• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: Metodologia

3.1. Fundamento do objeto em estudo e objetivos da investigação

O sucesso de uma investigação em ciências sociais depende do procedimento seguido. Acima de tudo, o investigador deve definir e pôr em prática um método de trabalho. Através de um método de trabalho, a investigação em ciências sociais permitirá, por exemplo, perceber melhor o significado de um acontecimento ou de uma prática, entender com mais precisão as lógicas de funcionamento de uma organização ou fazer um ponto de situação sobre um determinado contexto (Quivy e Campenhoudt, 1998).

Para levar a cabo a minha investigação, utilizarei o método interpretativo. O método de investigação interpretativo inclui diversas abordagens, como a observação participante, a etnografia, estudos de caso, o interacionismo simbólico ou a fenomenologia, ou seja, uma abordagem qualitativa, que não exclui, apesar disso, algumas quantificações. No contexto deste método, o objeto de análise é definido em termos de ação e o investigador testa a variabilidade das relações entre as ações e os significados que os atores lhes atribuem por meio das suas interações sociais (Lessard-Hébert, Goyette e Boutin, 1990).

O objeto de estudo da minha dissertação é a decisão e produção jornalística de notícias de desporto. Definido o meu objeto de estudo, o que pretendo perceber é como é que este objeto é afetado, moldado ou modificado pela comunicação digital. Por comunicação digital, refiro-me à Internet como um todo, incluindo as plataformas online, as redes sociais, os sites, entre outros canais digitais.

Os objetivos da minha pesquisa são os seguintes:

- Analisar o papel da comunicação digital na produção de notícias de desporto. - Perceber de que forma a comunicação digital modificou a relação dos jornalistas com as fontes.

- Avaliar a dimensão do impacto da Internet no acesso à informação, por parte dos jornalistas.

56

- Identificar as alterações na linha editorial dos órgãos de comunicação social escrita especializados em desporto, fruto do aumento da relevância do jornalismo online.

- Perceber se há um critério de noticiabilidade diferente relativamente a notícias de futebol e notícias de outras modalidades.

A observação direta refere-se àquela em que o investigador procede diretamente à recolha de informação, sem se dirigir às pessoas interessadas. Na observação indireta, o investigador “utiliza” o sujeito para recolher a informação desejada. Ou seja, realiza entrevistas ou questionários e, assim, os entrevistados e inquiridos contribuem para a produção da informação (Quivy e Campenhoudt, 1998).

De acordo com Miller (1997), frequentemente, nas investigações qualitativas combinam-se estratégias de observação com outros métodos qualitativos, como entrevistas. Desta forma, consegue-se recolher informações sobre como os agentes que integram o contexto do estudo constroem a realidade social.

Em termos de metodologia, esta utilização de diferentes métodos de recolha de dados é denominada de triangulação. O objetivo da investigação é encontrar respostas para perguntas através da aplicação de procedimentos sistemáticos. Neste sentido, diz Berg (1989), a investigação qualitativa analisa vários padrões sociais e os indivíduos que fazem parte destes padrões.

Face aos objetivos que estabeleci, dividi a metodologia da investigação em três partes, que incluem observação direta e observação indireta. A primeira parte diz respeito à fase exploratória da investigação, que inclui a revisão de literatura, a análise de notícias nas edições online dos jornais “A Bola” e “Record” e as entrevistas exploratórias com os Editores do Online destes dois jornais. A segunda parte inclui as entrevistas em profundidade a jornalistas da secção Online dos dois jornais já citados. Por fim, a terceira e última parte engloba a análise dos resultados e a devida reflexão à questão de investigação que irá nortear o estudo.

57

Relativamente à fase exploratória da investigação, farei em primeiro lugar uma análise de todas as notícias publicadas na edição online dos jornais “A Bola” e “Record”, durante uma semana, classificando-as por “Futebol” e “Outras modalidades”, consoante o tema que tratem. O objetivo é retirar elementos que ajudem a preparar o guião das entrevistas exploratórias.

O processo mais importante da fase exploratória diz respeito às entrevistas exploratórias com os editores do Online dos jornais “A Bola” e “Record”. Da análise do conteúdo das entrevistas exploratórias, retiram-se os indicadores que devem constar no instrumento de observação. Quando o instrumento de observação é uma entrevista, é normal realizar-se um inquérito ou entrevista prévios, como parte integrante da fase exploratória (Quivy e Campenhoudt, 1998).

A análise qualitativa dos dados é um processo cíclico e interativo, uma vez que engloba uma relação dinâmica entre as diversas componentes de redução ou tratamento dos dados, apresentação dos mesmos e a sua interpretação (Lessard-Hébert, Goyette e Boutin, 1990). Após a fase exploratória, farei entrevistas estruturadas aos jornalistas da secção Online dos jornais já citados.

As entrevistas permitem obter dados empíricos sobre a realidade social, ao colocar aos entrevistados perguntas sobre a sua vida pessoal ou profissional. Neste sentido, a entrevista é uma conversa, que pode variar entre semiestruturada, estruturada, com orientação quantitativa, semiformal orientada, entre outras tipologias, sendo que todas as entrevistas são interativas (Holstein e Gubrium, 1997).

A entrevista estruturada está orientada para a resposta e caracteriza-se por o entrevistador controlar todo o processo. Os dados provenientes de entrevistas devem ser registados por escrito, e transcritos no caos de ter havido gravação áudio, e formatados para serem tratados posteriormente (Lessard-Hébert, Goyette e Boutin, 1990).

Através da questão de investigação, pretende-se exprimir de forma mais exata possível a realidade que se pretende saber, elucidar ou compreender melhor A

58

questão de investigação do presente estudo visa analisar: qual a influência da comunicação digital na decisão e produção jornalística de notícias de desporto no jornal "A Bola" e no jornal "Record"?

Nos próximos subcapítulos explicarei com mais detalhe cada etapa da investigação.

3.2. Estrutura metodológica