• Nenhum resultado encontrado

3. Enquadramento Teórico

3.4 Glossário do Marketing Digital

O meio online está repleto de termos importantes e característicos, deste modo pareceu-nos pertinente, no âmbito da elaboração deste documento, a criação de um glossário com termos específicos deste meio. As palavras de seguida descritas desempenham um papel importante uma vez que os websites são alimentados com funcionalidades específicas e utilizadas com frequência ao longo do relatório.

Marketing Online - Kotler (1998) define o marketing online como uma nova

forma de executar marketing direto. O marketing online e os seus canais são de fácil acesso e qualquer pessoa através de um dispositivo eletrónico (computador, tablet ou smartphone) consegue aceder a qualquer website via Internet. O autor caracteriza o marketing online como uma vitrina eletrónica, através da qual as empresas comunicam os seus serviços ou produtos comercializados.

Internet – A Internet é uma rede em grande escala, de fácil acesso através de

um ecrã com ligação à rede, que interliga consumidores e empresas, diminuindo as barreiras entre tempo e local. As vantagens desta infraestrutura

2 https://www.olx.pt/

25

eletrónica abriram caminho para novas parcerias e interligações a nível mundial (Singh & Kundu, 2002).

Internet Marketing – O valor de uma marca ou empresa aumenta consoante a

presença da mesma na Internet, uma vez que o número de utilizadores da rede tem vindo a crescer consideravelmente. Kiang, Raghu, & Shang (2000) referem que a atividade de Internet Marketing ocorre em três tipos de canais: distribuição, transações e comunicação. Segundo os autores, este meio de marketing é definido como o uso da rede Internet como loja virtual na qual produtos e serviços são comercializados.

Mobile e-commerce – Este género de e-commerce refere-se ao comércio

eletrónico em combinação com a Internet e os dispositivos móveis, sendo possível aceder a informações pessoais (site das finanças ou sites de bancos), pesquisa de locais e aquisição de produtos através de um site responsive. (Qin et al., 2009).

Search Engine Optimization – Os resultados de pesquisa apresentados pelo

motor de pesquisa, por exemplo Google, são identificados em duas categorias: pesquisa orgânica e pesquisa paga. Os resultados com caráter orgânico são os resultados de pesquisa apresentados pelo Google, no momento em que um utilizador pesquisa determinados termos. É definido segundo Baye, De los Santos, & Wildenbeest (2016), como uma importante técnica para obtenção do nível de sucesso de um website. Traduzido para a língua portuguesa significa otimização dos motores de busca. Os cliques e os resultados orgânicos são obtidos através da pesquisa de produtos ou conteúdo inseridos no website, aumentando o ranking do vendedor online. Este mecanismo está diretamente relacionado com a taxa de adesão dos sites e a sua frequência de acesso, assim permite um maior alcance de consumidores.

E-marketing – A evolução do e-marketing tem vindo a ser a um ritmo veloz,

conseguindo alterar comportamentos na sociedade. Este modelo de marketing implica o recurso a redes de comunicação e dados para transmitir as mensagens e informação personalizada entre entidade-cliente. As vantagens

26

do e-marketing é o baixo custo associado para as empresas e tem a capacidade de abranger um maior número de consumidores (Sheth & Sharma, 2005). Para o autor Mazzarol (2015), o conceito de e-marketing é definido como a utilização das novas tecnologias por parte das organizações com o objetivo de realizar o marketing das mesmas, complementando as estratégias implementadas no comércio eletrónico.

Web marketing – Como referem os autores Welker, Guo, & Shamdasani

(2011), WEB marketing é uma especificidade do webdesign em que a abordagem do design é centrada no comportamento online dos utilizadores e um melhor relacionamento com os mesmos. Este género de marketing é fomentado e desenvolvido por diretores de marketing e agências digitais criativas.

Responsive Design – O webdesign é um fator que contribui para a eficiência

da performance de um website e das suas páginas, na medida em que uma página e seu conteúdo devem ser organizados e agrupados para o possível acesso em todos os dispositivos eletrónicos (computadores, tablets e smartphones). No momento da criação e desenvolvimento do website, os designers não só devem considerar a integridade e o modo como o conteúdo vais ser apresentado, como também devem considerar um layout do website consistente prevalecendo as atenções dos hábitos e costumes dos utilizadores online (Zeng, Gao, & Wu, 2014).

Interatividade – É uma forma de comunicação interpessoal, na qual o

consumidor pode comunicar com a entidade ou outros consumidores, e é considerado um atributo apenas existente em dispositivos eletrónicos (por exemplo computador). Para Coyle & Thorson (2001), interatividade assenta em três etapas: a velocidade com o conteúdo é manipulado, a forma como o conteúdo pode ser manipulado e como o controlo desta manipulação é estabelecido.

