• Nenhum resultado encontrado

3.2 A análise linguística baseada em frames

3.2.2 Frame interacional

O frame interacional diz respeito ao conhecimento da situação de comunicação entre os indivíduos nela envolvidos, os quais conceptualizam, a partir dessa dimensão do frame, aspectos como “o conhecimento das intenções do falante/escritor e as rotinas de eventos de fala, o que contribui para a compreensão

do intercâmbio conversacional” (DUQUE, 2018, p. 136). Tal conhecimento inclui características das categorias discursivas, o que orienta expectativas e conduta frente a elas.

No tocante à categoria discursiva meme, os usuários têm como expectativa a promoção de humor, ironia, sátira, além da possibilidade de interagir com outros usuários a partir daquele meme, seja compartilhando, comentando, curtindo, ou mesmo ignorando, denunciando e marcando como spam40.

3.2.3 Frame social

Trata-se da dimensão a qual orienta expectativas sociais comportamentais, isto é, orienta como os indivíduos agem individual e coletivamente dentro de uma comunidade. Essa dimensão é relativa a esferas sociais, como IGREJA, ESCOLA, GOVERNO, PARTIDO POLÍTICO, FAMÍLIA, CORPORAÇÃO, COOPERATIVA etc. Por exemplo,

segundo Duque (2018),

por ser configurado como o nosso primeiro frame social, FAMÍLIA serve

de modelo para os demais frames sociais. Nesse sentido, é comum realizarmos o mapeamento metafórico entre os componentes do frame

FAMÍLIA e os papéis que compõem outros frames sociais. (DUQUE,

2018, p. 138)

Essa dimensão, segundo Lakoff (1995), orienta, ainda, a noção de frame moral, conceituada no início desta seção. Essa abordagem de Lakoff se faz relevante nessa tese porque, no trabalho desse autor, ele observa como a moral é construída em discursos políticos. Nessa situação, Lakoff percebe que, embora a noção de moralidade dos dois grupos analisados – a saber, Conservadores e Liberais (aqui, conservadores e progressistas) – tenha em comum o domínio fonte contabilidade, o entendimento de certo e errado varia drasticamente entre esses indivíduos. Nesses termos, na análise subsequente, também foi observado se os frames evocados pelos memes têm orientação mais conservadora ou mais progressista.

40 Mensagens eletrônicas, geralmente enviadas em massa, por desconhecido ou por um robô, de conteúdo, na maioria das vezes, desinteressante e/ou nocivo à segurança do usuário.

3.2.4 Frame-roteiro

O frame também pode se apresentar na dimensão de roteiro, a qual, segundo Duque (2018, p. 138), “a experiência recorrente de um determinado evento pode criar um molde internalizado da provável sequência de ações, participantes e entidades dentro da situação experienciada”. O frame-roteiro é constituído por vários eventos que são experienciados ao longo da vida, os quais consistem em estruturas de conhecimento que organizam como os eventos do dia a dia se desdobram, inclusive cronologicamente.

Desse modo, formatam e guiam as expectativas dos indivíduos em situações cotidianas, as quais, por sua vez, também são passíveis de quebras. Nesses casos, dado o fato de os frames-roteiro guiarem os indivíduos na elaboração de inferências sobre eventos, quebra de expectativas são compensadas com sensações de humor, tristeza, ansiedade etc. (DUQUE, 2018).

3.2.5 Esquema-I

Os esquemas imagéticos também podem ser considerados como uma dimensão de frames porque, segundo Duque (2018) são estruturas as quais organizam a estrutura reticulada sobre a qual os diversos frames se estruturam. Desse modo,

os esquemas imagéticos retêm na memória as invariâncias das experiências vivenciadas pelo homem. Nesse sentido, o DESLOCAMENTO FÍSICO orienta frames descritores de eventos e roteiros; TRANSFERÊNCIA DE POSSE orienta o compartilhamento de foco durante a aprendizagem

da linguagem e frames interacionais; DENTRO/FORA orienta cenários e

frames sociais; CENTRO/PERIFERIA orienta a estrutura reticulada dos

frames conceptuais; TRAJETOR/MARCO orienta a identificação dos

participantes das cenas etc. (DUQUE, 2018, p. 139)

Nesta tese, essa categoria foi considerada com vistas a entender em que tipo de esquema-I os frames evocados se estruturam e, a partir disso, representar tais estruturações em grafos41. Esse procedimento analítico foi um importante recurso

para que fosse possível identificar o domínio fonte remetido frame evocado a partir de indexadores linguísticos.

