• Nenhum resultado encontrado

4.2. Caracterização do meio físico

4.2.2 Geologia

A bacia hidrográfica Chambas tem uma estrutura geológica complexa, apresentando uma variedade de formações, segundo o mapa geológico digital na escala 1: 100000, do Instituto de Geologia e Paleontologia (IGP) (GARCIA et al., 2001). Essas formações são descritas abaixo e mostradas na figura 4.2.

Depósitos palustres (p) - são formados por resíduos orgânicos, lamas

carbonatadas, argilas salinizadas arenosas com restos carbonizados de troncos e raízes do mangue. Espessura inferior a 1 metro. Idade Holoceno (Q4).

Estes depósitos são formados em dois ambientes fundamentalmente diferentes e, por essa razão há duas fases, pântanos de manguezais e de água doce do litoral. Nesta região estão associadas os manguezais.

Os pântanos de manguezais se originam no mar e seu desenvolvimento representa um crescimento de terra à custa do mar na beira do mangue, que é a linha da costa (a fronteira entre o mar e a terra).

Os pântanos de manguezais são formados a partir de restos de plantas e lama carbonatada, já que a energia dos processos da onda em águas costeiras rasas ocupadas por mangues é pequena e raramente surgem condições favoráveis para a entrada de material terroso. Mas entre esses depósitos de manguezais também há fases carbonatado-argilosas e argilosas.

104

105

Depósitos eluvio-coluvio-proluviales (ec) - Eles consistem de argilas, argilas

arenosas e areias. Os depósitos eluvio-colúvio-proluviales de idade do início do Pleistoceno-Holoceno (Q1-4) variam de acordo com a composição litológica das quatro

variedades de rochas em que se desenvolvem as crostas de intemperismo (granitóides, serpentinitos, xistos e rochas vulcânicas). Estes depósitos sobrepõem indefinidamente às rochas em que eles se desenvolvem e ocupam a superfície de modo que eles não são cobertos por outros sedimentos. Eles não têm fósseis, depositando-se em um ambiente tipicamente continental, sob condições subaéreas com características de clima úmido o suficiente para causar o intemperismo das rochas. Sua espessura é variável, variando de 5 -10 m.

Fm Camacho (cmc) – Formada por siltes areno-argilosos e argilas siltosas com

intercalações de cascalho finas, concreções de carbonato e cristais de gesso.

Jaz discordantemente sobre as formações Arroyo Blanco, Caibarién, Chambas, Grande, Guines, Mata, Tamarindo, Vega, o grupo Remédios e os sedimentos aluviais velhos. Seu limite superior é erosivo. Idade do Pleistoceno superior (Q3) e espessura de

até 3 m.

Fm Güines (gn) - Está composta de calcários fossilíferos, biohérmicas,

dolomítico, micriticas, dolomitas, lentes ocasionais de margas calcárias, calcarenitos. A coloração variável é branco, branco acinzentado, branco amarelado, branco rosado, marrom-amarelada, creme, cinza claro frequentemente com manchas vermelhas de hidróxido de ferro e muitas vezes estão cobertas por solos vermelhos.

Jaz concordantemente sobre as formações Arroyo Blanco, Caibarién, Cantabria, Carmita, Margarita, Mataguá, Perla, Saladito, Santa Teresa, Trocha, Vega, Vía Blanca, o Complexo Mabujina e os granitoides. Está coberta concordantemente pela formação Arabos e discordantemente pelas formações Camacho, Guevara, Vedado e Villarroja. Transição lateral com a formação Paso Real.

Idade Mioceno Inferior na parte alta-Mioceno superior Basal (N12-3) e uma

espessura entre 50 e 1.670 m.

Fm Chambas (chm) – está formada por Calcários microgranulares, poroso,

calcários argilosos muito macio com transição para margas, calcários biogênicos branco amarelados.

106

Representada ao S e SE da cidade de mesmo nome, jaz discordantemente sobre o Fm. Arroyo Blanco e Marroqui. É coberta discordantemente pela Fm. Paso Real e depósitos de quaternário, com transição lateral a Fm. Tamarindo.

A sua espessura está entre 100 e 1.500 m, e sua idade é semelhante à da Fm. Tamarindo Oligoceno (P32).

Fm Tamarindo (td) - Formado por Alternância de calcário, calcarenito, marga e

argila, de cor branco-amarelada, verde-amarelado. Os calcários são de vários tipos, foraminíferos, biodetríticas, microgranulares, biohérmicas, recristalizado, dolomitizado.

Encontra-se discordantemente sobre as formações Arroyo Blanco, Marroquí, Vertientes e o olistostróma Taguasco. Ele é coberto transgressivamente pela Fm. Paso Real. Transição lateral para Fms. Chambas e Jatibonico.

É geralmente representado a NE e SW da cidade de Tamarindo, ao norte de Ciego de Ávila. Idade Oligoceno (P33) e a espessura desta unidade varia de 500 a 650

m.

Fm Marroquí (mrq)- Constituída por conglomerados brechosos, arenito,

gravelitas, calcárenito, calcário e margas.