Word-of-Mouth – O desenvolvimento de comunicação entre consumidores tem

27

marketing das organizações. A ferramenta comunicativa Word-of-Mouth tem um poder de persuasão bastante eficaz e muitas vezes verifica-se que o remetente não obtém nenhum proveito. Porém, intuitivamente, a forma como o remetente partilhou a sua opinião ou experiência, conduz à procura de informação por parte de novos ou outros consumidores, ou seja, é considerada como uma fonte credível (Bansal & Voyer, 2000).

Keywords – Mais conhecido como palavras-chave que têm a capacidade de

aumentar a notoriedade de um website através de criação de campanhas promocionais nos motores de busca (Google.com). As estas palavras-chave são uma ferramenta potencializadora de negócios, na medida em que apenas serão publicitados anúncios nos motores de busca consoante o conteúdo ou termos pesquisados pelos consumidores As Keywords são uma palavra específica ou combinação de palavras que são selecionadas pela empresa, assim, no momento de pesquisa existe uma maior probabilidade do utilizador encontrar o website dessa empresa ao pesquisar com esses termos.

Adwords (by Google) – É uma ferramenta da Google Analytics que permite às

organizações pesquisar e encontrar quais as palavras-chave ou conjunto de palavras-chave que são mais pesquisadas pelos utilizadores. Nesta ferramenta as entidades podem selecionar as palavras-chave com maior relevância e construir anúncios de acordo com as mesmas que remetem para o site da entidade.

Paid media – Refere-se ao acesso de uma página ou website através da

técnica word of mouth, o paid media deve-se aos esforços anteriores de otimização de SEO, experiência de venda/pós venda do cliente, reconhecimento de boa comunicação. Uma empresa ou website consegue adquirir um maior nível de paid media na medida em que, é mencionada em notícias, avaliações de consumidores positivas, recomendações, entre outros.

Owned media – Refere-se a todo o conteúdo que seja da própria empresa,

28

entidade nas redes sociais, entre outros. Este género de media é da responsabilidade da própria entidade.

Earned media – Consiste em todo o conteúdo espontâneo divulgado pela

marca, como por exemplo referências e partilhas de publicações da mesma em redes sociais, conteúdos desenvolvidos pelos utilizadores sobre a marca, entre outros.

Landing Page – Uma landing page é uma página de internet que foi

selecionada através de um anúncio, após um utilizador clicar no mesmo. Uma landing page eficaz tem a capacidade de selecionar um determinado público, oferecendo por exemplo aos utilizadores certos serviços gratuitos (downloads de livros ou artigos gratuitos). Através da criação de landing pages, é possível determinar com maior eficácia o público para quem queremos comunicar.

PPC (Pay per Click) – O custo por clique é um modelo através do qual os

anunciantes, empresas e/ou entidades divulgam anúncios noutras páginas online que remetem o consumidor, através de um clique, para a página da empresa. Este clique tem sempre um custo que é pago ao site onde o anúncio foi divulgado após ser selecionado pelo utilizador.

Custo por clique (Cost per click) – Na maior parte dos casos esta estratégia

é referida através da sua abreviatura CPC, é uma métrica de divulgação (publicidade) online e pode ser definida como o valor gasto para obter um maior número de cliques com destino de um website. É um modelo de publicidade online através do qual o anunciante paga um determinado valor consoante cada clique efetuado pelos utilizadores.

Call to action – Nos websites esta técnica é aplicada através de

links/hiperlinks de uma página que direciona os utilizadores a realizar ações, com o principal objetivo de direcioná-los para uma landing page.

Link building – É uma estratégia relativa à otimização de mecanismos de

29

desenvolvem estratégias para alcançar um maior número de links para o próprio site, com o objetivo de melhorar o ranking do mesmo nos motores de pesquisa.

Taxa de rejeição – Em inglês esta taxa é conhecida como Bounce Rate e

define-se como uma medida que reflete a eficácia de um website. Se os utilizadores se sentirem incentivados com a visita ao website a taxa de rejeição diminui. Na maioria dos casos, o objetivo do proprietário do website é que o visitante aceda a mais páginas do site e não apenas a sua homepage.

FAQ’s – É a abreviatura de Frequently Asked Questions e em quase todos os

websites é possível aceder a uma página intitulada de FAQ’s, na medida em que ajuda e explica ao utilizador nas suas dúvidas acerca de determinado tema num website, por exemplo processo de compra.

Search Engine – Consiste numa base de dados que indexa websites através

de termos / palavras-chave pesquisadas pelos utilizadores e de seguida apresenta uma listagem de websites. Os motores de pesquisa são por exemplo Google, Yahoo, entre outros. As páginas WEB são apresentadas nos resultados de pesquisa consoante a relevância de cada site. Esta relevância é influenciada através do acesso e abertura dos mesmos pelos utilizadores.

30

Documentos relacionados