3.2.6 Frames-culturais

Todos os tipos de frames, em maior ou menor medida, são perpassados pelo frame-cultural. Isso porque, segundo Duque (2018), “o mesmo item lexical pode acionar frames (ou partes de frames) distintos em diferentes culturas”, o que diz respeito a frames Conceptuais Básicos; “a maneira como concebemos os eventos pode variar de cultura para cultura”, o que diz respeito a Frames descritores de eventos; “regras de interação variam de cultura para cultura”, o que diz respeito a Frames Interacionais (p. 139) e assim por diante.

Nesse ínterim, “os diversos frames discursivos decorrentes da combinação de enquadramentos estão dispostos num contínuo com Categorias Discursivas” (DUQUE, 2018, p. 141), a exemplo de RECEITA CULIÁRIA, BULA, BILHETE, POEMA entre

outras. Assim, considerar a dimensão cultural do frame como categoria de análise permitiu identificar atributos distintivos relacionados à categoria discursiva meme, bem como aspectos em comum com outras categorias discursivas.

3.2.7 Integração de frames

Como já mencionado, diversas dimensões podem constituir um frame. Essas dimensões, por sua vez, podem integrar um mesmo frame, isto é, elas não são exclusivas, mas sim se coadunam no processo de construção de sentido. Segundo Duque (2015a, p. 31), “frames podem ser extremamente simples, contendo poucos papéis e poucas relações entre esses papéis, como é o caso dos esquemas imagéticos (esquema-I) de relações espaciais básicas”. Assim, é possível que frames mais básicos se integrem para formar frames mais complexos.

4. METODOLOGIA

Nesta seção, serão apresentados, em subseções, os procedimentos metodológicos para uma pesquisa qualitativa. O propósito, aqui, é explicitar o tratamento aplicado aos dados, isto é, aos frames que constituem a construção de sentido memes e nos comentários sobre os respectivos memes: como são identificados, como são classificados, como o sentido é construído a partir deles. Vale dizer que a identidade dos usuários autores dos comentários será desconsiderada, visto que elas não importam a este trabalho. Além disso, o período para seleção e coleta do corpus ocorreu de modo indistinto, visto que o fator relevante para esta pesquisa não foi lapso temporal, mas sim a relevância do meme, a qual foi aferida pela quantidade de Curtidas, Comentários e Compartilhamentos. Essa quantidade também não é determinada, pois a relevância foi atribuída em relação a outros memes da página. Aqueles com poucas interações foram desconsiderados.

4.1 Natureza da pesquisa

No tocante à natureza desta pesquisa, os procedimentos metodológicos empregados são qualitativos. Nessa perspectiva, o enfoque dado ao objeto não recai sobre sua repetição, mas sim sobre sua intensidade, viés em que se está mais atento a dimensões socioculturais as quais são expressas por meio de crenças, valores, opiniões, representações, formas de relação, simbologias, usos, costumes, comportamentos e práticas (MINAYO, 2017).

De acordo com a visão de Denzin e Lincoln (2006), a qual, dando ênfase a entidades de processos significativos, o método qualitativo se apresenta mais produtivo para questões emergentes de uma perspectiva de análise baseada em frames, questões essas diretamente ligadas à construção de sentido e análise de discurso. Ainda segundo os autores supracitados, esse tipo de pesquisa parte do pressuposto de que sujeitos são diferentes de objetos, o que implica um tratamento de dados que leve em consideração que a vida humana resulta em uma atividade interativa e interpretativa.

Sob essa ótica, o presente objeto de estudo – a própria linguagem – é entendido/a como uma dimensão comportamental do ser humano, a qual se manifesta

em atos de comunicação inseridos em um contexto histórico e cultural. Diante disso, sabendo que os sujeitos constroem significados a partir de seu entorno ambiental e que estes se estabilizam culturalmente, é possível acreditar que a análise do conteúdo produzido por essas interações é capaz de revelar, aceitavelmente, como se dá essa construção de sentido.

