• Nenhum resultado encontrado

No momento em que se dispõe a aplicar seus excedentes financeiros, o futuro investidor procura por orientação de qual seria a melhor opção para aplicação de seus recursos e invariavelmente a resposta que irá ouvir será: o melhor investimento irá depender do perfil apresentado por cada investidor.

Mas afinal de contas o que seria o perfil do investidor?

O perfil de um investidor indica quais as melhores opções das que o mercado coloca à disposição para que o investidor possa utilizar com a finalidade de balancear sua probabilidade de maior rentabilidade com os riscos envolvidos em sua aplicação. Desta forma, o perfil de um investidor aponta quais os riscos e, consequentemente, quais os tipos de investimentos que ele estará disposto a assumir, buscando aumentar o seu potencial de ganhos (ou perdas) em suas operações.

Para que se possa determinar qual o perfil de um investidor é necessário que saibamos qual a sua tolerância a riscos, que diz respeito ao nível de possíveis perdas do capital investido a que o investidor está disposto a enfrentar, com o objetivo de alcançar a melhor rentabilidade possível, sem que isso venha a acarretar perdas em seu capital.

Levando em consideração a tolerância aos riscos a que está disposto a correr em seus investimentos, o investidor pode ser classificado em três categorias: conservador, moderado e arrojado (CERBASI, 2013).

2.6.1 Conservador

O investidor com perfil conservador tem a segurança como ponto decisivo para as suas aplicações.

Um investidor conservador possui, por alguma razão, um grande distanciamento ao risco, não estando disposto a assimilar perdas ou então se estas forem inevitáveis, que sejam as menores possíveis. Um investidor conservador quer

ganhar dinheiro, multiplicar seu patrimônio, mas seu foco principal é na verdade não perder dinheiro.

Ser um investidor conservador demonstra que você está buscando um rendimento real positivo, acima dos índices de inflação, podendo até aceitar algum risco para obter maior rentabilidade, por isso pequenas oscilações nos retornos sobre os investimentos são aceitas, desde que eventuais instabilidades não comprometam o patrimônio no médio prazo (CERBASI, 2013).

Embora o investidor seja classificado como conservador, sua estratégia de investimento pode contemplar a destinação de uma pequena parte de seus recursos para aplicações em produtos de renda variável, mantendo sempre um alto percentual em produtos de renda fixa, o que possibilita a manutenção do foco na estratégia de proteção do patrimônio investido.

2.6.2 Moderado

Para este perfil de investidor a segurança no investimento é importante, mas também busca retornos um pouco acima da média, por este motivo, um risco médio é aceitável.

O investidor moderado não está disposto a assumir altos riscos, mas compreende que precisa correr algum risco se pretende que seu capital aumente mais rápido.

Podemos encontrar no perfil moderado de aplicador, aquele que possui investimentos na tradicional caderneta de poupança, objetivando a segurança que ela proporciona ou até mesmo em produtos de renda fixa, que lhe proporcionam rendimentos conhecidos, mas que, porém, podem em determinado momento abrir mão da segurança e da rentabilidade fixa para buscar ampliar seus rendimentos através da modificação da composição de sua carteira de investimentos, optando por destinar parte de seus recursos à aplicação em produtos de maior risco, no entanto, de maior rentabilidade.

2.6.3 Arrojado

O investidor com perfil arrojado é aquele capaz de assimilar maiores riscos para que seu investimento renda o máximo possível.

Este tipo de perfil indica que o investidor é capaz de arriscar-se bem mais, isto é, tem uma tolerância maior aos riscos e tem como objetivo principal o crescimento de seu capital em um período de tempo mais curto se comparado aos investidores com perfil conservador e moderado.

Tendo como princípio básico de que a expectativa de um maior retorno traz consigo a possibilidade de maiores riscos de perda do investimento, o perfil arrojado de investidor tem como característica ser composto por investidores com maior preparo e conhecimento técnico sobre produtos de investimento com tais características, seriam os investidores qualificados.

Podemos mencionar também, que este perfil de investidor deve apresentar maior preparo emocional inclusive, pois diante de uma situação de movimento desfavorável em aplicações feitas na bolsa de valores, por exemplo, sua capacidade de raciocínio e tomada de decisão deverá contemplar aspectos não apenas de vislumbrar as eminentes perdas que podem acontecer, como também elaborar uma estratégia para recuperação de eventuais prejuízos e a retomada do investimento.

3 METODOLOGIA

3.1 TIPO DE PESQUISA

A pesquisa utilizada para a construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foi do tipo exploratória, pois através dela buscou-se conhecer o mercado financeiro e seus principais produtos disponíveis como opção de investimento para cada perfil de investidor e também conhecer quem são os principais agentes atuantes neste mercado e os seus principais órgãos reguladores e suas principais atribuições e competências.

Esta pesquisa também pode ser caracterizada como sendo bibliográfica, uma vez que a principal fonte de informação e material explorado foram publicações de autores ligados diretamente ao tema que forneceram subsídios essenciais para o alcance dos objetivos delimitados para a pesquisa. Também foram fonte para a pesquisa os sites das principais instituições participantes do mercado financeiro, tanto as que atuam como reguladoras quanto àquelas onde existe a comercialização dos principais produtos de aplicação que estão relacionados neste texto.

3.2 UNIVERSO DE AMOSTRAGEM

O universo onde ocorreu a coleta das informações para o desenvolvimento desta pesquisa concentrou-se na leitura de obras de autores que tratam do tema ao qual diz respeito a questão central de desenvolvimento deste estudo, além da consulta através dos meios eletrônicos às páginas da rede mundial de computadores das principais instituições integrantes do mercado financeiro que disponibilizam os produtos destinados aos investimentos e aquelas que são reguladoras deste mercado juntamente com informações obtidas junto ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, instituição onde este acadêmico desenvolve suas atividades profissionais.

Documentos relacionados