• Nenhum resultado encontrado

Para fins explicativos da forma como organizamos estes artigos na divisão por Metafunções e referentes, segue o primeiro quadro com 2 artigos da revista Veja:

Amostra do corpus:

Quadro 10 – Metafunção Textual - Referente Lula Artigo V1 – Troca de Baralho Artigo V2 – Tempo de desvario

Tema Rema Tema Rema 1)Tentou-se

colocar

O Lula na casa Civil

1) Pois foi justamente O que fez na última semana desse funesto mês de março, ao decidir em três minutos e por unanimidade abandonar o governo Dilma Rousself, do ex-Presidente Lula, do PT e de todos os parasitas pendurados em todos eles. 2) Também não funcionou Pelo jeito, a genialidade política atribuída a Lula. 2) Só um governo patologicamente ruim Conseguiria levar um partido como o PMDB a largar o osso que roeu em mansa sociedade com Lula, Dilma e o PT, desde que foram para o Palácio do Planalto treze anos e três meses atrás.

3) Lula foi Capaz de eleger postes como Dilma

3)Nunca se roubou Tanto dinheiro no Brasil como nos governos de Lula e Dilma.

4) Nunca Houve uma campanha

tão frenética a favor da corrupção como a que se fez agora sob o comando de Lula.

5) Nunca um governo recorreu

Tanto às cestas das soluções cretinas como atual, seu único feito aí é a tentativa de obter apoio internacional contra o

impeachment de Dilma e futuros processos penais em que Lula possa ser réu.

6) É Bom não contarem com

Cuba: hoje o herói de lá é Barack Obama, não Lula; e o grande projeto cubano é dar-se bem com os Estados Unidos.

Fonte: Revista Veja

Entendemos que o estudo do Tema é significativo para a análise do discurso em geral e para os estudos da estrutura pela importância que se dá ao fluxo de informações apresentadas nos textos e por ser o elemento que incorpora a expressão de polaridade. Focamos nos referentes Lula, Dilma e palavras ou expressões que se referem a estes termos para analisar a construção de imagem através das duas Metafunções. Neste quadro, por exemplo, rastreamos as orações que continham os nomes de Lula e mapeamos no quadro estas ocorrências, separando conforme a posição em que se encontra, de Tema ou Rema, a fim de mostrar como, linguisticamente, opera o fluxo da mensagem por meio da estrutura temática nos artigos de opinião que sinalizam o impeachment da Presidenta Dilma. Tal estrutura pode desvendar em que parte da oração os propósitos do interlocutor estão marcados. Sabemos que o artigo de opinião tem um propósito de influenciar, de construir imagem de determinados participantes e nosso objetivo é investigar como a linguagem realiza este propósito no nível léxico-gramatical.

Como nosso corpus tem um expressivo vínculo temático, a política no contexto do impeachment, antes de averiguar como a imagem dos referentes é construída através das duas Metafunções, consideramos relevante contextualizar situacionalmente os assuntos específicos em pauta de cada artigo. Em seguida, partimos para os estudos das Metafunções.

Para fazermos o estudo da estrutura temática das orações, elaboramos 8 quadros para analisar a Metafunção Textual, separando as orações pelo Tema e Rema. Cada referente foi explicado em 4 quadros: 2 para as orações dos artigos da

VEJA e 2 para as orações dos artigos da Carta Capital. Como são 5 artigos de opinião de cada periódico, dispomos no primeiro quadro 3 artigos; em seguida os outros 2 restantes, dada a limitação de espaço para dispor os 5 artigos em um só quadro.

Abaixo segue um modelo para tornar mais claro o modo como organizamos este corpus:

- Com as orações que continham o referente Lula, especificamos a Metafunção, o periódico e destacamos sua posição se no Tema ou Rema.

- Referente Lula – Metafunção

Artigo V 1- Troca de baralho

Tema Rema

1)Tentou-se colocar o Lula na casa civil

2)Também não funcionou, pelo jeito, a genialidade política que se atribui a Lula.

3)Lula Foi capaz de eleger postes como Dilma...

Após cada quadro, expusemos as análises reveladas pelos dados.