Ainda sob a perspectiva metodológica qualitativa, é importante frisar, também, que é adotada uma concepção epistemológica interpretativista (CRESWELL, 2003), na qual a realidade é entendida como complexa e socialmente configurada, o que implica dizer, por sua vez, que a linguagem – especialmente na internet – não é concebida aprioristicamente, mas que a construção de sentido é perpassada por diversos processos entre os envolvidos na dinâmica comunicativa, os quais propõe- se descrever e analisar aqui.

Por último, a natureza dos objetos de análise, memes e comentários sobre eles, constitui um grupo focal específico, nos termos de Minayo (2017). Os textos que se manifestam em um comportamento memético são publicados em categorias discursivas específicas, o que demanda a necessidade de se delinear esse grupo e se apresentar uma abordagem de tratamento exclusiva.

4.2 Constituição do corpus

Partindo desses pressupostos, o corpus definido para esta pesquisa consiste em memes e respectivos comentários sobre eles. A fonte de pesquisa selecionada foi Facebook, por duas razões, a saber: nessa rede social é possível referenciar precisamente a fonte de dados, a partir do site da web, bem como atribuir corretamente a autoria dos memes, os quais são produzidos pelas Páginas; e essa rede social permite que os usuários, seguidores ou não das Páginas, comentem sobre os memes publicados – comentários que a referida rede apresenta por ordem de relevância.

Os memes foram selecionados a partir da relevância, a qual foi aferida de acordo com a quantidade de likes e comentários recebidos nas publicações. Uma vez

selecionado o meme, os comentários sobre ele são escolhidos também pela citada relevância.

Nos últimos anos, a discussão sobre “política” – ou, pelo menos o que uma parcela significativa dos brasileiros entende por ela – visivelmente entrou em um patamar mais acalorado, por assim dizer, especialmente graças à virtualização da mídia e popularização das redes sociais. Tal realidade permitiu mais acesso e divulgação de todo tipo de informação e, com isso, houve uma ascensão no engajamento dos brasileiros no tocante a esse assunto.

Nesse ínterim, essa foi a temática de memes escolhida. É sabido, ainda, que, especialmente nos últimos anos, a referida discussão passou a ser agudamente polarizada, do ponto mas progressista ao mais conservador – denominação, esta, que remonta à Revolução Francesa e à polarização entre girondinos42 e jacobinos43 - a conotação política dos termos esquerda e direita provém dessa divisão inicial do plenário, girondinos à direita e jacobinos à esquerda. Posto isso, para que a análise pudesse revelar resultados condizentes com a referida realidade, foi necessário estabelecer o equilíbrio na fonte de dados do corpus, a qual resultou de uma página de cada orientação política supracitada. O critério para a seleção das páginas foi a relevância, estabelecida com base na quantidade de seguidores. Feito esse recorte, foram selecionados quatro memes, com seus respectivos comentários: dois memes de cada página.

Em uma análise preliminar, percebeu-se que as estratégias para construção de sentido se repetem e, com isso, verificou-se que quatro é uma quantidade que fornece dados suficientes para os objetivos desta pesquisa qualitativa. Nesse momento, constatou-se uma “saturação teórica” (RHIRY-CHERQUES, 2016), conceito que determina “saturada” a coleta de dados quando os padrões começam a

42 No período da Revolução Francesa, girondinos era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional. Seus membros pertenciam, em sua maioria, à burguesia provincial. Naquela ocasião, esse grupo mais conservador foi instalado do lado direito do plenário.

43 Os jacobinos eram burgueses em ascensão, ainda fortemente ligados às suas origens rurais e pobres, pouco cultos, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos nobres) e sua aristocracia. Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.

se repetir, de modo que o acréscimo de novos dados analisados não interfere decisivamente nas conclusões gerais desta tese. Assim, quando nenhum novo elemento é encontrado, o acréscimo de novas informações deixa de ser necessário, pois não altera a compreensão do fenômeno estudado. Nesse sentido, entende-se que o conjunto de dados delineado nesta pesquisa é representativo de um grupo mais geral.

Além disso, Fontanella, Ricas e Turato (2008) afirmam que a preocupação de uma pesquisa qualitativa recai sobre a constituição de um corpus que espelhe certas dimensões do contexto, o qual permanece em contínua construção histórica. Nessa perspectiva, não é viável, para o objeto desta pesquisa, uma análise qualitativa, a qual visasse abarcar todos os tipos de ocorrência, visto que esse número é tão finito quanto a criatividade humana.