Os conglomerados contêm fragmentos com dimensões de grãos e pequenos seixos, seixos raramente médios e grandes de rochas carbonáticas (75-80%) e de diabásas andesítica, serpentinitos e silicitas (Jaspe). A matriz é de calcários clásticos com misturas de fragmentos vulcânicos. Os arenitos mostram estratificação horizontal, raramente oblíquo são polimíticos para biocalcarenitas. As misturas terrígenas são de quartzo, feldspato potássio, plagioclasa e fragmentos de rocha vulcânica.

Encontra-se discordantemente sobre o Fm. Vertientes. Está coberta discordantemente pelas formações Chambas, Paso Real y Tamarindo, a transição lateral com a Fm. Arroyo Blanco.

Esta formação é representada no povoado Marroquí cerca de 9 km ao sul do povoado Tamarindo de idade Eoceno Superior (P22-3) e espessura de 300 m.

Fm Vega (vga)-formada por brechas calcarias composta de fragmentos de

calcário, dolomita, e uma menor quantidade sílex (pedernales) e raramente gabros e serpentinitos. Transições ou se intercalam com calcários fragmentários, brechas e arenitos polimíticos, conglomerados, siltitos, margas, argilas.

107

O tipo litológico predominante são as brechas, os fragmentos incluídos nas brechas polimíticas são de calcário, silicitas, arenito, pedras vulcânicas, gabroides, serpentinitos, anfibolitos e granodioritos.

Representada na parte oriental da Serra de Jatibonico jaz discordantemente sobre o Fm. Grande e o Grupo Remédios. É coberta discordantemente pela Fms. Arroyo Blanco, Camacho, Guevara e Guines. Idade Paleoceno - Eoceno Médio (P1 -

P22) e a sua espessura não foi determinada.

Olistostroma Taguasco (tg)- Representa uma sequencia caótica polimíticas,

constituída em sua base por conglomerados e conglobrechas polimíticos. A parte superior é constituída por uma alternância de arenitos flyschoide, margas e calcários com intercalações de conglomerados detritos rochas do Cretáceo.

Esta sequencia caótica policomponente contém blocos e olistolitos de rochas sedimentares, vulcano-sedimentarias e vulcanogénas. Têm sido relatados blocos e olistolitos de gabros, diabásios, serpentinitos, ultrabasitas serpentinizadas, calcário, andesito, tobas, tufitas, granitóides, sílex (pedernales), quartzo e outros. A matriz deste olistostroma é terrígena e geralmente estratificada, flyschoide, de finas camadas de arenitos de grãos diferentes, margas, siltitos e argilas, conglomerados polimíticos ocasionalmente. Os olistolitos dentro do olistostroma podem atingir proporções até cerca de 1 km.

Esta formação aflora a partir do limite da província de Ciego de Ávila, estende se ao leste ao longo de uma faixa até a estrada de Marroqui para Tamarindo, a W-SW de Tamarindo também existem alguns afloramentos não muito grandes.

Encontra-se discordantemente sobre as Fms. Cabaiguán, Caobilla, Dagamal, La Rana, Provincial e Zurrapandilla, e está coberta discordantemente pelas Fms. Arroyo Blanco, Majagua e Zaza.

Idade Paleoceno superior - Eoceno Inferior. (P1-P21) e sua espessura varia entre

300 e 400m.

Fm La Rana (lr)- está composta principalmente por andesitas e andesito-

basaltos, lavobrechas, conglomerados tobáceos, arenitos, siltitos e tufitas.

A formação se originou devido a uma intensa atividade vulcânica, especialmente em um ambiente submarino de pouca profundidade. Jaz transgressiva e

108

discordantemente sobre as formações de Cabaiguán e Provincial. Ele é coberto discordantemente pelas formações Taguasco, Elizabeth, e Zaza, é coberto com relações pouco claras pela Fm. Dagamal.

Idade Cretáceo Superior (Coniaciano-Santoniano) (K2cn-st). Tem uma espessura

de aproximadamente 800m.

Fm Provincial (pv)- composto de calcário de diferentes tipos, margas,

conglomerados, arenitos e tufos e tufitas subordinadamente.

Os calcários podem ser detríticas, micriticas, biogênicos e biodetríticas, entre outros. Seu limite inferior é de transição para as fms. Cabaiguán e Matagua, embora em alguns locais se indiquem discordância. Coberta concordantemente pela Fm. Seibabo.

Espessura entre 400 e 800m. Idade Cretáceo Inferior (Albiano) parte superior a Cretáceo Superior (Cenomaniano) (K1al-K2cm).

Fm Mata (mt)- a constituem calcários microgranulares, argilas aporcelanadas em

camadas finas a meias. Silicitas primárias, sílex (pedernal) fragmentário assim como intercalações de conglomerados brechosos calcários e raramente argila.

