• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo, busca-se demonstrar as técnicas e métodos utilizados para a realização deste estudo. A escolha pela metodologia baseia-se nos objetivos propostos e no tipo de pesquisa que melhor atende este trabalho.

O método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que auxilia planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar os resultados obtidos. Em sentido mais genérico, método, em pesquisas, seja qual for o tipo, é a escolha de procedimentos sistemáticos para descrição e explicação de um estudo (FACHIN, 2006).

O método consiste em um conjunto de atividades, regras e operações previamente fixados pelos quais se torna possível chegar a determinados resultados atingindo os objetivos propostos (OLIVEIRA, S., 2002).

Pode ser definido como métodos, um caminho ou modo de pensamento utilizado para abordar a concepção de processos ou operações mentais utilizadas em uma pesquisa, ele é destinado a estabelecer uma ruptura entre os objetivos científicos e não científicos, ou seja, eles esclarecem os procedimentos lógicos que deverão ser seguidos em uma investigação dos fatos da natureza e da sociedade e são desenvolvidos a partir de um elevado grau a ponto de decidir a validade e a generalização dos fatos (PRODANOV; FREITAS, 2013).

As técnicas podem ser entendidas como um conjunto de processos que estão à disposição para uma ciência ou arte. É a capacidade para utilizar essas normas, a parte prática. Qualquer ciência usa diversas técnicas para alcançar seus propósitos (MARCONI; LAKATOS, 2010).

Já a pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem por objetivo primordial obter respostas de acordo com os problemas expostos, sendo requerida quando não possuem informações suficientes dispostas a responder ao problema, ou ainda, quando as informações disponíveis se encontram em um estado desorganizado que não se relaciona ao problema (GIL, 2010).

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

O presente trabalho é de natureza aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos, ou seja, a instituição poderá, com os resultados, elaborar estratégias de crescimento. A pesquisa aplicada é caracterizada por seu interesse prático, onde os resultados serão aplicados e utilizados na correção de problemas (MARCONI; LAKATOS, 2007)

A pesquisa aplicada tem como característica fundamental o “interesse na aplicação, utilização e consequências dos conhecimentos. Sua preocupação está menos voltada para o desenvolvimento de teorias de valor universal que para a aplicação imediata numa realidade circunstancial” (GIL, 2008, p. 27).

Essa pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, visto que pretende medir de maneira precisa as respostas dos egressos quanto à situação e opinião, em relação às questões da pesquisa.

A abordagem quantitativa possui seus estudos baseados em análise de caraterísticas diferenciadas e numéricas, sendo considerado tudo o que for quantificável, isso geralmente no decorrer de alguma dimensão, envolvendo dois ou mais grupos, procurando provar a existência de relações entre as variáveis (SILVEIRA et al., 2009).

A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva, pois estuda e descreve características da realidade pesquisada, pelo fato deter sido realizada junto aos egressos do curso de. Administração da Faculdade Educacional e Medianeira, formados no primeiro semestre de 2017 ao segundo semestre de 2018, onde buscou identificar o perfil pessoal e profissional, a formação acadêmica e complementar destes egressos, bem como sua opinião quanto à adequação do curso de administração à realidade profissional e ainda a opinião em relação as contribuições do curso para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A pesquisa descritiva tem por objetivo observar, registrar, analisar e discriminar as características de uma determinada amostra, para que possam correlacionar as relações entre as variáveis sem manipula-las. (CERVO; BERVIAN, 2002; GIL, 2007).

Esta pesquisa caracteriza-se também por ser do tipo bibliográfico, realizada em artigos, livros, sites entre outros materiais já publicados, como também de levantamento, pelo fato de que a coleta de dados foi feita diretamente com a população alvo desta pesquisa, os egressos, por meio da aplicação de um questionário.

A pesquisa bibliográfica trata-se de um estudo para identificar as contribuições cientificas sobre determinado assunto, objetivando recolher, analisar e interpretar as contribuições teóricas já conhecidas sobre o assunto (MARTINS, G., 2007).

