• Nenhum resultado encontrado

Como esta pesquisa trata de música, muitos são os termos técnicos presentes no texto. Para maior clareza optamos em escrever um item de glossário a fim de esclarecer os termos musicais e suas definições.

1- Acorde - Conjunto de notas que são executadas simultaneamente. Podendo ser de três ou mais sons.

2- Ars Nova – É a arte ou técnica a um novo método de notação musical. Esse método introduziu o desenvolvimento de um novo estilo musical, que recebeu o mesmo nome, no século XIV, na França e na Itália.

3- Balada - Canção baseada em poesia popular de caráter dramático e narrativo. Também se aplica a peça puramente instrumental de estilo sentimental.

4- Barítono – Voz da voz masculina de registro médio, situado entre o tenor e o baixo. 5- Cânone - Composição para várias vozes ou instrumentos, na qual as diferentes vozes

interpretam a mesma melodia.

6- Cantilena - Obra vocal de estrutura muito simples e caráter lírico.

7- Cantochão medieval – É a prática monofônica de canto utilizada nas liturgias cristãs, formado por intervalos próximos de segundas e terças. Seu ritmo é baseado na prosódia dos textos em latim.

8- Cantos Responsoriais – É um canto litúrgico, que pertence aos salmos, cuja a participação é anunciada por um solista e um grupo de cantores, e por eles é respondido o canto iniciado com uma breve resposta melódica a cada dois ou três versículos bíblicos. Essa era uma prática da música judaica observada nos Salmos 100 a 121 da Bíblia Sagrada.

9- Cantus Firmus – É a melodia fixa, de valores regulares, sobre a qual se desenvolvem várias linhas melódicas.

10- Charamelas – Instrumentos de sopro de palheta dupla, de som estridente, que tem origem no oboé e no fagote. Instrumento tocado por negros músicos no século XVIII nas festividades religiosas em Pernambuco e Minas Gerais.

11- Coda – É a parte acrescentada no fim de uma composição para confirmar a sua conclusão.

12- Conductus - É um tipo de composição vocal, de música sacra mas não-litúrgica, para uma ou mais vozes. A palavra deriva do latim conducere (acompanhar).

13- Contraponto - Técnica da composição musical que consiste em sobrepor linhas melódicas diferentes.

14- Coro - Conjunto de cantores. Composição destinada a este conjunto.

15- Diatônica, Escala - Composta por sete notas (considera-se que a oitava é a mesma que a primeira).

16- Dinâmica - Graduação de intensidade do som. Tem grande importância como matiz expressivo no caráter de uma frase musical.

18- Frase Musical – É a melodia que distingue-se das restantes por uma pontuação cadencial e subdivide-se por sua vez, em membros, motivos e células. Corresponde à oração na sintaxe gramatical.

19- Formas musicais - É a estrutura e o desenho da música. As formas de rondó, forma

canção, forma sonata, tema e variações, forma binária, forma ternária, forma estrófica, concerto e forma moderna.

20- Gregoriano, Canto - Forma de canto litúrgico da igreja católica romana, cujas melodias monódicas foram recolhidas e ordenadas pelo papa Gregório I do século VI. 21- Harmonia - Ciência da formação e encadeamento dos acordes que obedecem às leis

da tonalidade. Têm papel fundamental no sentido da consonância (acordes perfeitos) e o da dissonância (acordes que exigem uma resolução e criam um dinamismo).

22- Imitação - Artifício polifônico, em que uma voz reproduz uma frase ou motivo exposto previamente por outra.

23- Instrumentação - Estudos das técnicas e das propriedades expressivas dos instrumentos, preliminar à orquestração.

24- Madrigal - Composição polifônica, de duas a seis vozes, com ou sem acompanhamento. Tem carácter severo e majestoso, cultivado entre os séculos XIV e XVII.

25- Maior, Escala - Modelo dado pela sucessão das notas dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. A partir deste modelo, conservando a mesma ordem de intervalos que caracterizam o modo maior, pode reproduzir-se - com as consequentes alterações - a partir de qualquer nota.

26- Melisma - Reunião de várias notas cantadas com uma única sílaba, em oposição ao canto silábico, como o recitativo.

27- Melodia - Emissão de sons sucessivos e de altura diferentes que, mediante a articulação do ritmo criam motivos, frases e períodos com sentido. Chama-se também melodia ao canto produzido por uma só voz.

28- Menor, Escala - Modelo dado pela sucessão das notas dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá

bemol, si bemol, dó, e reproduzível a partir de qualquer nota.

29- Modos Gregos – Se referem às diversas formas de organizar os sons, que se diferenciam de região para região na Grécia Antiga, consoante as tradições culturais e estéticas de cada uma delas. Desta forma têm-se o modo dórico (Dória), das notas ré a

ré; o modo frígio (da região da Frígia), das notas mi a mi; o modo lídio (da Lídia), das

notas fá a fá; o modo mixolídio (uma mistura dos modos lídio e dórico), das notas sol a sol; o modo eólio (da Eólia), das notas lá a lá; o modo locrio das notas si a si; e o (da região da Jônia), das notas dó a dó.

30- Modulação - Mudança de tom ao longo de um trecho.

31- Música Sacra - Em sentido restrito é a música erudita da tradição religiosa judaico- cristã, e em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música religiosa, que é a música nos cultos de quaisquer tradições religiosas.

32- Neuma – É a notação musical do canto Gregoriano, na Idade Média, que significa sinal.

33- Notação - Sistema de sinais de representação escrita da música. Ao longo da História existiram diferentes sistemas de notação: notação gregoriana, medieval, notação em

pauta de cinco linhas e, atualmente, notação com grafias especiais que correspondem a novos processos sonoros (música concreta e eletrônica).

34- Opus - Obra musical.

35- Organum – É a primeira forma de polifonia, em que as diferentes partes evoluem em intervalos paralelos de oitavas, quintas e quartas.

36- Orquestração - Arte de escrever para orquestra, com o conhecimento de todos os recursos que os diferentes instrumentos e a sua combinação oferecem.

37- Paixão - Drama musical baseado na história de Cristo com solistas, coros e instrumentos, que foi concebido para se cantar nas igrejas durante a Semana Santa. 38- Sistema Harmônico Tonal – termo usado por Max Weber para denominar a música

moderna do Ocidente baseada na notação musical, no sistema de acordes.

39- Tema - Elemento básico de uma composição ou de parte dela, com sentido completo e individualidade bem reconhecível. Motivo condutor em determinados gêneros de composição.

40- Temperado, Sistema - Sistema que divide a oitava em doze partes absolutamente iguais, tal como se encontra no teclado do piano. Esta equivalência permite transpor qualquer esquema para qualquer altura e reproduzir uma melodia a partir de qualquer nota, coisa que não acontece com outros sistemas de afinação.

41- Trovador - Poeta e músico medieval.