• Nenhum resultado encontrado

Identificação de novos mercados e novas oportunidades

A matriz Ansoff, segundo Moretto (2015), tem como objetivo central a avaliação do estado de sinergia entre as ações organizacionais e as demandas do mercado, fazendo uma relação entre o mercado e os produtos, ambos podendo ser situados como “existentes” ou como “novos”. Os tópicos abordados no quadrante mercado existente e produto existente são os que se identificam com uma estratégia de “penetração de mercado” e são os produtos que já estão em um mercado estabelecido. Já os que estão em um mercado existente, porém com produtos novos, são categorizados como “desenvolvimento de produtos e são testados os produtos novos para o mesmo mercado.

Para os produtos encontrados no quadrante de mercado novo e produto existente, está o “desenvolvimento de mercado”, onde o produto já existente será apenas direcionado para o mercado novo, sem nenhum tipo de adaptação no produto, apenas com mudança de posicionamento. Sendo assim, o quadrante de mercado novo e produto novo, contempla a diversificação, ou seja, um mercado ainda não tão sólido (em desenvolvimento), com produtos específicos para atender as demandas desse público.

A matriz Ansoff desta pesquisa foi elaborada com base nas análises de dados primários e secundários.

117

Quadro 7: Matriz Ansoff

Matriz Ansoff Produto Existente Produto Novo

Mercado Existente Acompanhante de viagem; Van para viagens e eventos; Centro de convivência; Clubes e boates para idosos; Cursos voltados ao desenvolvimento de novos aprendizados; Centro dia; Casa de repouso; Cuidador social; Centro noite;

Mercado Novo Condomínios de idosos; Escola de idiomas;

Atividades físicas personalizadas (personal training e academias para idosos);

Empresa senior; Consultoria familiar; Neto de aluguel; Serviços de delivery;

PAI (Programa de atendimento ao idoso);

Celular adaptado; Assessoria financeira;

Restaurantes e bares para o público idoso;

Aplicativos de relacionamento específico para idosos;

Serviços leva e traz;

118

Devido ao mercado de produtos e serviços para o público idoso dependente se encontrar mais saturado, a elaboração da matriz foi realizada com base no público semidependente.

Os produtos existentes em mercados existentes condizem aos produtos/serviços já oferecidos para o público semidependente, podendo citar alguns como as casas de repouso, os centros dia, as acompanhantes de viagem (quando um idoso vai viajar e precisa de um cuidador/acompanhante para prestar algum tipo de apoio) e os serviços de van que levam grupos de idosos para eventos e viagens. Por mais que estes mencionados no quadrante já existam, todos podem ser aperfeiçoados, buscando a profissionalização e a melhor qualidade.

Já os produtos existentes em mercados novos representam produtos que são inseridos em um novo mercado, sem qualquer tipo de alteração, apenas no posicionamento da marca/produto/serviço, agora atuando em um novo mercado. São poucos os serviços que podem ser inseridos no mercado de idosos semidependentes pois a maioria deles precisa de algum tipo de adaptação para esse público.

Alguns serviços que conseguem se encaixar nesse quadrante são as escolas de idiomas, que podem utilizar o mesmo modelo de aula, porém apenas para idosos, acompanhando o mesmo ritmo e tendo as mesmas demandas, e os condomínios para idosos, que podem manter a sua linha de negócio, porém nesse cenário, apenas com condôminos idosos. Proporcionando ao idoso a independência de poder morar sozinho, porém com um sistema de segurança e cuidado a sua disposição durante 24hrs.

Já os produtos novos no mercado existente são menos presentes ainda, pois é um mercado que ainda está se desenvolvendo, e são poucas as demandas de um grupo que já estão solidificadas e sujeitas a entrada de um novo produto. A única identificada foi o “centro noite”, por já existirem os centros dia e já existir um mercado que necessita de um apoio apenas por meio período, neste caso, durante a noite. Segundo a Entrevistada B, existem muitos idosos que têm algum tipo de demência ou alzheimer e não conseguem dormir a noite, então esse seria uma boa alternativa, sem precisar institucionalizar a pessoa.

O grande volume de tópicos ficou concentrado no mercado novo com produtos novos, pois o mercado ainda é muito recente e ainda está se moldando, sendo que cada serviço irá atender um tipo de demanda específica do público semidependente, porém não são consumidores que se encontram em um nicho já pronto e sólido.

