• Nenhum resultado encontrado

FUNDOS DE INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA, VARIÁVEL E

A ideia de um condomínio de aplicadores define o que seja um fundo de investimento, ou seja, uma aplicação em conjunto realizada por grupos de pessoas físicas ou jurídicas com a finalidade de buscar a melhor alternativa de produto de aplicação para o máximo retorno.

Esse condomínio de aplicadores possui natureza especial, possui patrimônio próprio, que são os bens adquiridos a partir da disponibilização dos recursos por parte dos condôminos ou neste caso dos cotistas, possui contabilidade própria e auditoria em suas contas.

O funcionamento de um fundo de investimento se dá de forma simples a partir do aporte de recursos dos seus cotistas para a aquisição dos bens que irão compor o patrimônio deste fundo, sejam eles títulos ou valores mobiliários que

proporcionarão o lastro para a emissão das cotas de participação de cada investidor de acordo com o capital investido. As cotas do fundo de investimento passarão a ser de propriedade fiduciária do administrador do fundo que irá agir de acordo com os interesses dos cotistas que são os legítimos proprietários destas cotas.

Sendo as cotas de propriedade de seus condôminos ou cotistas do fundo e sendo estas geridas por um administrador, que em sua maioria são instituições financeiras que se utilizam deste produto para a captação de recursos que irão formar o seu lastro para operações de crédito, obrigatoriamente esta instituição deve ter de forma bastante consolidada o conceito da chamada muralha da China ou

chinese wall, que faz referência à separação da administração dos recursos do

fundo de investimento e dos demais recursos de terceiros existentes na tesouraria desta instituição (ASSAF NETO, 2001).

A forma como um fundo de investimento é gerido pode determinar se irá alcançar o seu objetivo de rendimento atendendo as expectativas dos investidores cotistas deste fundo e é por isso que a gestão de um fundo é trabalho para uma equipe e não apenas para uma única pessoa.

A gestão de um fundo de investimento pode ser passiva quando o seu objetivo é alcançar a mesma rentabilidade de determinado índice ou indicador que funcione como referência para a economia, o chamado benchmark. As principais características dos fundos com gestão passiva são a relação dos resultados ligados diretamente ao indicador escolhido como benchmark para este fundo, ter um menor custo operacional, ter perfil mais conservador e ser bem mais ajustado no longo prazo.

Por sua vez, os fundos de investimento com gestão ativa buscam selecionar as melhores alternativas de investimento existentes no mercado com o objetivo de maximizar os seus resultados. Estes fundos têm como principais características um maior custo operacional, possuem perfil mais agressivo e ao contrário dos fundos com gestão passiva, estão mais ajustados no curto prazo.

A administração de um fundo de investimento está segmentada de acordo com as responsabilidades atribuídas a cada ente envolvido nesta atividade e que conforme Fortuna (2015, pg 768) são as seguintes:

- Instituição administradora: é que dá o seu nome ao fundo de

investimento e tem como atribuições ser o responsável por todas as obrigações operacionais, administrativas e legais.

- Instituição gestora: tem a responsabilidade na tomada de decisões

específicas sobre as políticas de investimento dos fundos e escolhe onde o recurso disponibilizado pelo cotista será aplicado.

- Instituição custodiante: tem a responsabilidade sobre o registro,

liquidação e o exercício dos direitos e obrigações dos ativos que compõem o fundo.

- Instituição distribuidora: é responsável por captar recursos para o fundo,

é quem irá buscar o investidor interessado a participar como cotista de um fundo. Os fundos de investimento através de seus administradores estabelecem taxas a serem cobradas dos cotistas a título de remuneração por seu trabalho de agentes proporcionadores de ganhos financeiros a quem fizer parte do grupo de cotistas de um determinado fundo. Estas podem ser as taxas de administração, que são cobradas na forma de percentual sobre o valor do patrimônio do fundo: taxa de

performance, que é a taxa cobrada quando do atingimento de um indicador de

rentabilidade pré-estabelecido; podem também ser cobradas taxas de ingresso no fundo; e também taxas em função da saída antecipada do cotista encerrando sua participação no fundo.

O investidor que optar em aplicar seus recursos em um fundo de investimento deve ter claro em sua estratégia na busca pela melhor opção, que as taxas cobradas variam de um fundo para o outro e que o percentual maior de cobrança de taxas significa um percentual menor de rentabilidade em sua aplicação.

Além de uma maior rentabilidade para os recursos investidos que o investidor pode encontrar em um fundo, esta alternativa de aplicação pode trazer também alguns benefícios como a gestão profissional de uma carteira de investimentos, diversificação de ativos, baixo custo envolvido em suas operações, conveniência vinculada ao fato de o investidor possuir uma instituição que procura oferecer melhor rendimento aos seus recursos e a liquidez que a maioria dos fundos de investimento apresenta.

Os fundos de investimento também podem oferecer ao seu cotista algumas vantagens em relação aos demais produtos de investimento disponíveis no mercado como: a simplicidade de movimentação em suas aplicações e resgates que podem ser feitos através da rede mundial de computadores, a relação entre o volume de investimentos e o retorno, pois pequenas aplicações tem rendimento semelhante ao das grandes por fazer parte de um patrimônio maior.

Outro diferencial que pode ser encontrado pelo investidor em um fundo de investimento diz respeito ao profissionalismo na gestão, a diversificação da carteira e a liquidez proporcionada pelo fundo de investimento, quando o cotista pode resgatar suas cotas ou retirar seu dinheiro sempre que desejar sem com isso perder a rentabilidade já auferida.

Documentos relacionados