Seus afloramentos se limitam também a faixas alongadas, embora em outros setores permaneça intimamente associado e discordante com a formação Paraíso e os olistolitos no olistostroma em Vega Alta. É uma formação predominantemente de carbonato e em menor proporção silício e terrígenos. Os calcários são cinza a branco. Os sílices (pedernal) são marrons ao preto e formam lentes ou nódulos na pedra calcária.

Encontra-se discordantemente sobre a Formação Paraiso, da mesma forma que é coberto pelas formações Arabos, Caibarién, Camacho, Grande, Lutgarda e Paso Real. A idade é Cretáceo Inferior (Albiano), do Cretáceo Superior (Cenomaniano) (K1al-

K2cm) e espessura entre 50 - 110 m.

Fm Palenque (pq)- Nesta predominam os calcários dolomitizados e

biocalcarenite de cores claros brancos, creme, cinza e rosa.

Encontra-se concordante sobre a Fm. Perros. Ela está coberta por concordantemente pela Fm. Vilató e discordantemente pelas Fms. El Embarcadero, Grande y Purio. Sua idade é Cretáceo Inferior (Albiano), Cretáceo Superior (Cenomaniano) (K1al -K2 cm). Sua espessura pode ser superior a 1000 m.

109

Fm Cabaiguán (cg)- está formada por tufas cristalinas e vítreas de composição

média e moderadamente ácida, tufitas, arenitos, siltitos, andesitos e dacites. Sua idade é Cretáceo Inferior (K1al) e espessura entre 1.000 e 3.500m.

Fm Paraiso (pr)- Esta composta de calcários de diferente coloração,

microgranulares, ligeiramente argilosos, às vezes maciços ou laminados predominam as maciças. Os calcários da unidade contêm sílex (pedernal) preto e em menor quantidade de outras variedades cinza, marrom cinza e cinza escuro.

Encontra-se concordantemente sobre a Formação Margarita. Ela esta coberta discordantemente pelas formações Arabos, Lutgarda, Mata e Vega.

A idade da unidade é Cretáceo Inferior (Hauterivian Superior-Barremiano) (K1h-b)

Sua espessura varia de 600 - 200 m.

Fm Trocha (tr)- é composto por calcário principalmente são encontrados calcário

argiloso, dolomitas e calcários oolíticos. Os calcários são escuro, cinza escuro, cinza acastanhado, cinza creme, creme e mesclado.

Esta formação aparece em faixas alongadas em direção noroeste-sudeste ou como blocos dentro do olistostroma Vega. É característica para esta unidade a presença de manchas de betume. É muito frequentemente a presença de silicita em forma de lentes, folhas ou concreções irregulares, a cor varia do cinza ao marrom cinzento. Os calcários dessa formação apresentam muitas vezes fenômenos cársticos.

Seu subjacente não é observado. É coberta concordantemente pela formação Margarita e transgressivamente pela formação Arabos e Guevara.

Idade Jurássico Superior (Tithoniano) (J3t). Sua espessura varia de 150 - 170 m,

pode chegar a até 400 m.

Fm Punta Alegre (pa)- é composto por brecha de gesso com fragmentos de

calcário, siltito, arenito e tufitas.

A idade é Jurassic Inferior - Médio (J1-J2) e sua espessura é de

aproximadamente 2.000 m.

Na bacia Chambas existem dois tipos de rochas intrusivas:

- Granitoides do arco vulcânico Cretáceo (gd) - granodiorito, quartzodioritas, tonalitos e dioritos raramente da Fm. Granodiorito-granitica de idade (K2cm-cp).

110

- Granitóides da associação ofiolitica (dQ) - Quartzodioritas, tonalitos, plagiogranitos e raramente dioritos da associação ofiolitica. Eles consistem de corpos pequenos e médios e / ou diques de granitóides que afloram dentro dos ofiolitos, idade (J2-3).

Associação Ofiolitica

Nesta região os representantes dos ofiolitos da faixa norte se moveram para o norte e aparecem em uma mélange (mistura de rochas) intensamente deformada.Estão interligados com rochas da margem continental de Bahamas do arco vulcânico Cretáceo e sedimentario do Campaniano Superior ao Eoceno que no seu conjunto jaz sobre a margem continental.

Nas zonas mais deformadas os ofiolitos se manifestam em blocos contidos em uma massa serpentinitica triturada ou foliada.

Os ofiolitos aqui estão compostos pelos complexos ultramáficas metamorfisados ou tectonitos, ultramáfica-cumulativos e gabroide, diabásios Zurrapandilla e efusivo- sedimentar Sagua La Chica.

- Corpos de serpentinito (s) - ultramafitas serpentinizadas até serpentinito altamente foliadas, às vezes com blocos embutidos de várias partes da associação ofiolitica e de outros complexos de rochas, de idade J2-3.

- Gabros Olivinicos, troctolitos, gabros anfibolizados às vezes em faixas quartzo-dioritos, tonalitos, plagiogranitos e raramente dioritos (ns), de idade J2- 3.

- Diabásas massivas e diques de diabásas (zr), de idade J2-3.

- Basaltos afiricos amigdulares e porfiríticos, silicitas radioláricas e argilitos (sgc), de idade J3t.