Podemos dividir esses novos produtos em novos mercados por “auxílio e apoio”, “entretenimento” e “mercado”. Por “auxílio e apoio”, englobam os trabalhos de assistência para realização de atividades cotidianas ou específicas. Algumas delas são o “neto de aluguel” que ampara nas situações cotidianas como ir ao mercado com o idoso, ir à farmácia, ao médico,

119

entre outros. Tem o mesmo princípio de um “marido de aluguel”, que faz trabalhos de reparo pontuais para as pessoas.

Nessa mesma linha, de acordo com a análise econômica, existe um grande interesse da terceira idade em serviços de delivery, porém desta vez, focado nesse público, com deliverys de remédios, exames, ou outros itens, com o mais importante, que é uma usabilidade adaptada ao idoso. Além dos deliverys, o sistema “leva e traz” também parece promissor, sendo uma solução para as pessoas que precisam ir à algum lugar, seja um evento, visita à um familiar ou colega, ou até ir ao mercado, porém são impossibilitadas ou tem dificuldades para fazerem de forma independente. Muitas vezes nenhum familiar pode levar o idoso ao seu destino, e essa pessoa, por não ter o mesmo nível de conectividade com as novas tecnologias que os mais jovens, pode não se sentir confortável usando os aplicativos de motoristas particulares (Uber, 99POP, Cabify, etc...) ou até desconhece esse recurso.

Um outro serviço deste quadrante é o PAI (Programa de Atendimento ao Idoso), que foi identificado pela Entrevistada B como uma inovação que poderia ter resultados positivos. O PAI funciona através de uma rede de postos de saúde e cuidadores cadastrados que atendem idosos e realizam visitas esporádicas na casa dessa pessoa, auxiliando nas idas à farmácia, compra de medicamentos, ou até a apoiar na limpeza da residência dela.

Ainda nessa linha de auxílio e apoio, temos outras alternativas, como a consultoria familiar, que seria diagnosticar o quadro do idoso, sua estrutura familiar e como trabalhar com a assistência na própria casa do idoso, como se a pessoa tivesse os mesmos cuidados de um centro dia ou casa de repouso, porém na sua própria casa.

A nossa tendência é que dessa instituição (casa de repouso), seja a base para oferecer os serviços para residência. Para idosos que não precisam vir pra uma casa de idoso, se ele souber receber o serviço na sua própria residência, ele não precisa ser um peixe fora d'água, ele pode ser um peixe na água dele. Seria uma consultoria, chegar a enfermeira, avaliar os locais, melhorar a estrutura e dar um treinamento pra essa pessoas que vão estar com ela. (Entrevistado X)

De mesma forma, um outro tipo de assessoria é a financeira, pois a grande parte das pessoas acima dos 60 anos que moram sozinhas, como visto na análise do ambiente externo e interno, estão envelhecendo com pouco dinheiro e não sabem gerir suas finanças. Uma boa oportunidade então, é realizar um trabalho de gerenciamento do lar dessas pessoas, orientando e direcionando sua receita e seus custos (compras, remédios, lazer, etc…) para ele poder envelhecer com mais qualidade de vida.

120

Passando para o “mercado”, uma empresa senior consegue manter o idoso no mercado de trabalho, porém em condições compatíveis com sua realidade, com jornadas de trabalho menores e realizando atividades condizentes. Isso garante ao idoso além da socialização, uma fonte de renda.

O idoso pode continuar no mercado de trabalho, então acredito ser bom dar uma atenção para isso. Algumas pesquisas, da Alemanha, mostram que a pessoa vai envelhecendo no trabalho e ela vai modificando sua jornada de trabalho. Adotar um funcionário novo, apadrinhar alguém, fazendo meio período apenas. Ocupar cargos onde ele possa continuar desenvolvendo sua capacidade cognitiva, mas preservando sua capacidade física, passando o capital intelectual pros demais. (Entrevistada K)

Temos também os novos negócios voltados ao “entretenimento”, que vão desde eventos, restaurantes, bares e show específicos para os idosos, até produtos específicos para os idosos. Porém deve-se buscar adaptar estas atividades ao perfil novo do idoso, pois os interesses deles são em assuntos atuais, então o ideal é unir a usabilidade para esse público, porém de maneira moderna e tecnológica.

Por fim, a matriz Ansoff apresenta poucos produtos existentes e retrata a falta de um nicho específico já bem estruturado, resultado em um mercado mal explorado e mal definido. Por lado, vemos diversas opções para produtos novos em um mercado que está se organizando e tem alta demanda por serviços voltados às suas necessidades específicas.

121

Documentos relacionados