A pesquisa de levantamento visa buscar informações em um grupo específico acerca do problema estudado para, posteriormente, através da análise quantitativa, obter as conclusões correspondentes aos dados coletados (GIL, 2010).

Trata-se ainda de uma pesquisa documental e estudo de caso, pois foi estudada somente uma empresa e foram analisados os documentos referentes as diretrizes curriculares, bem como sua história.

A pesquisa documental é a fonte de coleta de dados relacionada a documentos escritos ou não, constituídos de fontes primarias (MARCONI; LAKATOS, 2009).

Estudo de caso é o conhecimento mais aprofundado e trabalhoso sobre determinado tema e, possibilita a compreensão da análise de forma ampla e minuciosa (GIL, 2007).

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA

A população pode ser compreendida como um conjunto de elementos definidos e que possuem certas características em comum, ou seja, são basicamente traçados os objetivos de uma pesquisa em algumas situações específicas e as respostas desses questionamentos é que vão disponibilizar os dados para descrever as características da população pesquisada ou testar as hipóteses que foram construídas durante o planejamento da pesquisa (GIL, 2008).

Já a amostra é entendida como “uma parcela convenientemente selecionada do universo (população); é o subconjunto do universo” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 41).

A população estudada se constitui de todos os egressos do Curso de Administração da Faculdade Educacional de Medianeira, representando 112 sujeitos a pesquisa.

Para escolha da amostra, foi utilizado um períodode análise, sendo feito um corte transversal no tempo. Com isso, optou-se por pesquisar os egressos do Curso de Administração formados no primeiro semestre de 2017 ao segundosemestre de 2018.

Neste estudo, utilizou-se da amostra não probabilística intencional para obter os resultados pretendidos.

A escolha pela amostra não probabilística ocorre devido ao fato de permitir que o pesquisador consiga escolher os elementos a que tem acesso, admitindo que de alguma forma, essa amostra possa representar o universo (GIL, 2008).

As amostras não probabilísticas oferecem boas estimativas das características da população, porém não permitem uma avaliação objetiva da precisão dos resultados conseguidos através da amostra (MALHOTRA, 2006).

Na amostragem intencional é possui escolher intencionalmente um grupo de pessoas que irão compor esta amostra, onde o investigador se dirige intencionalmente a amostragem dos quais deseja saber a opinião (MARTINS, G., 2007).

3.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

Essa é a etapa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e técnicas selecionadas, com o propósito de efetuar a coleta dos dados. Esta tarefa de coleta não é fácil, é cansativa e toma um vasto tempo, exigindo do pesquisador paciência, perseverança e um grande esforço pessoal, além de um grande cuidado com o registro dos dados (MARCONI; LAKATOS, 2007).

O questionário foi considerado o instrumento mais adequado para a realização deste trabalho. Nesse sentido, optou-se pela utilização de um questionário adaptado de Witte (2006), visando obter as informações necessários para responder aos objetivos específicos.

Este modelo de coleta de dados é composto por uma série de questões que foram elaboradas com o objetivo de coletar informações que provoquem respostas

positivas ou negativas, sobre diversas características de um grupo de indivíduos (GIL, 2008).

3.4 PROCEDIMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

Neste estudo o procedimento de coleta de dados teve como ponto inicial o contato com a secretaria da instituição para coletar a listagem de nomes e dados para o contato com os egressos do primeiro semestre de 2017 ao segundo semestre de 2018.

Após a disponibilização da listagem com nomes, telefones e endereços eletrônicos (e-mail) dos egressos, a aplicação do questionário se deu por meio da distribuição de um link (utilizando a plataforma Google Forms) enviado por meio dos endereços eletrônicos, além das redes sociais como o FaceBook, no período de março a abril de 2019.

Com as respostas obtidas procedeu-se a classificação, ordenação e tabulação dos dados com o auxílio de tabelas e gráficos elaborados no Microsoft Excel.

Documentos relacionados