• Nenhum resultado encontrado

3. ABORDAGEM DA INVESTIGAÇÃO

3.2. M ÉTODO DE INVESTIGAÇÃO : RECOLHA DE DADOS

3.2.1. I NQUÉRITOS

As 36 afirmações presentes no inquérito foram divididas em objetivas e subjetivas. A primeira divisão refere-se aquelas perguntas com respostas diretas de múltipla escolha, como por exemplo, sexo e idade. As subjetivas, por sua vez, eram respondidas em uma escala de concordância em Escala de Likert, de 1 a 5. O grau 1 é o máximo de discordância e 5 é o máximo de concordância com a afirmação. As questões foram estruturadas de forma afirmativa positiva e negativa, no caso daquelas referentes ao método de Estágios de Atitude. Usa-se desse método para que os usuários tivessem cautela ao ler as afirmações e não as respondessem a sequência de forma mecanizada.

A estrutura de perguntas do inquérito foi dividida em 4 seções temáticas: sobre si - o entrevistado, sobre sua experiência como planejador, sobre a sua percepção como planejador e sobre o meu trabalho institucional. O grupo “Sobre si - entrevistado” tem como objetivo coletar informações gerais sobre o usuário, as quais são importantes para relacionar dados como formação base e contato pessoal com a bicicleta. São perguntas que se referem à formação profissional, ao tipo de cargo do utente e as atitudes as atitudes pessoais em relação ao comportamento ciclístico. No cruzamento de dados essa fonte é importante para relacionar a profissão com as decisões e os estágios de atitude, ou seja, se a algo relacionado a um grupo profissional ou nível de formação que influencia posturas no grupo de trabalho.

29 Na segunda secção, “Sua experiência como planejador” tem como objetivo verificar parâmetros da experiência como planejador, tais como: tempo que trabalha na área, quais são as áreas que já atuou e qual é a divisão que atua. Neste caso, as vivências profissionais e os discursos produzidos ao longo das experiências podem ser fatores de importância para serem analisados.

A seção “Sobre a sua percepção como planejador” refere-se a metodologia Estágios de Atitude (BICALHO, 2019; BICALHO; SILVA, 2019) e tem o objetivo de avaliação das atitudes. As afirmações contidas nesta seção foram construídas a partir de uma lógica baseada em crenças a serem avaliadas de forma direta ou indireta. Portanto, elas incluíram “declarações baseadas em crenças a respeito da dimensão das atitudes (o potencial para pedalar na cidade, percepções da condição ciclística que a cidade tem a oferecer, e os benefícios que o ciclismo poderia trazer para a cidade, bem como as expectativas gerais de atitude ambiental)” (BICALHO, 2019). As crenças transformadas em afirmações negativas ou positivas foram elaboradas a partir de outras pesquisas e inquéritos que já haviam trabalhado com potencial ciclístico, mobilidade e estilos de vida (LOIS ET AL., 2015, GATERSLEBEN E APPLETON, 2007, HEINEN ET AL., 2011). As afirmações foram esboçadas para profissionais de Planejamento das autoridades públicas locais, ou seja, agentes camarários. Inclui-se planejadores das divisões de Planejamento e Urbanismo e Mobilidade e Transportes.

Bicalho (2019) desenvolve uma abordagem mais holística e qualitativa para perceber os estágios de atitude dos planejadores em relação ao ciclismo como meio de transporte. A abordagem holística da autora baseia-se em valores gerais, crenças e pontos de vista, os quais são os pontos relevantes desta pesquisa. Portanto, há um conjunto de afirmações as quais são necessárias para caracterizar a amostra. Foram formadas 4 grandes dimensões que embasam as afirmações da seção “Sobre a sua percepção como planejador: crenças de atitude, normas, experiência e controle” (Tabela 2).