4.3 Procedimentos de análise

Uma vez constituído o corpus, os memes foram analisados à luz das dimensões do frame (DUQUE, 2015b; 2017; 2018) – apresentadas na seção anterior – e foram observadas quais dimensões do frame eram mais expressivas na constituição de cada meme. Para tanto, foram identificadas todas as pistas verbais e não verbais do meme e esses foram descritos de acordos com os frames evocados pelos memes. Com isso, objetivei descrever os frames e os esquemas envolvidos na construção de sentido dos memes sobre política. Em seguida, identifiquei as pistas verbais, e possíveis não verbais, dos comentários, com vistas a verificar quais frames foram acionados pelo meme.

Na análise, os memes foram descritos verbal e visualmente. No meme, a relação intrínseca entre indexadores verbais e não verbais foi interpretada textualmente e, em seguida, interpretada sob o prisma das categorias de frame que os memes evocaram. Sendo assim, as dimensões mais relevantes foram aplicadas e a construção de sentido dos memes foi descrita com base nelas.

Cumpre dizer que as dimensões do frame não precisam estar todas presentes para construção de sentido. Isso implica que cada meme, a depender de

seu propósito, apresenta uma, ou umas, dimensão(ões) mais proeminente(s). Assim, não é objetivo desta tese aplicar todas as dimensões de análise baseadas em frames no corpus constituído, mas sim investigar quais as estratégias de construção de sentido mais determinantes – já que elas podem variar de um meme para outro. Por exemplo, se o meme se apresentar como uma narrativa, certamente o frame de evento será mais relevante; se focalizar mais um determinado conceito para a construção de sentido, a dimensão conceptual básica do frame será abordada; e assim por diante. Tal escolha não implica dizer que outras dimensões do frame não existam em um dado meme, mas sim que, em dado contexto, determinada dimensão se mostra – ou, determinadas dimensões se mostram – mais saliente(s) no processo de construção de sentido.

Para expressar a dimensão conceptual básica do frame, foram elaborados grafos para representar como os conceitos estão relacionados uns aos outros, além de explicitar como os frames são acionados em rede. Grafo consiste em uma representação gráfica que apresenta a relação entre objetos de um mesmo conjunto, os quais são representados na posição de vértice ou aresta: vértice é um slot preenchido por uma unidade conceptual básica; aresta sinaliza a relação entre um vértice e outro, a qual pode ser uni ou bidirecional. Com isso, espera-se elucidar a maneira como indexadores lexicais acionam conceitos e contextos para a construção de sentido.

Com o propósito de melhor alicerçar as afirmações de quais dimensões dos frames e de quais recursos foram empregados para eles serem acionados, os comentários sobre os memes também serão levados em consideração e examinados, igualmente, em uma análise baseada em frames. Assim, esse também foi um critério para escolha dos memes: era preciso que o meme tivesse ganho repercussão significativa – repercussão, essa, estabelecida a partir da quantidade de “interações” que o meme apresenta, como Curtidas, Comentários e Compartilhamento.

A análise dos Comentários compreenderá apenas os três primeiros, os quais, à medida que são “curtidos” pelos usuários, ficam em evidência. Portanto, os comentários no topo são os mais relevantes, segundo o julgamento dos próprios usuários. Nesse ínterim, espera-se observar como as informações são articuladas no

meme para a construção de sentido; espera-se observar quais frames e como eles são acionados em memes que tratam sobre política.

Um aspecto contextual relevante, o qual também será submetido a uma análise baseada em frames, é “o que se diz sobre o meme”. Isto é, quando se faz a postagem de um meme – o qual se trata de um arquivo de imagem em que estão articuladamente presentes indexadores verbais e não-verbais –, é possível publicar, juntamente com o arquivo de imagem (no caso, o meme), algum tipo de indexador linguístico e/ou “Emojis”44. Esses indexadores também são importantes no processo de construção de sentido e, por isso, também serão levados em consideração.

Por derradeiro, dada a natureza opositiva entre as Páginas selecionadas, “conservadores” e “progressistas”, foi realizado um cotejo comparando as estratégias empregadas em cada um dos tipos de memes e comparou-se se as estratégias de construção de sentido são semelhantes ou distintas.

Documentos relacionados