• Nenhum resultado encontrado

O ibi provenient e dos Ancest rais é al gumas vezes referido com o uma m aldi ção ancest ral . Um a mal dição raram ente é o result ado direto d e al guma form a de feit iço realizado por m embros de um a li nhagem famili ar parti cul ar.

O ibi dos ancest rai s é us ual mente o re sul tado de dis função ou com portam ento dependent e pass ada de uma geração a outra. Est a condut a pode t om ar a forma de autodestruição causada por ví cio ou baixa auto - estim a caus ada por abuso verbal , físi co ou sexual .

Qualquer um que di z que Ibi Egun s i gnifi ca uma pessoa que tem “ancestrais maus” não entende os fundamentos teológicos da Divinação em Ifá. Ifá ensina que qualquer pessoa nasce boa e abençoada. Al gu ns de noss os Ancest rais pode m ter feit os coi sas rui ns. Isto o s t ornam m al ori ent ados, nunca m al. A i déia de que os Ancestrais podem s er “maus ” é, crei o eu, a gênes is do racismo e do fascism o. Ifá não apói a ess as duas perspectivas .

Se um a pessoa s e sacia em conduta vi ci os a, est a condut a pode atrai r Ancestrai s que se saci am em conduta sim ilar e com põe o p robl em a de s aúde. Ifá t rat a da condut a i ndi vidual enquanto limpa a infl uência aut odest ruti va da di s função famili ar e di sfunção ancest ral.

Em minha experi ência , Ibi Egun não pode ser curado ness e paí s pel o uso exclus ivo de Ebo. É necessári o que o Ebo s eja m arcado junt ament e com s es sões de cura que t rat a m ais diret am ente com o problema em quest ão. Is so pode s er acom panhado por grupos de ajuda ou intervenção um a um. C omunidades Ifá/ Òrìs à que forem grandes o bast ante devem cons iderar a formação de grupos de aj uda (Egbe) para lidar com probl em as especí fi cos. Est es grupos não carecem de s erem liderados por iniciados. A regra é a seguinte: “Qualquer problema que você resolveu em sua própria vida é remédio para outras pessoas”.

D A F A

U M P O D E R O S O S I S T E M A P A R A O U V I R A V O Z D O C R I A D O R

Por ex emplo, beber pode s er uma form a de ví ci o. Eu venho de um a fam íli a de abs tê nios . Eu não t enho experiênci a rel acionada ao probl em a de s obri edade e qualquer s ugest ão quanto a ess e t em a, eu darei s em aut ori dade moral.

A AA foi fundada com o pri ncípio de que a voz de autoridade na sobriedad e é qualquer pessoa poder ficar sóbri a. Est e princípi o é consist ent e com os ensinam entos e prática em Ifá. Eu recom endo que as com unidades de Ifá/ Òrì sà nesse país ponham ess e pri ncí pio em práti ca e obt enha mai or noção que os inici ados mais anti gos não prec is am ter todas as respost as para todas as pergunt as. Lembre -se que um probl em a não está resolvido, at é que est ej a realm ent e resolvido. Ifá está baseado na idéi a do encont ro daquel e que trabal ha. Eu tenho vist o alguns Awo usarem o que eles pensam s er m ét odo s tradici onais de cura, então cul pam a pessoa que procura por orient ação quando a cura não acontece. Um a cura que não s e concretiza é responsabilidade d o curador e não do paci ent e.

O Awo pode auxiliar o t rabalho do grupo de cura provi denci ando vári as lim pezas para rem over os efeitos negativos da dis função do corpo, ment e e es pí rito da pess oa que está em bus ca de t rans formação. Es ta limpez a deve s er feit a de frent e a um s antuário Èègún e deve envolver o uso de frut as, ervas defum ação e água. Em minha experi ê nci a uma pessoa que pass a por ess e ti po de li mpeza pode ent rar em um est ado alt erado da consci ênci a que parece traum áti co. Este estado alterado é geralment e m al rotulado como “possessão por um ancestral maligno”.

A verdade é que as vítim as infantis da disf unção freqüent ement e saem de s eus corpos para evit ar o traum a do abuso. Um a li mpez a pode provocar um a regressão que não é a mesm a cois a que poss ess ão. A regressão é um ret orno da consci ênci a da pessoa para a idade em que o traum a ocorreu. Um a regress ão pod e s er des crit a como poss es são por um fragm ento da própri a cons ci ênci a da pessoa. A regressão ocorre em um esforço para liberar a emoção não expressada causada pelo t rauma.

D A F A

U M P O D E R O S O S I S T E M A P A R A O U V I R A V O Z D O C R I A D O R

Quando ocorre um a regressão a pess oa pode s er encoraj ada a perm anecer em corpo físi c o, segurando s eus pés. O val or de perm anecer em seu corpo é que i sso cri a a oportunidade de descarregar a emoção que est á arm azenada no corpo. Em oção não descarregada é a causa m aior de doenças físi cas e m entai s. Est a é um a lim pez a muito poderosa e peri gos a. Ela é um proces so onde a ori ent ação de uma pess oa mais experi ent e é necess ári a. Eu vi regressões que se est enderam por dois a três dias . Uma vez que el a teve início não há out ra m anei ra de parar senão deixa -la flui r. Se você não quer realiz ar este tipo de trabalho, pare -o no mom ent o conveni ent e.

Se a regress ão de uma mul her é liberar t rauma s exual infantil caus ado por um homem, é ess enci al t er outra m ulher realizando a limpez a, a fi m de evit ar o problem a de t rans ferênci a. Em um est ado regressivo qual quer hom em pode tom ar potenci alm ente a form a do ofensor ori ginal .