• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS ACORDO INSTITUCIONAL E METODOLÓGICO,

5.3 Análise dos requisitos

5.3.3 A HOMEPAGE

No decorrer das discussões e da estruturação das informações pertinentes aos projetos de aprendizagem, o grupo sentiu necessidade de redesenhar as informações pertinentes à homepage da escola (o resultado deste desenho se encontra no ANEXO 06). Essa necessidade foi deflagrada quando o grupo analisou e constatou que a atual

homepage tem característica empresarial, não apresentando e nem possibilitando, de

forma clara, a inclusão das informações relativas ao processo pedagógico.

O excelente nível da discussão realizada nos encontros do GEI permitiu a ampliação da visão sistêmica organizacional. Isto levou o grupo a sentir necessidade de estudar e especificar informações necessárias para a homepage da escola. Este estudo foi facilitado pela dinâmica cíclica da PA, que oportuniza a formulação, a reformulação e a análise permanente dos problemas e levou a constante reestruturação das especificações dos requisitos do sistema a ser implementado.

A homepage apresenta os itens importantes a serem comunicados como: a escola, proposta pedagógica, projetos de aprendizagem, grupos de estudo, cotidiano pedagógico, biblioteca, parcerias, áreas temáticas. No item ‘a escola’, estariam todas as informações da origem e setores da escola, como secretaria, Grêmio. A proposta pedagógica tem por objetivo dar condições do internauta conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola, após uma breve descição da proposta. Já o item projetos de aprendizagens está diretamente ligado ao Design aqui proposto, da comunicação dos projetos de aprendizagem. No momento em que o internauta pesquisar sobre os projetos de aprendizagem, o mesmo terá visibilidade das informações relativas aos dados do planejamento dos projetos, às informações do desenvolvimento permitidas para visibilidade no webfólio e das informações do produto final, caso o projeto já tenha sido finalizado. Já o link ‘grupos de estudo’ permitirá acesso aos diferentes grupos de estudo, com permissão de participar em fóruns de discussão destes. No item ‘cotidiano pedagógico’, serão vizualizadas todas as informações referentes à organização escolar,

112

como também, atividades realizadas durante o desenvolvimento dos projetos liberados via webfólio. O item ‘biblioteca’ constará de um banco de sites com descrição, sendo este atualizados pelos professores. Serão visualizadas as informações deste banco de sites, os livros adquiridos e o cotidiano da biblioteca, podendo o internauta participar de um fórum de discussão. E, por último, no item ‘parcerias’ terá um link para cada entidade parceira com informações das mesmas.

A avaliação crítica das especificações realizadas e de sua própria dinâmica de trabalho foi uma constante nas reuniões do GEI. Esse processo foi continuamente estimulado pela aplicação da dinâmica de grupo da PA. Especificamente, no último encontro do GEI, ocorreu uma avaliação mais sistêmica de todo o trabalho do grupo e das especificações do sistema. O resultado dessa avaliação final está expresso nessa seção.

5.3.3.1 Avaliação crítica da especificação dos requisitos do sistema e expectativas geradas

O GEI avaliou que o sistema oportunizará a socialização dos saberes construídos durante a realização dos projetos de aprendizagem, seja com relação aos próprios conteúdos trabalhados, seja no nível da metodologia pedagógica da escola. Após a implementação do sistema, os professores poderão conhecer todos os projetos sendo ou já realizados, inclusive dos desenvolvidos em todos os níveis de ensino. Além dos professores e coordenações, os pais e a comunidade administrativa também terão acesso às informações relevantes.

O assessor de informática SS considera que “os professores passarão a ter mais autonomia nas ações que envolvem a informática”. Além disso, acontecerá a criação de um banco de dados que registrará de forma organzida e recuperável a memória organizacional. Essas possibilidades contribuirão para que a escola alcance mais rapidamente uma prática pedagógica transdisciplinar, conforme a fala de um dos professores participantes do GEI:

“a cooperação entre os professores e a visão sistêmica dos projetos desenvolvidos na escola serão ampliadas. Isto porque ao ver os projetos em andamento os professores poderão formar novas parcerias e, ao verem os desenvolvidos em outro ano e/ou trimestre,

um outro professor poderá dar continuidade ao mesmo” (fala do professor SA, em 19/08/2003).

Uma outra avaliação deste grupo com relação à implementação do SI refere-se à mudança da cultura verbal para a escrita e da escrita para a virtual que deve acontecer na escola. Isso tudo provocará uma mudança forte na rotina escolar. Porém, esta mudança de rotina, foi avaliada pela professora SM “como uma nova forma de organizar o trabalho do professor”. A mesma professora considera que “a mudança mais importante será a possibilidade do aluno visualizar todo o projeto, sem fragmentação”.

5.3.3.2 Avaliação crítica do trabalho do GEI

O grupo avaliou que o desenvolvimento dos trabalhos possibilitou uma aprendizagem tecnológica e, ao mesmo tempo, se sentem co-responsáveis pela futura implementação do sistema. Os participantes manifestaram preocupação com os argumentos que usariam junto aos colegas no momento da validação, uma vez que ainda não teriam testado nem mesmo o protótipo do sistema. Em contrapartida, perceberam que a validação precisaria ocorrer mesmo antes da prototipação, para que o Design pudesse mesmo ser considerado um projeto coletivo e participativo. O grupo entendeu também que isso seria importante como estratégia para garantir a aceitação das mudanças que a implantação provocaria, assegurando assim o retorno do investimento a ser feito pela instituição, pois ao participar da especificação, validando-a todos, firmam um compromisso frente ao uso futuro do sistema.