30

Na aplicação dessa metodologia, para essa pesquisa, houve uma adaptação e eliminação de outras afirmações presentes nos inquéritos de Bicalho e Silva (2019) e Bicalho (2019). A adaptação decorre do fato que estas afirmações tinham caráter complementar e não tinham peso determinante para a atribuição dos estágios. A decisão de subtrair decorre ao fato de o inquérito compreender 2 objetivos que é analisar os estágios de atitude de cada usuário e as afirmações sobre as características institucionais. Sendo assim, através da metodologia de Bicalho (2019) muitas afirmações foram testadas no programa Anova e constatou-se, ao final, que determinadas afirmações não tinham peso na determinação dos estágios. Portanto, a autora elenca quais as afirmações que são as primordiais para o processo de determinação de estágios, as quais foram utilizadas nesta dissertação.

Com isso, na seção “Sobre a sua percepção como planejador” há apenas 7 perguntas que são determinantes para a inserção dos utentes nos 5 estágios pertencentes aos Estágio de Atitude. As dimensões que se relacionam as afirmações desta seção são: (1) Atitude (ciclismo) - conscientização, bens de ciclismo para a cidade, o potencial da cidade e prioridade do modal; e (2) Atitude (meio ambiente) - conscientização do ciclismo como uma solução.

O inquérito termina com seção “Sobre o meu trabalho institucional” que é a seção referente à revisão de literatura proposta nesta tese. A síntese embasa-se no estudo de 7 macro áreas: governança, instituições, trabalho institucional, mudança institucional, ciclismo, mobilidade urbana e gestão da mobilidade. As 4 primeiras macro áreas têm relação direta com as instituições, no levantamento feito buscava-se referências gerais da governança e do funcionamento institucional. A mobilidade orienta as especificidades da mobilidade para o ciclismo. As afirmações, então, embasam-se em pesquisas teórico e teórico-práticas que revelaram, de forma direta ou indireta, fatores e características do funcionamento institucional.

Os fatores e características institucionais, por vezes, estavam explícitos e descritos de forma direta e, por vezes, não. Portanto, exigiram uma observação mais aprofundadas para a formulação das afirmações (Figura 5). Em alguns casos, por exemplo, eram citadas questões como cargos ou posições políticas de suma importância que influenciaram em uma determinada mudança de postura institucional. Desta forma, entendia-se que relacionar o cargo ou a influência do cargo poderia ser um fator de interferência nos estágios de atitude, mais ou menos favoráveis à bicicleta, de outros agentes.

31 Figura 5 – Afirmações do inquérito elaboradas a partir dos macro temas.

A última seção há uma função qualitativa e quantitativa para as análises, da mesma forma que o método de classificação Estágios de Atitude (BICALHO; SILVA, 2019). São afirmações elaboradas de forma a conduzir o usuário a pensar no funcionamento institucional que está inserido e refletir os fatos que ali acontecem. Busca-se que o agente reflita sobre o trabalho institucional que executa de forma racional. Isto é, as afirmações são estruturas para que ele afirme o que vivencia em seu trabalho e não o que apenas acha que pode estar a acontecer.

No caso desta última seção, não há inquéritos ou pesquisas específicas que já foram aplicadas da mesma forma. Há um caráter experimental que visa relacionar um conjunto de características institucionais que se relaciona a um dos 5 estágios de atitude. Portanto, a seção 4 e 5 constituem-se das principais afirmações e dos dados a serem interpolados para a definição das características institucionais com os estágios mais ou menos favoráveis à bicicleta.

Devido ao período de pandemia Covid-19, os inquéritos foram distribuídos por email, através de um link do em uma plataforma online. Intencionava-se que o estudo atingisse a maior variedade de municípios de Portugal para que a coleta de dados proporcionasse uma amostra ampla, a qual representasse as variações regionais do país. Foi possível enviar respostas até o dia 25 de maio de 2020 até o dia 8 de junho de 2020. Totalizaram-se 62 respostas neste período.

Documentos relacionados