e ONGs internacionais) , parcerias e doações de pessoas jurídicas.

Segundo a entrevistada os governos federal e local são grandes parceiros da ONG, mas o Instituto C&A e UNICEF dão respaldo significativo para o funcionamento da Organização além de outros parceiros da iniciativa privada.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE JP)

A APAE arrecada recursos através de mensalidades pagas pelos seus associados, doações de empresas privadas e de pessoas físicas através do telemarketing. Para execução de trabalhos específicos, trabalha sempre em parceria com órgãos públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal através de Convênio de Cooperação Técnica da pessoal da Secretaria Estadual da Educação. Recebe recursos do SUS por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Outras fontes de receita são campanhas lançadas em nível municipal, cuja arrecadação é aplicada em ações desenvolvidas pela Instituição.

Segundo a entrevistada a os recursos dos governos destinados a APAE são muito importantes, mas deveria ter mais disponível, principalmente para organizações sérias como a APAE.

Amazona – Associação de Prevenção a AIDS

Suas formas de captação de recursos são: projetos sociais (destinados aos governos local e federal, e ONGs internacionais), convênios, vendas de produtos e campanhas.

Segundo o entrevistado o recurso destinado via governo para manter as ações da ONG são significativos, mas nem por isso a organização deixa de cobrar ações do Governo (políticas públicas) que tem como base o direito, e não o favor.

Centro da Mulher 8 de Março

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, convênios e vendas de produtos. A maior parte dos recursos que mantém a mesma advém dos projetos sociais que são enviados para o Governo Federal e Municipal.

Organização de Mulheres Negras da Paraíba – Bamidelê

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, doações de pessoas jurídicas e parcerias. A maior parte dos recursos que mantém essa organização oriunda-se do Governo Federal, mas também têm parceria com a Fundação Ford.

Sociedade Civil Bem Estar Social do Brasil (BENFAM)

As formas de captar recursos dessa Organização são: convênios, vendas de produtos, ONGs internacionais, projetos sociais e recursos governamentais.

A maior parte dos recursos que mantém a mesma, não se oriunda do Estado, segundo a entrevistada, embora os recursos captados do Estado pela

instituição sejam importante para o funcionamento da organização, principalmente, para atuar junto aos adolescentes.

Missão Nova Esperança

As formas de captar recursos dessa Organização são: convênios, projetos sociais, recursos governamentais via projetos sociais ONGs internacionais, doações de pessoas jurídicas e físicas, e parcerias.

A maior parte dos recursos que mantém essa ONG, se oriunda do Estado, segundo o entrevistado, a Missão Vida Nova tem um convênio com o mistério da saúde, os recursos são significativos tendo por base as necessidades dos portadores de AIDS e o atendimento que a instituição tem ofertado para seus usuários. O entrevistado afirma que os principais financiadores dessa ONG é o Governo Federal, via Ministério da Saúde e também recursos municipais.

Oficina de Revitalização do Patrimônio Histórico

As formas de captar recursos dessa Organização são: Projetos Sociais (enviados para os governos, Federal, Estadual e Municipal) e parcerias.

Segundo o entrevistado o que mantém o funcionamento da ONG é a parceria que a instituição tem com ministério do trabalho.

Pastoral da Criança

As formas de captar recursos dessa instituição são: convênios, doações e parcerias.

Segundo a entrevista os recursos financeiros que se oriunda do Ministério da Saúde são significativos para as ações da Pastoral da Criança, mas as atitudes dos lideres comunitários que atuam como voluntários também são muito importantes.

A forma de captação de recursos dessa ONG são Projetos sociais (enviados para o Governos Federal, Estadual e Municipal e outras ONGs internacionais), convênios, parcerias e recursos da própria igreja católica.

Segundo a entrevistada os recursos do Estado são importantes para o funcionamento da Pastoral, mas o que realmente mantém a instituição são os recursos de ONGs internacionais e doações da igreja católica.

Associação de Promoção do Ancião (ASPAN)

Esta ONG é parceira do município a sede é dela, o governo municipal paga todos os professores, os uniformes e as refeições das crianças. As demais despesas com o funcionamento da ONG são custeadas através doações de pessoas jurídicas e físicas.

Segundo a entrevistada os recursos municipais são significativos para o funcionamento da organização.

Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente (CENDAC)

Esta ONG é praticamente mantida pelos governos estadual e federal, mais recebem doações, também de pessoas jurídicas, a diretora é a primeira dama. Esta ONG confecciona todos os fardamentos dos alunos das creches do Estado da Paraíba e os móveis utilizados nas respectivas creches.

Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH)

As formas de captar recursos dessa ONG são: projetos sociais (direcionados para Governos na três esferas e principalmente para ONGs internacionais), campanhas, convênios, parcerias, vendas de produtos, doações de pessoas jurídicas e físicas e eventos.

Segundo a entrevistada dentre as fontes de financiamento da ONG as que mais contribuem para o funcionamento da ONG são doações de pessoas jurídicas e físicas e os recursos dos projetos sociais encaminhados para ONGs internacionais, os recursos públicos, principalmente o municipal também é fundamental para a ONG.

Associação Creche Amiguinhos

Esta Organização recebe doações do SESC, de empresas privadas, e da igreja católica . A maior parte dos recursos financeiros que mantém essa ONG, não é do Estado, mas o governo local contribui de forma significativa com os recursos humanos para o funcionamento da ONG, a folha de pagamento da ONG é paga totalmente pelo município.

Casa Pequeno Davi/ Casa Menina Mulher.

As formas de captar recursos são projetos sociais (que são enviados para o governo federal, mas principalmente, para ONGs internacionais), doações de pessoas jurídicas e parceria.

Segunda a entrevistada os recursos do governo são importante, mas o que realmente mantém o funcionamento da ONG são os recursos de outras ONGs internacionais.

Centro Cultural Piollin

As formas de captar recursos dessa Organização são: projetos sociais, (são encaminhados para o Estado e ONGs nacionais e internacionais) e convênios.

Segundo a entrevistada no quadro de profissionais da ONG, a maioria é cedida pelo governo federal, estadual e municipal para atuar constantemente na instituição, com isso a ONG reduz consideravelmente seu custo com salários, essa ação é fundamental para atuação da ONG. Em termos de recursos financeiros propriamente dito, a entrevistada relata que as ONGs internacionais contribuem significadamente para o financiamento das ações da Escola Piolin, embora também entra alguns recursos via município, mesmo com toda falta de flexibilidade dos recursos disponíveis.

Associação Metropolitana Erradicação de Mendicância (Creche Naide Ribeiro)

As formas de captar recursos dessa Organização são através de doações de pessoas jurídicas e vendas de produtos. O governo Estadual

contribui de forma significativa para o funcionamento desta ONG, porque a folha de salário é paga totalmente pelo Estado, segundo a entrevistada.

Biblioteca Braille e Comunitárias, Construindo a Cidadania (BB&C Construindo a Cidadania)

As formas de captar recursos são: através de projetos sociais que são encaminhados principalmente para os governos federal (ministério da educação) e municipal, e doações feitas por empresas privadas (alguns bancos privados) os recursos governamentais são importante para o funcionamento da mesma.

Associação dos Amigos e Residentes Calula Leite (Creche Tia Nerita) Os recursos financeiros que mantém esta ONG são doados principalmente por empresa privada. Mas, o governo local contribui de forma significativa com os recursos humanos para o funcionamento da ONG, a folha de pagamento é paga totalmente pelo município.