• Nenhum resultado encontrado

5 A RELAÇÃO ARQUITETURA E ARTE NO INHOTIM

5.4 PAVILHÕES ADAPTADOS

5.4.2 GALPÃO CARDIFF & MILLER

A dupla de artistas George Bures Miller (Canadá, 1960) e Janet Cardiff (Canadá, 1957) conhecida no mundo da arte como Cardiff & Miller, apresenta a obra The Murder of Crows, 2008, composta de alto falantes, amplificadores, computadores, diversos materiais e tempo de execução de 30 minutos.

Os artistas estão na dianteira de uma geração de artistas que cria suas obras empregando tecnologia de ponta. O trabalho faz um trânsito por diversas linguagens, entre elas o vídeo, a instalação e a gravação sonora. Observamos que se trata de uma instalação sonora que provoca a percepção audiovisual e a experiência do espectador, por meio da criação de sons que, de tão puros e envolventes parecem que se tornam físicos e até mesmo esculturais (Fonte: www.inhotim.gov.br).

As palavras dos próprios artistas contribuem com mais informações sobre o trabalho:

Esta grande instalação, “The Murder of Crows"24, continua as explorações de Cardiff

& Miller na criação de som escultural e físico. Noventa e oito alto-falantes de áudio estão montados em suportes, entre cadeiras e as paredes, criando uma reunião minimalista de alto-falantes. A estrutura da peça tenta espelhar as justaposições ilógicas, porém conectadas, que experimentamos no mundo dos sonhos. Uma paisagem sonora muda para outra, em uma composição eletrônica de efeitos sonoros que reproduzem ruídos de fábricas, ondas de água ou pássaros batendo as

24 O título da instalação "The Murder of Crows", significa o assassinato dos corvos. Às vezes, quando um corvo

morre, muitos outros corvos migram para a área ao redor da ave morta e grasnam por mais de 24 horas, fazendo o "funeral corvo”. O título também fornece um acesso para o entendimento do tema da instalação; um fundamento para se criar uma obra que pretende ser uma metáfora para a atual situação política. Outro tema central é a obra de Goya " O sonho da razão produz monstros" da série de gravuras "Os Caprichos". Na gravura, Goya mostra um homem dormindo com a cabeça apoiada sobre os braços cruzados. As corujas e morcegos voam ameaçadoramente em torno de sua cabeça, aos seus pés, um lince está sentado imóvel, alerta e com o olhar fixo.

Figura 149 – Vista do exterior do galpão.

asas, para, em seguida, irromper os sons de guitarras e cordas, e mudar para uma sequência de coros e uma banda marcial. [...]. No centro da nossa instalação há um elemento físico que reproduz o som de Goya fazendo uma gravura - uma pequena mesa com um megafone caído de lado. A voz de Janet sai do alto-falante, ocasionalmente, contando uma sequência de sonhos. Os sons e a música, no trabalho de Cardiff & Miller fazem às vezes das corujas e morcegos que envolvem o homem adormecido na gravura de Goya. A voz de Janet, assim como o sonhador de Goya, é impotente para escapar de seus sonhos apocalípticos (Fonte: http://www.cardiffmiller.com/).25

A instalação sonora necessitava de um grande espaço para ser montada. Um antigo galpão foi reformado para receber a obra de arte, obedecendo e garantido as necessidades de funcionamento do trabalho. Por meio desse reuso, o trabalho se encontra em um lugar que potencializa a obra e a sua linguagem sonora.

25 Texto original em Inglês: This large installation, ‘The Murder of Crows’, continues Cardiff Miller’s explorations

in creating sculptural and physical sound. Ninety-eight audio speakers are mounted around the space on stands, chairs and the wall creating a minimalist flocking of speakers. The structure of the piece tries to mirror that of the illogical but connected juxtapositions that we experience in the dream world. One soundscape moves into another with an electronic dreamscape composition shifting into sound effects such as factory noises, crashing waves or birds wings and then into a guitar and strings composition then into a choir sequence and marching band. The title for the installation is ‘The Murder of Crows’, which means a grouping of crows. Sometimes when a crow dies, many other crows flock to the area around the dead bird and caw for over 24 hours, creating a ‘crow funeral’. The title also provides a thematic entry into the installation; a basis to create a work that becomes a metaphor for our political situation today. Another central theme for the piece is Goya’s “Sleep of Reason Brings False Monsters” from the etching series "Los Caprichos.” In this particular one Goya shows a man asleep, his head resting on his folded arms. Owls and bats fly menacingly around his head; at his feet, a lynx sits motionless,alert and staring. At the centre of our installation there is one physical element that echoes Goya’s etching, a small desk with a megaphone speaker lying on its side. Janet’s voice comes out of the speaker occasionally, telling a sequence of dreams. The sounds and music in Cardiff Miller’s work act like the owls and bats that envelope the sleeping man in Goya’s etching. Janet’s voice, like Goya’s dreamer is helpless to escape from her apocalyptic dreams.

Figura 150 – Visão geral da instalação The Murder of Crows.

Observamos que a edificação foi revestida internamente (paredes e tetos) com material de isolamento acústico, permitindo a perfeita reprodução dos sons de alta definição, característica das criações da dupla de artistas. Ainda fazem parte da estrutura do pavilhão, dois banheiros e uma pequena pizzaria.

Documentos relacionados