Para a Metafunção Ideacional, utilizamos como foco as orações que continham os referentes já citados, destacamos os Processos do entorno e executamos as análises através do sistema de transitividade. Nosso objetivo nesta Metafunção foi analisar o uso dos processos preferencialmente utilizado pelos articulistas para construir a imagem dos expoentes do PT frente ao impeachment e o papel de cada referente na adjacência desses processos. Elaboramos 8 quadros explicativos da Metafunção ideacional; 4 para cada referente e 2 para cada periódico. Esquematizamos para análise da Metafunção ideacional, a separação em quadros assim organizados:

- Com as orações que continham o referente Lula, identificamos acima de cada quadro o referente, a Metafunção e o periódico. No quadro, destacamos os processos vinculados a este referente:

- Referente Lula – Metafunção Ideacional

Artigo V 1- Troca de baralho

1) Tentou-se colocar o Lula na casa civil.

2) A genialidade política que se atribui a Lula e que iria mudar tudo no fim do jogo

3) Lula foi capaz de eleger postes como Dilma Rousseff.

Em seguida, classificamos os Processos e o papel dos referentes a eles associados: Exemplos:

(1) Meta do Processo Material: Tentou-se colocar Lula na casa civil.

(2) Meta do Processo Material: A genialidade política que se atribui a Lula... (3) Ator em Processo Material: Lula foi capaz de eleger postes como Dilma

Rousseff.

Após as classificações das orações, expusemos as explicações relativas aos dados. Após expor as orações dos artigos com foco no referente Lula, com análise da Metafunção Textual da VEJA e da Metafunção Ideacional da VEJA, mesmo percurso foi traçado com as análises dos artigos da Carta Capital: Lula na Metafunção Textual da Carta Capital e Ideacional da Carta Capital.

- Primeiro com a Metafunção Textual da Revista Veja. No quadro, separamos as orações com a referente Dilma e destacamos sua posição na estrutura temática, se no Tema ou no Rema;

- Referente Dilma – Metafunção Textual

Artigo V5 – Na véspera

Tema Rema

1) A sorte deDilma

2) tal qual as coisas se apresentavam na semana passada, é

O fim iminente do governo Dilma Rousseff. 3) A divulgação da delação do senador Delcídio do

Amaral em que a presidente aparece

Enredada na compra da refinaria de Pasadena...

4) Motivo para afastá- -la não seria agora uma tecnicalidade, como as pedaladas fiscais.

5) Dilma arrisca Os últimos lances e perde.

6) O isolamento da presidente, sua inépcia pessoal e a inoperância do governo permitem entrever

Até a hipótese de renúncia.

7) Dando-se a deposição de Dilma pela cassação da chapa ainda neste ano, teremos

Nova eleição.

8) Quem pensa que qualquer um é melhor que Dilma certamente não inclui

Lula em seus cálculos

9) Ao contrário do que ela apregoa

10) não é que Dilma não queira influir Na lava jato

Após os dois quadros com a Metafunção Textual da VEJA com as respectivas explicações, segue o quadro com as orações que continham a referente Dilma, destacando os processos a ela adjacentes:

- Referente Dilma – Metafunção Ideacional

Artigo V 1- Troca de baralho

1) Há pelo menos umas boas 25 opções de respostas para explicar a liquidação da presidente Dilma Rousseff e seu governo.

2) (...) ao longo de toda sua agonia, Dilma jamais conseguiu se defender com coerência das acusações que recebeu.

3) Parece claro, em todo caso, que nunca existiu dentro dos limites da força humana nenhuma possibilidade de fornecer a Dilma uma defesa minimanente razoável.

4) Dilma não praticou todos os erros, é claro.

5) chegou-se a garantir que ele ia liquidar a fatura em favor de Dilma. 6) Lula foi capaz de eleger postes como Dilma Rousseff.

Após o detalhamento dos Processos contíguos à referente Dilma, classificamos estes processos com destaque para o papel que Dilma ocupa no Sistema de Transitividade a ela associado.

Em suma, expusemos as análises obtidas a partir da observação dos dados sistematizados nos quadros. Os resultados foram expostos por referente, Metafunção e revista. Iniciamos com o referente Lula pelo fato de ele ter sido Presidente antes de Dilma. Em seguida, analisamos o material sobre ele nas duas Metafunções: primeiro na revista Veja; em seguida, análise do referente Lula nas duas Metafunções da revista Carta Capital. Estes mesmos passos foram seguidos na análise da referente Dilma. Por fim, buscamos evidenciar as semelhanças e diferenças no comportamento que cada periódico possui nas unidades organizacionais dos artigos de opinião, quanto aos referentes e às duas Metafunções.