• Nenhum resultado encontrado

4 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE PESQUISA

4.3 HISTÓRICO

Na sequência será apresentada a história da Instituição de Ensino Superior da Faculdade Educacional de Medianeira conforme os dados fornecidos pela instituição de ensino em estudo.

A Faculdade Educacional de Medianeira foi criada em 19 de outubro de 2000 e iniciou suas atividades acadêmicas em 19 de fevereiro de 2001.

A Faculdade, com sua localização “centralizada” atende uma série de municípios e muito contribui para o desenvolvimento da cidade de Medianeira e região.

Assumindo o compromisso com a cidade de Medianeira e região, a Faculdade Educacional de Medianeira trouxe os cursos de Administração, Agronomia, Direito, Engenharia Civil, Letra com Habilidades em Português e Espanhol e Respectivas Literaturas, Tecnologia em Gestão Comercial e Ciências Contábeis, todos autorizados e/ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e atualmente conta com aproximadamente 1.200 acadêmicos na instituição.

Desde maio de 2009 à Faculdade Educacional de Medianeira passou a fazer parte do Grupo UDC, que chegou com a proposta de oferecer uma bagagem de conhecimento e de sucesso profissional na área da educação.

O empenho da Mantenedora tem sido grande em relação aos cursos, priorizando a qualidade em todas as dimensões: projeto político-pedagógico, corpo docente, instalações, laboratórios, biblioteca, entre outros, garantindo assim, a qualidade de ensino a que se propõe.

A qualidade institucional reflete-se agora em suas relações com Instituições Universitárias de várias partes do mundo, tornando-se um agente multiplicador do conhecimento para a comunidade de Medianeira, Foz do Iguaçu e região. Já foram firmadas parcerias com a Universidade de Toulouse (França), Universidade de Sapienza (Itália), Universidade Roma Tre (Roma), UNEP (United Nation Enviroment Programme) - França, Universidade de Moscou (Rússia), Universidade Central da Flórida, entre outras.

Oportuno destacar que o talento e dedicação dos mantenedores, corpo docente, discentes e funcionários da Faculdade, tem sido reconhecido também pelo ENADE - Exame Nacional de Avaliação e Desempenho. Recentemente pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, através do Índice Geral de Cursos - IGC, a Faculdade Educacional de Medianeira obteve conceito 4.

À Faculdade Educacional de Medianeira, além dos cursos de graduação promove cursos de pós-graduação lato sensu.

O projeto da Faculdade Educacional de Medianeira apresenta proposta pedagógica inovadora que expressa à organização e o pensar de uma instituição de Ensino Superior comprometida com sua missão, voltada para a formação do profissional e do cidadão do presente.

A principal missão da Faculdade Educacional de Medianeira é “formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”. A instituição de ensino desenvolve suas atividades com o objetivo de garantir uma formação superior de qualidade, de acordo com as exigências do Ministério da Educação, do mercado de trabalho e da sociedade, visando à capacitação de profissionais éticos e competentes para o desenvolvimento da região. Ao se tratar em especial do curso de graduação em Administração a Faculdade Educacional de Medianeira - UDC com base em estudos e a partir da demanda observada, considerando a necessidade de formação para inserção no mercado de trabalho, à instituição apresentou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Administração, assumindo o compromisso de atuar de maneira interdisciplinar, de modo a proporcionar ao aluno uma visão holística da administração.

O curso de graduação em Administração da Faculdade Educacional de Medianeira – UDC forma em média 65 administradores por ano. Este curso tem como objetivo geral formar administradores que sejam agentes de mudança, profissionais

criativos e questionadores, que captem de maneira rápida e eficiente, a realidade social em constante mudança, construindo-a e reconstruindo-a cotidianamente.

A IES busca proporcionar aos futuros profissionais, em administração geral condições para:

I.formar bacharéis em administração ágeis, críticos e criativos, para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho, competentes e compromissados, propiciando-lhes o exercício consciente da cidadania solidária, a possibilidade de contribuírem para o processo de humanização das relações sociais;

II. capacitar profissionais de processo de administração de organizações para uma compreensão crítica e sistêmica da realidade brasileira e internacional, refletindo sobre as condicionantes econômicas e políticas que direcionam as empresas e seus profissionais, nas múltiplas relações funcionais que estabelecem;

III.possibilitar a formação do administrador capaz de aliar competência técnica, compromisso político, disciplina democrática e contribuir para a transformação do meio social onde atua;

IV. capacitar o acadêmico para atuar no campo da administração, de forma a preservar os valores morais, éticos, cívicos e sociais, com vistas ao aperfeiçoamento da sociedade e à busca do bem-estar social;

V. desenvolver no futuro profissional o espírito empreendedor, com visão de negócio e ênfase em desenvolvimento regional no ambiente geoeconômico do oeste paranaense;

VI. lidar com modelos de gestão inovadores, com capacidade de atuação em ambientes favoráveis, incentivando e ampliando oportunidades de criação de novos negócios que influenciem no avanço da sociedade, principalmente atingindo as necessidades da comunidade em que está envolvida a Faculdade Educacional de Medianeira.

O curso de administração está idealizado para formar profissionais com a internalização de valores de responsabilidade social, justiça, ética profissional, formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Além disso, buscar-se-á a formação técnica e

científica visando atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional, competência para empreender, analisando criticamente as organizações e antecipando a promoção das transformações no contexto mercadológico.

Documentos relacionados